Sei sulla pagina 1di 3

1

A evoluo da legislao de compras para a administrao pblica


LEI DE LICITAES (8.666) Em fevereiro de 1993, foi instituda a lei que estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos pertinentes a obras, servios, compras, locaes e alienaes para a administrao pblica federal, estadual e municipal. Especificamente sobre licitaes esta lei define 4 modalidades para aquisio de bens, obras e servios: convite, tomada de preos, concorrncia e concurso. Cada modalidade possui definio especfica sobre reas de abrangncia, valores aplicados, habilitao e prazos para recebimento de propostas. Para melhor adequar a lei realidade de compras existente, uma nova modalidade de licitao foi criada: o Prego, alterando a lei das licitaes. Prego O Prego, instituido pela MP 2.026 (jul/2000) e regulamentado pelo decreto 3.555 (ago/2000), a modalidade de licitao para aquisio de bens e servios comuns de qualquer valor, feita por meio de propostas e lances verbais em sesso pblica. Nesta modalidade, o fornecedor que apresentar a proposta de venda de menor preo vence o prego. So considerados bens e servios comuns aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes de uso corrente no mercado, podendo ser, entre outros: gua mineral. Gneros alimentcios. Peas de reposio de equipamentos. Uniformes, mobilirio padronizado. Combustveis. Agenciamento de viagens. Vale refeio. Seguro sade. Material de escritrio e informtica. Material hospitalar, mdico e de laboratrio. Material de limpeza e conservao. Servios de assinatura, de atividades auxiliares, de telecomunicaes, de manuteno, de telefonia, de fornecimento de energia eltrica. Servios de assistencia hospitalar, mdica e odontolgica. Bens e servios de informtica, transporte, servios de vigilncia, conservao e limpeza. A instituio do prego veio trazer, para a Administrao Pblica Federal, maior agilidade e transparncia aos processos licitatrios at ento existentes, aumentando a competitividade e desburocratizando a habilitao de fornecedores.

2 A Anatel j obteve experincias de sucesso atravs da realizao de preges, alcanando redues de 17% entre preos iniciais e finais em suas licitaes de materiais e servios administrativos, redues de 62% na contratao de servios de sade e de 34% na terceirizao dos servios de processamento de dados, alm de reduzir o processo licitatrio. www.anatel.com.br). Outro exemplo de economia foi realizado pelo Ministrio do Planejamento. Atravs da realizao de preges, alcanou redues de 21% nos custos de limpeza e conservao, 6% nos custos de transportes de carga e 9% nos custos de servios de copeiragem. Prego Eletrnico Com o objetivo de aliar maior abrangncia, velocidade, e, principalmente, reduo de custos, o governo federal regulamentou, atravs do decreto 3.697 (dez/2000) a aplicao do Prego por meios eletrnicos. Por definio, o Pregao Eletrnico realizado em sesso pblica por meio de um sistema que promova a comunicao pela internet. Ou seja, os licitantes promovem lances eletrnicos, utilizando recursos de criptografia e autenticaes que garantam a segurana das informaes. O quadro a seguir evidencia os benefcios de agilidade trazidos pelo prego eletrnico, nos processos de compras da administrao pblica.

Cada etapa de um processo de compras na administrao pblica possui durao diferente, de acordo com a modalidade de licitao escolhida.

3 Seja por fora de lei ou pelo processo operacional, a sequncia de aprovaes, publicao de aviso de edital, recebimento e julgamento de propostas e a divulgao dos vencedores gera um ciclo de compras muito maior nas modalidades especificadas pela Lei 8.666 do que na modalidade Prego e sua versao eletrnica. De forma prtica, a implantao do prego eletrnico para a a Admisitrao Pblica Federal funciona atravs da estruturao de um site de compras desenvolvido para esta atividade. Atravs de uma plataforma tecnolgica estruturada para a realizao de preges eletrncios, possvel realizar as seguintes atividades: Cadastrar fornecedores. Preparar e tornar disponvel, no prprio site, Aviso e Edital de convocao. Efetuar requisio de bens e servios. Controlar acessos de usurios como pregoeiro, fornecedores e observadores. Receber propostas eletrnicas. Estipular preo referncia para prego. Desclassificar automaticamente lances superiores ao valor estimado. Gerenciar tempo e trmino de leilo. Receber recursos tcnicos e questionrios dos participantes. Divulgar licitante vencedor. Criar frum de discusso para manter a comunicao entre os licitantes e os integrantes das comisses de licitao. Efetuar pesquisas sobre editais e atas eletrnicas. Alm disso, funcionalidades adicionais plataforma podem ser implementadas como: Compra direta via catlogo para materiais e servios que dispensem licitaes. Administrao de um fluxo de processo de aprovao. Treinamento on-line para usurios dos vrios rgos da administrao pblica. Banco de dados de preos de referncia. Quadro de avisos eletrnicos com funes de busca. Gerao eletrnica de contatos. Elaborao de relatrios gerenciais. Por conceito semelhante esfera federal, esta nova modalidade de compras pode ser aplicada aos estados e municpios, atravs do desenvolvimento de solues para comrcio eletrnico. A legislao pertinente a utilizao de preges eletrnicos para estados e municpios j est em aprovao no Congresso. No entanto, alguns estados j esto trabalhando em suas alternativas eletrnicas de compras. o caso da Bolsa Eletrnica de Compras de So Paulo (www.becsp.com.br), que faz cotao eletrnica de preos e transaciona produtos inexigveis de licitao.

Potrebbero piacerti anche