Sei sulla pagina 1di 14

Por dentro do torneamento

Quando estudamos a histria do homem, percebemos facilmente que os princpios de todos os processos de fabricao so muito antigos. Eles so aplicados desde que o homem comeou a fabricar suas ferramentas e utenslios, por mais rudimentares que eles fossem. Um bom exemplo o conjunto de operaes que comeamos a estudar nesta aula. Ele se baseia em um princpio de fabricao dos mais antigos que existe, usado pelo homem desde a mais remota antigidade, quando servia para a fabricao de vasilhas de cermica. Esse princpio serve-se da rotao da pea sobre seu prprio eixo para a produo de superfcies cilndricas ou cnicas. Apesar de muito antigo, pode-se dizer que ele s foi efetivamente usado para o trabalho de metais no comeo deste sculo. A partir de ento, tornou-se um dos processos mais completos de fabricao mecnica, uma vez que permite conseguir a maioria dos perfis cilndricos e cnicos necessrios aos produtos da indstria mecnica. Para descobrir que operaes so essas, estude esta aula e as prximas com bastante ateno.

Torneamento O processo que se baseia no movimento da pea em torno de seu prprio eixo chama-se torneamento. O torneamento uma

150

operao de usinagem que permite trabalhar peas cilndricas movidas por um movimento uniforme de rotao em torno de um eixo fixo. O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com mquinas-ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da pea a ser trabalhada. O cavaco cortado por uma ferramenta de um s gume cortante, que deve ter uma dureza superior do material a ser cortado. No torneamento, a ferramenta penetra na pea, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo A permite o corte contnuo e regular do material. A fora necessria para retirar o cavaco feita sobre a pea, enquanto a ferramenta, firmemente presa ao portaferramenta, contrabalana a reao desta fora. Para executar o torneamento, so necessrios trs movimentos relativos entre a pea e a ferramenta. Eles so: 1. Movimento de corte: o movimento principal que permite cortar o material. O movimento rotativo e realizado pela pea. 2. Movimento de avano: o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfcie da pea. 3. Movimento de penetrao: o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direo ao interior da pea e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco.

Variando os movimentos, a posio e o formato da ferramenta, possvel realizar uma grande variedade de operaes:

151

a) Tornear superfcies cilndricas externas e internas.

b) Tornear superfcies cnicas externas e internas.

c) Roscar superfcies externas e internas.

d) Perfilar superfcies.

Alm dessas operaes, tambm possvel furar, alargar, recartilhar, roscar com machos ou cossinetes, mediante o uso de acessrios prprios para a mquina-ferramenta.

A figura ao lado ilustra o perfil de algumas ferramentas usadas no torneamento e suas respectivas aplicaes. Pare! Estude! Responda!

152

Exerccios 1. Assinale a alternativa correta. a) A operao de usinagem que permite trabalhar peas por meio de um movimento de rotao em torno de um eixo chamada de: 1. ( ) fresagem 2. ( ) furao 3. ( ) torneamento 4. ( ) alargamento b) Os movimentos relativos entre a pea e a ferramenta durante o torneamento so: 1. ( ) movimento de corte, movimento radial, movimento de avano. 2. ( ) movimento de avano, movimento lateral, movimento de corte. 3. ( ) movimento de corte, movimento de penetrao, movimento de avano. 4. ( ) movimento linear, movimento de penetrao, movimento de corte. 2. Faa corresponder os itens da coluna A (denominao) com os da coluna B (descrio do movimento). Coluna A a) ( ) Movimento de corte b) ( ) Movimento de avano c) ( ) Movimento de penetrao Coluna B 1. Movimento que determina a profundidade do corte. 2. Movimento da pea perpendicular ao eixo. 3. Movimento retilneo que desloca a ferramenta ao longo da superfcie da pea. 4. Movimento rotativo realizado pela pea. Permite cortar o material.

153

A mquina de tornear A mquina que faz o torneamento chamada de torno. uma mquina-ferramenta muito verstil porque, como j vimos, alm das operaes de torneamento, pode executar operaes que normalmente so feitas por outras mquinas como a furadeira, a fresadora e a retificadora, com adaptaes relativamente simples.

O torno mais simples que existe o torno universal. Estudando seu funcionamento, possvel entender o funcionamento de todos os outros, por mais sofisticados que sejam. Esse torno possui eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de realizar todas as operaes que j citamos. Assim, basicamente, todos os tornos, respeitando-se suas variaes de dispositivos ou dimenses exigidas em cada caso, so compostos das seguintes partes: 1. Corpo da mquina: barramento, cabeote fixo e mvel, caixas de mudana de velocidade. 2. Sistema de transmisso de movimento do eixo: motor, polia, engrenagens, redutores. 3. Sistemas de deslocamento da ferramenta e de movimentao da pea em diferentes velocidades: engrenagens, caixa de cmbio, inversores de marcha, fusos, vara etc. 4. Sistemas de fixao da ferramenta: torre, carro portaferramenta, carro transversal, carro principal ou longitudinal e da pea: placas, cabeote mvel.

