Sei sulla pagina 1di 36

6.

QUALIDADE DE SERVIO EM REDES IP


6.1 PARMETROS DE QoS Consideram-se os seguintes parmetros para definir a QoS entre dois pontos na rede: Atraso Variao de atraso Perda de pacotes Largura de banda e dbito.

Estes parmetros devem integrar o SLA (Service Level Agreement) estabelecido pelo operador quando fornece um servio IP. O SLA pode tambm incluir outros aspectos da rede, e.g fiabilidade do servio.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

1 Capitulo 6

6.1.1 Atraso SLA definem o atraso em termos de atraso end-to-end considerando s um sentido (one-way delay) para trfego de tempo-real. Para outros tipos de trfego (e.g. para aplicaes que usam TCP) normalmente indicado o RTT (round trip time). O IETF indica o modo preciso de medir estes atrasos nas RFC 2679 e 2681. O atraso end-to-end tem vrias componentes: -Atraso de propagao - Atraso de comutao - Atraso de calendarizao - Atraso de transmisso.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

2 Capitulo 6

Atraso de propagao o tempo que um bit demora a viajar dese a porta de sada de um router at porta de entrada do router seguinte. Depende do comprimento do link e do tipo de meio. O tempo de propagao total end-to-end a soma dos tempos de propagao em todos os links do caminho. O tempo de propagao cerca de 4 ms por 1000 km num cabo coaxial e 5 ms por 1000 km numa fibra. Atraso de comutao o tempo que medeia entre um pacote surgir na porta de entrada do router e coloc-lo disponibilidade do calendarizador. Em routers baseados em hardware ser de 10 a 20 s por pacote. Em routers baseados em software ser de 2 a 3 ms por pacote.
Prof. Augusto Casaca Componentes de QoS 3 Capitulo 6

Atraso de calendarizao o tempo que medeia entre um pacote estar disponvel para o calendarizador e comear a ser transmitido para o link de sada. Atraso de transmisso o tempo que demora a transmitir um pacote para o link de sada do router. inversamente proporcional velocidade do link e directamente proporcional ao comprimento do pacote. negligvel em links com velocidades superiores a 155 Mbps. Pode ser uma componente importante do atraso em links de baixa velocidade. Por exemplo um pacote de 1500 byte num link de 1,5 Mbps tem um atraso de 10 ms.
Prof. Augusto Casaca Componentes de QoS 4 Capitulo 6

6.1.2 Variao de Atraso A variao de atraso (delay jitter) s medida num dos sentidos. Pode ser definido como a variao de atraso entre dois pacotes consecutivos ou como a variao de atraso entre um pacote e o atraso mdio. Resulta de diferentes atrasos de comutao, calendarizao e transmisso para os diferentes pacotes. Aplicaes de tempo-real necessitam muitas vezes de usar buffers na recepo (dejitter buffers) para eliminar a variao de atraso.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

5 Capitulo 6

6.1.3 Perda de Pacotes Consiste na perda de pacotes que ocorre entre um determinado ponto de entrada na rede e um determinado ponto de sada dessa mesma rede. Um pacote considerado perdido se no aparecer no ponto de sada at um determinado instante. O IETF definiu uma mtrica para medir o PLR (packet loss rate) na RFC 2680. O impacto no desempenho de uma aplicao depende no s do PLR, mas tambm da distribuio das perdas. A perda de pacotes resulta de congestionamento na rede, de erros nas camadas 1 e 2, da falha de elementos de rede e de problemas nos sistemas terminais.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

6 Capitulo 6

6.1.4 Largura de Banda e Dbito A largura de banda expressa em bps. Corresponde capacidade do link. O dbito para uma dada aplicao tambm expresso em bps, mas inferior largura de banda, pois tem que se levar em considerao o overhead introduzido pelas diferentes camadas.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

7 Capitulo 6

6.2 HIERARQUIA DE REDES A Qualidade de Servio (QoS) observada entre extremidades da rede resulta da juno dos valores de QoS existentes em cada um dos domnios por que passa o trfego. Na realidade, a QoS entre extremidades da rede, depende das caractersticas de QoS dos ns e dos links ao longo da rede.

LAN LAN ISP LAN ISP

LAN

Ncleo da Rede IP

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

8 Capitulo 6

Devido ao mecanismo de Best Effort implementado nos routers,


podem ocorrer atrasos e perdas de pacotes nos routers. No caso de trfego em rajadas, o atraso causado pelas filas de espera varia de um modo no previsvel de pacote para pacote [variao de tempo de atraso (delay jitter)]. O trfego de uma aplicao requer uma proteco absoluta ou relativa em relao ao restante trfego, o que resulta na necessidade de : - Qualidade de servio por cada componente (router ou comutador) - Encaminhamento e Engenharia de trfego - Sinalizao e Provisioning (gesto de QoS por componente).

