Sei sulla pagina 1di 23

VISTO:

CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 1

QUESTO NICA MLTIPLA ESCOLHA 10,000 pontos distribudos em 60 itens


Marque no carto de respostas, anexo, a nica alternativa que responde de maneira correta ao pedido de cada item:

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto I, para solucionar os itens de 01 a 04. TEXTO I LUAR EM QUALQUER CIDADE 123456789101112131415161718O luar deixava as coisas mais brancas. As estrelas desapareciam. As casas, as moitas: impregnadas no de sereno, de luar. Caminhvamos interminavelmente, sem ofego, sem pressa. Caminhvamos atravs da lua. E ramos dois seres habituais e dois fantasmas ao mesmo tempo. L longe era o mundo quela hora coberto de sol. Mas haveria sol? Boivamos em luar. O cu, uma difusa claridade. A terra, menos que o reflexo dessa claridade. To claros! To calmos! Estvamos mortos e no sabamos, sepultados, andando, nas criptas do luar.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002)

01. O texto Luar em qualquer cidade apresenta: (A) (B) (C) (D) (E) o desespero do eu-lrico pela ausncia do sol. a tristeza de noites enluaradas em cidades do interior. o ambiente buclico dos campos enluarados, sem sereno. as impresses do eu-lrico em relao a uma noite de luar. o sentimento saudoso de um personagem apaixonado envolvido pelo luar.

02. O recurso estilstico empregado no verso O cu, uma difusa claridade (. 13-14) foi a: (A) (B) (C) (D) (E) anttese. elipse. hiprbole. metonmia. personificao.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 2

03. Classifica-se o sujeito de E ramos dois seres habituais e dois fantasmas (. 8) como: (A) (B) (C) (D) (E) simples. composto. inexistente. desinencial. indeterminado.

04. Em menos que o reflexo dessa claridade. (.15) a relao que se constri com a idia contida nos versos anteriores de: (A) (B) (C) (D) (E) comparao. explicao. concluso. oposio. adio.

Leia o texto II, para solucionar os itens de 05 a 10. TEXTO II SINTONIA FINA
1Demorou, mas finalmente vai se afirmar aquilo que estava entalado na garganta dos 2- defensores de um mundo ecologicamente mais correto: s os gases do efeito estufa 3- (aquecimento global) explicam as recentes mudanas incomuns do clima e dos 4- ecossistemas. Segundo os especialistas, a lista de anomalias longa: derretimento dos 5- mantos de gelo e de geleiras nas montanhas, secas, enchentes, acidificao dos oceanos, 6- alterao da migrao de animais selvagens etc.. O novo relatrio do Painel 7- Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC) deve chegar este ms aos 8- governantes de vrios pases para anlise. No ltimo deles, de 2001, a afirmao era que os 9- gases do efeito estufa (o principal deles o gs carbnico, CO2) so provavelmente os 10- culpados. Agora, tudo indica, a acusao ser incisiva. Alm disso, a verso trar uma nova 11- estimativa para o quanto a temperatura mdia do planeta dever aumentar, caso as 12- concentraes dos gases dobrem na atmosfera em relao aos nveis pr-industriais: de 2 a 13- 4,5 Celsius (em 2001, essa estimativa era de 1,5 Celsius). Espera-se que esses nveis sejam 14- atingidos por volta da metade deste sculo. quase certo que os Estados Unidos, a ndia e a 15- China (que formaram o bloco contra o IPCC) se oponham s concluses do documento. 16- Para os Estados Unidos, possvel que os nveis de CO2 cheguem a quadruplicar sem 17- conseqncias desastrosas para o planeta. J o Reino Unido prometeu baixar em 20% as 18- emisses at 2010. Muitos acham a promessa difcil de cumprir. At 2007, quando o 19- relatrio ser oficialmente publicado, muitas alteraes devero ser feitas nele. Mas o maior 20- desafio, no momento, parece ser engajar os Estados Unidos na luta para baixar as emisses.
(In: Cincia Hoje, So Paulo: Instituto Cincia Hoje/SBPC, abr. 2006, Mundo de Cincia)

05. De acordo com o texto, a relao dos gases do efeito estufa e as mudanas no clima e no ecossistema vai ser: (A) (B) (C) (D) (E) retificada. contestada. modificada. questionada. corroborada.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 3

06. No texto, a diferena entre o relatrio de 2001 e o novo relatrio que ser apresentado ao IPCC que no primeiro: (A) (B) (C) (D) (E) h uma hiptese; no segundo, uma certeza. a anlise definitiva; no segundo, duvidosa. os estudos so de especialistas; no segundo, de leigos. as informaes so vagas; no segundo, so pouco consistentes. h interferncia dos governos; no segundo, h independncia na anlise.

07. O termo em destaque em ...caso as concentraes dos gases... ( 11-12) estabelece, entre as oraes, relao de: (A) (B) (C) (D) (E) causa. adio. condio. oposio. explicao.

08. De acordo com a tipologia textual, o texto Sintonia fina : (A) (B) (C) (D) (E) descritivo, porque caracteriza o efeito estufa. dissertativo-expositivo, porque se limita a apresentar o fato ocorrido. narrativo, uma vez que se constri a partir de uma seqncia de fatos. narrativo-descritivo, porque utiliza recursos da narrativa para caracterizar um evento fsico. dissertativo-argumentativo, porque apresenta um posicionamento e argumentos para fundament-lo.

09. No texto, uma expresso com valor conotativo, : (A) (B) (C) (D) (E) entalado na garganta. ( 1) recentes mudanas. ( 3) lista de anomalias. ( 4) migrao de animais selvagens. ( 6) governantes de vrios pases. ( 8)

10. Relacione a coluna A com a coluna B, considerando a funo sinttica dos termos em destaque e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. COLUNA A 1. ...as recentes mudanas incomuns ( 3). 2. ...s os gases do efeito estufa... ( 2). 3. ...a lista de anomalias longa... ( 4). 4. ...alterao da migrao de animais... ( 6). 5. ...aos governantes de vrios pases para anlise ( 7-8). (A) (B) (C) (D) (E) 3 2 3 2 2 ; ; ; ; ; 2 4 2 4 5 ; ; ; ; ; 1 5 5 3 4 ; ; ; ; ; 4 1 1 1 3 ; ; ; ; ; 5. 3. 4. 5. 1. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) COLUNA B Ncleo do sujeito. Complemento nominal. Adjunto adverbial. Objeto direto. Predicativo do sujeito.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 4

Leia o texto III, para solucionar os itens de 11 a 13. TEXTO III Ao longo das dcadas, as varas de famlia no Brasil caracterizaram-se por apresentar uma tendncia marcante de preferncia me sempre que houvesse discusso sobre a guarda de filhos, salvo situaes excepcionais. 11. A expresso de famlia tem valor de: (A) (B) (C) (D) (E) substantivo. advrbio. pronome. verbo. adjetivo.

12. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. II. III. IV. (A) (B) (C) (D) (E) Ao longo das dcadas e varas de famlia tm a mesma funo sinttica. A expresso me funciona sintaticamente como complemento nominal. A expresso de filhos pertence categoria gramatical dos adjetivos. O vocbulo marcante e a expresso de filhos tm a mesma funo sinttica de adjunto adnominal. Somente a I est correta. Somente a I e a II esto corretas. Somente a II e a III esto corretas. Somente a II, a III e a IV esto corretas. Somente a III e a IV esto corretas.

