Sei sulla pagina 1di 15

ANLISE TCNICA

Anlise tcnica o estudo do comportamento histrico do mercado para determinar o estado atual ou as condies futuras do mesmo. O analista tcnico observa tendncias deste comportamento e avalia como o mercado reage a estas. Em sua essncia, a anlise tcnica assume que os mercados exibiro comportamentos futuros que so consistentes com o passado, ou seja, o tcnico se orienta pela repetio de padres de comportamento do mercado. A anlise tem como objetivo, a predio de quando os preos iro se mover, quando a hora certa para entrar ou sair do mercado. CONSIDERAES GERAIS Na anlise tcnica, alguns conceitos fundamentais devem ser definidos para elucidar o estudo em questo. a) Tendncia Segundo Achelis (2001, p.25), tendncia representa uma mudana consistente nos preos, isto , mudanas nas expectativas dos investidores. Murphy (1986, pp. 53-58) define tendncia de alta como uma reta traada por mnimos crescentes no tempo, isto , o seguinte superior ao anterior. J tendncia de baixa definida por uma reta traada por mximos ou topos decrescentes no tempo, ou o seguinte inferior ao anterior. J tendncia lateral, ou em linha, quando ocorre uma sucesso de topos e fundos lateralmente irregulares (Fig. 3.1). Um ponto considerado mximo quando os pontos que lhe sucedem so inferiores, e considerado mnimo quando os pontos que lhe sucedem so superiores, sendo usual aguardar um intervalo de trs dias para a confirmao.

b) Suporte e Resistncias So nveis de preo onde as compras e as vendas, respectivamente, so fortes o suficiente para interromper um processo de queda ou de alta durante algum tempo e possivelmente revert-lo. Assim, topos so zonas de resistncia e fundos, zonas de suporte. Em outras palavras, um suporte o nvel de pontos abaixo do qual uma cotao no cai em tendncias de queda ou em deslocamentos laterais. Uma resistncia um nvel de pontos que no ultrapassado em tendncias de alta ou em deslocamentos laterais (Fig. 3.2). Ainda segundo Noronha (1995), suportes e resistncias existem porque as pessoas tm memria e esta pode induzi-las a comprar e a vender a certos nveis.

c) Volume Noronha (1995, pg. 159) define o volume dos ativos negociados como um fator de muita importncia na negociao, um parmetro que serve para corroborar o que ocorre no grfico de barras. O volume deve ser crescente quando a evoluo dos preos se d na mesma direo da tendncia principal, diminuindo nas correes. Durante a formao de figuras tende a diminuir, aumentando quando de seu rompimento. d) Contratos em aberto Murphy (1986, p.44) define como o total de contratos em aberto em poder dos participantes do mercado no final de determinado perodo. Refere-se ao total de contratos em poder de compradores ou vendedores no o total de ambos. Usualmente representado por uma linha acima do grfico de volume. e) Stop Noronha (1995) afirma que em qualquer modelo para anlise tcnica, a definio do stop imprescindvel. O autor o define como o limite mximo de erro permitido a uma avaliao de entrar no mercado com base nas maiores probabilidades de acerto. Outra definio importante em relao aos perodos de tempo da anlise, ou seja, o perodo de tempo a que se refere anlise em questo, como exemplo, dados intra-dirios, dirios, semanais, mensais ou anuais. GRFICOS Os grficos so a principal ferramenta da anlise tcnica. Eles tm sido desenvolvidos em diferentes formas e estilos para representar graficamente, alm dos preos, todos os influenciadores do mercado. Os grficos podem ser encontrados na escala mensal, diria, semanal e at mesmo em perodos de uma hora. Quanto escala, podem ser encontrados sob a forma aritmtica, logartmica ou quadrtica. Os tipos mais utilizados so: a) Linha Neste tipo de grfico, somente os preos de fechamento so plotados para cada dia de atividade do mercado. Muitos dos analistas que seguem este tipo de grfico acreditam que os preos de fechamento so os preos crticos do mercado para determinado dia.

b) Barras So assim chamados porque a cada dia de atividade do preo de um ativo representado por uma barra vertical. Conforme figura x.x O grfico registra a evoluo dos preos no decorrer do tempo. Nele esto representados os preos de abertura e fechamento alm das mximas e mnimas alcanadas pela cotao do ativo em determinado perodo. Usualmente, esse grfico acompanhado pelo grfico de

volume em uma barra vertical, que representa a quantidade transacionada do ativo no perodo desejado (figura 3.4).

