Sei sulla pagina 1di 12

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos

ANDRAGOGIA Mais do que uma novidade, ao iniciar este tema na minha pesquisa exploratria e descritiva, certamente vai surgir muitas perguntas curiosas. A Andragogia a grande revoluo tecnolgica para obteno da excelncia organizacional, uma vez que ela trata do desenvolvimento da pessoa adulta. As relaes responsveis pela reatividade dos profissionais, devem ser substitudas pelas relaes andraggicas, que buscam a conscientizao da maioridade dos empregados e os conduzem pro atividade responsvel. O gerenciamento das rotinas dirias das organizaes deve ser embasado nos princpios andraggicos para se obter o comprometimento de todos no esforo de transformao de sua otimizao. Sem mudanas das relaes entre lder e liderado, no possvel a mudana organizacional para uma atuao competitiva1. Cristo sempre usou parbolas para provocar a reflexo e ao nos seus seguidores a respeito dos princpios dos seus ensinamentos. Seus discpulos eram desafiados, constantemente, a formularem uma estruturao mental prpria para terem acesso ao significado das suas mensagens. Ele foi to efetivo que, mesmo com uma clientela to mista de aprendizes-analfabetos e doutores, conseguiu resultados que at hoje continua transformando pessoas no mundo inteiro com a sua mensagem. A poro bblica abaixo evidencia este fato:
"Duro este discurso, quem o pode ouvir?... Ento perguntou Jesus aos doze: Porventura quereis tambm vs outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simo Pedro: Senhor, para onde iremos? Tu tens as palavras de vida eterna; e ns temos crido e conhecido que tu s o Santo de Deus." Joo 6:60

Outros na Antigidade, como Confcio e Lao Tse na China; Aristteles, Scrates e Plato na Grcia antiga; Ccero, Evelid e Quintillian na antiga Roma, foram tambm exclusivos educadores de adultos. A percepo desses grandes pensadores quanto aprendizagem, era de que ela um processo de ativa indagao e no de passiva recepo de contedos transmitidos. Por isso suas tcnicas educacionais desafiavam o aprendiz para a indagao. Os gregos, por sua vez, inventaram o que se chama de Dilogo de Scrates, no qual o lder, ou algum outro membro de grupo, apresenta seu pensamento e experincia para, a partir da, os liderados buscarem soluo para um determinado assunto2.
1

A Educao de Adultos uma prtica to antiga quanto histria da raa humana, ainda que s recentemente ela tenha sido objeto de pesquisa cientfica. A nossa herana crist, por exemplo, com cerca de dois mil anos, apresenta no Livro Sagrado, fartos exemplos de relacionamento educacional adulto atravs dos patriarcas, sacerdotes e o prprio Jesus Cristo que foi, por excelncia, o maior educador de adultos de todos os tempos. 2 Scrates forjou a palavra maiutico a partir de maia, que em grego significa parteira (sua me, Fenaretes, era parteira). Scrates queria dizer que o mtodo maiutico seria aquele em que o mestre nada ensina, apenas estimula o discpulo a parir os conceitos que traz em gestao dentro de si.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