13. correto afirmar-se que o verbo haver na expresso sempre que houvesse discusso...: (A) (B) (C) (D) (E) transitivo direto e impessoal. pode ser flexionado pois admite a substituio pelo verbo ter. intransitivo e est anteposto ao adjunto adnominal. defectivo e por isso no pode ser flexionado. deve vir sempre acompanhado de um substantivo quando for impessoal.

Leia o texto IV, para solucionar os itens de 14 a 16. TEXTO IV Senhor Anto de Sousa de Meneses, Quem sobe a alto lugar, que no merece, Homem sobe, asno vai, burro parece, Que o subir desgraa muitas vezes
(GREGRIO DE MATOS)

14. A expresso o subir, quanto ao processo de formao de palavras, classifica-se como: (A) (B) (C) (D) (E) hibridismo. converso ou derivao imprpria. formao regressiva. combinao. reduplicao.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 5

15. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. I. O primeiro verso funciona como um aposto. II. O vocbulo Quem no segundo verso funciona como sujeito de sobe. III. O vocbulo que no segundo verso um pronome relativo e funciona como sujeito de merece. IV. O terceiro verso constitudo por trs oraes coordenadas sindticas. V. O quarto verso flutua entre causa/explicao do terceiro verso. (A) (B) (C) (D) (E) Somente a I e a II esto corretas. Somente a I, II e a III esto corretas. Somente a II e a V esto corretas. Somente a IV e a V esto corretas. Somente a II e a III esto corretas.

16. Assinale a alternativa cuja dupla de vocbulos tm ditongos nasais. (A) (B) (C) (D) (E) Homem / Quem. Anto /Sousa. vezes / Anto. Homem / Sousa. no / que.

17. Assinale a alternativa cuja concordncia verbal se fez corretamente. (A) (B) (C) (D) (E) Eu e tu ficastes boquiabertos diante do espetculo. Por isso, o Lusadas so a maior obra de Cames. Hajam vistas todas as vitrias ganhas pelo Brasil. Devem haver dois livros de poesia. s tu quem, no fim da tarde, vem me buscar.

18. Assinale a alternativa em que todas as palavras devam ser acentuadas pelo mesmo motivo de Ita, acaraj e fnix, respectivamente. (A) (B) (C) (D) (E) saude tatu nomade viuva sauva ; ; ; ; ; dende abade vovo cafe mocoto ; ; ; ; ; voou. taxi. torax. alguem. taxi.

19. Assinale a alternativa na qual a vrgula foi empregada corretamente. (A) (B) (C) (D) (E) irmos, ouvi, a palavra de Deus! Os alunos do Colgio Militar, cooperaram com a doao de alimentos. Ora, voc sabe, ora voc no sabe? Quando voc visitar Roma, lembre-se de mim, certo? Etebaldo quando voc visitar Roma, lembre-se de mim certo?

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 6

20. Assinale a alternativa incorreta quanto concordncia nominal. (A) (B) (C) (D) (E) Um ou outro aluno indisciplinado no comparecia s aulas de esgrima. Seguem, em anexo, os comprovantes do Imposto de renda. Dados as circunstncias, todos descobriram sua pseuda-sabedoria. Muita pacincia necessria. Pacincia necessrio.

HISTRIA DO BRASIL

21. No sculo XV, Portugal e Espanha deram incio expanso martima europia, da qual resultaram grandes imprios coloniais, a exemplo do Brasil. As afirmativas abaixo dizem respeito s vrias explicaes acerca do expansionismo e dos descobrimentos portugueses dos sculos XV e XVI. Analise-as e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. A busca por rotas comerciais alternativas na tentativa de escapar das altas taxas cobradas pelos turco-otomanos, a partir do domnio estabelecido por eles no Mediterrneo oriental em 1453. II. O desenvolvimento de instrumental tecnolgico para navegao, a partir de estudos realizados por cartgrafos, astrnomos, matemticos e navegadores na Escola de Sagres. III. A aliana entre portugueses, venezianos e genoveses para fortalecer o monoplio que mantinham sobre o Mediterrneo, visando anular os prejuzos causados pela invaso rabe na pennsula Ibrica ocorrida naquele perodo. IV. As aspiraes da burguesia mercantil que havia consolidado a sua relao com a Coroa durante a Revoluo de Avis, entre 1383 e 1385, quando as foras de Castela foram expulsas de Portugal e Dom Joo I assumiu o trono. (A) (B) (C) (D) (E) Somente a I est correta. Somente a I e a III esto corretas. Somente a I, a II e a IV esto corretas. Somente a I, a III e a IV esto corretas. Somente a II e a IV esto corretas.

22. Inegavelmente, fatores polticos europeus influenciaram a Histria do Brasil ao longo dos tempos. Em particular, a invaso holandesa no nordeste brasileiro durante o sculo XVII est relacionada: (A) Guerra dos Cem Anos que colocou as terras flamengas sob a gide do domnio britnico obrigando os holandeses a buscarem novas terras para alocar a populao perseguida. (B) ao confronto entre lusitanos e castelhanos na regio de fronteira de Portugal. Esse conflito fragilizou as defesas da metrpole ibrica permitindo a ao holandesa no Brasil. (C) s Guerras de Reconquista contra os mouros que deixou os portugueses merc do controle financeiro dos banqueiros holandeses. (D) aos Atos de Navegao estabelecidos pelo governo ingls. Essa medida prejudicou enormemente os interesses martimos holandeses deixando a nao flamenga com a nica opo de ocupar as zonas produtoras de acar. (E) Unio Ibrica que atrapalhou os interesses holandeses no comrcio do acar levando o governo da Holanda a optar pela ocupao das zonas produtoras no nordeste.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 7

23. A mquina administrativa colonial portuguesa primou pelos zelos fiscais e pela preservao da soberania lusitana sobre as terras brasileiras. Acerca dos mecanismos de controle criados por Portugal, correto afirmar: (A) as cmaras municipais representavam a nica manifestao autnoma da colnia. Entre suas atribuies estava a possibilidade de contratar servios, nomear os capites-mores e distribuir sesmarias. (B) o Regimento Geral estabelecia as regras fiscais na prpria Colnia. O Regimento trazido pelos primeiros capites-donatrios determinava ainda os direitos e deveres dos mesmos. (C) o objetivo principal da criao do Governo Geral, estabelecido em Salvador em 1549, era centralizar a administrao metropolitana na prpria Colnia. (D) tanto donatrios como sesmeiros possuam as mesmas obrigaes fiscais, oportunidades fundirias e direitos arrecadatrios determinados pelas Cartas de Doao. (E) os homens bons representantes da elite colonial tinham seu poder muito mais determinado pela quantidade de terras que possuam do que pela quantidade de escravos. Os forais regulavam o tamanho destas propriedades.

