Sei sulla pagina 1di 5

Banner Cincia e Profisso - Santa Catarina

Ttulo: FERRAMENTAS E ESTRATGIAS UTILIZADAS NA ADAPTAO E CONSTRUO DE TESTES PSICOLGICOS PARA INDIVDUOS COM DEFICINCIA VISUAL Cassandra Melo Oliveira - UFSC Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes - UFSC
Introduo:

A construo e adaptao de testes psicolgicos para os indivduos com deficincia visual um desafio, pois, parte -se comumente da perspectiva dos que enxergam para traarem-se ferramentas e estratgias que possibilitem meios de percepo dos estmulos dos testes para aqueles que no vem. A relevncia do presente estudo d-se pelo fato de ser importante que os profissionais que atuam na psicologia possam atender aos indivduos com deficincia visual com qualidade, possuindo instrumentos que os auxiliem no norteamento de suas aes. Tais ferramentas quando consistentemente apoiadas dos aspectos terico-tcnicos contribuiro de forma tica para a promoo do bem-estar e a qualidade de vida daqueles que so o foco do trabalho do psiclogo.
Objetivo

Este estudo objetivou levantar os testes existentes que so adaptados ou possuem algum tipo de adaptao para pessoas com deficincia visual, listando as estratgias e ferramentas utilizadas para tal intento e assinalando os pontos fortes e fracos dos tipos de adaptao utilizados.
Metodologia

Consiste em uma reviso de literatura com pesquisa em bases de dados eletrnicos nacionais e internacionais e na literatura cientfica impressa nacional.
Reviso

Os sentidos assumem um papel extremamente relevante para a percepo do mundo, sobretudo a viso. O fato de no enxergar altera a forma como o mundo sentido e vivido pelo indivduo. Contudo, a entrada de informao apenas a primeira parte de uma complicada rede de proces sos mentais que possibilitam a interao do individuo com o meio , ocorrendo de forma diferente nos indivduos videntes e nos com deficincia visual (AMORIM, 2006). Entretanto, tais formas diferenciadas no significam com menos

qualidade ou que gere m incapacidade de realizao ou aprendizagem, pois muitos fatores interagem neste processo alm do fisiolgico . A deficincia visual no pode ser reduzida a um fenmeno fisiolgico, j que h toda uma complexidade de fatores que a perpassam: fatores sociais, afetivos, econmicos, culturais, polticos, artsticos, educacionais e tecnolgicos. Indivduos que no dispe da viso, mas que receberam cuidados, educao e oportunidades de participar da vida social e cultural possuem um desenvolvimento bastante diferenciado e superior queles que no tiveram as mesmas oportunidades (KASTRUP; SAMPAIO; ALMEIDA; CARIJ, 2009; AMORIM, 2006). Segundo Amiralian (1997) o atendimento s pessoas com deficincia visual est intrinsecamente relacionado ao aparecimento e desenvol vimento do processo de psicodiagnstico e estudos para a adaptao de testes para cegos so quase to antigos quanto os estudos do prprio Binet. Vrios autores (AMIRALIAN,1997; KASTRUP; SAMPAIO; ALMEIDA; CARIJ, 2009; PTC, 2007; CASE; ZUCKER; JEFFRIES, 2005, etc.) destacam que a maioria dos testes psicolgicos utilizados para avaliar sujeitos com deficincia visual so adaptaes de testes desenvolvidos e padronizados para a populao em geral, e quando so construdos visando aos indivduos com deficincia visual possuem em sua estrutura interna (configurao dos itens, textos e descries) uma lgica prpria dos videntes.

Resultados e discusso:

Dentre os resultados encontrados destaca -se que as ferramentas e estratgias geralmente utilizadas para adaptao foram as de explorao ttilcinestsica, as que se utilizam da oralidade, e, a adaptao de textos para o Braille (Fig. 1). Os resultados encontram-se em consonncia com a literatura cientfica no que se refere existncia de poucos testes realmente construdos para os indivduos com deficincia visual e com maior freqncia, quando os h, tais instrumentos so adaptaes de testes constru dos para os videntes desconsiderando o fato de que a percepo de videntes e no -videntes possuem grandes diferenas. No Brasil, atualmente, no h nenhum teste psicolgico aprovado pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia atravs do SATESPSI - Sistema de Avaliao de Testes Psicolgicos, consulta feita em maro de 2011, construdo para o uso especfico por crianas e/ou adultos com deficincia visual. Os estudos encontrados na literatura cientfica da rea tratam , predominantemente, de aplicaes de testes feitos para videntes com a

adaptao de seus materiais e formas de aplicao (NASCIMENTO; FLORESMENDONZA, 2007). Fig. 1. Exemplos de instrumentos e suas adaptaes.
INSTRUMENTOS: TIPOS DE ADAPTAO WISC (Wechsler Intelligence Scale for Children) utilizada, geralmente, apenas a escala verbal do teste WISC. ORALIDADE/AUDITIVA EXPLORAO TCTILCINESTSICA Prova de aritmtica do WISC-III, os cinco primeiros itens: nove cubos de madeira e trs bonecos de plstico. Transcrio das palavras do subteste vocabulrio para o Braille. Substituio da rosa dos ventos do teste original por letras em Braille. Alterao do tamanho da folha do teste para a clulaBraille (A4 para A3). Transcrio para o Braille. Blind Learning Aptitude Test (BLAT) Transcrio para o Braille. OhwakiKohs Intelligence Scale for the Blind Transformar as cores dos cubos em superfcies tteis. Teste projetivo auditivo: Apresentao de sons (dilogos, vento, exploses etc.). Twitchell-Allen test three dimensional Peas de plstico de forma ambgua. Peas de alumnio que servem de modelo para o traado das linhas. BRAILLE