Apesar dos referenciais da Antigidade acima, a histria explcita da Andragogia tem suas razes na pedagogia e por isso temos que resgatar um pouco da sua memria evolutiva. No comeo do sculo VII, foi iniciada na Europa escolas para o ensino de crianas, cujo objetivo era - preparar jovens rapazes para o servio religioso - eram as conhecidas Catedrais ou Escolas Monsticas. Os professores dessas escolas tinham como misso a doutrinao dos jovens na crena, f e rituais da igreja. Eles ajuntaram uma srie de pressupostos sobre aprendizagem, ao que denominaram de "pedagogia" - a palavra, literalmente, significa "a arte e cincia de ensinar crianas"3 Esse modelo de educao monstico foi mantido atravs dos tempos at o sculo XX, por no haver estudos aprofundados de sua inadequao para outras faixas etrias que no a infantil. Infelizmente ele veio a ser a base organizacional de todo o nosso sistema educacional, incluindo o empresarial. Entretanto, logo aps a Primeira Guerra Mundial, comeou a crescer nos Estados Unidos e na Europa um corpo de concepes diferenciadas sobre as caractersticas do aprendiz adulto. Mais tarde, aps o intervalo de duas dcadas, essas concepes se desenvolveram e assumiram o formato de teoria de aprendizagem, com o suporte das idias dos pensadores4. Nosso sistema acadmico cresce em ordem inversa: disciplinas e professores constituem o centro educacional. Na educao convencional exigido do estudante ajustar-se ao currculo estabelecido; na educao de adulto o currculo construdo em funo da necessidade do estudante. Todo adulto se v envolvido com situaes especficas de trabalho, de lazer, de famlia, da comunidade, etc. situaes essas que exigem ajustamentos. O adulto comea nesse ponto. As disciplinas acadmicas s devem ser introduzidas quando necessrias5. Kelvin Miller afirma que estudantes adultos retm apenas 10% do que ouvem, aps 72 horas. Entretanto sero capazes de lembrar de 85% do que ouvem, vm e fazem, aps o mesmo prazo. Ele observou ainda que as informaes mais lembradas sejam aquelas recebidas nos primeiros 15 minutos de uma aula ou palestra. Para melhorar estes nmeros, faz-se necessrio conhecer as peculiaridades da aprendizagem no adulto e adaptar ou criar mtodos didticos para serem usados nesta populao especfica.
3

A etimologia da palavra grega: "paido", que significa criana, e "agogus" que significa educar. Segundo historiadores, a Idade das Trevas, ficou caracterizada pela criao de conventos beneditinos para preparao de jovens para os servios religiosos. Diferente da academia e do liceu grego, no admitia liberdade, criatividade ou valores pessoais dos alunos. A nossa pedagogia atual descendente direta desta escola medieval. 4 Eduard C. Lindeman (USA) foi um dos maiores contribuidores para pesquisa da educao de adultos atravs do seu trabalho "The Meaning of Adult Education", publicado em 1926. Suas idias eram fortemente influenciadas pela filosofia educacional de John Dewey. 5 Textos e professores tm um papel secundrio nesse tipo de educao; eles devem dar a mxima importncia ao aprendiz. (Lindman, 1926, pp. 8-9).

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


Linderman, E.C, em 1926, pesquisando as melhores formas de educar adultos para a "American Association for Adult Education" identificou, pelo menos, cinco pressupostos-chave para a educao de adultos e que mais tarde transformaramse em suporte de pesquisas. Hoje eles fazem parte dos fundamentos da moderna teoria de aprendizagem de adulto6: 1. Adultos so motivados a aprender na medida em que experimentam que suas necessidades e interesses sero satisfeitos. Por isto estes so os pontos mais apropriados para se iniciar a organizao das atividades de aprendizagem do adulto. 2. A orientao de aprendizagem do adulto est centrada na vida; por isto as unidades apropriadas para se organizar seu programa de aprendizagem so as situaes de vida e no disciplinas. 3. A experincia a mais rica fonte para o adulto aprender; por isto, o centro da metodologia da educao do adulto a anlise das experincias. 4. Adultos tm uma profunda necessidade de serem auto dirigidos; por isto, o papel do professor engajar-se no processo de mtua investigao com os alunos e no apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avali-los. 5. As diferenas individuais entre pessoas crescem com a idade; por isto, a educao de adultos deve considerar as diferenas de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem7. At 1940, apesar de haver elementos suficientes para a elaborao de uma teoria compreensvel sobre a aprendizagem de adulto, esses elementos estavam dispersos e necessitavam de uma unificao terica. Entre 1940 e 1950 esses princpios foram esclarecidos, reelaborados e incorporados a uma exploso de conhecimentos oriundos de vrias disciplinas das cincias humanas8. Consta na bibliografia que Sigmund Freud, apesar de no ter formulado uma teoria especfica de aprendizagem, muito contribuiu com seus estudos sobre o "subconsciente e comportamento". Seus conceitos sobre ansiedade, represso, fixao, regresso, agresso, mecanismos de defesa, projeo e transferncia (bloqueando ou motivando a aprendizagem) tm sido objeto de discusso na formulao da teoria de aprendizagem.
6

