Sei sulla pagina 1di 5

Instalao e configurao de software para cpia de segurana - Backup

1. Apresentao do software O Cobian Backup um programa multi-threaded que pode ser usado para agendar backup de arquivos e diretrios de seu local original para outros diretrios / drives no mesmo computador ou outro computador na rede. Backup FTP tambm suportado em ambas as direes (download e upload). Cobian Backup uma aplicao no usual de backup: Ele apenas copia os arquivos e pastas em original ou em modo comprimido para outro destino, criando uma cpia de segurana como resultado. Assim, o Cobian Backup pode ser melhor descrito como um "Scheduler para cpias de segurana. O Cobian Backup pode ser baixado em um destes endereos de internet: http://www.educ.umu.se/~cobian/index.htm (site do desenvolvedor) www.baixaki.com.br www.superdownloads.com.br 2. Instalao do software Cobian Backup 2.1. Realize o download da ltima verso do software nos sites especificados no item Apresentao do software. 2.2. Execute o arquivo cbsetup.exe no computador Servidor de Arquivos (File Server). 2.3. Na tela que ser exibida, selecione o idioma Portugus-BR e clique no boto Prximo.

Figura 1 Tela de seleo de idioma

2.4. Marque a opo Eu Aceito para aceitar o contrato de licena de uso do software e em seguida clique no boto Prximo para continuar a instalao. 1

Instalao e configurao de software para cpia de segurana - Backup

Figura 2 Tela de contrato de licena

2.5. Mantenha o diretrio de instalao sugerido: C:\Arquivos de Programas\Cobian Backup 10. 2.6. Clique no boto prximo para continuar.

Figura 3 Tela de seleo do diretrio de instalao

2.7. Na opo Tipo de instalao selecione a opo Como um servio. 2.8. Em Opes de servio selecione a opo Utilizar a seguinte conta e preencha no campo Usurio (Domnio\Usurio) o nome do usurio administrador da rede, conforme o formato solicitado, e no campo Senha a senha deste usurio. 2.9. Clique no boto Prximo para continuar a instalao. 2.10.Seguir as instrues auto-explicativas que sero apresentadas nas prximas telas. 3. Criar rotina para cpia de segurana para arquivos em rede de usurios e departamentos 2

Instalao e configurao de software para cpia de segurana - Backup


no Cobian Backup. 3.1. Aps instalao do software, acesse o programa atravs do cone do aplicativo, localizado na bandeja do sistema ou na rea de trabalho do sistema operacional Windows. Ser exibida a tela da figura 05.

Figura 4 Tela Inicial

3.2. Clique no menu Tarefa e selecione a opo Nova tarefa. Ser exibida uma nova tela, onde devero ser realizadas as configuraes necessrias em cada uma das sees disponveis na lista. 3.3. Configurao da Seo Geral a) Clique sobre a seo Geral para exibir as informaes desta seo. b) Informe no campo Nome da tarefa um nome intuitivo para a tarefa. c) Marque as opes: Incluir Subdiretrios, Criar backups separados utilizando marcas do tempo, Utilizar lgica de atributo de arquivo, Utilizar cpia sombra de volume. d) Em Tipo de backup marque a opo Completo. e) Clique no boto OK.

Instalao e configurao de software para cpia de segurana - Backup

Figura 5 Seo Geral

3.4.

Configurao da seo Arquivos

a) Selecione a seo Arquivos para escolher a origem (os arquivos e/ou diretrios que devero ser copiados) e o destino (o lugar que guardar a cpia dos arquivos). b) No campo Origem clique no boto Adicionar e aps clique na opo Diretrio. c) No campo Destino clique no boto Adicionar e aps clique na opo Diretrio. d) Clique no boto OK.

3.5. Configurao da seo Programar a) Clique sobre a seo Programar para agendar dias e horrios da execuo das cpias. b) Selecione em Tipo de programao a opo Diariamente e configure no campo hora o horrio. c) Clique no boto OK. 3.6. Configurao da seo Arquivo Compactado a) Clique sobre a seo Arquivo Compactado. b) No campo Tipo de compactao selecione a opo Compactao Zip. 4

Instalao e configurao de software para cpia de segurana - Backup


c) Clique no boto OK.

Figura 6 - Tela da seo arquivo compactado

Nota 1: Na seo Excluses possvel adicionar excees regra geral, podendo adicionar arquivos especficos para a cpia de segurana ou excluir arquivos que devero ser ignorados na cpia de segurana. Esta seo no ser configurada, mantendo-se o default do programa que sem arquivos para incluso e excluso. Nota 2: Na seo Eventos possvel adicionar um evento pr-backup para fechar um programa antes de iniciar a cpia de segurana. Quando a cpia de segurana terminar, o programa poder ser aberto novamente, acrescentado outro evento ps-backup. Esta seo no ser configurada, mantendo-se o default do programa que sem eventos. Nota 3: Na seo Avanado possvel configurar o programa para executar a tarefa como outro usurio. Como o programa foi configurado para executar com permisso de usurio administrador, no preciso utilizar este recurso.

Potrebbero piacerti anche