Sei sulla pagina 1di 8

Reportagem Parlamento dos Jovens Sesso Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011

Nos dias 30 e 31 de Maio de 2011, realizou-se, no Palcio de S. Bento, em Lisboa, mais uma Sesso Nacional do Parlamento dos Jovens. Considerado, por vrios deputados, ao longo destes dois dias, como um projecto fundamental para a contribuio dos jovens na resoluo de questes que afectam o seu presente e o seu futuro, como um projecto essencial, na medida em que d a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de deciso da Assembleia da Repblica como rgo representativo de todos os cidados portugueses, o Parlamento dos Jovens , de facto, um dos projectos mais teis nos dias de hoje, valorizando a participao cvica e poltica dos jovens, o futuro do nosso pas... O tema do ano lectivo 2010/2011, escolhido para o Secundrio passava pela educao: Que futuro para a Educao?, tema esse escolhido com o contributo dos deputados eleitos para a Sesso Nacional do ano transacto, na qual o Colgio Casa-Me tambm marcou presena, em representao do crculo do Porto.

Ilustrao 1 - Crculo do Porto (Deputados, Professores, Jornalistas)

Rui Pinto (12Ano), Ricardo Trigueira (11Ano) deputados efectivos, eleitos na sesso escolar, apresentaram um projecto de recomendao slido e fruto de um esforo conjunto e 1 democrtico na Sesso Distrital do Parlamento dos Jovens, no dia 22 de Maro de 2011, na Faculdade de Psicologia e de Cincias de Educao do Porto (FPCEUP).

Sara Isabel Fernandes Borges | Colgio Casa-Me

Reportagem Parlamento dos Jovens Sesso Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011

Este produtivo dia de trabalho culminou, felizmente, em mais uma vitria do Colgio Casa-Me e dos deputados eleitos, vitria essa que os colocou entre as cinco escolas que representaram o crculo do Porto na Assembleia da Repblica, na Sesso Nacional do Parlamento dos Jovens. Assim, o crculo do Porto, constitudo pelo Colgio Casa-Me, pela Escola Secundria da Maia; pelo Instituto de Educao e Desenvolvimento (INED Maia), pela Escola Secundria Clara de Resende e pelo INED Nevogilde, apresentou-se, preparado para mais um desafio, no Palcio de S. Bento no dia 30 de Maio de 2011, aps uma longa, mas divertida viagem, onde deputados, professores e jornalistas puderam conviver, confraternizar e trabalhar, uns documentando os momentos mais importantes, outros revendo os projectos de recomendao.

Ilustrao 2 - Os deputados juntam-se, durante a viagem, para discutir os ltimos tpicos

Chegados a Lisboa, e aps uma pequena observao grandiosidade e beleza do Palcio de S. Bento, os deputados entraram pela Porta Principal e os professores, acompanhados pelos jornalistas, entraram pela recepo. Dar-se-ia, ento, incio s reunies das Comisses. Os deputados do Colgio Casa-Me, Rui Pinto e Ricardo Trigueira, integraram a equipa da 2 Comisso, acompanhados por mais quatro deputados do Porto (Pedro Patoilo porta-voz; Joo Assuno, Bernardo Faro e Oleh Yermark), da Escola Secundria da Mais e do Instituto de Educao e Desenvolvimento (INED 2 Maia).

Sara Isabel Fernandes Borges | Colgio Casa-Me

Reportagem Parlamento dos Jovens Sesso Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011

Para alm de alguns elementos do crculo do Porto, encontravam-se, tambm, na 2 Comisso, deputados dos Aores, de Castelo Branco, de Beja, de Bragana, de Viana do Castelo e de Lisboa.

Ilustrao 3 - Reunio da 2 Comisso

Para alm dos deputados, professores e jornalistas, tambm os elementos da Mesa estavam presentes na comisso. A Mesa da 2 Comisso era constituda por uma deputada do PCP (Rita Rato), por um deputado do PSD (Emdio Guerreiro) e por uma assessora (Nlia Monte Cid). Os elementos da Mesa tiveram, obviamente, um papel preponderante na organizao da participao dos diversos deputados no debate e nas suas intervenes, mantendo um ptimo ambiente ao longo de toda a reunio. Aberta a reunio na Comisso, foram apresentados os diferentes Projectos de Recomendao, pelos deputados dos crculos e, mais tarde, deu-se inicio ao debate. Durante este debate, o crculo do Porto foi alvo de uma interpelao por parte dos deputados do crculo de Lisboa que referiram a ptima estruturao do Projecto de Recomendao do crculo do Porto. Claro que tudo isto deixou os nossos deputados extremamente felizes e motivados para o resto da reunio. Na votao, na generalidade, para escolher o Projecto de 3 Recomendao que serviria como base para um projecto comum, que seria apresentado, no dia seguinte, na Sesso Plenria, o crculo do Porto saiu vencedor, com 24 votos a favor.

