Sei sulla pagina 1di 3

CURSO DE PEDAGOGIA Convnio UNESP/UNIVESP Estgio Curricular Supervisionado

Plano Geral de Estgio - PGE


1. INFORMAES GERAIS CURSO: Pedagogia (Convnio UNESP/UNIVESP) Programa de Formao de Professores em Exerccio, para a Educao Infantil, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para a Gesto de Unidade Escolar. INSTITUIO DE ENSINO: (nome da unidade universitria) Plo de (nome) UNIDADE CONCEDENTE: (Prefeitura ou Secretaria Municipal ou Instituio ou Escola) TIPO: Estgio Curricular Supervisionado (obrigatrio) REAS DE ATUAO: Educao Infantil, Ensino Fundamental 1. ao 5. ano) e Gesto Educacional. PERODO DE REALIZAO: agosto de 2011 a julho de 2013. NMERO DE HORAS: a ser definido no projeto de estgio anexado ao termo de compromisso. FORMA DE AVALIAO: atravs de relatrio NMERO DE ESTAGIRIOS: a ser definido com a instituio que receber o estagirio ORIENTADORES DA INSTITUIO DE ENSINO: (nome dos orientadores do Plo) 2. JUSTIFICATIVA Em atendimento aos dispositivos legais que definem as aes do estudante durante o Estgio Curricular Supervisionado, em especial a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, o aluno deve realizar de 300 horas de atividades, distribudas igualmente em trs reas de atuao profissional do Licenciado em Pedagogia: educao infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gesto educacional. A importncia do estgio est associada possibilidade de ser um dos momentos de articular a formao ministrada no curso com a prtica profissional

respectiva, de modo a qualificar o aluno para o desempenho competente e tico das tarefas especficas de sua profisso. Evidente que este momento de articulao ou mediao deve ser entendido no contexto da estrutura curricular e nas caractersticas particulares dos alunos e da organizao deste curso de Pedagogia. Igualmente significativo considerar as caractersticas das instituies educativas que sero campo de estgio. O estgio assume sua importncia mais significativa quando desenvolvido como uma parceria entre as instituies educativas campo de estgio, o estagirio e o curso de Pedagogia. Em outras palavras, a presena do estagirio na instituio deve ser significativa para todos os envolvidos. Portanto, o prprio planejamento do estgio deve ser elaborado nesta perspectiva de trabalho coletivo e de colaborao. com tal perspectiva que se deve definir, desenvolver e avaliar os objetivos e as atividades deste momento de formao profissional. 3. OBJETIVOS GERAIS
a) Proceder ao estudo e interpretao da realidade educacional do seu campo de

estgio, desenvolver atividades relativas docncia e gesto educacional, em espaos escolares e no-escolares, produzindo uma avaliao desta experincia e autoavaliao.
b) Proporcionar ao estagirio uma reflexo contextualizada, conferindo-lhe

condies para que se forme como autor de sua prtica, por meio da vivncia institucional sistemtica, intencional, norteada pelo projeto pedaggico da instituio formadora e da unidade campo de estgio.
c) Planejar, executar e avaliar atividades de estgio que considerem o contexto

histrico e sociocultural do sistema educacional brasileiro, particularmente no que diz respeito Gesto Escolar, Educao Infantil, aos anos iniciais do Ensino Fundamental e formao de professores e de profissionais na rea de servio e apoio escolar.
d) Participar em atividades da gesto de processos educativos, no planejamento,

implementao, coordenao, acompanhamento e avaliao de atividades e projetos educativos.


e) Observar, registrar e analisar situaes contextualizadas de ensino em sala de

aula e de processos de gesto educacional.


f) Executar atividades que permitam ampliar a reflexo sobre a realidade do

magistrio como profisso e que possam contribuir para a eficcia do processo ensino-aprendizagem na escola. 4. ATIVIDADES PREVISTAS
a) Observao participante e pesquisa institucional, que permitem conhecer a

realidade da sala de aula e o contexto da escola, na qual podero exercer a profisso.

b) Participao intra e extraclasse, atividades sob a superviso direta de um

profissional da instituio que concede o estgio, entre as quais: Auxiliar o professor na elaborao, preparao e realizao de atividades de ensino das diversas reas do currculo. Auxiliar nas rotinas de classe, em especial aquelas que envolvem atividades de ensino: correo de exerccios, acompanhamento de atividades em grupo, realizao de atividades complementares, apresentao e discusso de vdeos sobre temas em discusso, acompanhamento dos alunos nas atividades ldicas e outras relativas educao infantil e ensino fundamental. Colaborar com a direo e/ou professores, na organizao ou desenvolvimento de eventos escolares. Produzir ou organizar material para apoio s atividades de sala de aula ou de atividades extraclasse. c) Regncia, prioritariamente em classes de educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental A regncia tambm poder ser desenvolvida na Educao Profissional (rea de servios e de apoio escolar); na Educao de Jovens e Adultos e na Educao Especial. d) Produo tcnico-pedaggica, como a elaborao de textos didticos, o desenvolvimento de jogos para uso em sala de aula, a produo de vdeos e softwares educativos e outros materiais para atividades de ensino e gesto nos nveis de atuao do licenciado em Pedagogia.

_________________________, ____ de ________________ de _________ (colocar cidade do Plo e data) __________________________________ (Nome, RG e Assinatura do Orientador de Estgio)

Potrebbero piacerti anche