Os estudos de Linderman foram baseados nas experincias de Alexander Kapp, professor alemo que em 1833, utilizando os elementos da Teoria de Educao de Plato em suas teses, criou o vocbulo Andragogia. 7 Muitos outros estudos foram continuados por vrios pesquisadores, entre os quais Edward L. Thorndike (The Adult Learning -1928/USA), Lawrence P. Jacks (Journal of Adult Education1929/Inglaterra). 8 A Psicoterapia, por exemplo, foi uma das cincias que mais contriburam para a Andragogia. Isto porque os psicoterapeutas esto voltados essencialmente para a reeducao e em especial da populao adulta.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


Outro estudioso do assunto, Carl Jung, com sua viso holstica, forneceu um grande suporte para a Andragogia, ao introduzir a noo da conscincia humana possuir quatro funes, ou quatro maneiras de extrair informaes das experincias para a internalizao da compreenso: sensao, pensamento, emoo e intuio9. Em 1950, Malcolm Knowles, comeou uma tentativa de formular a Teoria de Aprendizagem de Adultos e mais tarde, em 1960, pela primeira vez, teve contato com a palavra Andragogia atravs de um educador iugoslavo, que participava de um Workshop de Vero na Universidade de Boston. Foi ento quando ele entendeu o significado da palavra e a adotou como a mais adequada para expressar a "arte e cincia de ajudar adulto a aprender". Quando Professor Dr. Knowles comeou a construir o modelo andraggico de educao, ele o concebeu como a anttese do modelo pedaggico: "Andragogia x Pedagogia"10. Mais tarde a escola secular comeou a se organizar dentro do mesmo modelo, dando origem Escola Pblica no Sculo XIX. Desta forma todo o sistema educacional, incluindo a educao de alto nvel, ficou congelado dentro do modelo pedaggico11.

Carl R. Rogers, talvez o psicoterapeuta mais especfico na educao de adultos, enfatiza que em geral, terapia um processo de aprendizagem. Ele desenvolveu dezenove proposies para a teoria da personalidade e comportamento, baseado nos estudos da terapia do adulto. Com isto ele fez um paralelo entre ensino centrado no estudante e terapia centrada no cliente. Para Rogers no podemos ensinar diretamente outra pessoa; podemos, apenas, facilitar sua aprendizagem. (Rogers, 1951, p.132). Uma pessoa aprende, significativamente, somente aquelas coisas que percebe estarem ligadas com a manuteno, ou ampliao da estrutura do seu eu. 10 Os pressupostos da Pedagogia baseiam-se nos princpios de ensinar e aprender introduzidos no Sculo VII. 11 Segundo a anlise de Knowles, o modelo pedaggico preconiza total responsabilidade do professor para as decises sobre o que ser ensinado, como ser ensinado e se foi aprendido. The Adult Learner a Neglected Species.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


A educao dirigida pelo professor, deixa para o aprendiz apenas o papel de submisso s suas instrues. Isto porque suas premissas, acerca do aprendiz, resumem-se em: 1. A necessidade de conhecer. Aprendizes necessitam saber somente o que o professor tem a ensinar, se eles querem ser aprovados; eles no precisam saber o como aplicaro o ensinamento em suas vidas. 2. O autoconceito do aprendiz. O conceito do professor sobre o aprendiz o de uma pessoa dependente, por isto, o autoconceito do aprendiz se torna o de personalidade dependente. 3. O papel da experincia. A experincia do aprendiz tem pouco valor como fonte de aprendizagem; a experincia considerada a do professor, do livro didtico, do escritor e dos recursos audiovisuais. Por isto, tcnicas de transmisso - leituras, dever de casa, etc., so a essncia da metodologia pedaggica. 4. Prontido para aprender. Aprendizes esto prontos para aprender o que o professor determina que eles devam aprender, se eles querem passar de ano. 5. Orientao para aprendizagem. Aprendizes tm a orientao de aprendizagem voltada para disciplinas; eles vem o aprendizado como uma aquisio de contedos. Por isto, as experincias de aprendizagem so organizadas de acordo com a lgica de contedo programtico. 6. Motivao. Aprendizes so motivados a aprenderem atravs de motivadores externos, tais como notas, aprovao/reprovao, presses dos pais, etc.