24. Sobre os conflitos no Brasil colonial pode-se destacar dois modelos, no exclusivos, de revoltas e rebelies que tensionaram o domnio portugus e contriburam para o desgaste do sistema colonial, a saber: I. o primeiro modelo caracterizou-se por diversos levantes de colonos que se sentiam prejudicados com as altas taxas de impostos cobrados pela Coroa e com o exerccio do monoplio exercido pelas companhias mercantilistas. Estes movimentos no tinham carter anticolonial e independentista, porm, serviram para mostrar a existncia de interesses de uma populao j enraizada no Brasil. Receberam o nome de rebelies nativistas. II. o segundo modelo caracterizou-se por revelar, claramente, a inteno em lutar pela emancipao do Brasil em relao Portugal mostrando-se possuidor de alguma conscincia nacional, alm de certa organizao poltica. No se limitou a contestar determinados aspectos da dominao colonial, como impostos, mas questionava o prprio pacto colonial. Buscava a independncia poltica, apesar de circunscritos s regies em que aconteceram. Recebeu o nome de rebelies anticoloniais. Assinale a alternativa que combina, respectivamente, movimentos relacionados a cada um dos modelos acima. (A) (B) (C) (D) (E) Guerra dos Emboabas e Guerra dos Mascates. Inconfidncia Mineira e Revolta de Beckman. Conjurao Baiana e Inconfidncia Mineira. Rebelio de Vila Rica e Conjurao Baiana. Inconfidncia Mineira e Guerra dos Mascastes.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 8

25. A consolidao do Imprio no Brasil exigia aes no mbito das relaes internacionais visando afirmao dos interesses nacionais. Analise as proposies abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. A Questo Christie, detonada a partir de incidentes entre Brasil e Inglaterra, gerou o rompimento das relaes diplomticas entre estes dois pases de 1863 a 1865, e teve em seu desfecho a afirmao da hegemonia inglesa quando, por meio de arbitramento internacional, o Brasil foi obrigado a apresentar desculpas oficiais Inglaterra.

II. Os interesses na regio platina levaram o Brasil a participar da guerra contra Oribe e Rosas. O primeiro, presidente do Uruguai e lder do Partido Blanco e o segundo, presidente da Argentina, que apoiava o presidente uruguaio visando a defesa da autonomia econmica e poltica do Uruguai. III. Entre as conseqncias da Guerra do Paraguai, pode-se destacar o fortalecimento da identidade nacional. Ao mesmo tempo, a guerra significou a consolidao do Exrcito brasileiro como uma importante instituio do Imprio, passando a exigir uma participao mais ativa na poltica imperial, o que no era bem visto pela elite poltica tradicional. (A) (B) (C) (D) (E) Somente a I est correta. Somente a I e a II esto corretas. Somente a II e a III esto corretas. Somente a III est correta. Todas esto corretas.

26. No Perodo Regencial (1831 a 1840) ocorreram grandes disputas polticas, que se expressaram pelos jornais, nos debates do parlamento e, vrias vezes, pela luta armada, em revoltas sociais nas provncias. Assinale a alternativa que identifica as condies polticas da sociedade brasileira naquele perodo. (A) A presena do prncipe regente contribui para o pacifismo tpico daquele perodo, promovendo o equilbrio das foras sociais e a concretizao do objetivo do governo provisrio de manter a ordem e a lei at a maioridade do novo imperador. (B) A elite poltica, tendo como principal objetivo a instaurao de uma sociedade democrtica, articulava-se de forma a garantir que as expectativas das diversas camadas sociais estivessem representadas e consolidadas no Estado nacional brasileiro. (C) O Brasil regencial foi um perodo politicamente agitado e violento, com uma grande massa de marginalizados da participao poltica e uma elite que lutava entre si, denominando-se liberais ou conservadores, mas, na prtica, se articulavam para a manuteno dos seus privilgios. (D) As rebelies regenciais questionavam a situao de misria em que se encontrava a maioria da populao, reivindicando liberdade e maior acesso ao cenrio poltico mas sem atacar a legitimidade e a centralizao do poder exercido pelo imperador. (E) Os conflitos regenciais, a disputa entre as elites e as graves questes sociais e econmicas, apesar de gerarem alguma instabilidade no mbito das provncias, no ameaaram a unidade poltica do pas.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 9

27. Analise as afirmativas abaixo sobre a Constituio Republicana de 1891, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de uma afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia encontrada. ( ( ( ( ( ) O pas adotou uma organizao federativa. Com isso, os Estados-membros adquiriram amplas prerrogativas, como as de organizar fora militar prpria, constituir a Justia estadual e criar impostos. ) Foi mantida a separao de poderes entre o Executivo, o Legislativo e o Judicirio, mas foi extinto o Moderador. ) Adotou-se o sistema presidencialista, em que o presidente da Repblica era eleito para um mandato de cinco anos. ) No sistema eleitoral, eliminou-se a exigncia de renda mnima para ser eleitor e estabeleceuse o voto aberto, o que permitia aos eleitores ampla autonomia na escolha dos seus candidatos. ) A elaborao da primeira Constituio Republicana foi orientada por Rui Barbosa e tomou como base o modelo republicano dos Estados Unidos da Amrica.
F F V V V ; ; ; ; ; F V V F V ; ; ; ; ; V V F F F ; ; ; ; ; V ; F ; V ; F ; F ; V. F. V. V. V.

(A) (B) (C) (D) (E)

28. Analise as afirmativas abaixo sobre os movimentos sociais de destaque durante a Repblica Velha e, a seguir, assinale a alternativa correta. I.
Tenentismo: movimento poltico desencadeado durante a dcada de 20 por jovens oficiais, a maioria tenentes e capites, em oposio ao governo e alta oficialidade, que defendia os interesses da oligarquia. O pice do movimento ocorreu durante a chamada Coluna Prestes que percorreu milhares de quilmetros pelo interior do pas combatendo as tropas do governo e as foras oligrquicas. II. A Guerra de Canudos: episdio ligado ao messianismo e ao revolucionarismo primitivo. A guerra ocorreu no serto da Bahia e est relacionada s pregaes anti-republicanas do beato Antnio Maciel, conhecido como Conselheiro. A violenta represso culminou com a total destruio do arraial do Belo Monte. III. A Revolta da Vacina: insurreio urbana ocorrida no Rio de Janeiro como reao ao programa pblico de sade durante o governo de Rodrigues Alves quando era ministro da sade o cientista Oswaldo Cruz. O movimento surge aps a aprovao no Congresso em 31 de outubro de 1904, da lei que tornou a vacina da varola obrigatria no Brasil e permitiu que brigadas sanitrias, acompanhadas de policiais, entrassem nas casas para aplicar a vacina fora. IV. A Revolta da Chibata: movimento associado aos maus tratos que os marinheiros sofriam nos navios. Os marinheiros, tendo Joo Cndido como lder, resolveram sublevar-se. Num golpe rpido, apoderaram-se dos principais navios da Marinha de Guerra brasileira e se aproximaram do Rio de Janeiro. Em seguida mandaram mensagem ao presidente da Repblica e ao ministro da Marinha exigindo a extino do uso da chibata, ou seja, dos castigos fsicos, que ainda eram comuns na Marinha.

