Sei sulla pagina 1di 4

IMPORTNCIA DA ATIVIDADE FSICA

- Introduo - Por que a preocupao com o sedentarismo? - Quais so os benefcios da atividade fsica? - Como feita a escolha da atividade fsica adequada? - Atividade fsica em crianas e jovens - Atividade fsica em idosos - Atividade fsica durante a gestao - Consideraes finais

"A prtica regular de atividade fsica sempre esteve ligada imagem de pessoas saudveis. Antigamente, existiam duas idias que tentavam explicar a associao entre o exerccio e a sade: a primeira defendia que alguns indivduos apresentavam uma predisposio gentica prtica de exerccio fsico, j que possuam boa sade, vigor fsico e disposio mental; a outra proposta dizia que a atividade fsica, na verdade, representava um estmulo ambiental responsvel pela ausncia de doenas, sade mental e boa aptido fsica. Hoje em dia sabe -se que os dois conceitos so importantes e se relacionam."
Introduo Mas o que atividade fsica? De acordo com Marcello Montti, atividade fsica definida como um conjunto de aes que um indivduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alteraes do organismo, por meio de exerccios que envolvam movimentos corporais, com aplicao de uma ou mais aptides fsicas, alm de atividades mental e social, de modo que ter como resultados os benefcios sade. No Brasil, o sedentarismo um problema que vem assumindo grande importncia. As pesquis as mostram que a populao atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava h 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da populao brasileira, mais do que a obesidade, a hipertenso, o tabagismo, o diabetes e o col esterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso pas. Assim, vemos como a atividade fsica assunto de sade pbl ica. Por que a preocupao com o sedentarismo? Na grande maioria dos pases em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em reas urbanas no praticam um nvel adequado de exerccio fsico. Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da populao brasileira vive nas cidades. Os indivduos mais sujeitos ao sedentarismo so: mulheres, idosos, pessoas de nvel scio-econmico mais baixo e os indivduos incapacit ados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nvel de atividade fsica, a partir da adolescncia.

Em todo o mundo observa -se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte falta da prtica de atividades fsicas. o famos o estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre passado assistindo televiso, usando computadores, jogando videogames, etc. Quais so os benefcios da atividade fsica? A prtica regular de exerccios fsicos acompanha -se de benefcios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista msculo esqueltico, auxilia na melhora da fora e do tnus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulaes. No caso de crianas, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Com relao sade fsica, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, reduo da presso arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuio do colesterol total e aumento do HDL -colesterol (o "colesterol b om"). Todos esses benefcios auxiliam na preveno e no controle de doenas, sendo importantes para a reduo da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentria e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenas do corao em 40%! Isso mostra que uma pequena mudana nos hbitos de vida capaz de provocar uma grande melhora na sade e na qualidade de vida. J no campo da sade mental, a prtica de exerccios ajuda na regulao das substncias relacionadas ao sist ema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o crebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Alm disso, auxilia tambm na manuteno da abstinncia de drogas e na recuperao da auto estima. H reduo da ansiedade e do estresse, aj udando no tratamento da depresso. A atividade fsica pode tambm exercer efeitos no convvio social do indivduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades fsicas habituais, maiores sero os benefcios para a sade. Porm, as maiores diferenas na incidncia de doenas ocorrem entre os indivduos sedentrios e os pouco ativos. Entre os ltimos e aqueles que se exercitam mais, a diferena no to grande. Assim, no necessria a prtica intensa de atividade fsica para que se garanta seus benefcios para a sade. O mnimo de atividade fsica necessria para que se alcance esse objetivo de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqncia, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqentes. Como feita a escolha da atividade fsica adequada? A escolha feita individualmente, levando -se em conta os seguintes fatores: Preferncia pessoal: o benefcio da atividade s conseguido com a prtica regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realiz-la. Assim, no adianta indicar uma atividade que a pessoa no se sinta bem praticando.