c) Candelabro Japons Tambm conhecido como grfico de velas, o ancestral dos grficos de barras e difere apenas pelas caractersticas de representao dos preos no grfico. So similares aos grficos de barras e seu uso uma questo de preferncia por parte do analista. Esse tipo de grfico simples e um novo caminho para anlise de preos que no envolvem qualquer clculo. Cada figura representa um perodo (ex., dia) de determinado ativo. A figura abaixo representa os elementos deste grfico. Vale destacar que a diferena entre os dois tipos de figuras est relacionada ao preo de abertura ser superior ou inferior ao preo de fechamento.

Alguns padres de grfico de candelabro japons encontram-se no Anexo I deste estudo. d) Ponto e Figura Este grfico descreve o preo em relao ao movimento de mercado e considerado um meio excelente para estudar como o mercado se comporta em diferentes nveis de preo. Neste grfico, cronologia no apresenta significado, o nico fato importante so as mudanas de preos independentemente do tempo em que ocorreram. Sua utilizao proporciona uma boa indicao da ao e reao dos movimentos de mercado. Alm de oferecer boas indicaes a respeito de suportes e resistncias. Sua representao conforme figura 3.7 consiste em uma coluna assinalada por Xs que mostra o momento em que os preos aumentam, uma coluna assinalada por Os que mostram o momento em que os preos caem e uma srie de colunas menores que mostram que o preo de mercado est estvel no momento. Uma importante considerao se faz necessria na utilizao deste tipo de grfico: Cada X ou O representa uma variao de determinada quantia de preo. Essa quantia deve ser definida pelo analista quando da utilizao desse grfico. Por exemplo, considerando a quantia como trs unidades de

preo e a quantia de reverso como dois Xs ou Os, ento os preos devem reverter sua direo em seis pontos para haver a troca da coluna. Se o grfico est em uma coluna de Xs, o preo deve cair seis pontos para mudar para uma coluna de Os e vice-versa. Uma mudana de coluna identifica uma mudana na tendncia dos preos.

FIGURAS Segundo Noronha (1995, p.43), as figuras ou padres so formaes grficas, que surgem em determinados momentos, que podem auxiliar a deciso de quando ser mais provvel que uma tendncia continue ou reverta, por analogia com o que ocorreu no passado. Noronha (1995, p.53) afirma que os preos dos ativos movem-se em tendncias interligadas por pausas (correes). Com o passar do tempo, essas tendncias mudam de direo, elas podem reverter (de alta para baixa ou de baixa para alta) ou podem ser interrompidas por algum tipo de movimento lateral e ento, aps um perodo de tempo, retomar direo anterior (continuao). a) Figuras de Reverso Na maioria dos casos, quando uma tendncia de preos est num processo de reverso, um padro caracterstico toma forma no grfico, tornando-se conhecido como um padro de reverso. Algumas dessas formaes grficas so construdas e completadas muito rapidamente, enquanto outras podem necessitar de vrias semanas para atingir um estgio que algum possa dizer, com segurana, que uma reverso de tendncia est definitivamente indicada. Genericamente, quanto maior a rea de reverso mais importante seus impactos. Portanto, cabe ao analista tcnico ou grfico reconhec-las e saber julgar o que elas podem significar em termos de oportunidades de negcios. Dentre as figuras mais conhecidas esto: -Triangulo Simtrico Esta figura pode funcionar tanto quanto figura de confirmao quanto de reverso de tendncia, dependendo de em que lado se d o rompimento. De acordo com Tavares (1987 p.69), os tringulos podem ser interpretados como caractersticos de fases de hesitao do mercado. O tringulo simtrico sempre formado por uma tendncia de alta e uma tendncia de baixa. Durante a formao dessa figura, o volume tende a reduzir-se, aumentando no seu rompimento (fig. 3.8).

-Ombro-Cabea-Ombro Segundo Noronha (1995, p.53), essa a mais confivel das figuras de reverso. Durante a sua formao, o volume cresce na direo da tendncia e aps o rompimento, se for o caso, diminuindo quando nas correes. Se no romper a linha de pescoo, abandona-se a figura (fig. 3.9). Figura 3.9 Ombro-Cabea-Ombro. Fonte: Noronha (1995) De um modo geral, essa figura representa uma reverso de tendncia de alta para baixa. Aps ser atingido um pico no ponto A (ombro esquerdo), a cotao cai, voltando a subir atingindo o ponto B (topo da cabea). Volta a cair at um ponto que dar origem chamada linha de pescoo. Sobe em seguida, atingindo o ponto C (ombro direito), voltando a cair. A cabea deve ser mais alta que os dois ombros. Este padro pode mostrar-se invertido quando sinalizar reverso de baixa para alta. O aumento do volume no rompimento uma caracterstica da figura.