(A) (B) (C) (D) (E)

Somente a I, a III e a IV esto corretas. Somente a II e a III esto corretas. Somente a I, a II e a IV esto corretas. Somente a II e a IV esto corretas. Todas esto corretas.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 10

Leia o texto V, para solucionar o item 29. TEXTO V A 6 de outubro, foram ocupadas localidades de Coraglia e Fornacci. Esta ltima era de grande valor estratgico, pois a fbrica de munies e acessrios para avies "Catarozzo" nela se localizava; os alemes fugiram com tal alvoroo, frente ao rpido ataque brasileiro, que a deixaram praticamente intacta. No dia 17, ocupou-se Barga e os montes vizinhos, passando o Destacamento FEB a ameaar Castelnuovo, importante fortificao alem da "Linha Gtica". Nesse mesmo dia, o Ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra, visitou a FEB e, durante sua estada, oficializou o termo "A Cobra Fumou", transformando essa expresso no smbolo da FEB, com um escudo desenhado de forma apropriada. Antes da FEB partir para a Itlia, diziase que era "mais fcil uma cobra fumar do que a FEB embarcar"... pois bem, a "cobra" j havia "fumado", para desencanto dos descrentes! (...) Na noite do dia 28, por trs vezes tropas alems tentaram abrir caminho para o Norte na regio de Felegara, mas foram repelidos e retraram-se para a regio de Fornovo. No dia 29, a tropa brasileira apertou o cerco aos alemes em Fornovo, e, ao meio-dia, o comandante do 6 RI intimou-os a renderem-se; recebeu a resposta que apenas aps a consulta ao seus superiores poderiam responder intimao. Encerrava-se aqui um glorioso captulo na histria do Brasil. Pas pacfico, que procura o entendimento entre as Naes, foi forado a entrar na guerra aps ter sido atacado pelo Eixo. Soube, com muito esforo, enviar uma tropa para combater no Continente Europeu, contribuindo para a vitria Aliada. Mal-treinada que era, de incio, os "pracinhas" suplantaram as dificuldades e demonstraram o valor do soldado brasileiro. Foram 239 dias de combate, nos quais a FEB perdeu 465 homens. Seu sacrifcio no foi em vo!
(Rudnei Dias da Cunha. 2001, In: A Fora Expedicionria Brasileira e a Campanha na Itlia, 1944-1945)

29. Com referncia ao texto e aos seus conhecimentos acerca da participao brasileira na II Guerra Mundial, podemos afirmar: (A) o comprometimento definitivo do Brasil causa aliada trouxe a presena de tropas norteamericanas ao Norte e Nordeste do pas, bem como o envio de material militar, inicialmente aeronaves de combate, a fim de auxiliar na patrulha anti-submarino, proteo de comboios e, eventualmente, proteger contra um ataque alemo. (B) com o rompimento das relaes diplomticas, o Eixo passou a atacar navios mercantes brasileiros. Esses ataques apenas se deram aps a declarao oficial de guerra feita pelo governo brasileiro. (C) como meio de reparao aos danos causados pelos ataques de submarinos alemes navegao mercante brasileira, o governo Vargas tomou a posse de todas as aes da bolsa de valores e saldos em conta bancria dos alemes aqui residentes. (D) a FEB, ao chegar Itlia, passou a fazer parte do VIII Exrcito britnico composto por brasileiros, britnicos, canadenses, indianos, norte-americanos, poloneses e sul-africanos. Isso fez com que as foras armadas brasileiras perdessem totalmente a autonomia j que nossos soldados s respondiam a ordens de oficiais ingleses. (E) as tropas alems, s quais se agregavam algumas unidades fascistas italianas conseguiram rechaar todas as intervenes brasileiras durante o ano de 1944.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 11

30. Os Anos Trinta do sculo XX, vividos integralmente dentro da Era Vargas, foram marcados por disputas ideolgicas, por propostas revolucionrias e pelo desenvolvimento de regimes centralizadores e autoritrios. Fatores polticos garantiram a polarizao das ideologias polticas durante este perodo, opondo: (A) os socialistas-trotskistas, lderes do movimento operrio em toda a Primeira Repblica, ao Partido Socialista Brasileiro, de tendncia revolucionria bolchevista. (B) a Aliana Nacional Libertadora, que lutava pela instalao de um governo popular revolucionrio, Ao Integralista Brasileira, partido poltico simpatizante do fascismo. (C) os Caifazes Radicais, defensores da igualdade racial entre negros e brancos, situado no Rio de Janeiro, aos partidrios do fascismo franquista espanhol, de tendncia racista e autoritria. (D) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revoluo de 1932, aos trabalhistas defensores de Getlio Vargas. (E) os tenentistas, que defendiam a moralizao do processo eleitoral, social-democracia, representada pelo Partido Democrtico de So Paulo.

31. Os anos conhecidos como Era JK foi um perodo de impressionante surto da atividade econmica nacional. Por outro lado, alguns setores acusaram Juscelino Kubitschek de desenvolver uma poltica entreguista e submissa ao capital internacional. Para rebater as crticas e agradar os setores mais nacionalistas o governo preservou dois setores estratgicos para o controle nacional, foram eles: (A) (B) (C) (D) (E) minerao e siderurgia. indstria automobilstica e indstria de base. indstria de bens no-durveis e minerao. petrleo e construo civil. setor alimentcio e indstria automobilstica.

32. O processo conhecido como Abertura Democrtica se deu sob a liderana de vrios protagonistas polticos. Dante de Oliveira, Ulysses Guimares e Franco Montoro acercaram-se da figura histrica de Tancredo Neves como atores de destaque no palco poltico daquele momento de transio. Tancredo j havia assumido o comando do executivo na Histria recente do pas quando: (A) Getlio Vargas faleceu e ele, como Ministro da Justia, assumiu a presidncia da Repblica. (B) estabeleceu-se a crise sucessria na presidncia aps o afastamento de Caf Filho por motivos de sade. (C) foi escolhido primeiro ministro durante a nica experincia parlamentarista da Repblica aps a renncia de Jnio Quadros. (D) Vargas foi deposto em 1945 e ele, como presidente do Congresso Nacional, assumiu a chefia do executivo federal. (E) foi indicado para assumir a presidncia para que Juscelino pudesse concorrer reeleio em 1960.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 12

33. Analise as afirmativas abaixo sobre as eleies de 1989 e o governo Collor, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de uma afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia encontrada. ( ( ( ( ( ) Depois de 29 anos sem votar para presidente, os brasileiros foram s urnas escolher o sucessor de Jos Sarney, consagrando pela primeira vez o voto universal no pas. ) Concorrendo pelo Partido da Reconstruo Nacional, Fernando Collor contou com o apoio do empresariado e com a simpatia de muitos rgos de comunicao. ) A adoo da poltica neoliberal do governo Collor promoveu um desenvolvimento significativo nas indstrias nacionais que, importando tecnologias de produo mais facilmente, concorriam de forma mais competitiva com os produtos estrangeiros. ) A acusao de corrupo do presidente Fernando Collor fez eclodir grandes mobilizaes populares organizadas pelo Movimento pela tica na Poltica. ) O governo Collor, em 1990, promoveu, entre outras aes, o congelamento de preos e salrios e o bloqueio de todas as contas bancrias e cadernetas de poupana que tivessem saldo superior a 50 mil cruzeiros (1.250 dlares).
V V F F V ; ; ; ; ; V ; V ; F ; F. V ; F ; V ; V. V ; F ; V ; F. F ; F ; V ; V. F ; V ; F ; V.

