Sei sulla pagina 1di 26

DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS

[COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO]

Nota Introdutria
Este documento tem por objectivo auxili-lo/a a avaliar a sua ideia de negcio de distribuio de produtos regionais. Ao longo do documento so apresentadas indicaes teis sobre o processo que decorre entre a definio da ideia e o planeamento financeiro do negcio, complementadas por vrios exemplos e por um caso fictcio, que visam proporcionar uma reflexo estruturada sobre a criao da sua prpria empresa.

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Sumrio

Introduo Ideia Anlise de Mercado Estratgia de Marketing Regulamentao Aplicvel Plano Financeiro Contactos teis

2 5 8 13 15 17 21

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Introduo
Se deseja criar a sua prpria empresa de distribuio de produtos regionais da Regio do Vale do Lima, deve analisar se essa uma boa opo: Os produtos regionais da Regio do Vale do Lima apresentam potencial de comercializao dentro e fora do seu territrio? A sua ideia de negcio boa? Existe mercado para ela? Ir gerar os resultados financeiros que deseja?

[Produtos regionais da Regio do Vale do Lima] Os produtos regionais, sob a forma de artesanato ou produtos alimentares, so a expresso da cultura, tradies, valores e modos de vida de uma regio. O artesanato poder-se- manifestar, por exemplo, sob a forma de:

Artes Decorativas Artes de Festa Artes de Metal e Madeira Artesanato Urbano

Bonecas Regionais Bordados e Rendas Brinquedos Cermica

Cestaria Chinelas e Socas Olaria Tecelagem

Os produtos alimentares podero incluir queijos, enchidos, doarias, compotas, geleias, mel, etc.

Na Regio do Vale do Lima, composta pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, as razes culturais e as tradies, manifestadas atravs do artesanato e dos produtos alimentares, assumem grande importncia. Na Regio podem encontrar-se:

Artes Decorativas Produo de objectos (e.g. bicas de gua (carrancas), conchas, relgios de sol, santos populares, foges de sala, chafarizes, fontanrios) em granito bruto (matria prima abundante na Regio), por canteiros tradicionais auxiliados apenas pelo martelo, cinzel, esquadro e metro. Artes de Festa Produo de enfeites de festa e de romarias (e.g. ramos de andores, flores). Actualmente, devido sua grande originalidade e interesse artstico, so frequentemente aplicados como elementos decorativos em locais pblicos e casas particulares. Artes de Metal e Madeira Produo de objectos decorativos em metal e em madeira (e.g. candeeiros, candeias, castiais, instrumentos de caa).

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Artesanato Urbano Produo de objectos a partir de tcnicas tradicionais em srie limitada ou produo de peas originais. Bonecas Regionais Produo de bonecas de pano, jornal, cermica ou outros materiais, vestidas a rigor com o traje tradicional (trajes regionais de mordoma, noiva, meia - senhora, etc.). Bordados e Rendas Produo de bordados e rendas (e.g. trajes regionais, toalhas, panos, centros de mesa), tendo como fontes de inspirao flores, silvas, coraes, nomes, monogramas e datas. Cermica Produo de loia leve e delicada, em formas e cores vivas (e.g. pratos, travessas, galheteiros, castiais, cestinhos). Esta forma de artesanato tem vindo progressivamente a adquirir um papel de relevo a nvel nacional, sobretudo a oriunda de Viana do Castelo. Chinelas e socas Produo de chinelas e socas de sola de madeira ou couro, com adereos em metal e couro. Para alm do seu aspecto utilitrio fazem parte integrante do traje regional. Olaria Produo peas de barro, pintadas e vidradas, com diversas formas. Produtos alimentares variados Produo de queijos, enchidos, doarias, compotas, geleias, mel, etc. Tecelagem Produo de peas em linho (e.g. colchas, toalhas, mantas, naperons, panos, sacos).

[Alguns Dados de Interesse] Segundo dados da RTAM Regio de Turismo do Alto Minho o nmero de artesos por concelho, da Regio do Vale do Lima, o seguinte (http://www.artesminho.com/pt/artesaos.html):
Viana do Castelo N. Artesos 11 Ponte de Lima 3 Arcos de Valdevez 3 Ponte da Barca 2

De acordo com um estudo do Ministrio da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, a evoluo de alguns produtos alimentares tradicionais com nomes protegidos tendo a aumentar:
1998 Queijos Produtos de Salsicharia Mis Azeite 1120,7 123,8 75,0 316,8 1999 1256,1 154,1 93,1 810,6 2000 1365,1 232,1 113,7 788,8 2001 1526,0 251,9 176,5 1305,3
(Valores em toneladas)

Os produtos tradicionais tm nos residentes da Regio e nos visitantes os seus principais segmentos de mercado. Assim, aos cerca de 170.000 residentes (INE, Censos 2001) acrescem os visitantes, cujo nmero tem vindo a aumentar nos ltimos anos; em 2002 as dormidas e hspedes nos estabelecimentos hoteleiros da Regio ascenderam a mais de 120.000 (INE, 2002). 3

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

[Processo de Avaliao] Desde que define a sua ideia de negcio at concluir se esta ser um bom investimento, deve seguir um processo de anlise, com vrias fases:

Ideia H uma oportunidade para o negcio?


NO SIM Desista ou repense a Ideia

Anlise de Mercado O mercado oferece oportunidade de crescimento?