As premissas Andraggicas Diante dos seis pressupostos pedaggicos mencionados anteriormente, a Andragogia se disps a questionar a validade dos mesmos para o relacionamento educacional com adultos. Afinal das contas, o respeito maioridade da pessoa madura o ponto fundamental para se estabelecer uma relao de efetiva aprendizagem. Esse respeito passa pela compreenso de que o adulto sujeito da educao e no o objeto da mesma. Da a inconvenincia do professor como principal referncia da relao educacional e a fonte do conhecimento a ser depositado no reservatrio do aprendiz, o que Paulo Freire denomina de "Educao Bancria". O indivduo que intencionar trabalhar na educao de adultos tem que, antes de tudo, ser humilde para descer do pedestal da sua ctedra e se estabelecer no mesmo plano de aprendizagem, para, numa mtua relao de compartilhamentos, se desenvolverem com o aprendiz.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


Considerando, portanto, que o aprendiz adulto12 interage diferentemente da criana na relao educacional, as premissas pedaggicas mencionadas anteriormente, devem ser substitudas pelas Andraggicas nos seguintes termos: 1. Necessidade de conhecer. Aprendizes adultos sabem mais do que ningum, da sua necessidade de conhecimento e para eles o como colocar em prtica tal conhecimento no seu dia-a-dia fator determinante para o seu comprometimento com os eventos educacionais. 2. Autoconceito de aprendiz. O adulto, alm de ter conscincia de sua necessidade de conhecimento, capaz de suprir essa carncia de forma independente. Ele tem capacidade plena de se autodesenvolver. 3. O papel da experincia. A experincia do aprendiz adulto tem central importncia como base de aprendizagem. a partir dela que ele se dispe, ou se nega a participar de algum programa de desenvolvimento. O conhecimento do professor, o livro didtico, os recursos audiovisuais, etc., so fontes que, por si mesmas, no garantem influenciar o indivduo adulto para a aprendizagem. Essas fontes, portanto, devem ser vistas como referenciais opcionais colocados disposio para livre escolha do aprendiz. 4. Prontido para aprender. O adulto est pronto para aprender o que decide aprender. Sua seleo de aprendizagem natural e realista. Em contrapartida, ele se nega a aprender o que outros lhe impem como sua necessidade de aprendizagem. 5. Orientao para aprendizagem. A aprendizagem para a pessoa adulta algo que tem significado para o seu dia-a-dia e no apenas reteno de contedos para futuras aplicaes. Como conseqncia, o contedo no precisa, necessariamente, ser organizado pela lgica programtica, mas sim pela bagagem de experincias acumuladas pelo aprendiz. 6. Motivao. A motivao do adulto para aprendizagem est na sua prpria vontade de crescimento, o que alguns autores denominam de "motivao interna" e no em estmulos externos vindo de outras pessoas, como notas de professores, avaliao escolar, promoo hierrquica, opinies de "superiores", presso de comandos, etc.

12

Qualificamos como indivduo maduro o suficiente para assumir as responsabilidades por seus atos diante da sociedade. Entretanto, a maturidade humana apresenta certa complexidade para a definio dos seus limites e por isso varia de cultura para cultura. Para a elaborao de um conceito mais completo e objetivo devemos considerar, pelo menos, quatro aspectos da capacidade humana: sociolgico, biolgico, psicolgico e jurdico.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