Sara Isabel Fernandes Borges | Colgio Casa-Me

Reportagem Parlamento dos Jovens Sesso Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011

Ilustrao 4 - Crculo do Porto, na 2 Comisso

Durante o decorrer das Comisses, os jornalistas e os professores coordenadores tiveram a oportunidade de percorrerem espaos fulcrais do palcio numa visita guiada, onde adquiririam conhecimentos sobre a histria do prprio edifcio e sobre o funcionamento dos rgos de poder que representam todos os cidados portugueses, ou seja, a visita seria centrada, por um lado, na histria do palcio de S. Bento e, por outro lado, na actividade nas competncias do Parlamento. A visita guiada iniciou-se na Sala dos Passos Perdidos, espao onde a comunicao social espera pelos deputados. neste espao que se do entrevistas e conferncias. Nesta magnifica sala, existem seis telas, que, para alm de representarem vinte e duas figuras de Portugal, ligadas s leis, palavra, administrao (os primeiros deputados eleitos, D. Dinis, Padre Antnio Vieira, Marqus de Pombal, entre outros), so as obras mais emblemticas de todo o edifcio.

Ilustrao 5 - Visita guiada pelo Palcio de S.Bento

Sara Isabel Fernandes Borges | Colgio Casa-Me

Reportagem Parlamento dos Jovens Sesso Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011

Aps esta importante e fantstica visita guiada pelo Palcio de S. Bento, e com o trmino das reunies das diferentes Comisses, todos os participantes (deputados, professores, jornalistas), dirigiram-se para os Claustros do Palcio, para um lanche. Depois do restabelecimento de energias, deputados e jornalistas sentaram-se na Sala do Senado, no hemiciclo, e os professores na galeria, para assistir fantstica actuao de Os Paganinus Orquestra de Violinos do Conservatrio Regional de Setbal. Um excelente desempenho de todos que participaram, foi, sem dvida, uma ptima forma de chamar a ateno para a importncia da cultura.

Ilustrao 6 - Actuao da Orquesta de Violinos do Conversatrio Regional de Setbal

Com o final desta actuao da orquestra do Conservatrio Regional de Setbal, os jovens deputados, acompanhados pelos professores, jornalistas e restantes participantes dirigiram-se, de novo, aos Claustros, onde foi servido o jantar. Tinha acabado mais um dia de trabalho e depois de um convvio com todos os deputados, com todos os presentes, os participantes partiram para os locais de alojamento. O crculo do Porto ficou alojado na Pousada da Juventude de Almada. sada, depois do jantar, os deputados receberam, ainda, o documento com todas as medidas aprovadas nas Comisses, para que se pudessem preparar para o debate na Sesso 5 Plenria, no dia seguinte. Deputados, jornalistas e professores tiveram uma noite agradvel, onde todos conversaram e se divertiram. Claro que lhes esperava um dia recheado de manh e, por isso Sara Isabel Fernandes Borges | Colgio Casa-Me

Reportagem Parlamento dos Jovens Sesso Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011 mesmo, descansaram, de forma a dar o melhor de si na Sesso Plenria. Os elementos do crculo do Porto no foram excepo. Os participantes tomaram o pequeno-almoo nos locais onde estavam alojados e partiram, mais uma vez, para a Assembleia da Repblica. Tal como no dia anterior, os deputados entraram pela Porta Principal e os restantes (professores e jornalistas) entraram pela recepo. No inicio da Sesso Plenria, foi reforada a importncia da iniciativa, do projecto do Parlamento dos Jovens; a importncia da comunicao social; e apontou-se para a importncia do esforo de todos os deputados presentes na sesso para que as medidas aprovadas fossem, de facto e verdadeiramente, aquelas que os jovens pretendem ver representadas.

