Sei sulla pagina 1di 4

A Logstica a rea da gesto responsvel por prover recursos, equipamentos e informaes para a execuo de todas as atividades de uma empresa.

. Fundamentalmente a logstica possui uma viso organizacional holstica, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produo, o armazenamento, o transporte e a distribuio dos produtos, monitorando as operaes e gerenciando informaes. Pela definio do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logstica a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econmico de matrias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informaes a eles relativas, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender s exigncias dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31). Como ferramental, a logstica utiliza (entre outros): O WMS, Warehouse Management System, em portugus - literalmente: sistema de automao e gerenciamento de depsitos, armazns e linhas de produo. O WMS uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotao dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidao automtica e crossdocking para maximizar o uso do valioso espao do armazns. O TMS, Transportation Management System, que um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuio. Este sistema permite controlar toda a operao e gesto de transportes de forma integrada. O sistema desenvolvido em mdulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades (Gasnier et al., 2001). O ERP, Enterprise Resource Planning ou SIGE (Sistemas Integrados de Gesto Empresarial, no Brasil) so sistemas de informao que integram todos os dados e processos de uma organizao em um nico sistema. A integrao pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanas, contabilidade, recursos humanos, fabricao, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistmica (sistema de processamento de transaes, sistemas de informaes gerenciais, sistemas de apoio a deciso, etc). O MRP, Material Requirement Planning (planeamento (portugus europeu) ou planejamento (portugus brasileiro) das necessidades de materiais, PNR).

Origem do nome
O termo logstica vem do grego logos (), significando "discurso, razo, rcio, racionalidade, linguagem, frase", mais especificamente da palavra grega logistiki (), significando contabilidade e organizao financeira. A palavra logstica tem a sua origem no verbo francs loger - alojar ou acolher. Foi inicialmente usado para descrever a cincia da movimentao, suprimento e manuteno de foras militares no terreno. Posteriormente foi usado para descrever a gesto do fluxo de materiais numa organizao, desde a matria-prima at aos produtos acabados.

Considera-se que a logstica nasceu da necessidade dos militares em se abastecer com armamento, munies e raes, enquanto de deslocavam da sua base para as posies avanadas. Na Grcia antiga, imprio Romano e imprio Bizantino, os oficiais militares com o ttulo Logistikas eram responsveis pelos assuntos financeiros e de distribuio de suprimentos. O Oxford English Dictionary define logstica como: "O ramo da cincia militar responsvel por obter, dar manuteno e transportar material, pessoas e equipamentos". Outra definio para logstica : "O tempo relativo ao posicionamento de recursos". Como tal, a logstica geralmente se estende ao ramo da engenharia, gerando sistemas humanos ao invs de mquinas.

[editar] Histria
Desde a antiguididade, os lderes militares j se utilizavam da logstica, para tramar guerras e prostituies. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessrios grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessrios o planejamento, organizao e execuo de tarefas logsticas, que envolviam a definio de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessrio ter uma fonte de gua potvel prxima, transporte, armazenagem e distribuio de equipamentos e suprimentos. Na antiga Grcia, Roma e no Imprio Bizantino, os militares com o ttulo de Logistikas eram os responsveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra. Carl von Clausewitz dividia a Arte da Guerra em dois ramos: a ttica e a estratgia. No falava especificamente da logstica, porm reconheceu que "em nossos dias, existe na guerra um grande nmero de atividades que a sustentam (...), que devem ser consideradas como uma preparao para esta". a Antoine-Henri Jomini, ou Jomini, contemporneo de Clausewitz, que se deve, pela primeira vez, o uso da palavra "logstica", definindo-a como "a ao que conduz preparao e sustentao das campanhas", enquadrando-a como "a cincia dos detalhes dentro dos Estados-Maiores". Em 1888, o Tenente Rogers introduziu a Logstica, como matria, na Escola de Guerra Naval dos Estados Unidos da Amrica. Entretanto, demorou algum tempo para que estes conceitos se desenvolvessem na literatura militar. A realidade que, at a 1 Guerra Mundial, raramente aparecia a palavra Logstica, empregando-se normalmente termos tais como Administrao, Organizao e Economia de Guerra. A verdadeira tomada de conscincia da logstica como cincia teve sua origem nas teorias criadas e desenvolvidas pelo Tenente-Coronel Thorpe, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da Amrica que, no ano de 1917, publicou o livro "Logstica Pura: a cincia da preparao para a guerra". Segundo Thorpe, a estratgia e a ttica proporcionam o esquema da conduo das operaes militares, enquanto a logstica proporciona os meios". Assim, pela primeira vez, a logstica situa-se no mesmo nvel da estratgia e da ttica dentro da Arte da Guerra. O Almirante Henry Eccles em 1945, ao encontrar a obra de Thorpe empoeirada nas estantes da biblioteca da Escola de Guerra Naval, em Newport, comentou que, se os