154

5. Comandos dos movimentos e das velocidades: manivelas e alavancas.

a - placa b - cabeote fixo c - caixa de engrenagens d - torre porta-ferramenta e - carro transversal f - carro principal g - barramento h - cabeote mvel i - carro porta-ferramenta

Essas partes componentes so comuns a todos os tornos. O que diferencia um dos outros a capacidade de produo, se automtico ou no, o tipo de comando: manual, hidrulico, eletrnico, por computador etc. Nesse grupo se enquadram os tornos revlver, copiadores, automticos, por comando numrico ou por comando numrico computadorizado. Antes de iniciar qualquer trabalho de torneamento, deve-se proceder lubrificao das guias, barramentos e demais partes da mquina conforme as orientaes do fabricantes. Com isso, a vida til da mquina prolongada, pois necessitar apenas de manutenes preventivas e no corretivas.

Prendendo a pea

155

Para realizar o torneamento, necessrio que tanto a pea quanto a ferramenta estejam devidamente fixadas. Quando as peas a serem torneadas so de pequenas dimenses, de formato cilndrico ou hexagonal regular, elas so presas por meio de um acessrio chamado de placa universal de trs castanhas. A pea presa por meio de trs castanhas, apertadas simultaneamente com o auxlio de uma chave. Cada castanha apresenta uma superfcie raiada que melhora a capacidade de fixao da castanha em relao pea. De acordo com os tipos peas a serem fixadas, as castanhas podem ser usadas de diferentes formas.

1. Para peas cilndricas macias como eixos, por exemplo, a fixao feita por meio da parte raiada interna das castanhas voltada para o eixo da placa universal.

2.

Para peas com formato de anel, utiliza-se a parte raiada externa das castanhas.

156

3. Para peas em forma de disco, as castanhas normais so substitudas por castanhas invertidas.

Pare! Estude! Responda! Exerccios 3. Responda. a) Cite operaes que podem ser feitas com um torno e que so normalmente executadas por outras mquinas. b) Como se utiliza a placa universal de trs castanhas para a fixao de: 1. Peas com formato de anel........................................... ................................................ 2. Peas macias em forma de disco ............................... ................................................. 3. Pea cilndricas (eixos) macias .................................. ................................................. 4. Complete as lacunas das afirmativas a seguir.

157

a) O corpo de um torno mecnico composto de ...................... ...................... b) O motor, a polia, engrenagens e redutores so componentes do .................... c) As engrenagens, a caixa de cmbio, inversores de marcha, fusos e vara fazem parte do ........................... d) O sistema de fixao da ferramenta compe-se de: torre, carro ............................., carro ......................... e carro .............................. e) O sistema de fixao da pea composto de ........................ e ......................... f) As manivelas e alavancas so os comandos dos ...................... e das ..................... , ....................... fixo e mvel e

Torneamento: primeira famlia de operaes A produo de peas na indstria mecnica feita em vrias etapas. Ela pode comear na fundio, continuar na laminao, passar pelo corte, pela furao... Quando se prepara material para torneamento, certamente ele ter passado por uma operao anterior de corte como a que j estudamos na Aula 25 deste livro. Naquela aula, voc aprendeu que o corte tem que prever sobremetal suficiente para as operaes que viro depois. Por isso, as medidas de uma barra cortada nunca tm a exatido e a qualidade de acabamento da pea pronta. A primeira operao do torneamento , pois, fazer no material uma superfcie plana perpendicular ao eixo do torno, de modo que se obtenha uma face de referncia para as medidas que derivam dessa face. Essa operao se chama facear.

Segurana em primeiro lugar

158

Antes de iniciar qualquer operao no torno, lembre-se sempre de usar o equipamento de proteo individual (EPI): culos de segurana, sapatos e roupas apropriados, e rede para prender os cabelos, se necessrio. Alm disso, o operador de mquinas no pode usar anis, alianas, pulseiras, correntes e relgios que podem ficar presos s partes mveis da mquina, causando acidente. A operao de facear prev as seguintes etapas: 1. Fixao da pea na placa universal, deixando livre a quantidade suficiente de material para ser torneado. O material deve estar bem centrado. 2. Fixao da ferramenta de modo que a ponta da ferramenta fique na altura do centro do torno. Para isso, usa-se a contraponta como referncia. Deve-se tambm observar que a ferramenta deve ficar em ngulo em relao face da pea.