Ilustrao 7 - Incio da Sesso Plenria

De seguida, iniciou-se o perodo de perguntas e respostas aos diferentes deputados: Rita Calvrio, do BE; Joo Prata, do PSD; Sofia Cabral, do PS; Michael Seufert, do CDS-PP e Rita Rato, do PCP. Assim, o crculo do Porto realizou uma questo deputada do BE, Rita Calvrio, questionando-a acerca do porqu da legalizao das drogas leves. A sua resposta foi, de facto, muito pouco clara, tendo tido um discurso um pouco redundante. No fundo, referiu que a legalizao era um importante passo para um maior acompanhamento e tratamento dos toxicodependentes e que, por isso mesmo, se iria assistir a uma reduo do trfico. 6 O crculo de Beja fez uma pergunta extremamente importante e que interessou a todos os presentes, principalmente aos deputados dos diferentes crculos, primordiais participantes do projecto Parlamento dos Jovens. A questo de Beja, dirigida deputada Sofia Sara Isabel Fernandes Borges | Colgio Casa-Me

Reportagem Parlamento dos Jovens Sesso Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011 Cabral, do PS, referia-se ao facto de as medidas, quando aprovadas no Parlamento dos Jovens, serem, de facto, aplicadas, quando so levadas ao governo. A esta questo, a deputada respondeu que a diversidade de opinies ter de culminar num consenso. O projecto do Parlamento dos Jovens tem um princpio fundamental: promover o interesse pela vida cvica. Segundo Sofia Cabral, essas decises so sempre levadas ao governo que lhes d um melhor encaminhamento e certamente so tidas em conta na construo das polticas. Aps o final do perodo de perguntas e respostas, todos os deputados tiveram uma pequena interveno, valorizando, uma vez mais, o grande projecto que o Parlamento dos Jovens e a sua importncia para a cidadania e para a democracia portuguesa.

Ilustrao 8 - Deputados Convidados

De seguida, e quando todos os deputados abandonaram a Sala do Plenrio, j os jornalistas estavam posicionados e preparados para a entrevista a estes. Podiam questionar qualquer deputado, sobre o que quisessem saber, relacionado com o tema do Parlamento dos Jovens, Que Futuro para a Educao?. O Colgio Casa-Me decidiu intervir nesta entrevista, sendo considerada o ponto alto, o momento mais importante para os jornalistas e, por isso, a reprter Sara Borges, questionou a deputada Rita Rato, do PCP: Boa Tarde. Concorda que o modelo de avaliao dos professores entre em funcionamento? Se no, qual considera ser a melhor alternativa, a melhor soluo?. A esta questo, a deputada respondeu: Ns propusemos este modelo de avaliao, porque um modelo de avaliao que no tem como objectivo aspectos formativos 7 a melhorar na formao dos professores, mas tem simplesmente o objectivo de progredir o acesso na carreira e o aumento dos salrios dos professores e isso inadmissvel. O modelo de avaliao no pode ter como objectivo limitar o acesso e a progresso na carreira. Tem que ter Sara Isabel Fernandes Borges | Colgio Casa-Me

Reportagem Parlamento dos Jovens Sesso Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011 como objectivo melhorar a qualidade formativa dos professores e, por isso, ns entendemos que as negociaes entre os professores e o governo devem ser reiniciadas, para se chegar concluso de qual ser o melhor modelo de avaliao. Os professores que podem dizer qual o melhor modelo de avaliao. Muito Obrigada..

Ilustrao 9 - Rita Rato, deputada do PCP

Para alm deste momento, houve tambm um outro grande acontecimento para os jornalistas, a conferncia de imprensa, em que praticamente todos os reprteres participaram, interessados e atentos. No final, com o fim da Sesso Plenria, foram entregues os diplomas aos porta-vozes dos diferentes crculos. Pedro Patoilo recebeu o diploma do crculo do Porto, em nome de todos os deputados, que trabalharam a seu lado de forma empenhada e esforada. O hino portugus, as mos no corao, o grito portugus e patritico encheu a sala onde todos os participantes se encontravam e foi assim que acabou mais uma Sesso Nacional do Parlamento dos Jovens. Mais um ano, mais um tema, mais uma ptima participao do crculo do Porto na Sesso Nacional do Parlamento dos Jovens, em Lisboa. Parabns a todos os deputados, a todos os jornalistas e a todos os professores, cuja participao foi fundamental no decorrer do projecto. O Colgio Casa-Me est, mais uma vez, entre as melhores escolas nacionais, exercendo o seu direito de 8 cidadania e de democracia. Viva a Democracia!
Ilustrao 10 - Deputados Rui Pinto e Ricardo Trigueira, acompanhados pelo seu professor Jorge Mota (Colgio Casa-Me)

Sara Isabel Fernandes Borges | Colgio Casa-Me

Potrebbero piacerti anche