Sei sulla pagina 1di 6

Trabalho de Projeto Profissional

Nome: Patrcia do Carmo Guelber Professor: Wildson

JUNHO/2011

INTRODUO

a) TEMA: RECICLAGEM-Soluo da problemtica do lixo no municpio de Guarani/MG. O motivo pelo qual escolhi falar sobre a reciclagem que a quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produo mundial, os nmeros so assustadores. S o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma populao. Alm disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo produzido, como embalagens, garrafas, etc. A populao do municpio de Guarani est produzindo um nmero muito alto de lixo, sendo que este lixo poderia estar trazendo renda para as famlias, pois com a reciclagem possvel reaproveitar alguns materiais para a fabricao de artesanatos e ou coisas parecidas. A reciclagem o reaproveitamento dos materiais como matria -prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns so o papel, o vidro, o metal e o plstico. As maiores vantagens da reciclagem so a minimizao da utilizao de fontes naturais, muitas vezes no renovveis; e a minimizao da quantidade de resduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incinerao. O conceito de reciclagem no deve ser confundido com o de reutilizao. A palavra reciclagem difundiu-se nos media a partir do final da dcada de 1980, quando foi constatado que as fontes de petrleo e de outras matrias -primas no renovveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espao para a disposio de lixo e de outros dejetos na natureza. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir, e cycle = ciclo). Reciclar economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Grande parte dos materiais que vo para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados. Tendo em vista o tempo de decomposio natural de alguns materiais como o plstico (450 anos), o vidro (5.000 anos), a lata (100 anos), o alumnio (de 200 a 500 anos), faz-se necessrio o desenvolvimento de uma conscincia ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condies ambientais favorveis vida das futuras geraes. b) A Reciclagem uma alternativa para amenizar o problema, porm, necessrio o engajamento da populao para realizar esta ao. O primeiro passo perceber que o lixo fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras e a mais simples separar o lixo orgnico do inorgnico (lixo molhado/ lixo seco). Esta uma ao simples e de grande valor. A produo de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Se hoje no tivermos uma postura e uma conscincia ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecolgicos, a

continuidade e a qualid ade de vida estaro comprometidas. Este sim seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela prpria. Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma rvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que voc j jogou fora at hoje e imagine quantas rvores voc poderia ter ajudado a preservar. Cada 50 quilos de alumnio usado e reciclado, evita que sejam extrados do solo cerca de 5.000 quilos de minrio, a bauxita. Quantas latinhas de refrigerantes voc j jogou at hoje?Com um quilo de vidro quebrado, faz -se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro que ele pode ser reciclado. O projeto ser realizado junto populao de Guarani, ensinando mesma a importncia de se reaproveitar o lixo, transformando-o em artesanatos com grande possibilidade de gerao de rendas. A inteno ao se realizar o projeto de mostrar para as pessoas que com o reaproveitamento do lixo, estaremos protegendo o meio ambiente. c) Na cidade de Guarani h um grande problema quanto ao elevado nmero de lixo produzido e sua correta destinao, pois a maioria do lixo no separada corretamente, fazendo com que o trabalho dos catadores de lixo se torne cada vez mais complicado. Isso ocorre porque grande pa rte da populao no separa o seu lixo, misturando o seco com o molhado, e h na cidade de Guarani os dias certos para o recolhimento de cada tipo de lixo, e como eles quase nunca esto separados, o que acontece que os mesmos ficam ali, pois no so recolhidos pelos catadores por no ser o dia correto, e geram um forte odor, podendo trazer doenas. Com tamanha ignorncia da populao, os materiais so praticamente impossveis de serem reciclados.
OBJETIVOS

Objetivo Geral Esse projeto tem por objetivo transmitir populao guaraniense as tcnicas da reciclagem do lixo favorecendo reflexes e discusses sobre temas da educao ambiental e a partir disso pode ser vivenciado no cotidiano dessas pessoas, bem como utilizar materiais reutilizveis como processo artstico e criativo. Tem como objetivo tambm incentivar as pessoas a reaproveitarem o lixo, tornando-o um timo gerador de renda. Objetivos Especficos 1-Economia de energia e matrias-primas. Diminuio da poluio do ar, da gua e do solo. 2-Melhoria na limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hbito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias pblicas. 3-Gerao de renda pela comercializao dos reciclveis, alm de diminuir o desperdcio.