EUA seguissem seus ensinamentos teriam economizado milhes de dlares na conduo da 2 Guerra Mundial. Eccles, Chefe da Diviso de Logstica do Almirante Chester Nimitz, na Campanha do Pacfico, foi um dos primeiros estudiosos da Logistica Militar, sendo considerado como o "pai da logstica moderna" At o fim da Segunda Guerra Mundial a Logstica esteve associada apenas s atividades militares. Aps este perodo, com o avano tecnolgico e a necessidade de suprir os locais destrudos pela guerra, a logstica passou tambm a ser adotada pelas organizaes e empresas civis. Desenvolvimento As novas exigncias para a atividade logstica no mundo passam pelo maior controle e identificao de oportunidades de reduo de custos, reduo nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programao das entregas, facilidade na gesto dos pedidos e flexibilizao da fabricao, anlises de longo prazo com incrementos em inovao tecnolgica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinio de processos e adequao dos negcios. Apesar dessa evoluo, at a dcada de 40 havia poucos estudos e publicaes sobre o tema. A partir dos anos 50 e 60, as empresas comearam a se preocupar com a satisfao do cliente. Foi ento que surgiu o conceito de logstica empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem consolidao dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning). Aps os anos 80, a logstica passa a ter realmente um desenvolvimento revolucionrio, empurrado pelas demandas ocasionadas pela globalizao, pela alterao da economia mundial e pelo grande uso de computadores na administrao. Nesse novo contexto da economia globalizada, as empresas passam a competir em nvel mundial, mesmo dentro de seu territrio local, sendo obrigadas a passar de moldes multinacionais de operaes para moldes mundiais de operao.

[editar] A Logstica organizacional integrada


Numa poca em que a sociedade cada vez mais competitiva, dinmica, interactiva, instvel e evolutiva, a adaptao a essa realidade , cada vez mais, uma necessidade para que as empresas queiram conquistar e fidelizar os seus clientes. A globalizao e o ciclo de vida curto dos produtos obriga as empresas a inovarem rapidamente as suas tcnicas de gesto. Os produtos rapidamente se tornam commodities, quer em termos de caractersticas intrnsecas do prprio produto, quer pelo preo, pelo que cada vez mais a aposta na diferenciao deve passar pela optimizao dos servios, superando a expectativa de seus clientes com atendimentos rpidos e eficazes. O tempo em que as empresas apenas se orientavam para vender os seus produtos, sem preocupao com as necessidades e satisfao dos clientes, terminou. Hoje, j no basta satisfazer, necessrio encantar. Os consumidores so cada vez mais exigentes em qualidade, rapidez e sensveis aos preos, obrigando as empresas a uma eficiente e eficaz gesto de compras, gesto de produo, gesto logistica e gesto comercial. Tendo conscincia desta realidade e dos avanos tecnologicos na rea da informao, necessria uma metodologia que consiga planear, implementar e controlar da maneira eficaz e eficiente o fluxo de produtos, servios e informaes desde o ponto de origem (fornecedores), com a compra de matrias primas ou produtos acabados, passando pela produo, armazenamento, stockagem, transportes, at o ponto de consumo (cliente) (Alves, Alexandre da Silva; 2008; 14) . De forma simplificada podemos identificar este fluxo

no conceito de logstica. No entanto, o conceito de logstica tem evoludo ao longo dos anos. A partir da dcada de 80 surgiu o conceito de logstica integrada impulsionada principalmente pela revoluo da tecnologia de informao e pelas exigncias crescentes de desempenho em servios de distribuio.

[editar] Atividades envolvidas


A logstica dividida em dois tipos de atividades - as principais e as secundrias (Carvalho, 2002, p. 37):

Principais: Transportes, Gerenciar os Estoques, Processamento de Pedidos. Secundrias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obteno / Compras, Programao de produtos e Sistema de informao.

[editar] Formao profissional


Houve tempo em que se exigia do profissional de logstica formao universitria em engenharia. Hoje existem no Brasil alguns cursos de formao especfica nesta rea, como cursos tcnicos, graduao tecnolgica e ps-graduao especficos em logstica.

Potrebbero piacerti anche