(A) (B) (C) (D) (E)

34. Analise as afirmativas abaixo sobre a poltica externa do governo Lula e, a seguir, assinale a alternativa correta. I.
Nos dois primeiros anos de mandato, Lula buscou afirmar uma posio de liderana do Brasil na Amrica Latina. II. Reconheceu nos pases de economia emergente a possibilidade de crescimento da economia, por isso, buscou estreitar relaes com pases como a ndia, a frica do Sul, a China e alguns pases rabes. III. Conseguiu junto OMC Organizao Mundial do Comrcio, a condenao dos Estados Unidos e da Unio Europia pela prtica de subsdios aos produtos americanos e europeus.

(A) (B) (C) (D) (E)

Somente a II e a III esto corretas. Somente a I e a III esto corretas. Somente a I e a II esto corretas. Somente a II est correta. Todas esto corretas.

35. O Plano Cruzado, medida de combate inflao do governo Sarney, baseou-se em princpios heterodoxos para a economia e caracterizou-se por vrios aspectos, exceto: (A) reforma monetria: cortou trs zeros do Cruzeiro e substituiu-o por uma nova moeda, o Cruzado. (B) congelamento de preos por um ano e de salrios, pelo valor mdio dos ltimos seis meses acrescido de um abono de 8%. (C) "gatilho salarial": toda vez que a inflao atingisse ou ultrapassasse 20%, os assalariados teriam um reajuste automtico no mesmo valor, mais as diferenas negociadas nos dissdios das diferentes categorias. (D) extino da correo monetria e criao do ndice de Preos ao Consumidor (IPC) para corrigir a poupana e as aplicaes financeiras superiores a um ano. (E) conteno da inflao e aumento do poder aquisitivo da populao. Isso garantiu um ganho real para o trabalhador que atingiu demanda positiva crescente.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 13

36. Dentre as alternativas abaixo a nica que no se relaciona aos mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso : (A) colapso da economia mundial, iniciada em 1997 nos pases do Sudeste Asitico, atingindo posteriormente a Federao Russa, produzindo reflexos no Brasil. (B) grave crise de abastecimento de energia, conhecida popularmente como apago, em virtude da falta de planejamento e de investimentos no setor eltrico. (C) aprovao da Lei de Responsabilidade Fiscal, com o objetivo de impedir que prefeitos, governadores e o prprio presidente da Repblica gastem mais do que o estabelecido pelo oramento pblico. (D) aprovao de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB possibilitando, por exemplo, o surgimento de um grande nmero de instituies de ensino superior. (E) O lanamento do Plano Real e a criao de uma espcie de moeda paralela, a Unidade Real de Valor URV posteriormente transformada em moeda, o Real. 37. A atual Carta constitucional tem vrios fatores caractersticos, exceto: (A) estabeleceu a independncia entre os trs Poderes. Estabeleceu eleies diretas com dois turnos para presidncia, governos estaduais e prefeituras com mais de 200 mil eleitores. (B) permaneceu omissa em relao ao racismo e a intolerncia social e religiosa. (C) limitou a jornada de trabalho para 44 horas semanais, estipulou o seguro-desemprego, ampliou a licena-maternidade para 120 dias e concedeu licena-paternidade, fixada mais tarde em cinco dias. (D) proibiu a ingerncia do Estado nos sindicatos e assegurou aos funcionrios pblicos o direito de se organizar em sindicatos e utilizar a greve como instrumento de negociao, salvo nos casos dos servios essncias. (E) procurou dificultar as demisses ao determinar o pagamento de uma multa de 40% sobre o valor total do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS) nas dispensas sem justa causa. 38. Como conseqncia do Ato Adicional Constituio de 1824 deve-se excluir: (A) a criao do Conselho de Estado, rgo que reunia os polticos mais conservadores. (B) a Regncia Una em substituio Regncia Trina. (C) a criao das Assemblias Legislativas provinciais, com poderes para fazer leis referentes s questes locais. (D) a disputa entre progressistas, favorveis manuteno da autonomia provincial, e regressistas, defensores da centralizao. (E) nenhuma das alternativas anteriores. 39. Durante o Segundo Reinado desenvolveram-se no Brasil as atividades econmicas urbanas, caracterizadas pela criao de bancos, construo de ferrovias, abertura de casas comerciais, etc. Pode-se afirmar que este movimento foi favorecido por vrias condies, exceto: (A) pelo impulso da renda advinda da produo cafeeira. (B) pelo incentivo da Lei de Terras que implementou uma tmida, porm, importante reforma agrria. (C) pelo expressivo aumento das tarifas alfandegrias que ajudou no incremento da produo manufatureira. (D) pela sobra de capitais oriunda do fim do trfico negreiro. (E) pela conjuntura internacional, como a Guerra de Secesso nos Estados Unidos que estimulou a produo de algodo no Brasil e, conseqentemente, o desenvolvimento da indstria txtil.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 14

40. As constituies republicanas de 1937 e 1967 apresentam vrias congruncias histricas e ideolgicas, exceto: (A) foram elaboradas em perodos de exceo poltica marcados por governos centralistas. (B) estabeleciam a censura aos meios de comunicao e o controle sobre as atividades artsticas e culturais. (C) foram promulgadas por constituintes influenciadas pelos regimes fascistas europeus que vicejaram na segunda metade do sculo XX. (D) caracterizaram-se por estabelecer um princpio de Estado Mximo dentro do panorama scio-econmico nacional. (E) defendiam a submisso do Legislativo ao Executivo federal.

GEOGRAFIA DO BRASIL

41. Numere a coluna da direita de conformidade com a da esquerda e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia encontrada. CARACTERSTICAS 1. Possui a maior biodiversidade do planeta, apresentando trs estratos: mata de igap, vrzea e terra firme. 2. Predomnio de espcies adaptadas ao clima temperado e assemelha-se, na densidade vegetal, a um bosque. 3. Possui um estrato exposto ao intensa de massas de ar provenientes do Oceano Atlntico. 4. Formaes rasteiras constitudas por gramneas que atingem at 60 cm. Sua origem pode estar associada a solos rasos ou temperaturas baixas em regies de altitudes elevadas. (A) (B) (C) (D) (E) 3 3 3 3 1 ; ; ; ; ; 2 1 2 1 3 ; ; ; ; ; 1. 4. 4. 2. 2. TIPOS DE VEGETAO ( ) Mata Atlntica.

) Floresta Amaznica.