-Topos e Fundos Duplos e Triplos Na anlise grfica, segundo Noronha (1995, p. 60) os padres duplos so muito raros e os triplos ainda mais. A construo de um topo duplo se inicia quando, aps uma subida, acompanhada de alto volume, o mercado se retrai com diminuio do volume, e, ento, volta a subir outra vez at atingir o nvel do topo anterior (algumas vezes um pouco aqum e, outras, um pouco alm), novamente com volume crescente, porm sem registrar as mesmas marcas verificadas durante a construo do primeiro topo e, ento, volta a cair uma segunda vez, com conseqncias bem mais significativas (fig. 3.10). Um fundo duplo o inverso. J os topos e fundos triplos so anlogos aos duplos, quanto ao comportamento.

Como se pode observar na figura acima, uma vez formados topos (fundos) duplos, a confirmao do rompimento da linha que passa por V tende a fazer com que a cotao caia (suba) no caso dos topos (fundos) o mesmo que subiu (caiu) at o topo (fundo) a partir de V. A confirmao do topo duplo sugere um ponto de venda, e a do fundo duplo, um ponto de compra. - P de Ventilador De acordo com Murphy (1986, p.77), a figura da p de ventilador de baixa definida pelo traado de trs tendncias de alta consecutivas. A primeira rompida, a cotao cai, e ao configurar-se um novo mnimo, traada a segunda reta de alta. A cotao prossegue subindo e ao atingir a primeira reta de alta, encontra resistncia e cai, desta vez rompendo a reta 2, e continuando a cair. Ao se confirmar um novo mnimo, traada a terceira reta. A cotao sobe, encontra-se resistncia na antiga reta suporte, voltando a cair. Confirmando-se o rompimento da terceira reta, ter sido dada uma indicao de reverso de tendncia de alta para baixa, a cotao tender a cair mais, indicando um ponto de venda (fig. 3.11 esquerda). A figura da p de ventilador de alta definida pelo traado de trs tendncias de baixa consecutivas. A primeira rompida, a cotao sobe, e ao configurar-se um novo mximo, traada a segunda reta de baixa. A cotao prossegue caindo e ao atingir a primeira reta de baixa, encontra suporte e sobe, desta vez rompendo a reta 2, e continuando a subir. Ao se confirmar um novo mximo, traada a terceira reta. A cotao cai, encontra-se suporte na antiga reta de resistncia suporte, voltando a subir. Confirmando-se o rompimento da terceira reta, ter sido dada uma indicao de reverso de tendncia de baixa para alta, a cotao tender a subir mais, indicando um ponto de compra (fig. 3.11 direita).

b) Figuras de Confirmao

Como diz o prprio nome so padres que se formam durante a movimentao de uma tendncia. De tempos em tempos, quando em tendncia, o preo de um ativo qualquer se estabiliza e depois continua se movimentando na direo em que vinha se movendo. Essas interrupes momentneas assumem diferentes formas, no geral denominadas de reas de congesto. As principais so: Retngulos Os retngulos so formaes que consistem de deslocamentos laterais contidos entre duas faixas paralelas. Normalmente so padres de continuao, podendo aparecer, raramente, como padres de reverso. Quando acontece o rompimento, o preo tende a evoluir at a replicao da amplitude inicial. A figura da esquerda indica um processo de consolidao de alta, e a da direita, de consolidao de baixa (fig 3.12).

Bandeiras Conforme indica a figura 3.13, as bandeiras so pequenos canais inclinados contra a tendncia principal e, ao serem rompidas, do indicao de continuidade do movimento.

Flmulas Na figura 3.14 so apresentadas as flmulas, que so pequenos tringulos os quais se comportam da mesma forma que as bandeiras, descritas anteriormente. No seguem, porm as regras dos tringulos, quanto a medidas e rompimentos.