Aptido necessria: algumas atividades dependem de habilidades especficas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, comeando de atividades mais leves. Risco associado atividade: alguns tipos de exerccios podem associar -se a alguns tipos de leso, em determinados indivduos que j so predispostos. Atividade fsica em crianas e jovens Nesses grupos, alm de ser importante na aquisio de habilidades psicomotoras, a atividade fsica importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e tambm melhor convvio social. A prtica regular de exerccios pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" das crianas, ou s eja, sua hiperatividade. Atividade fsica em idosos A falta de aptido fsica e a capacidade funcional pobre so umas das principais causas de baixa qualidade de vida, nos idosos. Com o avano da idade, h uma reduo da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da fora e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos so exacerbados pela falta de exerccio. Est mais do que comprovado que os idosos obtm benefcios da prtica de atividade fsica regular tanto quanto os jovens. Ela promove mudanas corporais, melhora a auto -estima, a autoconfiana e a afetividade, aumentando a socializao. Antes do incio da prtica de exerccios, o idoso deve passar por uma avaliao mdica cuidadosa e realizao de exames. Isso permitir ao mdico indicar a melho r atividade, que pode incluir: caminhada, exerccio em bicicleta ergomtrica, natao, hidroginstica e musculao. Algumas recomendaes so importantes, e valem tambm para as outras faixas etrias: Uso de roupas e calados adequados. Ingesto de gra ndes quantidades de lquidos, antes do exerccio. Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem. Iniciar as atividades lenta e gradualmente. Evitar o cigarro e medicamentos para dormir. Alimentar-se at duas horas antes do exerccio. Respeitar seus limites pessoais. Informar qualquer sintoma. Atividade fsica durante a gestao necessrio a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre da gestao, para facilitar a adequao s alteraes que ocorrem nesse perodo. Uma melhor capacidade cardiorrespiratria facilita a realizao das atividades domsticas; uma melhoria das condies musculares e esquelticas ajuda na adaptao s mudanas posturais e no trabalho de parto. Alm disso, de extrema importncia a auto-estima, a convivncia com outras gestantes e os sentimentos de segurana e de felicidade.

Os exerccios de ginstica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulaes e reduzindo o risco de leses. Ajudam tambm na oxigenao, na circulao e no c ontrole da respirao. J os exerccios desenvolvidos na gua favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchao dos ps e mos. Antes do incio dos exerccios, a gestante deve passar por consulta de pr natal para ser avaliada pelo obstetra. Aps a realizao dos exames ele poder liberar ou no a prtica de exerccios. As mulheres que j praticavam atividade fsica e que nunca sofreram aborto espontneo, podem continuar as atividades aps adaptao para seu novo estado. J aquelas s edentrias devem iniciar os exerccios aps a dcima segunda semana de gestao. No havendo problemas, os exerccios podem ser continuados at o parto, embora seja necessrio reduzir a intensidade aos poucos. Aps o parto normal, as atividades podem ser r etomadas aps 40 dias. No caso de cesrea, o mdico avalia cada caso. As atividades fsicas mais recomendadas s mulheres grvidas so: Caminhada: muito bom para a preparao para o parto, j que melhora a capacidade cardiorrespiratria e favorece o en caixe do beb na bacia da me. O ideal caminhar 3 vezes por semana, cerca de 30 minutos. Natao: trabalha bastante a musculatura. Ateno: apenas algumas modalidades so liberadas durante a gestao. Hidroginstica: so os mais indicados para as ge stantes! Alongamento: ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respirao. Consideraes finais Para finalizar devemos ressaltar que a prtica de atividade fsica deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo mdicos, fisioterapeutas e profissionais de educao fsica. Caso sinta algo diferente mandatrio informar ao responsvel. Outro ponto importante, que no deve ser esquecido, a adoo de uma alimentao saudvel, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods". E lembre-se: beba muito lquido (de preferncia gua e sucos naturais). A atividade fsica consiste em exerccios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefcios aos praticantes e tm seus riscos minimizados atravs de orientao e controle adequados. Esses exerccios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nvel de energia, a disposio e a sade de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocnio, a velocidade de reao, o convvio social. O que isso quer dizer? H uma melhora significativa da sua qualidade de vid a! O que precisamos ressaltar o investimento contnuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia -a-dia, como subir escadas, sair para danar, praticar atividades como jardinagem, lavagem do carro, passeios no parque. A palavra de ordem MOVIMENTO

Potrebbero piacerti anche