) Mata dos Pinhais.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 15

42. A metropolizao brasileira se d tambm como "involuo". O dito processo de involuo metropolitana significa: (A) diminuio da mancha urbana das metrpoles brasileiras em razo da disperso espacial das classes mdias. (B) aumento da pobreza nas metrpoles brasileiras como resultado da escassez de investimentos pblicos em infra-estrutura. (C) reduo do nmero de municpios componentes das Regies Metropolitanas, visando a otimizao das Polticas Pblicas. (D) aumento de contingentes populacionais sem qualificao educacional ou profissional nas metrpoles brasileiras. (E) diminuio da circulao de capitais e a conseqente reduo do crescimento econmico das metrpoles em relao ao territrio como um todo. 43. Analise a afirmativa abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que preenche corretamente s lacunas em branco, respectivamente. (...) inserida em uma poltica de ____________________, que perdurou at o comeo da dcada de 70, a industrializao brasileira contava apenas com a instalao de indstrias de ____________________, e amplo predomnio de ____________________, at o incio da Segunda Guerra Mundial. (A) Substituio de importao ; base ; investimentos estatais. (B) Substituio de importao ; bens de consumo no-durveis ; investimentos de capital privado nacional. (C) Produo complementar ; bens de consumo durveis ; investimentos de capital internacional. (D) Substituio de importao ; bens de capital ; investimentos estatais. (E) Produo complementar ; bens de consumo no-durveis ; investimentos de capitais estatais estrangeiros. 44. Sobre a organizao interna das cidades brasileiras, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de uma afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ( ) As carncias de servios geram especulao, pela valorizao diferencial das diferentes reas do territrio urbano. ) Os lugares de residncia obedecem uma lgica especulativa, posto que as pessoas abonadas alojam-se onde haja maior convenincia, segundo os cnones de cada momento, incluindo-se a moda. ) As atividades mais dinmicas se instalam nas reas mais privilegiadas. ) O tamanho das grandes cidades brasileiras tem relao direta com o fenmeno da especulao. V V V V V ; ; ; ; ; F F V V V ; ; ; ; ; V F V F V ; V. ; V. ; V. ; F. ; F.

( (

(A) (B) (C) (D) (E)

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 16

45. Sobre as regies brasileiras e as especializaes territoriais produtivas, correto afirmar: (A) a insero da indstria automobilstica em Camaari (BA) permite afirmar que o Nordeste compe a Regio Concentrada do pas. (B) a economia industrial da Amaznia complementar economia nordestina. (C) a dinamizao da economia amaznica, resultante da produo de eletroeletrnicos na zona Franca de Manaus, denota uma tendncia ao deslocamento da centralidade econmica brasileira para a capital do estado do Amazonas. (D) a pr-existncia de densidades tcnicas na Regio Concentrada do Brasil faz desta rea a de mais intensa diviso territorial do trabalho. (E) a agricultura pouco modernizada do Centro-Oeste brasileiro gera impedimento integrao da regio economia globalizada.

46. Conforme se pode observar na tabela abaixo, a m distribuio de renda um problema grave da estrutura socio-econmica brasileira e repercute em diversos outros indicadores sociais.

Brasil: participao dos 20% mais ricos e dos 50% mais pobres na renda nacional 1960-1999 Ano 20% mais ricos 50% mais pobres 1960 54,0% 18,0% 1970 62,0% 15,0% 1980 63,0% 14,0% 1990 65,6% 11,3% 1999 63,8% 12,6% (Addas, 2004)

Sobre esse tema correto afirmar: (A) crescimento econmico e desenvolvimento social esto diretamente atrelados, visto que, apesar da m distribuio de renda, os nmeros da economia globalizada do Brasil permitiram, nas ltimas dcadas, uma diminuio da excluso social. (B) a excluso social uma marca do capitalismo. Ela se mostra ainda mais evidente na atual fase monopolista, financeira e globalizada que atinge a todo o mundo, mas especialmente aos pases da periferia do sistema, como o Brasil. (C) a taxa de analfabetismo funcional, o percentual de cidados que sabem assinar o seu nome, um ndice fiel a ser tomado para mensurar o nvel de desenvolvimento de um pas, pois, pressupe-se que uma populao que saiba apenas ler e escrever consiga se posicionar criticamente frente realidade. (D) o IDH (ndice de Desenvolvimento Humano) que leva em considerao a expectativa de vida ao nascer, o nvel de instruo e o PIB per capita revela que o Brasil ocupa uma posio mediana no cenrio mundial e possui grande homogeneidade interna. (E) a leitura da tabela mostra que na ltima dcada houve uma melhora na distribuio de renda no pas apresentando nmeros que indicam uma relao mais justa de repartio da riqueza acumulada em relao realidade de 1960.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 17

47. A sociedade capitalista na sua fase industrial, baseada na produo e consumo em massa, deixou, ao longo do sculo XX, transformaes na natureza e conseqentes marcas no espao geogrfico. Sobre os impactos ambientais urbano-industriais correto afirmar: (A) no sculo XX o Brasil se urbanizou e industrializou de forma concentrada no eixo Rio de Janeiro e So Paulo, concentrando nessas duas cidades os seus problemas ambientais e permitindo que no processo de relocalizao industrial da dcada de 1970 os impactos ao ambiente j no fossem sentidos. (B) na transformao que faz de recursos naturais em produtos para o consumo, a indstria gera diversos tipos de poluio, dentre eles se destaca a chuva cida, um processo que decorre da concentrao de componentes cidos na atmosfera global e que atinge a todo o planeta. (C) o Efeito Estufa, fenmeno natural, tem sido intensificado pela ampliao da emisso de gases estufa da sociedade urbano-industrial, o Brasil contribui para esse fenmeno, por exemplo, com as queimadas de vegetao, com os gases dos veculos automotores e com a poluio atmosfrica das indstrias. (D) as ilhas de calor so um tpico fenmeno que decorre da concentrao urbana e do consumo industrial, elas acontecem em grandes cidades e determinam uma menor temperatura no centro em detrimento s periferias em funo da menor reteno do calor e da concentrao de gua sobre a superfcie, face impermeabilizao dos solos. (E) a inverso trmica um impacto ambiental que tende a atingir, no vero, a todas as cidades industriais da faixa temperada do mundo. No Brasil esse fenmeno evidente em cidades como So Paulo, Florianpolis e Porto Alegre. Leia o texto VI, para solucionar o item 48. TEXTO VI O que obrigou a novos investimentos na rede ferroviria foi no apenas o transporte de cargas, mas tambm a demanda da circulao de passageiros. Entre 1970 e 1994 o nmero de passageiros cresceu 3,5 vezes, passando de 329,64 mil para 1.163.034 pessoas.
(Santos & Silveira, 2001)

48. motivao principal para os investimentos em transportes ferrovirios de passageiros no perodo citado no texto acima: (A) a necessidade de transportar a populao migrante do Nordeste para o Centro-Sul do Brasil. (B) o incremento do uso de trens em escala metropolitana, com aumento de fluxos de trens suburbanos e construo de metrs. (C) garantir o deslocamento migratrio pendular de trabalhadores rurais temporrios em perodos de plantio e colheita nas regies agro-exportadoras. (D) o uso dos trens de passageiros em mbito inter-regional como alternativa ao transporte rodovirio, saturado pela m conservao das estradas. (E) a construo da linha frrea ligando Braslia aos ncleos polarizadores do Centro-Sul.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 18

49. Associe as pirmides etrias do Brasil (1980 e 2000) s suas caractersticas principais, numerando a coluna B de acordo com a coluna A e, a seguir, assinale a alternativa correta. 1980
(Pop. Total: 119.002.706 hab.) 70 ou + 65 a 69 60 a 64 55 a 59 50 a 54 45 a 49 40 a 44 35 a 39 30 a 34 25 a 29 20 a 24 15 a 19 10 a 14 5a9 0a4
2 0 0 2 4

2000
(Pop. Total: 169.799.170 hab.) 70 ou + 65 a 69 60 a 64 55 a 59 50 a 54 45 a 49 40 a 44 35 a 39 30 a 34 25 a 29 20 a 24 15 a 19 10 a 14 5a9 0a4
4 2 0 0 2 4

Homens (59.089.500)

Mulheres (59.913.206)

Homens (83.576.015)

Mulheres (86.223.155)

12

10

10

12

12

10

10

12

Milhes de habitantes
COLUNA A

Milhes de habitantes
(ADAS, 2004)

COLUNA B

1. Pirmide etria do Brasil, 1980. 2. Pirmide etria do Brasil, 2000.

( ( ( (

) Elevado crescimento vegetativo. ) Melhoria na sade e saneamento bsico. ) Baixa expectativa de vida. ) Maior nmero proporcional de jovens na populao.