Concluindo a discusso sobre a definio do ser adulto, importante frisar que no podemos divorciar tal conceito do contexto social, sob o risco de sua alienao, uma vez que o acordo entre os indivduos da sociedade que estabelece o padro de vida comunitria. Da o conceito poder variar de sociedade para sociedade. Uma vez estabelecido o que entendemos por ser adulto, podemos, a seguir, refletir nos princpios que devem nortear o relacionamento com a pessoa madura. Elaboramos quatorze princpios, em apologia aos 14 pontos de Deming, para expressar a essncia da Andragogia, ao mesmo tempo em que fornecemos um referencial objetivo para o relacionamento de cunho educacional na organizao. Princpio 1 O adulto dotado de conscincia crtica e conscincia ingnua. Sua postura proativa ou reativa tem direta relao com seu tipo de conscincia predominante. Princpio 2 Compartilhar experincias fundamental para o adulto, tanto para reforar suas crenas, como para influenciar as atitudes dos outros; Princpio 3 A relao educacional de adulto baseada na interao entre facilitador e aprendiz, onde ambos aprendem entre si, num clima de liberdade e pr-ao. Princpio 4 A negociao com o adulto sobre seu interesse em participar de uma atividade de aprendizagem chave para sua motivao; Princpio 5 O centro das atividades educacionais de adulto na aprendizagem e jamais no ensino; Princpio 6 O adulto o agente de sua aprendizagem e por isso ele quem deve decidir sobre o que aprender; Princpio 7 Aprender significa adquirir: Conhecimento - Habilidade - Atitude (CHA); O processo de aprendizagem implica na aquisio incondicional e total desses trs elementos. Princpio 8 O processo de aprendizagem do adulto se desenvolve na seguinte ordem: Sensibilizao (motivao) - Pesquisa (estudo) - Discusso (esclarecimento) Experimentao (prtica) - Concluso (convergncia) - Compartilhamento (sedimentao);

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


Princpio 9 A experincia o melhor elemento motivador do adulto. Portanto, o ambiente de aprendizagem com pessoas adultas permeado de liberdade e incentivo para cada indivduo falar de sua histria, idias, opinio, compreenso e concluses; Princpio 10 O dilogo a essncia do relacionamento educacional entre adultos, por isso a comunicao s se efetiva atravs dele; Princpio 11 A prxis educacional do adulto baseada na reflexo e ao, conseqentemente os assuntos devem ser discutidos e vivenciados, para que no se caia no erro de se tornar verbalistas - que sabem refletir, mas no so capazes de colocar em prtica; ou ativistas - que se apressam a executar, sem antes refletir nos prs e contras; Princpio 12 Quem tem capacidade de ensinar o adulto apenas Deus que conhece o ntimo da pessoa e suas reais necessidades. Portanto se voc no Deus, no se atreva a desempenhar esse papel! Princpio 13 O professor tradicional prejudica o desenvolvimento do adulto, pois o coloca num plano inferior de dependncia, reforando, com isso, seu indesejvel comportamento reativo prprio da fase infantil; Princpio 14 O professor que exerce a "Educao Bancria" - depositador de conhecimentos cria a perniciosa relao de "Opressor & Oprimido", que pode influenciar, negativamente, o modelo cognitivo do indivduo pela vida inteira.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


Quadro comparativo do aprendizado de crianas e de adultos13
Caractersticas da Aprendizagem

Pedagogia Professor o centro das aes, decide o que ensinar como ensinar e avalia a aprendizagem. Crianas (ou adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um currculo padronizado)

Andragogia A aprendizagem adquire uma caracterstica mais centrada no aluno, na independncia e na auto-gesto da aprendizagem. Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicao prtica na vida diria).

Relao Professor/Aluno

Razes da Aprendizagem

Experincia do Aluno

O ensino didtico, padronizado A experincia rica fonte de aprendizagem, atravs da e a experincia do aluno tem discusso e da soluo de pouco valor. problemas em grupo. Aprendizagem por assunto ou matria Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar soluo.

Orientao da Aprendizagem

Os estudantes universitrios no so exatamente adultos, mas esto prximos desta fase de suas vidas. O ensino clssico pode resultar, para muitos deles, num retardamento da maturidade, j que exige dos alunos uma total dependncia dos professores e currculos estabelecidos. As iniciativas no encontram apoio, nem so estimuladas. A instituio e o professor decidem o que, quando e como os alunos devem aprender cada assunto ou habilidade. E estudantes devero se adaptar a estas regras fixas14.