NO SIM Desista ou repense a Ideia

Estratgia de Marketing Regulamentao Aplicvel Elaborao do Plano de Investimento O negcio um bom investimento?
NO SIM Desista ou repense a Ideia

Avanar com o negcio

Este processo, embora exija alguma disponibilidade da sua parte, permite reduzir o risco associado criao da sua empresa, uma vez que lhe possibilita avaliar se a ideia de negcio apresenta potencial para ser um bom investimento, antes mesmo de gastar demasiado do seu tempo e dinheiro. Para o apoio no processo de avaliao ou em alguma(s) das suas fases, poder contratar os servios de consultores; esta , normalmente uma opo de elevado custo, pelo que s dever recorrer mesma se previr que o seu negcio ter uma dimenso e investimento associado, com algum significado. Em seguida pretende-se gui-lo/a por cada uma das fases do processo de avaliao j referidas:

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Ideia
A primeira tarefa dever ser concretizar a sua ideia para a criao de uma empresa de distribuio de produtos regionais da Regio do Vale do Lima e verificar se esta constitui uma verdadeira oportunidade de negcio, i.e., se no h impedimentos sua implementao e se algum estar disposto a adquirir os servios que ir prestar.

[Descrio] Se possui j uma ideia para o seu negcio de distribuio de produtos regionais da Regio do Vale do Lima, registe-a por escrito, pois este procedimento ir ajud-lo/a a concretiz-la com maior detalhe. No entanto, se para si ainda no claro o que poder ser o seu negcio, comece por tentar obter ideias. Com esse objectivo, poder ser til tentar identificar:

Lacunas nas empresas de distribuio de produtos regionais existentes Estas lacunas podero dizer respeito aos servios prestados aos clientes (e.g. postos de venda de produtos regionais), ao funcionamento interno das empresas e s relaes que estas mantm com fornecedores (nomeadamente artesos), parceiros e outras entidades de referncia para o negcio (e.g. Cmaras Municipais, Regio de Turismo do Alto Minho, etc.). As solues que identifique para ultrapassar esses aspectos menos positivos podero fornecer-lhe boas pistas. Para identificar tais lacunas recorra anlise das suas experincias anteriores, caso existam, enquanto colaborador/a de empresas de distribuio ou comrcio de produtos regionais ou enquanto consumidor/a de produtos regionais, informe-se junto de pessoas que conheam o mercado e estes servios (e.g. pessoas e entidades ligadas ao artesanato, pessoas que j trabalharam nesta rea, consumidores de produtos regionais, etc.) e leia revistas que tratem assuntos relacionados com os produtos regionais.

Tendncias na distribuio de produtos regionais Estas tendncias dizem respeito s preferncias dos clientes (e.g. postos de vendas de produtos regionais), consumidores de produtos regionais, novos servios associados, entre outros aspectos, susceptveis de dar boas ideias. Para identificar estas tendncias, fale com pessoas que conheam o negcio da distribuio e comrcio de produtos regionais, leia revistas e consulte websites com informaes sobre produtos regionais (e.g. http://www.artesminho.com, http://www.adereminho.pt).

Na identificao da sua ideia de negcio, o seu perfil, i.e., a sua formao, competncias, gostos pessoais, motivaes, etc., ser, naturalmente, uma condicionante importante.

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Caso: Definio da Ideia A Maria, de 30 anos, vive em Ponte da Barca, tem um curso de gesto de turismo e um gosto especial pela tradio, cultura e artesanato da Regio do Vale do Lima. A Maria resolveu criar a sua prpria empresa de distribuio de produtos regionais, nomeadamente bonecas regionais e rendas (toalhas e panos), aproveitando a popularidade que estes produtos gozam em todo o Pas.

[Diagnstico] Depois de ter definido a sua ideia necessrio que avalie se esta representa uma oportunidade de negcio; de nada adianta pensar que tem uma excelente ideia, se esta no for concretizvel ou no for capaz de atrair clientes. Tem, portanto, de testar a sua ideia antes de avanar para a fase seguinte, a qual requer mais do seu esforo. Neste sentido, poder ser til analisar:

Funcionamento de negcios semelhantes O funcionamento de negcios semelhantes poder dar pistas importantes sobre as realidades que poder vir a enfrentar (e.g. aspectos respeitantes ao investimento, clientes, legislao, etc.), boas prticas de gesto do negcio e pontos fortes e menos positivos dos seus potenciais concorrentes. Para analisar o funcionamento de negcios semelhantes, por um lado, identifique-os, falando com artesos ou pesquisando, por exemplo, nas pginas amarelas, Internet, publicaes e directrios de empresas e informe-se sobre como operam, procurando, com essa finalidade, tomar contacto com eles e falar com pessoas ligadas ao comrcio de produtos regionais. Por outro lado, analise casos de sucesso e boas prticas, em livros, revistas e outras publicaes.

Perfil dos clientes de negcios semelhantes O perfil dos clientes de negcios semelhantes poder dar indicaes importantes sobre o comportamento dos seus potenciais clientes, nomeadamente sobre as necessidades destes e sobre o que os leva aquisio dos servios que pretende vir a oferecer (preos, os servios em si, a divulgao, facilidade de aquisio, etc.). Para analisar esta realidade, fale informalmente com clientes dos seus potenciais concorrentes, procure informao disponvel em publicaes ou na Internet e fale com pessoas conhecedoras da sua rea de negcio.