WAIS (Wechsler Intelligence Scale for Adults)

Teste Baseado no Ateno de Bams

Teste

de

Gilmore Oral Reading Test (GORT)

Auditory Apperception test (AAT)

PMK para cegos

Alm das estratgias e ferramentas descritas na Fig. 1 como adaptaes para a utilizao dos testes psicolgicos por indivduos com deficincia visual, foram encontradas na literatura cientfica da rea mudanas n a aplicao do instrumento, tais como: aumento do tempo em relao ao teste original, mudanas nas instrues e a utilizao de verso computadorizada (AMORIM, 2006; BAKER, 1989; NASCIMENTO; FLORES-MENDONZA, 2007; MASINI, 1995). A adaptao de instrumentos para indivduos com deficincia visual requer a considerao de diversos fatores que nem sempre so atendidos nos estudos de adaptao e construo de testes, entre eles so proeminentes: a) a construo e adaptao de instrumentos psicolgicos requer em o conhecimento das etapas envolvidas neste processo definidas pela literatura cientfica da rea - medidas em psicologia; b) O amplo conhecimento do pblico alvo do teste (fatores sociais, cognitivos e afetivos); e, c) conhecimento da lgica envolvida na escrita em Braille, seu processamento e uso (PTC, 2007). Pouca informao foi encontrada de como seriam feitas as avaliaes dos resultados dos testes, e algumas questes-chave surgiram ao longo da pesquisa: como chegar a concluses se a padronizao do teste s considera pessoas sem deficincia visual? e, como chegar a resultados consistentes se foram alterados muitos dos procedimentos padronizados do teste dos quais dependem os seus resultados?
Concluso:

A partir dos dados coletados conclui -se que a adaptao de instrumentos sem estudos que os embase tcnica e teoricamente afeta a qualidade dos instrumentos adaptados contribuindo para a falta de confiabilidade dos resultados da aplicao destes testes. Os profissionais de psicologia que trabalham com deficientes visuais no Brasil encontram-se destitudos de testes vlidos e fidedignos que os auxiliem em sua prtica. Existem ainda muitas lacunas no campo da utilizao de testes por pessoas com deficincia visual requerendo estudos mais aprofundados tanto da dinmica cognitiva e modo de perceber o mundo destes indivduos como das ferramentas e estratgias que lhes seriam mais eficaz es e viveis.
Referncias

AMIRALIAN, Compreendendo o cego: uma viso psicanaltica da cegueira por meio de desenhos-estrias. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1997. 322p.

AMORIM, M. L. de C. Construo e Adaptao de um teste de Ateno para indivduos com de ficincia visual: Estudo baseado no Teste de Ateno de Bams . 2006. 140. Dissertao Universidade do Porto, 2006. Disponvel em <http://repositorio -aberto.up.pt/handle/10216/14112 > Acessado em maro 2011. BAKER, C. P. The relationship between Blind Learning Aptitude Test scores and braille reading speed and comprehension of children who are blind. 1989. 118. Tese (Doutorado em Educao) Graduate Faculty of Texas University, 1989. Disponvel em <http://esr.lib.ttu.edu/handle/2346/14467 > Acessado em maro de 2011. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, CFP. SATEPSI Sistema de Avaliao de testes psicolgicos. Testes psicolgicos aprovados para uso . Disponvel em < http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm?lista1=sim > Acessado em maro de 2011. KASTRUP, V. et. al. O aprendizado da utilizao da substituio sensorial visuo-ttil por pessoas com deficincia visual: primeiras experincias e estratgias metodolgicas, 2009. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?sc ript=sci_arttext&pid=S0102 71822009000200013&lang=pt > Acessado em maro de 2011. PTC, Psychological Testing Centre The British Psychological Society. Visual impairment and psychometric testing: Practical adv ice for test users managing the testing of peo ple wo have signt disabilities , 2007. Disponvel em < www.psychtesting.org.uk> Acessado em maro de 2011. CASE, B. J.; ZUCKER, S.; JEFFRIES, J. L. A primer on Assessing the visually impaired , 2005. Disponvel em < www.pearsonassessments.com/NR/.../0/ VisuallyImpaired > Acessado em maro de 2011. NASCIMENTO, N. do; FLORES-MENDONZA, C. E. WISC-III e WAIS-III na avaliao da inteligncia de cegos , 2007. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/pe/v12n3/v12n3a20.pdf > Acessado em maro de 2011. MASINI, E. F. S. Algumas Questes sobre a avaliao do Portador de Deficincia Visual. Revista Brasileira de Est. Pedag. , Braslia, v. 76, n. 184, p. 615-634, set./dez.1995. Disponvel em <www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/274/276 > Acessado em maro de 2011.

Potrebbero piacerti anche