Cunhas So formaes grficas, em que as flutuaes dos preos ficam contidas entre duas linhas convergentes, mas que se diferenciam dos tringulos por serem ambas, simultaneamente, inclinadas para cima ou para baixo. O padro do volume similar aos dos tringulos e retngulos, diminuindo substancialmente durante seu desdobramento. Seu tempo de formao e resoluo similar ao dos tringulos, de um a trs meses, mas pode demorar mais. Como pode observar na figura 3.15, suas definies tm o sentido oposto s suas designaes, isto , uma cunha descendente altista e uma cunha ascendente baixista.

INICADORES Noronha (1995, p. 179) afirma que os indicadores contribuem na identificao de tendncias e dos pontos de reverso. Alm de fornecer uma viso aprofundada dentro do equilbrio de foras entre compradores e vendedores. Alguns analistas afirmam que os indicadores so mais objetivos quando comparados aos padres grficos. O principal revs da utilizao desses indicadores que, muitas vezes, eles se contradizem uns aos outros. Alguns funcionam melhor em mercados sem tendncia e outros em mercados com tendncia. Deste modo surge a definio de dois grupos de indicadores, os rastreadores e os osciladores de tendncia. Os rastreadores funcionam melhor quando o mercado est se movendo numa direo, porm fornecem sinais ruins quando o mercado apresenta-se estvel, sem tendncia. Esses indicadores contribuem para a confirmao de uma tendncia quando esta se encontra em seu incio. Os osciladores identificam com certa preciso os pontos de retorno em mercados sem tendncia (2/3 do tempo), porm fornecem sinais prematuros e perigosos quando uma tendncia se inicia no mercado.

Os analistas tcnicos renem vrios indicadores e tentam obter uma mdia dos seus sinais. A utilizao de apenas um desses indicadores pode levar a erros que comprometero o sucesso das operaes. a) Rastreadores Os principais rastreadores de tendncia so coincidentes ou um pouco atrasados em relao reverso da tendncia. Os mais importantes: Mdias Mveis, Convergncia-Divergncia da Mdia Mvel (MACD), Parablico e o Movimento Direcional sero abordados a seguir. -Mdias Mveis: Um dos indicadores mais versteis e amplamente utilizados pelos analistas. Devido facilidade da sua construo e ao fato de ser facilmente testada e quantificada, a base da maioria dos sistemas rastreadores de tendncia existentes. A mdia mvel reflete um consenso de valor entre os participantes do mercado no momento da operao. Noronha (1995, pg. 180) define mdia mvel como uma mdia extrada de uma amostra de dados seqenciais num determinado espao de tempo. Podem ser aritmticas, exponenciais ou ponderadas, de acordo com o peso atribudo aos preos mais recentes. O elemento crtico na utilizao das mdias mveis a definio do perodo ideal a ser utilizado no clculo da mdia, de acordo com os objetivos da anlise. O principal objetivo das mdias mveis informar o incio ou termino de uma tendncia. Por ser uma mdia calculada em cima de dados decorridos, ela no prediz, apenas reage com uma pequena defasagem de tempo em relao ao movimento dos preos. Portanto, ela segue, mas no lidera ou antecipa. Sua caracterstica principal fazer com que o movimento do grfico de preo fique mais suave, tornando mais fcil a visualizao da tendncia bsica. Segundo Pring (2002, p.157), uma mdia mvel uma verso suavizada de uma tendncia, sendo que a prpria mdia mvel em si uma rea de suporte e resistncia. Murphy (1999,p. 197) argumenta que a mdia mvel uma seguidora, no lder. Nunca antecipa, apenas reage. A mdia mvel segue o mercado, indicando que uma tendncia comeou, mas sempre depois do fato. E explica a utilizao das mdias mveis: quando a seqncia de preos corta uma mdia mvel de baixo para cima, um sinal de incio de uma confirmao e o afastamento um sinal de incio de uma tendncia de baixa, sugerindo um ponto de venda. Na utilizao de duas mdias mveis na anlise, sendo uma de periodicidade menor e outra de periodicidade maior, quando a mdia mvel menor cortar uma mdia mvel maior de baixo para cima, estar sendo dada uma sinalizao de compra. Se for de cima para baixo, o sinal ser de venda. Outro mtodo de anlise, segundo Noronha (1995) a utilizao do cruzamento de ambas as mdias com o preo do mercado. Quando a curva de preo cortar ambas de baixo para cima um sinal de compra e quando cruzar de cima para baixo um sinal de venda. Pring (2002, p. 154) acrescenta que uma mdia mvel crescente sinal de fora do mercado enquanto que uma declinante denota fraqueza.