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Opinies de outras pessoas As opinies de outras pessoas, por vezes mesmo das que no possuem quaisquer conhecimentos sobre a distribuio de produtos regionais, podem ser muito importantes e mesmo fontes de novas ideias. Deve por isso expor a sua ideia aos seus amigos e outras pessoas, procurando recolher da crticas e sugestes.

Caso: Diagnstico da Ideia A Maria decidiu verificar se a ideia para a sua empresa tinha potencial para ser bem sucedida. Para isso falou com Tcnicos da Regio de Turismo do Alto Minho e com pessoas conhecedoras da rea de distribuio e comrcio de produtos regionais, dentro e fora da Regio. Ficou a saber que em toda a Regio existem vrios postos de venda de produtos regionais, que no estabelecem um contacto efectivo com os artesos locais e que beneficiariam de um intermedirio que lhes garantisse o fornecimento de produtos com maior regularidade e com melhores condies de pagamento. Estes contactos foram suficientemente convincentes para que Maria concluisse que havia uma oportunidade de negcio para a sua ideia.

H UMA OPORTUNIDADE PARA O NEGCIO?

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Anlise de Mercado
Na fase anterior efectuou um diagnstico prvio sua ideia de negcio, que permitiu defini-la com maior rigor. Nesta fase necessrio aprofundar esse diagnstico, analisando o mercado, i.e., reflectindo sobre as caractersticas e tendncias do sector da distribuio de produtos regionais da Regio do Vale do Lima, em particular no que respeita aos clientes, concorrentes e fornecedores.

[Sector dos Produtos Regionais] Primeiro procure ter uma ideia geral do sector da distribuio de produtos regionais, identificando tendncias, nomeadamente aspectos com eventual impacto positivo (oportunidades) ou negativo (ameaas) no seu negcio. Para identificar estes acontecimentos positivos e negativos, dever analisar as caractersticas demogrficas, econmicas, legais, polticas, tecnolgicas e culturais, com implicaes no sector da distribuio de produtos regionais. Por exemplo, se estiver a pensar criar um negcio para a distribuio de compotas regionais e constatar, atravs da anlise das caractersticas culturais (e.g. em artigos de revista relacionados com o comportamento alimentar dos portugueses), que h uma tendncia para o aumento de consumidores de compota de framboesa, poder existir a uma oportunidade para apostar nessa compota. No caso da mesma empresa, se constatar, atravs da anlise das caractersticas econmicas, legais e tecnolgicas, que h poucos obstculos ao surgimento de empresas semelhantes, isso poder constituir uma ameaa ao seu negcio, uma vez que em pouco tempo poder ter muitos concorrentes; ser a indicao de que o seu negcio pode no ser to bom como inicialmente teria pensado ou que ter de procurar oferecer um servio que se distinga, pela positiva, daquele que ser eventualmente prestado pelos seus concorrentes. Ainda no mesmo exemplo, se constatar, atravs da anlise s caractersticas econmicas, que o poder de compra dever baixar nos prximos dois anos, isso dar-lhe- a indicao de que a procura dos seus servios poder baixar, dando-lhe tempo para se preparar para a eventualidade de ter de enfrentar essa situao. Para efectuar esta anlise, fale com pessoas conhecedoras do sector, por exemplo na Regio de Turismo do Alto Minho, nas Cmaras Municipais e na Comunidade Urbana Valimar (Valimar ComUrb) e procure informao na Internet e em publicaes.

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Caso: Anlise do Sector de Distribuio de Produtos Regionais A Maria resolveu que ela mesma iria fazer a anlise do mercado uma vez que tinha um amigo, licenciado em gesto, que poderia auxili-la e que, para alm disso, a sua empresa teria uma dimenso micro, onde se prev um valor no muito elevado para o investimento inicial, no justificando a contratao de consultores. Assim, verificou o seguinte:
Oportunidades Ameaas

Elevado nmero de pequenas lojas especializadas em produtos regionais, localizadas em cidades, que pretendem manter uma oferta de produtos de grande qualidade e em pequenas quantidades Oferta limitada de produtos da Regio do Vale do Lima a nvel nacional Elevada procura de produtos regionais por nacionais e tambm turistas Aprecivel nmero de visitantes (turistas e excursionistas) na Regio do Vale do Lima, consumidores de produtos regionais

Aumento da exigncia dos clientes (postos de venda de produtos regionais) em termos de qualidade e originalidade.

Poucas barreiras criao de novas empresas na rea da distribuio de produtos regionais (potenciais concorrentes) Elevada sazonalidade na procura da Regio do Vale do Lima, pelos visitantes, nomeadamente turistas estrangeiros, sendo o ms de Agosto o que regista maior procura

[Clientes] Defina agora o perfil dos seus potenciais clientes, pois muitas decises relativamente ao negcio, nomeadamente a especificao dos servios, preos, formas de distribuio e meios de divulgao, iro depender, em parte, deste procedimento. Os clientes so os indivduos ou organizaes que iro adquirir ou consumir o servio que ir prestar. Quando fizer a caracterizao dos seus potenciais clientes dever procurar focar vrios aspectos, como por exemplo:

Aspectos Nvel de rendimento Habilitaes acadmicas Idade Localizao geogrfica Comportamentos Quantificao

Respostas

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Caso: Clientes Para efectuar a anlise de mercado, a Maria observou o funcionamento de empresas que fazem distribuio e comrcio de produtos regionais noutros pontos do Pas. Tal permitiu-lhe extrair informao til sobre a organizao do processo de distribuio e identificar os potenciais clientes, embora sem conseguir quantificlos: postos de venda de produtos regionais, na Regio e no Pas; empresas locais que adquirem produtos regionais para ofertas; cmaras municipais e outras entidades pblicas da Regio, interessadas em promover a sua cultura. A Maria falou ainda com dois gerentes de postos de venda de produtos regionais, que lhe indicaram que, cada um deles, vendiam num ano cerca de 150 bonecas (25 cada), 12 toalhas (300 cada) e 200 panos (a uma mdia de 50 cada). Com isso, Maria conclui que se trabalhasse bem e conseguisse fornecer, num ano, 8 postos de venda diferentes, poderia vender cerca de 1.200 bonecas, 96 toalhas e 1.600 panos de renda.

