Sei sulla pagina 1di 5

Centro de Formao Profissional de Castelo Branco Curso EFA-NS- Instalao de Sistemas Solares Trmicos-02 Riscos possveis na profisso de Tcnico

de Instalao de Sistemas Solares Trmicos

Provavelmente um dos maiores riscos na minha futura profisso como Tcnico de Instalao de Sistemas Solares Trmicos prende-se com os trabalhos em altura, j que a execuo deste tipo de trabalhos ir expor-me a riscos elevados, particularmente quedas que frequentemente tm consequncias muito graves. A execuo de trabalhos em altura envolve riscos especficos para a segurana e sade dos trabalhadores, o empregador deve tomar as medidas necessrias para garantir que aos trabalhadores prestada informao e formao adequadas sobre os riscos inerentes a este trabalho, atendendo aos equipamentos e tcnicas utilizadas. Para o caso de se revelarem insuficientes, ou de na prtica no poderem ser implementadas, as medidas de proteco colectiva, como o uso de redes ou andaimes, nunca deve ser descurada a proteco individual atravs do uso do arns, por exemplo.

Existe tambm o risco de ataques de insectos, pois como um trabalho realizado ao ar livre estamos sempre sujeitos a ser atacados por insectos tais como abelhas ou formigas.

Um outro risco que advm de trabalhar ao ar livre o da radiao solar que pode ter consequncias graves como queimaduras, leses nos olhos e at cancro de pele.

A energia elctrica, apesar de til, muito perigosa e pode provocar acidentes graves como queimaduras, coagulao do sangue, leses nos nervos, contraces musculares e uma reaco nervosa de estremecimento (a sensao de choque) que pode provocar a queda. Essas leses podem ser de quatro naturezas que so a electrocusso, choque elctrico, queimaduras e quedas provocadas pelo choque
Existem depois os riscos ergonmicos que so tambm bastante significativos e podemos relaciona-los aos seguintes factores:

Biomecnicos: posturas inadequadas de trabalho provocadas pela exigncia de


ngulos e posies inadequadas dos membros superiores e inferiores para realizao das tarefas, principalmente em altura, levando a intensas solicitaes musculares, levantamento e transporte de carga.

Psicossociais: elevada exigncia cognitiva necessria ao exerccio das actividades


associada constante convivncia com o risco de vida devido presena do risco de queda.

Ambientais: Como o caso da chuva, raios e ventanias que podem provocar a


queda. Devem-se conhecer os diferentes meios de proteco que se devem utilizar, tais como:

Proteces colectivas

aquelas que protegem simultaneamente mais de um

tcnico do risco de queda em altura (guarda-corpos, andaimes, redes de segurana, linhas de vida, etc.);

Proteces individuais

Aquelas que protegem cada um dos tcnicos de forma

individual (arns, cordas individuais de progresso, posio e ligao, capacetes de proteco, calado de segurana, etc.).

As medidas de preveno para o risco de queda em altura devero efectuar -se seguindo as seguintes linhas gerais de orientao:

Impedir a queda mediante a eliminao do risco na fase de projecto (caso seja


possvel) ou ento eliminar os riscos mediante a concepo e a organizao do trabalho (em caso de o fazer de forma total dever impedir-se a queda mediante o emprego de um mtodo de trabalho apropriado e de meios de protec o colectiva);

Limitar a possibilidade de queda, pois em caso de ser impossvel elimin-la, dever


recorrer-se instalao de proteces colectivas (redes de segurana).

Eliminar ou reduzir as suas consequncias, quando as condies de trabalho o


permitam ou seja impossvel a utilizao de proteces colectivas, devendo proteger se os tcnicos envolvidos com Equipamentos de Proteco Individual (arneses e acessrios dos kits individuais contra quedas em altura). Os rudos so outro dos riscos a ter em conta. As mquinas e equipamentos utilizados produzem rudos que podem atingir nv eis excessivos, podendo a curto, mdio e longo prazo provocar srios prejuzos sade, dependendo do tempo de exposio, nvel

sonoro e da sensibilidade individual. As alteraes danosas podero manifestar-se imediatamente ou gradualmente. As vibraes derivadas ao uso de equipamentos podem ser nocivas para o trabalhador. Essas vibraes podem ser localizadas, em certas partes do corpo, e so provocadas por ferramentas manuais, elctricas ou pneumticas e tem como consequncia alteraes neurovasculares nas mos, problemas nas articulaes das mos e braos e osteoporose. As radiaes so outro risco presente na profisso de Tcnico de Instalao de Sistemas Solares Trmicos. As radiaes so formas de energia que se transmitem por ondas electromagnticas e, a sua absoro pelo organismo pode ser responsvel pelo aparecimento de diversas leses. As radiaes a que estamos sujeitos so as no ionizantes geradas por operaes de solda e os seus efeitos so perturbaes visuais, queimaduras, leses na pele. Devido s operaes de solda, temos tambm de ter em conta os riscos qumicos, mais propriamente a inalao de fumos, que podem ter como consequncia as doenas pulmonares, febre de fumos metlicos e intoxicao especfica de acordo com o metal. Devemos tambm recordar que: - A proteco colectiva prioritria e se sobrepe proteco individual; - Os arneses integrais de segurana e os seus componentes ou acessrios so Equipamentos de Proteco Individual Anti -Queda e devero estar ancorados a um ponto fixo de amarrao, a seleccionar na estrutura, ou a uma Linha de Vida.

MEDIDAS DE CONTROLE
So medidas necessrias para a eliminao e a minimizao dos riscos ocupacionais. Quando comprovado pelo empregador ou instituio a inviabilidade tcn ica da adopo de medidas de proteco colectiva, ou quando estas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planeamento ou implantao, ou ainda em carcter complementar ou de emergncia, devero ser adoptados outras medidas, obedecendo-se a seguinte hierarquia: a) Medidas de carcter administrativo ou de organizao do trabalho; b) Utilizao de equipamento de proteco colectiva - EPC e individual - EPI. Todo EPI dever apresentar, em caracteres indelveis e bem visveis o nome comercial da empresa fabricante ou importador, e o nmero do CA (Certificado de Aprovao).

Trabalho: Jorge Manuel Marques Pires Videira Cabao n19

Potrebbero piacerti anche