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

9 Capitulo 6

A QoS ao nvel IP entre dois pontos depende das caractersticas de QoS dos routers e da tecnologia dos links ao longo do caminho. Cada rede caracterizada em termos de atraso, variao de atraso e probabilidade de perda de pacotes para o trfego que a atravessa.

LAN LAN ISP


Data

LAN ISP

LAN

Ncleo da Rede IP
Data Data

Data

ATM

FR

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

10 Capitulo 6

6.3 QoS EM COMPONENTES O objectivo numa rede com QoS permitir prever um determinado tipo de servio para alguns perfis de trfego independentemente do restante trfego de rede. Routers numa rede IP com QoS devem permitir controlar quando enviar os pacotes e no s para onde os enviar. Sobrecarga, atraso, variao de atraso e perda de pacotes Em routers tradicionais ocorre: - Sobrecarga (soma de dbitos do trfego tributrio > dbito agregado). - atraso adicional devido sobrecarga. - Variao de atraso. - Perda de pacotes.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

11 Capitulo 6

Interface 1

Y1 pps

.
. .

FIFO
Interface de sada

X pps

Yn pps
Interface n

Dbito tributrio = Y = (Y1 + Y2 + ..+ Yn) pps Dbito agregado = X pps - Se Y < X - Se Y > X O.K. (provavelmente em rajadas)

P = n de pacotes na FIFO

P = T. (Y-X)
T = intervalo de tempo
Prof. Augusto Casaca Componentes de QoS 12 Capitulo 6

Um pacote que chega quando a FIFO est cheia perdido. Variao de atraso aparece porque os pacotes ocorrem em rajadas nas vrias entradas Yi e os Yi no esto correlacionados entre si. A anlise anterior tambm vlida se se definirem os dbitos em bits (ou bytes) por segundo. O facto de os pacotes serem de comprimento varivel s aumenta a variabilidade da relao entre os vrios parmetros.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

13 Capitulo 6

Classificao, filas de espera e calendarizao Cada classe de trfego que requeira valores de atraso, variao de atraso e perda de pacotes independentes do restante trfego necessita de uma fila de espera separada no router. Cada fila de espera deve ter a sua prpria poltica de eliminao de pacotes. necessrio um mtodo de classificao de pacotes. necessrio um mecanismo de calendarizao (scheduling) para intercalar pacotes de cada uma das filas de espera no link de sada do router. Concluso: uma rede IP com QoS requer routers que possam classificar os pacotes, gerir as filas de espera e fazer calendarizao dos pacotes para cada classe de trfego definida na rede (Router CQS).

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

14 Capitulo 6

Interface 1 de entrada

FIFO
Calendarizao

. . .

FIFO

. . .
FIFO

Interface de sada

Interface n de entrada

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

15 Capitulo 6

QoS ao nvel do Link A capacidade do calendarizador intercalar trfego de vrias filas de espera sem causar problemas de QoS depende de quo rpido seja o link de sada.

A soluo ser realizar uma segmentao adicional dos pacotes IP


no nvel 2. O router CQS envia segmentos para o link de sada em vez de pacotes completos. Evita-se que o trfego sensvel a variao de atraso fique bloqueado atravs de um pacote IP longo. Implica uma menor eficincia na transmisso. uma soluo j usada em ATM.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

16 Capitulo 6

6.4 QoS NA REDE Problemas - Os projectistas de rede tm o problema de adaptar as classes de trfego definidas na rede s classes de trfego suportadas pelos routers CQS. - Os algoritmos de caminho mais curto existentes para o encaminhamento no so necessariamente os melhores para o transporte das diferentes classes de trfego. Uma nica mtrica pode no ser apropriada para todo o trfego.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

17 Capitulo 6

6.4.1 Modelos de Rede Diferentes implementaes para os routers de Ncleo (Core) e de Fronteira (Edge). - Router de Ncleo: Simples e com processamento baseado em hardware - Router de Fronteira: processamento mais complexo baseado em software.

Necessrio agregar vrias classes de trfego em filas de espera partilhadas nos routers de ncleo. Os routers de fronteira necessitam de manipular as caractersticas temporais de cada classe de servio antes do trfego entrar no ncleo da rede.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

18 Capitulo 6

Formatao e policiamento O principal objectivo de um router CQS proteger o trfego de cada fila de espera das rajadas de trfego que ocorrem noutras filas.