-Convergncia-Divergncia da Mdia Mvel (MACD) O MACD composto por duas linhas, a Linha do MACD e a Linha de Sinal. A Linha do MACD representada pela diferena entre duas mdias mveis exponenciais, sendo uma mdia mvel de 12 dias e outra de 26 dias. Essa diferena deve ser entendida como se fosse o preo de um ativo. A Linha de Sinal LS uma mdia mvel exponencial de 9 dias da linha do MACD. O funcionamento desse rastreador anlogo ao das demais mdias mveis: quando a linha do MACD cortar a LS de baixo para cima, sinaliza ponto de compra. Caso a linha do MACD corte a LS de cima para baixo, afastando-se, sinaliza um ponto de venda. O MACD geralmente confirma as indicaes do ndice de Fora Relativa, um oscilador que ser abordado adiante. A figura 3.17 mostra a linha do MACD (linha slida) e a Linha do Sinal (tracejada).

-Parablico (SAR stop-and-reversal) Este indicador assim chamado, porque o padro dos seus stops, durante uma tendncia, assemelha-se a uma parbola. Noronha (1995, p.194) classifica o Parablico como um excepcional rastreador de tendncias alm de funcionar muito bem quando utilizado como definidor de stops de entrada e sada do mercado, ou seja, este indicador sugere o momento que determinada operao deve ser encerrada e ao mesmo tempo, iniciar uma operao contrria. Outro aspecto importante deste indicador, que ele responde passagem do tempo to bem quanto as mudanas nos preos, ou seja, o stop no apenas funo do preo, mas tambm funo do tempo. O stop nunca regride, com o passar do tempo, recebe um acrscimo, apenas na direo em que a operao foi iniciada. Como ilustrativo Noronha (1995) exemplifica: se o analista est comprado, o stop se movimentar para cima, todo dia, independente da direo em que o preo est se movimentando. Esta a funo tempo. O stop tambm funo do preo, porque a distncia que o stop se movimenta para cima relativa distncia favorvel que o preo se moveu, mais especificamente, o preo atingido mais favorvel desde que a operao comeou. Conforme figura 3.18, a curva pontilhada indica o Parablico para diferentes nveis de preo. Como sinais deste indicador, em uma posio comprada, a curva do Parablico aumentar at alcanar um determinado nvel de preo, neste ponto, o indicador apontar um stop e a reverso da posio, isto , iniciar uma posio de venda. Numa posio vendida, a curva do Parablico decrescer at alcanar um determinado nvel de preo, neste ponto, o indicador apontar um stop e a reverso da posio, isto , iniciar uma posio de compra. Ainda segundo o indicador SAR, aconselhvel ao analista tcnico estar comprado quando a curva do SAR estiver abaixo dos preos e vendido quando a curva do SAR estiver acima dos preos.

-Movimento Direcional: O sistema direcional identifica as tendncias e mostra quando uma tendncia esta se movendo rpido o suficiente para segui-la. O movimento direcional definido como a parte da oscilao atual que est fora dos limites da oscilao do dia anterior. O sistema Direcional checa se a barra de hoje estendeu-se acima ou abaixo da barra de ontem e transforma estes dados numa mdia atravs de um perodo de tempo. Como observado na figura 3.19, esquerda do grfico temos um movimento direcional positivo e direita um movimento direcional negativo.

Conforme detalhado, o MD calculado com base nas mximas ou mnimas do dia atual com o dia anterior. Outra definio importante para a elaborao das curvas do modelo direcional diz respeito a oscilao verdadeira (TR, true range) que a diferena entre os preos mximo e mnimo de determinado dia. Para fazer o movimento direcional, basta dividir o movimento direcional pela oscilao verdadeira (TR) o que resultar no chamado Indicador Direcional (ID). Cada uma das equaes a seguir de +ID e -ID expressam o Indicador Direcional para um dia. (Noronha, 1995) +ID = + MD/TR -ID = -MD/TR Se o mercado for positivo, ser aplicada a equao +ID; caso o mercado seja negativo, a equao -ID ser aplicada. No se pode ter num mesmo dia, movimento direcional positivo e negativo. Ainda segundo Noronha (1995), para tornar o Indicador Direcional (ID) uma ferramenta utilizvel, precisa-se obter a soma dos IDs durante um perodo de tempo. O perodo mais usual so 14 dias porque este nmero a metade do perodo mdio de um ciclo. As demonstraes de clculo deste indicador vo alm do escopo deste trabalho. Noronha (1995) fornece todos os subsdios necessrios interpretao e clculo do mesmo. Calculado os +ID e -ID, pode-se obter o verdadeiro Movimento Direcional que a diferena entre ambos os ID. Quanto mais direcional o movimento de preo de um ativo, maior ser essa diferena, pois a cada dia de movimento direcional positivo, aumenta-se o +ID e diminui-se o -ID. Inversamente, num dia de movimento direcional negativo, aumenta-se o -ID e subtrai-se o +ID o que tambm leva ao aumento dessa diferena.