Para a realizao desta tarefa tente obter informao junto de pessoas com experincia na rea da distribuio e comercializao de produtos regionais, dos seus potenciais concorrentes e atravs de estudos j realizados.

[Concorrentes] Identifique quem so os seus potenciais concorrentes, i.e., as organizaes que oferecem servios semelhantes aos que pretende prestar, para os mesmos potenciais clientes. fundamental obter o mximo de informao sobre os seus oponentes, nomeadamente:

Aspectos Preos praticados Quem so os clientes Quantos so os clientes Que produtos/servios oferecem Caractersticas servios dos produtos/

Respostas

Como forma de obter esta informao, procure brochuras e outra informao promocional, consulte a Internet e fale com os seus clientes.

10

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Caso: Concorrentes A Maria falou, mais uma vez, com gerentes de postos de venda de produtos regionais e falou tambm com alguns artesos que fornecem os seus potenciais concorrentes, o que lhe permitiu recolher alguma informao, embora no tenha sido possvel saber quanto que os seus concorrentes vendem no total:
Empresas (fictcias) LimArt Servios Venda de bonecas Venda de toalhas Venda de panos Vale dArtesanato Venda de bonecas Venda de panos Preos 18 (margem de 20% sobre o preo de compra) 250 (margem de 25% sobre o preo de compra) 35 (margem de 25% sobre o preo de compra) 20 (margem de 22% sobre o preo de compra) 32 (margem de 22% sobre o preo de compra) Clientes Postos de venda de produtos tradicionais na Regio do Vale do Minho (incide sobretudo em Viana do Castelo) Postos de venda de produtos tradicionais na Regio do Minho

[Fornecedores] Identifique potenciais fornecedores de produtos e servios de que necessitar para o seu negcio. Este procedimento poder ser importante para verificar se podero surgir problemas de fornecimento e para estimar custos associados ao seu negcio. Esta dever ser uma tarefa relativamente fcil. Faa uma listagem de todos os produtos e servios de que dever precisar: produtos regionais, equipamento, material de escritrio, aces de formao, gua, electricidade, etc. Depois tente encontrar fornecedores para cada um desses produtos e servios, procurando, por exemplo, informar-se junto da Regio de Turismo do Alto Minho ou pesquisando nas pginas amarelas ou na Internet. Dever ento contactar alguns deles para questionar sobre:

Produto / Servio Produtos Regionais Equipamento Material de Escritrio

Fornecedor

Preo

Condies de Pagamento

Condies de Entrega

11

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Caso: Fornecedores A Maria verificou que os principais produtos e servios de que iria precisar eram: Bonecas regionais e rendas; Veculo para o transporte dos produtos para os seus clientes; Material de escritrio, servios de gua, electricidade, etc.. Os fornecedores de bonecas regionais e rendas mereceram um estudo mais cuidado:
Artesos (fictcios) Elvira Helena Vasco Sara Manuel Ricardo Victria Antnio Celeste Produtos Bonecas Bonecas Bonecas Toalhas Toalhas Toalhas Panos Panos Panos Preo 15 14 15 200 210 195 28 25 26 Produo anual 120 150 130 20 18 18 75 80 82

Com esta amostra de fornecedores, a Maria concluiu que teria de estabelecer acordos com vrios deles e contactar ainda um maior nmero de artesos, para fornecer os cinco postos de venda, como tinha pensado.

Caso: Concluses Depois de analisar todos os aspectos do mercado, a Maria chegou s seguintes concluses: Parece haver potencial de crescimento para o negcio uma vez que existem hbitos de consumo de produtos regionais no Pas e uma procura elevada pelos turistas; H uma ameaa da concorrncia actual e potencial, que tem de contrariar, procurando oferecer um servio de qualidade e inovador; H artesos para o fornecimento das bonecas regionais e rendas; No parecem existir quaisquer problemas de fornecimento de equipamento e outros produtos e servios.

O MERCADO OFERECE OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO?

12

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Estratgia de Marketing
Na fase anterior concluiu que a sua ideia uma real oportunidade de negcio. Neste momento, a prioridade determinar a forma como vai introduzir e vender os seus servios, i.e., a sua estratgia de marketing.

[Servios e Produtos] Defina com rigor os servios que ir prestar, tendo em ateno a informao que ter sido recolhida durante a anlise do mercado, sobre quem so os seus clientes, quem so e como se comportam os seus concorrentes e as restries que podero ser impostas pelo sector.