Formatao (shaping) do trfego: impe um limite superior largura de banda mxima disponvel para uma classe de trfego.

A formatao do trfego evita que routers a jusante (eventualmente sem diferenciao de trfego) sejam sobrecarregados com uma rajada de trfego velocidade mxima. Controla tambm as expectativas dos utilizadores.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

19 Capitulo 6

FIFO Classificao
(c/ formatao)

. . .

Calendarizao (intervalo mnimo de Ts entre amostras)

FIFO 1 2 3 4 5...

1
T

2
T

3
T

4
T

...

Pacotes entrada

Pacotes sada

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

20 Capitulo 6

Uma soluo alternativa policiar o trfego de entrada e eliminar pacotes se demasiados pacotes ocorrerem num intervalo de tempo curto. Policiamento pode ser feito com base num contador que incrementa todos os T s at um limite L (burst tolerance). Decrementa quando envia um pacote. Quando o contador est a 0, os pacotes que chegam so eliminados. Uma rajada de at L pacotes, com um intervalo mdio de T s entre pacotes, aceite no router. O uso de policiamento supe que um protocolo do tipo TCP utilizado entre extremidades da rede. Formatao geralmente feita nos routers de fronteira, antes do trfego ser agregado para os routers de ncleo. Formatao tambm til na sada de uma rede quando os pacotes forem entrar noutra rede que tenha um policiamento agressivo.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

21 Capitulo 6

Marcao e ordenamento de pacotes Algumas variantes foram introduzidas para suavizar os efeitos do policiamento. Pode-se optar por marcar pacotes se a rajada exceder um determinado valor limite. Os routers a jusante atribuem uma prioridade mais baixa aos pacotes marcados. Este esquema tem a vantagem de que, na ausncia de congestionamento na rede, os pacotes marcados podem usar a largura de banda disponvel. Se o router colocar pacotes marcados e no-marcados em filas distintas, poder transmitir pacotes fora de ordem. Uma soluo colocar todos os pacotes na mesma fila e o algoritmo de eliminao de pacotes actuar de um modo mais agressivo para os pacotes marcados.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

22 Capitulo 6

6.4.2 Encaminhamento O algoritmo de caminho-mais-curto baseia-se no pressuposto de que a topologia de uma rede raramente esttica e que deve ser vigiada dinamicamente. Para simplificar os clculos utilizam-se algoritmos que usam uma nica mtrica para definir o caminho-mais-curto. Problemas para suportar QoS: uma nica mtrica pode no ser suficiente. envio de pacotes baseado no endereo destino dificulta enviar trfego por caminhos alternativos ao do caminhomais-curto.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

23 Capitulo 6

Encaminhamento baseado em QoS Protocolos para encaminhamento baseado em QoS tomam em considerao mtricas mltiplas quando constrem a FIB no router. Por exemplo, considere-se um router em que a mtrica o atraso - caminho-mais-curto adequado para aplicaes com requisitos de tempo-real. - Trfego de rajadas consome o mesmo espao de fila de espera que o trfego de tempo real, causando variao de atraso e maior atraso. Encaminhamento baseado em QoS cria mltiplas rvores de caminho-mais-curto numa dada rede, em que cada rvore utiliza diferentes combinaes de parmetros como mtrica. O objectivo minimizar, dentro dos routers, a coexistncia de trfego com diferentes requisitos de QoS - trfego de tempo real usa a rvore que tem o atraso como mtrica. - trfego de dados usa a rvore que tem o custo como mtrica.
Prof. Augusto Casaca Componentes de QoS 24 Capitulo 6

Consequncias para os routers: - Cada router necessita de ter vrias FIBs, uma para cada rvore. - Campos adicionais no cabealho do pacote so usados para seleccionar qual o n seguinte associado com o endereo destino. - O overhead do protocolo de encaminhamento aumenta, o que implica mais tempo para o conjunto de routers convergir aps uma mudana na topologia da rede. - Mtricas baseadas em atraso ou largura de banda esto muito dependentes do trfego real que circula na rede. Actualizaes frequentes das rvores so necessrias. O aparecimento de routers CQS reduz a necessidade de encaminhamento baseado em QoS, assumindo que existe capacidade suficiente na rvore de caminho-mais-curto para dar um servio adequado a todos os utilizadores.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

25 Capitulo 6

Caminhos explcitos Encaminhamento IP convencional baseado numa mtrica nica e em rvore de caminho-mais-curto origina hot spots na rede, mesmo usando routers CQS. Alternativas para resolver o problema: - utilizar routers e links mais rpidos. - utilizar mecanismos adicionais que permitam que o trfego seja separado por caminhos alternativos. A primeira alternativa adequada para um ambiente empresarial. A segunda alternativa implica realizar engenharia de trfego.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

26 Capitulo 6

S1 S2

R5
Data Data

R1
Data
Data Data

D
R3 R4
Data

R2

R6

Encaminhamento IP convencional implica que o trfego de S1 e S2


para D siga o mesmo caminho. Trfego de S1 para D pode ir atravs de R6 para reduzir a sobrecarga em R5 (engenharia de trfego).