13

Os adultos tm experincias de vida mais numerosas e mais diversificadas que as crianas. Isto significa que, quando formam grupos, estes so mais heterogneos em conhecimentos, necessidades, interesses e objetivos. Por outro lado, uma rica fonte de consulta estar presente no somatrio das experincias dos participantes. 14 Alguns alunos sem dvida conseguem manter seus planos e ideais, suas metas e trajetrias, reagindo contra estas imposies e buscando seus prprios caminhos. Geralmente sero penalizados por baixos conceitos e notas, j que no seguem as regras da instituio. Os demais se vero forados a deixar adormecer suas iniciativas, algumas vezes marcando de forma profunda suas personalidades.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


Concluso Para evitar este lado negativo do ensino universitrio, necessrio que sejam introduzidos conceitos andraggicos nos currculos e abordagens didticas dos cursos superiores com cautela, pois a maioria dos universitrios est na fase de transio e, para que no haja, tambm, um abandono definitivo dos mtodos clssicos. Eles precisaro ainda de que lhes seja dito o que aprender e lhes seja indicado o melhor caminho a ser seguido. Mas devem ser estimulados a trabalhar em grupos, a desenvolver idias prprias, a desenvolver um mtodo pessoal para estudar, a aprender como utilizar de modo crtico e eficiente os meios de informao disponveis para seu aprendizado. Por outro lado, migrar do ensino clssico para os novos enfoques andraggicos , no mnimo, trabalhoso e o corpo docente envolvido nesta migrao precisa ser bem preparado, inclusive atravs de programas andraggicos prprios para o treinamento de educadores de adultos. O professor precisa se transformar num tutor eficiente de atividades de grupos, devendo demonstrar a importncia prtica do assunto a ser estudado, deve transmitir o entusiasmo pelo aprendizado, a sensao de que aquele conhecimento far diferena na vida dos alunos; ele deve transmitir fora e esperana, a sensao de que aquela atividade est mudando a vida de todos e no simplesmente preenchendo espaos em seus crebros. Adultos sentem a necessidade de serem vistos como independentes e se ressentem quando obrigados a aceder ao desejo ou s ordens de outrem. Por outro lado, devido a toda uma cultura de ensino onde o professor o centro do processo de ensinoaprendizagem, muitos ainda precisam de um professor para lhes dizer o que fazer. Alguns adultos preferem participar do planejamento e execuo das atividades educacionais. O professor precisa se valer destas tendncias para conseguir mais participao e envolvimento dos estudantes. Isto pode ser conseguido atravs de uma avaliao das necessidades do grupo, cujos resultados sero enfaticamente utilizados no planejamento das atividades. A independncia, a responsabilidade ser estimulada pelo uso das simulaes, apresentaes de casos, aprendizagem baseada em problemas, bem como nos processos de avaliao de grupo e autoavaliao.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

10

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


REFERNCIAS BERNARDO, Gustavo. Educao pelo argumento. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2000. CARVALHO, Jos Sergio de. Construtivismo, uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Editora Arquimedes, 2004. CASTILHOS, Maria Terezinha de Jesus. Avaliao escolar: contribuies do Direito Educacional. Rio de Janeiro: Editora WAK, 2003. DEMO, Pedro. Introduo metodologia da cincia. So Paulo: Atlas, 1987. ____________. Ser professor cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Editora Mediao, 2003.

___________. Professor do Futuro e Reconstruo do Conhecimento. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. ____________. Educao e Mudana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. ____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. LIBNEO, JOSE CARLOS. "Os contedos escolares e sua dimenso crticosocial". Revista da Ande, (11): 5-13, So Paulo, 1986. LIMA, Arievaldo Alves de. O que h de novo na Educao Superior. http://www.estacio.br/graduacao/cienciascontabeis/artigos/denovo_edsuperior.asp Acesso maio 2005. LIMA, Arievaldo Alves de. Resenha Professor Proativo. Site da Universidade Estcio de S. Acesso em outubro de 2005. http://www.estacio.br/graduacao/administracao/resenhas/professor_proativo_ariev aldo_lima.pdf

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

11

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos


________________. No Basta ser Professor. Site do autor. http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Nao%20Basta%20ser%20 Professor_M9_AR.pdf Acesso dezembro 2005. MORETTO, Vasco Pedro. PROVA - um momento privilegiado de estudo, no um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. NEIRA, Marcos Garcia. Por dentro da Sala de Aula: conversando sobre a prtica. So Paulo: Phorte, 204. PERRENOUD, Philippe. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens - entre duas lgicas. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999.

http://www.grupoempresarial.adm.br

31/1/2006 06:45

pgina

12

Potrebbero piacerti anche