Caso: Servios A Maria estabeleceu os seguintes servios, atendendo aos que os seus potenciais concorrentes prestam neste momento e sabendo que tem de ser inovadora para ter sucesso: Venda de bonecas regionais e rendas, com entrega na localizao do cliente, desde que este se localize na Regio do Minho ou Douro Litoral; Pesquisa de informao junto dos artesos, por forma a descobrir novos produtos regionais passveis de ser objecto de comercializao nos diferentes postos de venda (gratuito).

[Preos] Defina o preo que ir praticar, tendo para isso em especial ateno os preos da concorrncia e o perfil dos seus potenciais clientes. Pode adoptar uma poltica de preo alto, se no houver muita concorrncia e os seus potenciais clientes tiverem um bom poder de compra. Poder progressivamente vir a baix-lo, para conquistar clientes com menor poder de compra. Pode adoptar uma poltica de preo baixo, para conquistar clientes, que progressivamente poder vir a aumentar para ajustar ao real valor de mercado.

13

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Caso: Preos A Maria estabeleceu os seguintes preos, tendo em ateno que ser nova no mercado e que contar com concorrncia: Bonecas regionais: 18 (margem de 20% sobre o preo de compra) Toalhas: 240 (margem de 20% sobre o preo de compra) Panos: 32 (margem de 20% sobre o preo de compra) O prazo de recebimento de clientes de 30 dias.

[Distribuio] Defina quais sero os canais de distribuio dos seus servios, i.e., onde que os seus servios podero vir a ser adquiridos. As opes so muitas: poder ter instalaes prprias para efectuar a venda, por exemplo um armazm, pode deslocar-se junto dos potenciais clientes, pode efectuar a venda pela Internet, etc..

Caso: Distribuio A Maria ir, ela prpria, realizar a distribuio dos produtos regionais deslocando-se junto dos seus potenciais clientes.

[Comunicao] Defina que meios de comunicao ir utilizar para tornar os seus servios conhecidos junto dos seus potenciais clientes. Os meios de comunicao podem ser variados (televiso, rdio, Internet, jornais, brochuras distribudas em diversos locais, etc.), mas nem todos so adequados; necessrio que tenha em ateno a eficincia de cada um deles, uma vez que os custos associados sua utilizao podem ser muito elevados.

Caso: Comunicao Para dar a conhecer os seus servios, a Maria decidiu que sero produzidas brochuras, a distribuir em agncias de desenvolvimento regionais e nos diferentes postos de venda na Regio.

14

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Regulamentao Aplicvel
Agora que a estratgia de marketing foi definida, deve analisar o enquadramento legal e fiscal do seu negcio, por forma a ser capaz de o gerir convenientemente, caso decida, efectivamente, avanar para a sua concretizao.

[Legislao] Para este efeito conhea as leis e regulamentos especficos relacionados com o desenvolvimento do seu negcio, nomeadamente os que dizem respeito a licenas de explorao e/ou de exerccio da actividade, etc. Para isso dirija-se Regio de Turismo do Alto Minho e Direco Geral do Turismo, consulte e faa um levantamento de informao junto das autarquias.

Caso: Legislao A Maria obteve a informao de que o seu negcio de distribuio de produtos regionais uma actividade comercial como outra qualquer, sem regulamentos especficos.

[Fiscalidade] Faa tambm o levantamento das responsabilidades fiscais que o negcio acarreta, das opes para a constituio da sua empresa, benefcios fiscais existentes, etc. O regime fiscal est intimamente ligado com a opo que tome para a constituio da sua empresa, i.e., a sua forma jurdica. A empresa com esta natureza pode assumir as seguintes formas jurdicas:

Formas jurdicas mais comuns Sociedade por Quotas Sociedade Annima Sociedade Unipessoal por Quotas

Outras formas jurdicas Sociedade em Comandita Sociedade em Nome Colectivo

15

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Talvez seja til, para este efeito, consultar um contabilista.

Caso: Fiscalidade A Ana falou com um contabilista amigo que lhe explicou as diferentes opes para a forma jurdica da empresa e lhe indicou que uma opo adequada seria, por exemplo, a de Sociedade Unipessoal por Quotas (SUQ). A SUQ apresenta, para o proprietrio, a vantagem de, pelas dvidas resultantes de actividades da empresa, responder apenas o valor do capital social (mnimo 5.000). Em seguida explicou-lhe as obrigaes decorrentes dessa escolha, nomeadamente impostos que a empresa teria de pagar e benefcios fiscais.

[Centros de Formalidades de Empresas] Para processos de constituio de empresas, poder recorrer aos Centros de Formalidades das Empresas (CFE). Estes so servios de atendimento e de prestao de informaes aos utentes que tm por finalidade facilitar os processos de constituio, alterao ou extino de empresas e actos afins.

Os CFE tm competncia para constituir os seguintes tipos de sociedades comerciais: Sociedade por Quotas Sociedade Annima Sociedade em Nome Colectivo Sociedade Unipessoal por Quotas Sociedade em Comandita

16

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Plano Financeiro
Tem a estratgia de marketing do seu negcio definida. Chegou agora o momento de elaborar o plano financeiro e estimar se o seu negcio trar os resultados financeiros que deseja.