4-Gerao de empregos para a populao. 5-D oportunidade aos cidados de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram. 6-Fazer com que o lixo seja separado corretamente para que trabalho dos catadores de lixo seja realizado com maior facilidade.
REFERENCIAL TERICO

Segundo Jos Henrique Penido (2008)


mais agradvel falarmos sobre o que todo mundo gosta: os materiais reciclveis, mais limpos e mais fceis de manipular. Papis, papelo de embalagens, latas de conservas, latinhas de cerveja e de refrigerante, garrafas e embalagens de PET, plsticos em geral, jornais e revistas, potes e garrafas de vidro so todos fceis de guardar em um saco plstico, depois de uma lavagem rpida. Em seguida colocamos os sacos na calada para serem recolhidos pela coleta seletiva ou pelos catadores. Pronto: fizemos nossa parte, a me Terra agradece, estamos em paz com a nossa conscincia ambiental. Mas as coisas no so to simples assim. Quando separamos nossos reciclveis, no temos a menor idia do que vai acontecer com elas depois de serem coletados por catadores ou por algum sistema formal de coleta seletiva. Achamos que, de alguma forma mgica, eles sero transformados em novos produtos e que, nesta operao, haver economia de energia, de gua e de matriasprimas no renovveis, fato que muito contribuir para um futuro melhor para as geraes que nos sucedero.

Segundo Fabiana Mussato (2010)


Discutir educao ambiental, ou melhor, educar-se ambientalmente um processo lento e muito trabalhoso. Requer mudanas de hbitos, de pensamentos, de atitudes e de relaes com os que esto ao nosso redor. Esse o maior desafio com os jovens, pois muitos deles chegam imaturos oficina e, s vezes, sem conhecimentos bsicos de cuidados e de preservao vida, de cuidados com si prprios e de cuidados com os ambientes onde esto inseridos. Essa falta de olhar para si e para aquilo ou aqueles que nos rodeiam uma grande falha da educao infanto-juvenil.

METODOLOGIA

Para que o projeto se desenvolva com tranqilidade e competncia alcanando seus objetivos, deve-se prever a contratao de um profissional de educao ambiental, para assumir a coordenao das atividades ou estagirio de engenharia ambiental ou, um professor

O primeiro passo para a implantao do projeto dever ser a realizao de parcerias pblicas, visando estruturar a coleta e o direcionamento para empresas de reciclagem, das diferentes partes do lixo a serem separados por um grupo da populao. Depois iniciaremos o trabalho junto populao de conscientizao da problemtica do excesso de lixo produzido pelo homem, como segue:
1.

A populao tomar a conscincia do real tamanho do problema visualizando a absurda quantidade de lixo que sua cidade produz a partir da visita pedaggica ao lixo e outra visita a Companhia de gua e esgoto de sua cidade.

2.

Discute-se e apresentam-se as diferentes partes do lixo produzido na cidade atravs de diferentes atividades O que tem no seu lixo em casa? O que a sua famlia joga no lixo depois do almoo, jantar e do lanche? Confeco de cartazes, com recortes de objetos de pl stico, papel, papelo, metal e vidro de panfletos para divulgar os materiais que devero ser separados. Montagem de um mural com objetos trazidos para a reciclagem (papel plstico, vidro e metal) contendo algumas informaes a respeito do tempo de decomposio. Leitura de textos informativos para a populao medida que o projeto for sendo desenvolvido e os materiais forem chegando. Passeio pela cidade com registros dos lixos encontrados Elaborar uma lista com a populao de algumas possveis solues que podem ajudas a amenizar o problema. Essas solues podero ser usadas na confeco dos cartazes alm de fazer parte do informativo. Propor ao grupo pensar estratgias para conscientizar as pessoas a separar o lixo reciclvel do lixo orgnico. Passeio a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma que trabalhe com papelo, alumnio, leo ou plstico. Montando NOSSA SEPARAO DO LIXO, criao de latas de lixo de coleta seletiva, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo.
RESULTADOS ESPERADOS

3.

4.

5.

6.

7. 8.

9.

y y

Incluso social e trabalho para populaes de baixa renda da cidade de Guarani; Aumento da capacitao e da organizao e melhoria da gesto dos grupos;

y y

Aumento da conscientizao das comunidades onde os grupos trabalham em relao reciclagem e importncia das cooperativas de catadores; Aumento do volume de materiais reciclados; Aumento da renda dos grupos beneficiados.

BIBLIOGRAFIA

y y y

www.lixo.com.br www.todabiologia.com.br www.suapesquisa.com/reciclagem

Potrebbero piacerti anche