(A) (B) (C) (D) (E)

1 1 2 1 2

; ; ; ; ;

2 2 1 2 1

; ; ; ; ;

1 2 2 1 1

; ; ; ; ;

1 1 2 2 1

; ; ; ; ;

2 1 1 2 2

; ; ; ; ;

1. 1. 2. 2. 1.

( (

) Diminuio da taxa de fecundidade. ) Transio demogrfica nas fases iniciais.

50. A partir do sculo XX, as modernas fontes de energia tornaram-se cada vez mais importantes no cenrio econmico e social do Brasil. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. (A) Superado pelo petrleo, o carvo mineral a segunda principal fonte de energia utilizada no Brasil, principalmente na Regio Norte, responsvel pela totalidade da sua produo. (B) O Paran, maior produtor nacional de petrleo, extrai toda a sua produo da Bacia de Campos, na plataforma continental. (C) A crise do petrleo, em 1973, que elevou os preos internacionais do produto, acarretou mudanas na estrutura do sistema energtico nacional, com estmulo construo de hidreltricas, por exemplo. (D) A aplicao de tecnologia nacional na construo das usinas Angra I e II e na destinao dos resduos radioativos se constituiu no principal entrave difuso do uso da energia nuclear no Brasil. (E) O fracasso do Programa Prolcool tem relao direta com a escolha governamental de localizao das reas de plantio de cana-de-acar na Amaznia, distantes, portanto, dos principais centros consumidores do pas.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 19

51. Analise as afirmativas abaixo sobre regionalizao do espao brasileiro e, a seguir, assinale a alternativa correta. I.
A regionalizao poltica-administrativa do Brasil, estabelecida pelo IBGE, sofreu transformaes: o estado de So Paulo, por exemplo, pertencia regio Sul, at 1969. II. Os trs grandes Complexos Regionais (Amaznia, Nordeste e Centro-Sul) no levam em considerao os limites polticos dos Estados podendo dividi-los entre duas regies geoeconmicas, como o caso do Maranho, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins. III. O estado de Tocantins que j pertencia ao complexo regional da Amaznia foi desmembrado do norte do estado de Mato Grosso com a Constituio de 1988. IV. Grande parte da regio poltica-administrativa do Centro-Oeste, inclusive o Distrito Federal, pertence ao complexo regional do Centro-Sul, isso se d especialmente pelo dinamismo econmico/produtivo da agropecuria da rea.

(A) (B) (C) (D) (E)

Somente a I, a II e a III esto corretas. Somente a I, a III e a IV esto corretas. Somente a II, a III e a IV esto corretas. Somente a I, a II e a IV esto corretas. Todas esto corretas.

52. Sobre as especificidades sociais e produtivas do territrio brasileiro, correto afirmar: (A) apesar da significativa diferena espacial no interior do territrio brasileiro, a necessidade de fluidez para participar do mercado global faz com que no Brasil haja, igualitariamente, uma continuidade de infra-estrutura que permite ampla circulao e acessibilidade. (B) h na atualidade uma definitiva ocupao e uso de todo o territrio brasileiro o que revela autonomia local nas decises do que produzir e como fazer circular essa produo. (C) o Nordeste brasileiro no um conjunto homogneo onde predomina o flagelo da seca. H pontos onde a modernidade produtiva est presente e se conecta circulao e capital internacional, a exemplo dos espaos da fruticultura irrigada em Juazeiro / Petrolina e do Vale do A e da produo da soja no oeste baiano. (D) as duas metrpoles nacionais permanecem como centralidades do poder no pas. So Paulo como liderana comercial e industrial, Rio de Janeiro mantendo sobre o territrio nacional a influncia poltica e econmica do incio do sculo XX. (E) o semi-rido nordestino, apesar do mito da pobreza, um espao to mecanizado quanto o Centro-Sul do pas, a diferena est no controle da propriedade rural por latifundirios e o destino da produo local para o mercado internacional. 53. Sobre a Amaznia brasileira correto afirmar: (A) a regio Norte a terceira regio com maior taxa de urbanizao do pas, caracterizando um espao dominado pela ocupao indgena e pontos urbanos luminosos. (B) Manaus, capital do Amazonas com mais de um milho de habitantes ao final do sculo XX, foi uma das primeiras Regies metropolitanas fundadas no Brasil em 1973, j demarcando a sua importncia regional e centralidade em relao s cidades do seu entorno. (C) h um povoamento rarefeito na Amaznia brasileira, entretanto ele no homogneo, visto que, devido s necessidades de defesa fronteiria e aos projetos mineralgicos, a sua poro ocidental possui maior densidade demogrfica. (D) a regio amaznica um dos espaos mundiais de pequena ocupao e, conseqentemente, de expanso do capital. O domnio fsico da floresta equatorial manteve o local, ao longo dos ltimos 50 anos, com o mesmo padro de urbanizao e industrializao. (E) a Amaznia brasileira, pela sua importncia geopoltica e peculiaridades scio-ambientais, atrai vrios interesses, a exemplo de organizaes de locais de financiamento diverso, do Estado nacional, de ONGs e outras organizaes internacionais.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 20

54. Sobre o processo de modernizao da agricultura brasileira, correto afirmar: (A) a introduo de infra-estruturas produtivas na explorao de borracha torna os rendimentos atingidos em So Paulo superiores queles verificados na Amaznia. (B) no Nordeste, a introduo de inovaes tcnicas na agricultura permitiu a formao de extensa rea contnua de modernizao, integrando a produo da fruticultura do vale do So Francisco zona produtora de gros do Oeste Baiano. (C) o surgimento de reas modernizadas de produo de cana-de-acar no interior de So Paulo gerou um abandono dessa cultura no cinturo histrico da Zona da Mata nordestina. (D) as frentes pioneiras no Brasil contemporneo associam-se, sobretudo, ocupao plena da regio Sul, graas aos acrscimos tcnicos ali realizados nos ltimos dez anos. (E) a diminuio da rea plantada de caf e a sua expanso da fronteira para reas mais afastadas das grandes metrpoles resultaram em uma disperso espacial da sua produo para alm da Regio Concentrada do pas. 55. Analise as afirmativas abaixo sobre grandes estruturas geomorfolgicas do territrio brasileiro e, a seguir, assinale a alternativa correta. I.
Na atualidade no h dobramentos modernos no Brasil, entretanto, no passado geolgico os movimentos orogenticos fizeram surgir dobramentos especialmente prximo faixa litornea do pas. II. As plataformas, crtons, ou escudos cristalinos, abundantes no territrio brasileiro, so decorrentes da solidificao do magma, conseqentemente, formados por rochas sedimentares com grande possibilidade de extrao de minerais metlicos. III. Os espaos das bacias sedimentares no coincidem necessariamente com as unidades morfolgicas das plancies. Um exemplo desse fato a grande bacia sedimentar amaznica na qual aparece, numa estreita faixa, a plancie do rio Amazonas. IV. As formaes geolgicas mais recentes do territrio brasileiro so as bacias sedimentares da era cenozica, no perodo quaternrio, a exemplo do espao ocupado pelo Pantanal matogrossense.