[Preparao] O sucesso do seu negcio depende da capacidade que este apresenta, para a gerao de lucros que satisfaam as suas metas. Para estimar essa capacidade, dever fazer um plano rigoroso para, por exemplo, 5 anos. Se especialista de anlise econmica e financeira, no encontrar dificuldades em efectuar uma anlise de viabilidade que, considerando os resultados previsionais, o balano previsional e os fluxos de tesouraria esperados, permita concluir se o seu negcio um bom investimento. Para tal dever adoptar critrios adequados como e.g. valor actualizado lquido superior a zero, taxa interna de rentabilidade, entre outros. Se este no o seu caso, dever considerar a consulta de especialistas, que assegurem a realizao desta tarefa. Em alguns casos, porm, mesmo no sendo especialista, a dimenso do negcio que pretende criar no justifica a contratao desta tarefa, que normalmente representa uma despesa significativa. Nestes casos, poder adoptar um procedimento mais simples, menos rigoroso, que lhe d uma ideia dos resultados que poder esperar. este procedimento simplificado que se sugere em seguida.

[Investimento] Comece por estimar o investimento inicial associado ao seu negcio. Algumas das componentes do investimento podero estar associadas a:

Instalaes Determine onde ter as suas instalaes tendo em considerao os custos, a funcionalidade e a localizao e estime o valor do investimento de aquisio ou construo. Naturalmente que pode recorrer ao arrendamento de instalaes ou utilizar um espao de que j disponha; nestes dois casos as instalaes no constituem investimento.

Equipamento Liste todo o equipamento de que ir necessitar para o seu negcio e pea oramentos a potenciais fornecedores, caso ainda no tenha recolhido essa informao durante a anlise de mercado. Depois de ponderar os custos, produtividade, durabilidade, condies de pagamento e prazos de entrega, associados a cada alternativa, estime os custos com o equipamento.

17

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Consultoria e servios de apoio Pode sentir a necessidade de recorrer a especialistas que o/a ajudem em algumas das reas ligadas ao seu negcio. importante que estime custos que teve ou ir ter com consultores, contabilistas, advogados, etc.

Outras despesas H um conjunto de outras despesas em que poder ter de incorrer, relacionadas com a constituio da empresa, com os estudos de mercado elaborados, etc. Estas despesas tero de ser tambm estimadas.

A soma destes investimentos permite-lhe chegar ao valor do investimento total necessrio ao seu negcio. Nesta altura pode perguntar-se se esse investimento lhe parece razovel ou muito elevado para os recursos de que pensa dispor. Caso considere que o valor total do investimento est dentro das suas expectativas, prossiga para a estimativa dos resultados de explorao.

Caso: Plano de Investimento A Maria chegou a um valor de 15.500 para o investimento inicial, estando este repartido em: 1 Veculo de transporte de mercadorias comercial x 15.000 = 15.000 (para transporte dos produtos); Constituio da empresa = 500 ; No haver custos com escritrio e garagem, pois a Maria ir disponibilizar a sua casa para este efeito evitando desta forma custos de acondicionamento do material.

[Explorao] Nesta tarefa preveja as suas receitas e as despesas decorrentes da actividade normal do negcio, para cinco anos. Deve comear por estimar o valor das receitas: quanto vai vender? Para isso dever estabelecer objectivos realistas de vendas para cinco anos, baseados no nmero de potenciais clientes, no nmero de clientes dos seus potenciais concorrentes, nos resultados esperados dos seus esforos de marketing e na sua capacidade instalada, que resulta do investimento que ir realizar. Relativamente s despesas decorrentes da actividade normal do negcio, i.e., custos correntes, estas podem ser variveis ou fixas. Sero variveis se estiverem de alguma forma indexadas ao volume das vendas e sero fixas se no se alterarem com a variao no volume de vendas. Os custos correntes podem incluir, por exemplo, custos com

18

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

os colaboradores (normalmente fixos) e custos com o fornecimento de produtos e servios, como gua, electricidade, material de escritrio, etc., alguns dos quais so fixos e outros variveis.

Caso: Plano de Explorao A Maria estimou as seguintes receitas: Bonecas: 150 bonecas x 8 postos de venda x 18 = 21.600 crescimento anual de 15%; Toalhas: 12 toalhas x 8 postos de venda x 240 = 23.040 crescimento anual das vendas de 15% Panos: 200 panos x 8 postos de venda x 32 = 51.200 crescimento anual das vendas de 15%

Bonecas Toalhas Panos Total

Ano 1 21.600 23.040 51.200 95.840

Ano 2 24.840 26.496 58.880 110.216

Ano 3 28.566 30.470 67.712 126.748

Ano 4 32.851 35.041 77.869 145.761

Ano 5 37.779 40.297 89.549 167.625

Relativamente aos custos, chegou s seguintes concluses:


Compras de produtos regionais Salrio Maria Brochuras (500) Material de escritrio Telefone Gasleo Total Ano 1 79.867 9.800 500 200 800 1.440 92.607 Ano 2 91.847 9.800 500 200 800 1.656 104.803 Ano 3 105.624 9.800 500 200 800 1.904 118.828 Ano 4 121.467 9.800 500 200 800 2.190 134.957 Ano 5 139.687 9.800 500 200 800 2.519 153.506

No foi considerada a inflao; A Maria compra as bonecas, toalhas e panos aos/s artesos/s, por menos 20% do que o valor que ir estabelecer para a venda aos/s seus/suas clientes (Ano 1: 95.840/1,2 = 79.867); Salrio da Maria = 700 x 14 meses (incluindo Seg. Social) = 9.800; Gasleo: 48 semanas x 30 /semana = 1.440; Gasleo cresce com o volume de vendas (15%); Cada brochura tem um custo de 1.