3. Aproximao da ferramenta pea, deslocando o carro principal e fixando-o por meio da porca de aperto. Recordar aprender Como voc j deve ter estudado no mdulo de Clculo Tcnico, para calcular a rpm a partir da velocidade de corte (dado de tabela), usa-se a frmula: n=

vc . 1000 . D

4. Seleo da rotao do torno aps consulta tabela de velocidade de corte. 5. Acionamento do torno.

159

6. Execuo do faceamento: a) A ferramenta deve tocar na parte mais saliente da face do material. Essa a referncia para zerar o anel graduado. b) Em seguida, com a mquina ligada, avana-se a ferramenta at o centro do material e aps faz-la penetrar no material aproximadamente 0,2 mm, desloca-se lentamente a ferramenta at a periferia da pea. Isso deve ser repetido aumentando a profundidade de corte at que o faceamento termine. Essa operao de facear realizada do centro para a periferia da pea. possvel tambm facear partindo da periferia da pea para seu centro. Todavia, preciso usar uma ferramenta especfica, semelhante mostrada ao lado. Depois do faceamento, pode-se executar o torneamento de superfcie cilndrica externa, que muito semelhante operao anterior. uma operao que consiste em dar um formato cilndrico a um material em rotao submetido ao de uma ferramenta de corte. Essa operao uma das mais executadas no torno e tem a finalidade de produzir eixos e buchas ou preparar material para outras operaes. Sua execuo tem as seguintes etapas: 1. Fixao da pea, deixando livre um comprimento maior do que a parte que ser torneada, e centralizando bem o material. 2. Montagem da ferramenta no porta-ferramentas com os mesmos cuidados tomados na operao de facear. 3. Regulagem do torno na rotao adequada, consultando a tabela especfica.

160

4. Marcao, no material, do comprimento a ser torneado. Para isso, a ferramenta deve ser deslocada at o comprimento desejado e a medio deve ser feita com paqumetro. A marcao feita acionando o torno e fazendo um risco de referncia.

5. Determinao da profundidade de corte: a) Ligar o torno e aproximar a ferramenta at marcar o incio do corte no material. b) Deslocar a ferramenta para fora da pea. c) Zerar o anel graduado e fazer a ferramenta penetrar no material a uma profundidade suficiente para remover a casca do material. 6. Execuo do torneamento: a) Fazer um rebaixo inicial. b) Deslocar a ferramenta para fora da pea. c) Desligar a mquina. d) Verificar o dimetro obtido no rebaixo. e) Tornear completando o passe at o comprimento determinado pela marca. Observao: Deve-se usar fluido de corte onde for necessrio. f) Repetir quantas vezes for necessrio para atingir o dimetro desejado. As operaes que estudamos nesta aula so as mais bsicas no torneamento. Com elas, voc j pode obter peas cilndricas com as faces planas, como um eixo, por exemplo. Essa pea permite que voc execute todas as outras operaes de torneamento que existem. Nas prximas aulas continuaremos com esse assunto. Antes de terminar, importante lembrar que um bom profissional cuida bem de sua mquina e mantm seu local de trabalho sempre limpo e organizado.
161

Pare! Estude! Responda! Exerccios 5. Responda s seguintes perguntas. a) Como se toma referncia para zerar o anel graduado? b) Do que consiste a operao de torneamento de superfcie cilndrica externa? c) Para que serve a operao de facear? 6. Ordene, numerando de 1 a 6, a seqncia correta de etapas do torneamento cilndrico externo. a) ( ) Determinao da profundidade de corte. b) ( ) Montagem da ferramenta no porta-ferramentas. c) ( ) Fixao da pea. d) ( ) Execuo do torneamento do dimetro externo. e) ( ) Regulagem da rotao adequada do torno. f) ( ) Marcao do comprimento a ser torneado.

162

Gabarito 1. a) 3; 2. a) 4; b) 3. b) 3; c) 1.

3. a) Furar, roscar com machos ou cossinetes, alargar. b) 1. Para a fixao de peas com formatos de anel, usa-se a parte raiada externa das castanhas. 2. Para fixar peas macias em forma de disco, usam-se castanhas invertidas. 3. Para fixar peas cilndricas, usa-se as partes raiadas da castanha voltadas para o eixo da placa universal. 4. a) Barramento; cabeotes; caixas. b) Sistema de transmisso de movimento do eixo. c) Sistema de deslocamento de ferramentas e de movimentao da pea. d) Porta-ferramenta; transversal; principal. e) Placas e cabeote mvel. f) Movimentos; velocidades. 5. a) Isso feito com a ferramenta tocando a superfcie mais saliente do material. b) Essa operao uma das mais executadas no torno e consiste em dar um formato cilndrico a um material em rotao submetido ao de uma ferramenta de corte. c) Essa operao serve para fazer no material uma superfcie perpendicular ao eixo do torno, de modo que se obtenha uma face de referncia para as medidas que derivam dessa face. 6. a) 5; d) 6; b) 2; e) 3; c) 1; f) 4.

163

Potrebbero piacerti anche