De acordo com a figura 3.20, os sinais de compra acontecem quando o +ID est acima do ID e o sinal de venda quando o +ID cai abaixo do -ID. b) Osciladores: Os osciladores so indicadores mais comumente usados quando o mercado no apresenta tendncia definida. Normalmente so anteriores ou antecipados tendncia. Como visto, no caso dos rastreadores, eles so prprios para detectar o incio e o acompanhamento de uma tendncia, porm no so precisos quando o mercado estabiliza. A partir deste momento entram em cena os osciladores, ferramentas que possuem uma performance mais consistente quando o mercado estabiliza. Os osciladores fornecem seus melhores sinais quando divergem dos preos. Divergncias altas ocorrem quando os preos caem para novas baixas, enquanto o oscilador se recusa a faz-lo. Divergncias baixistas ocorrem quando os preos sobem para novas altas e o indicador no acompanha o mesmo movimento. Os mais utilizados encontram-se detalhados a seguir: -Momento: Este indicador funciona tambm como rastreador. Utilizado tanto para mostrar a direo da tendncia quanto para advertir quando o mercado se encontra sobre-comprado (nveis altos) ou sobre-vendido (nveis baixos). O indicador Momento fornece uma medida acurada da velocidade do mercado e, em algum grau, uma medida da extenso de quanto uma tendncia ainda est intacta. Seu clculo relativamente simples: M = Ph Ph-n , onde h se refere ao preo de fechamento de hoje e h-n se refere ao preo de fechamento de n perodos atrs (o nmero de perodos mais usual so 10). O resultado ser um nmero positivo ou negativo, que ser plotado em torno de uma linha igual a zero. O resultado do clculo um estudo tcnico que se movimento para cima e para baixo da linha zero, o que o torna um oscilador. Se o mercado est subindo, seu momento cruzar acima da linha zero e, geralmente, se inclinar para cima. Se o mercado estiver caindo, seu momento cruzar abaixo da linha zero, e geralmente se inclinar para baixo. No exemplo da figura 3.21, a divergncia entre os pontos A e B quanto ao preo e ao indicador Momento um indicativo da reverso da tendncia.

-Estocstico Est baseado na observao de que, na medida em que os preos sobem, os preos de fechamento tendem a aproximar-se das mximas. Inversamente, nas tendncias de baixa, os preos de fechamento tendem a aproximar-se das mnimas. Ou seja, fornece a relao entre cada preo de fechamento e as mximas e mnimas recentes. Duas linhas so utilizadas no processo de clculo do Estocstico. A primeira delas, menos importante, denominada Estocstico bruto ou %K, obtida usando-se a seguinte frmula:

