Sei sulla pagina 1di 3

Sistema Trizact para Polimento de Vidros

Dados Tcnicos
Propriedades:

Janeiro/04
Substitui: Outubro/02

Sistema 3M para recuperao e restaurao da transparncia de vidros composto por cinco tipos de lixas micro abrasivos Trizact e um suporte denominado de Hookit II com dimetro de 127mm, adaptado a uma politriz de preferncia com lubrificao atravs da mesma. Permite a remoo de riscos leves e a restaurao da transparncia em vidros.

Dados Tcnicos:

Equipamento recomendado: Politriz Bosch Mod. GNS 5-100 Tipo: 0601374178 (com lubrificao) Velocidade: 2800 rpm. Caratersticas dos Produtos: Suporte Hookit II dimetro 127mm. HC000505319 rosca 14mm. Disco de lixa 3M 268XA Trizact dimetro 127mm. Mineral: xido de Alumnio Costado: Filme de polister, com sistema de fixao Hookit II Cor: Verde, 35 microns - HC000502399 Cor: Rosa, 20 microns HC000530838 Cor: Azul, 10 microns - HC000502407 Cor: Laranja, 5 microns - HC000502415 Disco de lixa 3M 568XA Trizact dimetro 127mm. Mineral: xido de Crio Costado: Filme de polister, com sistema de fixao Hookit II Cor: Branco, Granolometia prpria - HC000502423

Aplicaes: Instrues de Uso:

Sistema indicado para aplicaes em vidros automotivos para remoo riscos leves e/ou restaurao da sua transparncia. 1. Identifique o local a ser trabalhado, pois partir do momento que efetuada a lubrificao com gua fica difcil localizar o mesmo. Esta identificao pode ser feita colocando-se uma fita crepe do lado oposto ao local a ser trabalhado, demarcando assim, sua rea de atuao. 2. Lave o local a ser trabalhado utilizando um pano limpo com gua e sabo neutro. Produtos qumicos no so recomendados. Obs. Se necessrio, raspar com uma lmina para eliminar possveis impregnaes do vidro.

Material produzido pela 3M do Brasil

Pg. 1 de 3

3. Analise o defeito ser removido e defina o gro abrasivo para incio do trabalho. Sempre que possvel inicie o trabalho com o disco menos agressivo (menor granulometria), pois este processo facilitar o acabamento final. 4. Faa movimentos horizontais e verticais durante o lixamento, com o objetivo de trabalhar melhor a superfcie ser restaurada, sempre lubrificada com gua. Obs. Evite o uso de gua extremamente fria ou gelada. 5. Aps o trmino de cada lixamento, limpe por completo a superfcie. Observe se o defeito foi totalmente eliminado, caso isto tenha ocorrido, realize a operao de polimento. 6. No polimento final, quando na utilizao do disco branco 568XA, a lubrificao dever ser feita somente no incio do lixamento, deixando a superfcie ir secando juntamente com o polimento at conseguir um melhor acabamento. Este processo permitir um melhor aproveitamento do disco xido de Crio. ATENO: Esta fase do processo a mais crtica, pode causar aquecimento da superfcie e provocar trincas ou quebras. Fique atento e, se necessrio efetue pequenas lubrificaes com gua ou deixe o vidro resfriar para continuar o trabalho. Cuidados: Se a superfcie que est sendo trabalhada permitir o uso do gro mais agressivo (disco verde), na seqncia, obrigatoriamente dever ser utilizado os gros mais finos (disco rosa, azul e laranja) antes do polimento com o disco branco. Procure iniciar o polimento com um disco de agresividade mdia, como por exemplo: o azul. Caso constate que este no esteja removendo o risco, suba um disco (aumentar a abrasividade) e repita a operao. Esta simples observao proporcionar um polimento mais rpido e seguro. Em vidros laminados, por exemplo: prabrisas, obtemos o melhor resultado quando o defeito nos permite trabalhar somente com os gros mais finos (azul e laranja) e, em seguida efetuar o polimento com o disco branco de granulometria prpria para a operao. Os vidros laminados utilizados em veculos importados, aparentam ter maior facilidade de quebra em funo do aquecimento. Vidros laminados, por exemplo: pra-brisa, dever ter ateno especial na anlise, pois a utilizao dos gros mais abrasivos para eliminar riscos mais profundos poder provocar distoro do mesmo, causando problemas de reflexo para o motorista. Esta possibilidade deve ser sempre informada ao cliente antes do processo. Mantenha lubrificao constante para evitar aquecimento na superfcie trabalhada, pois um excesso de aquecimento poder provocar trincas ou quebra do pra-brisa. Aps a utilizao dos discos Trizact, os mesmos devero ser lavados com gua limpa para eliminao de possveis contaminantes.

Material produzido pela 3M do Brasil

Pg. 2 de 3

Caractersticas:
Costado de filme de polister replicado Microabrasivo

Benefcios:
Permite rpida e precisa recuperao da pea trabalhada Produz corte mais rpido e qualidade superior Maior vida convencionais til que os abrasivos

Armazenamento:

O produto deve ser estocado em sua embalagem original a uma temperatura de 15 26C e umidade relativa entre 35 50% afastado de pisos, janelas ou paredes com excesso de umidade ou calor. Nestas condies a validade do produto de 05 anos. O armazenamento incorreto poder ocasionar perda de performance do produto .

Nota: Este boletim tcnico poder ser alterado sem aviso prvio. Para maiores informaes, favor entrar em contato com o Servio Tcnico de Autos.

Mercados da Reparao Automotiva 3M do Brasil Ltda. Fone: (19) 3838 7000 Via Anhanguera, Km. 110 Cx. Postal: 123 Campinas SP CEP: 13001-970

LINHA ABERTA Fone: 0800 13 2333

Informaes Consulte o Servio Tcnico de Autos Fone: 0800 55 1646 Fax: (19) 3838 7686

Material produzido pela 3M do Brasil

Pg. 3 de 3

Potrebbero piacerti anche