[Resultados] Agora calcule os resultados de explorao para os 5 anos, i.e., calcule a diferena entre as receitas e os custos correntes, para cada ano. Depois compare esses resultados com o investimento total necessrio atribuindo sempre alguma margem de manobra para eventuais riscos no controlveis e no determinados pelo plano de negcios.

19

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Caso: Resultados A Maria chegou s seguintes concluses:


Receitas Custos correntes Total Ano 1 95.840 92.607 3.233 Ano 2 110.216 104.803 5.413 Ano 3 126.748 118.828 7.920 Ano 4 145.761 134.957 10.803 Ano 5 167.625 153.506 14.119

Somando os valores dos resultados dos diferentes anos, obtemos o valor de 41.489 de resultados. Sobre este valor precisamos de contar com o pagamento de impostos. A Maria no ir pedir emprstimo, seno teria de considerar o pagamento de juros. Dado que investiu 15.500, estimou que o negcio d um retorno positivo de cerca de 25.989. Para alm disso, se a Maria considerar que no fim dos cinco anos consegue vender o veculo por 1/3 do valor da compra, receber mais 5000 (15.000)/3).

[Fontes de Financiamento] Identifique fontes de financiamento para o seu negcio. O seu negcio pode ser financiado por capitais prprios, crdito bancrio, capital de risco e financiamentos obtidos ao abrigo de programas de financiamento, nacionais ou europeus.

Relativamente a programas de financiamento, podem incluir-se o SIPIE e o SIME. O primeiro adquire o carcter de subsdio no reembolsvel, estando direccionados para PME e micro empresas. O SIME, para investimentos iguais e/ou superiores a 150.000, pressupe um incentivo reembolsvel, estando prevista a possibilidade de atribuio de prmios de realizao, em funo do ndice de desempenho da empresa. Poder obter mais informaes sobre estes programas junto do Programa de Incentivos Modernizao da Economia (http://www.prime.min-economia.pt).

O NEGCIO UM BOM INVESTIMENTO?

20

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Contactos teis

[Entidades Pblicas]

Artesos Reunidos do Vale do Lima - ARVAL Morada Lugar da Gandra Ponte de Lima Telefone Fax Email Website 258 948 446 -

Associao de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima - ADRIL Morada Praa da Repblica, 4990-062 Ponte de Lima Telefone 258 900 600 Fax 258 900 609 Email info@adril.pt ou adril@mail.telepac.pt Website http://www.adril.pt Autoridade da Concorrncia Morada Rua Laura Alves 4, 7 1050-138 Lisboa Telefone 217 902 000 Fax 217 902 099 Email adc@autoridadedaconcorrencia.pt Website http://www.autoridadedaconcorrencia.pt

Associao Regional de Desenvolvimento do Alto Lima - ARDAL Morada Praa Municipal 4974 - 003 Arcos de Valdevez Telefone 258 520 503 Fax 258 520 503 Email geral@ardal.pt Website http://www.ardal.pt

Cmara Municipal de Arcos de Valdevez Morada Praa Municipal 4970-441 Arcos de Valdevez Telefone 258 520 500 Fax 258 520 509 Email cmav.se@mail.telepac.pt Website http://www.cm-arcos-valdevez.pt

Cmara Municipal de Ponte da Barca Morada Rua Conselheiro Rocha Peixoto 3 4980-626 Ponte da Barca Telefone 258 480 180 Fax 258 452 063 Email gtl.barca@mail.telepac.pt Website -

Cmara Municipal de Ponte de Lima Morada Praa da Repblica 4990-062 Ponte de Lima Telefone 258 900 400 Fax Email geral@cm-pontedelima.pt Website http://www.cm-pontedelima.pt

Cmara Municipal de Viana do Castelo Morada Rua Cndido dos Reis 4900-532 Viana do Castelo Telefone 258 809 300 Fax 258 809 347 Email cmviana@cm-viana-castelo.pt Website http://www.cm-viana-castelo.pt

Centro de Emprego de Arcos de Valdevez Morada Estrada da Cepa, 6 4970-466 Arcos de Valdevez Telefone 258 521 395 /6 /7 Fax 258 521 398 Email cte.arcos_valdevez.drn@iefp.pt Website -

Centro de Emprego de Viana do Castelo Morada Rua Pedro Homem de Melo, n. 52-60 4901-861 Viana do Castelo Telefone 258 807 300 Fax 258 807 301 Email cte.viana_castelo.drn@iefp.pt Website -

21

VALE DO LIMA DISTRIBUIO DE PRODUTOS REGIONAIS [COMO AVALIAR A SUA IDEIA DE NEGCIO?]

Centro de Formalidades das Empresas CFE Braga Morada Edifcio da Associao Industrial do Minho Rua Dr. Francisco Pires Gonalves 4710 - 911 Braga 253 202 900 253 202 923 cfebraga@iapmei.pt http://www.cfe.iapmei.pt

CCDR Norte Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Norte Morada Rua Rainha D. Estefnia 251 4150-304 Porto Telefone Fax Email Website 226 086 300 226 086 301 norte@ccr-n.pt http://www.ccr-n.pt

Telefone Fax Email Website

Comunidade Urbana Valimar Valimar ComUrb Morada Palacete Villa Moraes, Rua Joo Rodrigues Morais 4990- 121 Ponte de Lima Telefone 258 909 340 Fax 258 909 349 Email Website http://www.valimar.org.pt