%K = Fh Min x 100 MAn MIn


Onde: Fh = fechamento de hoje n = nmero de dias selecionados para o estocstico MAn = a mxima atingida num perodo de tempo selecionado Min = a mnima atingida num perodo selecionado O tamanho padro da periodicidade do Estocstico de cinco dias, embora possa variar de acordo com o analista. Uma periodicidade pequena ajuda a capturar mais pontos de retorno, mas uma maior ajuda a identificar pontos de retorno mais importantes. A segunda linha denominada %D obtida suavizando-se %K, atravs de uma mdia mvel de 3 dias. Existem duas maneiras de plotar o Estocstico: a rpida e a lenta. O Estocstico rpido consiste das duas linhas %K e %D traadas sobre o mesmo grfico. muito sensvel s viradas do mercado, mas leva a grande oscilao. A verso mais lenta, preferida entre os analistas, o %D da verso rpida torna-se o %K da mais lenta e uma mdia mvel de 3 dias deste novo %K passa a ser o novo %D. Esta verso se comporta melhor, evitando grandes oscilaes e filtrando melhor os movimentos do mercado. O Estocstico foi desenvolvido para flutuar numa escala de 0 a 100. Nesta escala so traadas duas linhas horizontais, que representam os nveis de mercado sobre-comprado ou sobre-vendido. Normalmente so traadas nos nveis 30 e 70 ou 20 e 80. Quando as duas linhas do indicador alcanam estes nveis, esto nos informando que o mercado esta se tornando sobre-comprado ou sobre-vendido. Dentre as diferentes interpretaes deste indicador, as mais usuais so: 1) Sinal de compra quando o oscilador cair abaixo de um nvel especfico (ex. 20) e ento sobem acima deste nvel. Sinal de venda quando o oscilador subir acima de um nvel especfico (ex. 80) e ento cair abaixo deste nvel. 2) Sinal de compra quando a linha %K subir acima da linha %D e sinal de venda quando a linha %K cair abaixo da linha %D. A figura 3.22 exemplifica este caso. A linha pontilhada %D e a linha cheia %K.

A figura 3.23 mostra a divergncia entre o Estocstico e os preos. Esta uma divergncia clssica onde os preos esto em tendncia de alta, mas o Estocstico indica exatamente o contrrio. Quando essa divergncia ocorre entre o indicador e os preos, o indicador fornece uma dica do movimento futuro do mercado.

-ndice de Fora Relativa (IFR) O ndice de Fora Relativa o oscilador mais utilizado pelo mercado. Segundo Noronha (1995, p. 224), o IFR mede a fora de qualquer ativo monitorando as mudanas nos seus preos de fechamentos. Segundo Murphy (1986, pp. 195-203), o IFR um oscilador que varia entre 0 e 100, representado pela formula a seguir: IFR = 100 (100 / 1+FR) onde FR = mdia das variaes para cima em n dias Mdia das variaes para baixo em n dias Geralmente adota-se para n o valor 9 ou 14. Simplificando a formula acima, o IFR pode ser representado por: IFR=10xvar.cima var. cima + var. baixo , onde: var. cima = somatria das oscilaes positivas das cotaes em n dias var. baixo = somatria das oscilaes negativas das cotaes em n dias Usualmente, assim como o Estocstico, considera-se a variao do IFR entre 20 e 80, ou entre 30 e 70. Quando o IFR cai abaixo dos 20 (30), diz-se que se inicia uma zona de compra, e o mercado est sobrevendido, sugerindo a proximidade de uma reverso da tendncia de baixa para alta, e um prximo ponto de compra. Quando o IFR sobe acima dos 80 (70), diz que se inicia uma zona de venda, e o mercado est sobrecomprado, sugerindo a proximidade de uma reverso de tendncia de alta para baixa, e um prximo ponto de venda.

Com o IFR, as divergncias em relao ao preo de mercado tambm ocorrem conforme figura 3.24, onde os preos estavam em queda enquanto o IFR estava em alta. Os preos subseqentes foram corrigidos e tenderam para cima.

OBSERVAES Noronha (1995, pg. 177) destaca a importncia da anlise tcnica computadorizada. No incio da dcada de 70, a anlise tcnica era restrita a um pequeno nmero de profissionais, dada sua complexidade e necessidade de um bom conhecimento matemtico e estatstico. A partir da dcada de 80 com a expanso dos computadores, a anlise tcnica foi disseminada entre os analistas e aqueles que possuam um computador passaram a levar vantagem sobre seus competidores, pois estavam aptos anlise do mercado com maior velocidade e assim interpret-lo melhor. Atualmente o uso do computador essencial na aplicao da anlise tcnica, pois permite a utilizao de vrias ferramentas ou indicadores simultaneamente e facilita na identificao de oportunidades de negcios nos mercados. Em vista disso, empresas especializadas em consultoria e desenvolvimento de aplicativos para a elaborao da anlise tcnica so encontradas no mercado. Diferentes tipos de softwares so encontrados e o custo varia de acordo com sua complexidade. A partir da utilizao do computador como meio de aplicao da anlise tcnica, tornou-se comum o uso do termo trading system como sinnimo dos diferentes mtodos aplicados neste tipo de anlise.

FONTE / LEIA MAIS: http://carteiradeinvestimento.wordpress.com/about/aprendizado/curso-de-acoes/analise-tecnica/

Potrebbero piacerti anche