(A) (B) (C) (D) (E)

Somente a I, a II e a III esto corretas. Somente a I, a III e a IV esto corretas. Somente a II, a III e a IV esto corretas. Somente a I, a II e a IV esto corretas. Todas esto corretas.

56. Sobre a ao das massas de ar na composio dos sistemas atmosfricos e a dinmica climtica do Brasil, correto afirmar: (A) a massa Equatorial Continental quente e seca, nasce na regio amaznica e responsvel pelos invernos secos no interior do pas. (B) o centro do pas possui um clima tropical tpico, com duas estaes bem definidas: vero mido, fruto do deslocamento para o norte da zona de convergncia intertropical, e inverno seco. (C) o encontro das massas Tropical Atlntica (quente e mida) e Polar Atlntica (fria e mida) gera no litoral brasileiro diminuio de temperatura e chuvas frontais, especialmente nos Estados do Sudeste e sul do Nordeste. (D) ao longo de todo o ano, uma corrente da massa Polar Atlntica sobe pelo corredor do Pantanal e gera o fenmeno da Friagem no semi-rido nordestino, fazendo baixar a temperatura local. (E) uma barreira orogrfica ao longo da faixa litornea do pas faz com que a chuva de relevo mantenha uma maior umidade na margem ocidental, ao passo que no lado oriental o vento chega seco.

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 21

Leia o texto VII, para solucionar o item 57. TEXTO VII A vida aqui s ruim, quando no chove no cho, mas se chover d de tudo, fartura tem de poro, tomara que chova logo, tomara meu Deus tomara, s deixo o meu Cariri, no ltimo pau-de-arara.
(Corumb/Jos Guimares/Venncio)

57. O trecho da msica acima faz referncia a um dos movimentos migratrios internos do Brasil. Sobre este e outros movimentos internos da populao brasileira correto afirmar: (A) resultado do recente processo de retorno s metrpoles, visto que estas representam o espao da melhor qualidade de vida e das oportunidades de emprego nos setores secundrio e tercirio, h, ao final do sculo XX, maior ndice de crescimento populacional nas capitais que nas cidades mdias do interior de Rio de Janeiro e So Paulo. (B) proporcionalmente, Palmas (TO) e algumas capitais nordestinas possuem maior ndice de crescimento demogrfico que Rio de Janeiro (RJ) e So Paulo (SP), visto que estes espaos j esto densamente ocupados e possuem diversos problemas internos, ao passo que aqueles aparecem como atrativos aos fluxos migratrios nacionais. (C) a msica diz respeito ao xodo rural, movimento migratrio que, no Brasil, significa o fluxo de nordestinos para as capitais do Sudeste e esteve concentrado nas dcadas de 1930 e 1970 por conta da viabilidade do transporte rodovirio em nvel nacional. (D) a migrao pendular um fenmeno contemporneo e diz respeito aos fluxos de pessoas entre os pases do mundo que a globalizao permite e estimula. A exemplo de um cidado que nasce numa pequena cidade, migra para a capital regional, consegue um emprego numa metrpole nacional e, aps alguns anos, volta a migrar para se especializar num centro urbano mundial. (E) a transumncia ou migrao sazonal um fluxo urbano-urbano que acontece em cidades conurbadas onde diversas pessoas moram numa cidade e trabalham ou estudam na outra, gerando intenso movimento regular e dirio. 58. A questo de transferncia da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central do Brasil um assunto de destaque desde o final do sculo XIX. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de uma afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ( ( ( ) A constituio Republicana de 1891 previa a transferncia da capital federal para o Planalto Central, em uma cidade que seria construda na rea de formao das trs grandes bacias hidrogrficas brasileiras a do Amazonas, a do So Francisco e a do Prata. ) Por ser uma rea bastante interiorizada do pas, mas com razovel povoamento, o Tringulo Mineiro foi uma das reas sugeridas para a construo da capital brasileira. ) A construo da rodovia Belm-Braslia tinha como objetivo principal ligar, por via terrestre, a Amaznia, regio produtora de matrias-primas, ao parque industrial que floresceu nas grandes cidades do Centro-Oeste com a construo da capital federal. ) Ao ser construda, Braslia cumpria uma dupla finalidade: instalou o governo nacional longe de presses populares e possibilitou grandes negcios s empreiteiras e empresas industriais. V V V F F ; ; ; ; ; V V V F V ; ; ; ; ; F F V V V ; ; ; ; ; F. V. F. F. V.

(A) (B) (C) (D) (E)

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 22

59. Sobre a insero do Brasil no mundo globalizado incorreto afirmar: (A) o desemprego estrutural, ou tecnolgico, que se faz presente no mundo inteiro, ampliado pelo processo de globalizao, tambm atinge o Brasil. (B) o modelo neoliberal um pressuposto poltico para a realizao da globalizao econmica, nesse sentido pode-se afirmar que as prticas do governo de Fernando Collor de Melo foram determinantes para a insero do Brasil nessa fase mais avanada do capitalismo mundial. (C) as privatizaes que ocorreram no Brasil, especialmente na dcada de 1990, confirmam a internacionalizao do Estado com a penetrao de capitais estrangeiros inclusive em reas estratgicas. (D) a mundializao do capitalismo ao final do sculo XX permitiu o acesso de diversos pases no sistema de trocas mundiais, esse fato ampliou o nmero de parceiros comerciais do Brasil. (E) a globalizao, entendida como intensificao de fluxos materiais e imateriais na escala mundial, exclui a participao do Brasil, pois ela depende de um ambiente com grande infra-estrutura tcnica e produo cientfica de ponta para se realizar. 60. Sobre as classificaes do relevo brasileiro, todas as afirmativas abaixo esto corretas, exceto: (A) o complexo formado pelas plancies do Amazonas e do Pantanal Mato-Grossense se constitui no maior conjunto geomorfolgico da poro extremo-oriental do Brasil. (B) o uso de tecnologias de aerofotogrametria e sensoriamento remoto permitiu sucessivas evolues na classificao do relevo brasileiro ao longo do sculo XX. (C) a classificao elaborada mais recentemente indica a existncia de unidades morfoesculturais do relevo brasileiro. (D) o relevo amaznico, anteriormente classificado como uma grande plancie, considerado, atualmente, como uma regio formada por plancie, planaltos e depresses. (E) o Projeto Radam Brasil foi um dos importantes instrumentos voltados ao estudo da configurao do relevo brasileiro.

FINAL DA PROVA

VISTO:
CONHECIMENTOS GERAIS

CONCURSO DE ADMISSO 2006 ao CFO/QC - 2007

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 23

GABARITO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS 1 PARTE


LNGUA PORTUGUESA, HISTRIA DO BRASIL E GEOGRAFIA DO BRASIL

SOLUO DA QUESTO NICA:


010203040506070809101112131415161718192021222324252627282930A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B C D B C D ANULADO B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E 313233343536373839404142434445464748495051525354555657585960A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D ANULADO B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

Potrebbero piacerti anche