Direco Geral do Turismo Morada Av. Antnio Augusto de Aguiar, 86 1069-021 Lisboa Telefone 213 586 400 Fax 213 586 666 Email dgturismo@dgturismo.pt Website http://www.dgturismo.pt

ICEP Portugal Investimentos, Comrcio e Turismo Morada Av. 5 de Outubro 101/103 1050-051 Lisboa Telefone 217 909 500 Fax 217 935 028 Email Website http://www.icep.pt

Instituto do Emprego e da Formao Profissional Morada Av. Jos Malhoa 11 1099-018 Lisboa Telefone 218 614 100 Fax 217 227 013 Email Website http://www.iefp.pt

Posto de Artesanato do Minho Morada Rua dos Chos 92, Loja L 4710-230 Braga Telefone 253 270 526 Fax Email Website -

Programa de Incentivos Modernizao da Economia - PRIME Morada Rua Rodrigues Sampaio, 13 1169-028 LISBOA Telefone 213 112 100 / 808 266 266 Fax 213 112 197 Email info@gabprime.org Website http://www.prime.min-economia.pt/

Regio de Turismo do Alto Minho Morada Castelo Santiago de Barra 4900-360 Viana do Castelo Telefone 258 820 270 Fax 258 829 798 Email info@rtam.pt Website http://www.rtam.pt

[Websites relacionados com produtos regionais]

http://alfarrabio.di.uminho.pt/lindoso/

http://www.artesminho.com

http://www.aldeiasdeportugal.pt

http://www.idrha.min-agricultura.pt/produtos_tradicionais/apresentacao.htm

22

Este documento foi elaborado no mbito do projecto LIMACRIA, financiado pelo Programa EQUAL. O projecto LIMACRIA uma iniciativa de uma parceria de quatro entidades, que nasceu com o objectivo de identificar nichos de novos mercados e reas de actividade econmica geradoras de novas oportunidades de emprego na Regio do Vale do Lima. Com o desenvolvimento deste projecto pretende-se contribuir para melhorar o funcionamento do mercado de trabalho, promovendo a melhoria das condies de empregabilidade de desempregados procura do primeiro ou de novo emprego. O projecto LIMACRIA pretende assumir-se como instrumento de desenvolvimento da Regio, mais especificamente na deteco de novos empregos, tendo em considerao: a localizao geogrfica, a realidade do tecido econmico da Regio, a realidade scio-cultural, as realidades das regies envolventes e o potencial humano existente. As entidades promotoras do projecto LIMACRIA so: O CEVAL (http://www.ceval.pt) tem como misso impulsionar a promoo, o desenvolvimento e a proteco das actividades econmicas e empresarias de todo o Vale do Lima, extensvel aos concelhos limtrofes, contribuindo assim para a defesa dos legtimos interesses dos seus associados e para o to desejado progresso do vale do Lima. A actual estrutura do CEVAL assenta em cinco pilares: - Internacionalizao da economia do Vale do Lima; - Introduo das novas tecnologias da comunicao e informao; - Formao; - Informao/Divulgao; - Qualidade. O IPVC (http://www.ipvc.pt), atravs das suas Escolas Superiores, visa, para alm da coordenao institucional prosseguir: - A formao humana, cultural, cientfica, tcnica e profissional de qualidade; - A realizao da investigao necessria e adequada prossecuo da sua misso; - A cooperao com a comunidade regional, particularmente no mbito do seu tecido produtivo e empresarial, numa perspectiva de permanente dilogo e valorizao recproca; - Intercmbio sociocultural, cientfico e tcnico com instituies de ensino superior, nacionais, estrangeiras e internacionais; - A contribuio, no mbito das suas actividades, para a cooperao e solidariedade internacionais, de modo especial entre

os povos e as comunidades de lngua oficial portuguesa e os pases europeus. A SPI (http://www.spi.pt) foi constituda em 1996, materializando um conceito inovador de empresa, que foi possvel implementar juntando um conjunto de promotores individuais, c/ larga experincia nas reas de interveno e nas metodologias de trabalho perspectivadas, capacidade e solidez de um conjunto de empresas lderes nos seus domnios de interveno. Em 1999 a SPI iniciou um processo de internacionalizao com a abertura de um escritrio de representao na Rep. Pop. China e a criao de uma empresa exclusivamente detida pela SPI nos E. U. A.. Misso: gesto de projectos que fomentem a inovao e promovam a internacionalizao, recorrendo sempre que conveniente criao de parcerias estratgicas. Desde a sua criao a SPI realizou diferentes projectos, os quais podem ser agrupados em diferentes reas de interveno: - Consultoria - Formao - Investigao e desenvolvimento - e-Business - Empreendedorismo - Internacionalizao Combinando valncias cientficas com uma actividade empresarial, a SPI est idealmente posicionada para constituir equipas e gerir projectos na interface gesto/ tecnologia que constitui a base da inovao empresarial. A Valimar Comurb (http://www.valimar.org.pt) a Comunidade Urbana que integra os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Desde a sua constituio, a Valimar assumiu um papel activo na concertao intermunicipal, surgindo como um interlocutor na defesa dos interesses da Regio junto da Administrao Central, Regional e Comunitria, contribuindo, desta forma, para a resoluo de questes primordiais que condicionam o desenvolvimento de todo o vale. Os fins assinalados Valima so, fundamentalmente, contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentvel de todo o espao intermunicipal, atravs do aprofundamento da cooperao entre os municpios nas suas diversas vertentes de actuao.

2005

Potrebbero piacerti anche