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

27 Capitulo 6

As solues de engenharia de trfego tm o seu principal


impacto na eficcia da rede e no necessariamente nos utilizadores finais. Controlo de caminhos explcitos pode-se fazer por: 8Tneis IP 8MPLS.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

28 Capitulo 6

Engenharia de trfego com tneis IP Tneis IP foram determinado trfego a usar links especficos. Encapsulamento do pacote:
Pacote IP original

Pacote encapsulado

Cabealho IP

Exemplo de utilizao de tnel IP


Encapsula
Data Data

para o end. R6 Encapsula

R1
Data

R5 R6
Data

para o end. R5

R2

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

29 Capitulo 6

Problemas com tneis:


podem degradar o desempenho overhead adicional em cada pacote engenharia de trfego pouco precisa.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

30 Capitulo 6

Engenharia de trfego com MPLS MPLS introduz conexes em redes IP. Coloca-se uma etiqueta em cada pacote. Existir comutao de tramas MPLS em cada router (Label Switched Router - LSR). Os pacotes circulam ao longo de caminhos determinados pela comutao de etiquetas (Label Switched Paths - LSP). MPLS introduz menos overhead que os tneis IP. Engenharia de trfego pode controlar todos os routers na rede. MPLS pode ser encarado com uma generalizao de ATM para pacotes de comprimento varivel.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

31 Capitulo 6

6.5 SINALIZAO Sinalizao: acto de informar cada n ao longo de um caminho sobre como reconhecer trfego para o qual um determinado processamento requerido e qual o tipo de processamento a executar. Uma soluo usar sinalizao dinmica. A rede informada sempre que uma nova classe de trfego requer um suporte explcito. A rede reage atravs da configurao dos seus elementos de modo a atingir o comportamento requerido pela sinalizao. Exemplo: sinalizao ATM UNI e NNI, sinalizao RSVP. Uma soluo menos sofisticada usar Provisioning. Provisioning uma espcie de sinalizao, embora o tempo de resposta da rede seja de uma ou mais ordens de grandeza superior ao da sinalizao dinmica.
Prof. Augusto Casaca Componentes de QoS 32 Capitulo 6

Provisioning feito a partir de um controlador centralizado.


No controlado pelo utilizador.

Os protocolos de encaminhamento OSPF e IS-IS so uma espcie


de protocolos de sinalizao, mas s controlam a determinao dos caminhos, no a atribuio de recursos. No esto directamente sob o controlo do utilizador. Sinalizao em IP implica uma aco adicional para estabelecer uma determinada QoS entre extremidades de rede, para alm da QoS best effort que existe por defeito. RSVP um protocolo de sinalizao para IP, que respeita as decises do protocolo de encaminhamento. Se os recursos estiverem todos a ser usados num dado caminho, RSVP no pode fazer nada.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

33 Capitulo 6

A utilizao de nveis de servio diferenciados na rede implica a necessidade do operador estabelecer polticas de utilizao dos servios para determinadas classes de utilizadores. Implica tambm a necessidade de autenticar os utilizadores e de contabilizar os custos dos servios para os facturar aos utilizadores (billing). Todos estes aspectos tm impacto na sinalizao. A sinalizao da rede deve estabelecer os diferentes nveis de servio e associ-los com o trfego que vem do utilizador. O protocolo de sinalizao tem que estar intimamente ligado aos aspectos de poltica dos servios, autenticao e contabilizao.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

34 Capitulo 6

6.6 SUMRIO Qualquer soluo realista de QoS para redes IP deve: - Ser fcil de implementar. - No aumentar excessivamente o nmero de estados na rede. - Optimizar o uso dos recursos de rede. - Adaptar-se dinamicamente a mudanas no encaminhamento. - Ter mecanismos de encaminhamento e de sinalizao independente.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

35 Capitulo 6

Bibliografia

Grenville Armitage, Quality of Service in IP Networks, MacMillan,


2000. John Evans and Clarence Filsfils, Deploying IP and MPLS QoS for Multiservice Networks, Morgan Kaufmann,2007.

Prof. Augusto Casaca

Componentes de QoS

36 Capitulo 6

Potrebbero piacerti anche