Sei sulla pagina 1di 8

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTO

Relatrio Prtico
Biocombustveis: produo de um biocombustvel a partir de um leo alimentar usado.

Executado por: 7639 Ana Rita Sousa 7627 Cndida Ferreira 7611 Tnia Sousa Orientado por: Dra. Preciosa Pires

Qumica dos Combustveis e Processos de Combusto - Relatrio prtico n1

NDICE
1. 2. 3. 4. 5. 6. Resumo ............................................................................................................................................ 3 Introduo ....................................................................................................................................... 3 Materiais ......................................................................................................................................... 5 Reagentes ........................................................................................................................................ 5 Procedimento experimental............................................................................................................ 5 Resultados ....................................................................................................................................... 6 leo Alimentar: .................................................................................................................................... 6 Biodiesel: .............................................................................................................................................. 6 Glicerol: ................................................................................................................................................ 7 Metanol: ............................................................................................................................................... 7 Custos de produo de 1dm de biodiesel: .......................................................................................... 7 7. 8. Discusso dos resultados/Concluso .................................................................................................... 8 Referncias ...................................................................................................................................... 8
3

2 de 8

Qumica dos Combustveis e Processos de Combusto - Relatrio prtico n1

1. RESUMO
Na unidade curricular de Qumica dos Combustveis e Processos de Combusto realizamos um trabalho prtico que tem como principal objectivo a produo de um biocombustvel a partir de um leo alimentar usado, neste caso o nosso biocombustvel o biodiesel. Atravs do leo vegetal (matria prima) produzimos biodiesel e glicerol (subproduto) por meio de um processo de transesterificao. O processo de transesterificao inicia-se quando ao leo vegetal juntamos um lcool simples, o metanol (CH3OH), e um catalisador que pode ser cido, bsico ou enzimtico, o hidrxido de potssio (KOH), que vai aumentar a velocidade de reaco. De seguida recorremos a uma decantao para remover o glicerol do leo. Assim, o leo resultante menos viscoso que o inicial. Por fim fazemos a lavagem do biodiesel com gua (uma vez que a gua e o biodiesel no se misturam) para retirar o KHO que corrosvel.

2. INTRODUO
O biodiesel um combustvel obtido a partir de matrias-primas vegetais ou animais. As matrias-primas vegetais so derivadas de leos vegetais tais como soja, colza, palma, girassol e amendoim, entre outros, e as de origem animal so obtidas do sebo bovino, suno e de aves. Inclui-se entre as alternativas de matrias-primas os leos utilizados em fritos. Esse combustvel utilizado para substituio do leo diesel nos motores dos transportes rodovirios e nos motores utilizados para a gerao de energia elctrica. O biodiesel compe, junto com o etanol, uma importante oferta para o segmento de combustveis. Ambos so denominados de biocombustveis por serem derivados de biomassa (matria orgnica de origem vegetal ou animal que pode ser utilizada para a produo de energia), menos poluentes e renovveis. A definio para biodiesel adoptada na Lei n 11.097, de 13 de Setembro de 2005, que introduziu o biodiesel na matriz energtica : Biodiesel: biocombustvel derivado de biomassa renovvel para uso em motores a combusto interna com ignio por compresso ou, conforme regulamento, para gerao de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustveis de origem fssil. (NR) As fontes renovveis de energia assumem importante presena no mundo contemporneo pelas seguintes razes: 1) os cenrios futuros apontam para o possvel fim das reservas de petrleo; 2) a concentrao de petrleo explorado actualmente est em reas geogrficas de conflito, o que complica no preo e na regularidade de fornecimento do produto; 3) as novas jazidas em prospeco esto situadas geograficamente em reas de elevado custo para a sua extraco; e 4) as mudanas climticas com as emisses de gases de efeito estufa libertados pelas actividades humanas e pelo uso intensivo de combustveis fsseis, com grandes impactos ambientais, reorientam o mundo contemporneo para a busca
3 de 8

Qumica dos Combustveis e Processos de Combusto - Relatrio prtico n1

de novas fontes de energia com possibilidade de renovao e que assegurem o desenvolvimento sustentvel. Existem duas tecnologias que podem ser aplicadas para a obteno de biodiesel a partir de leos vegetais e sebo animal: a tecnologia de transesterificao e a tecnologia de craqueamento. A tecnologia para a produo de biodiesel predominante no mundo a rota tecnolgica de transesterificao metlica, nas quais leos vegetais ou sebo animal so misturados com metanol que, associado a um catalisador produz biodiesel.

FIGURA 1 - PASSOS QUE OCORREM NA REACO DE TRANSESTERIFICAO UTILIZANDO UM LCOOL (METANOL) E UMA BASE (KOH).

"A transesterificao o processo de separao do glicerol do leo vegetal. Cerca de 20% de uma molcula de leo vegetal formada por glicerina. A molcula de leo vegetal formada por trs steres ligados a uma molcula de glicerina, o que faz dele um triglicerdeo. A glicerina torna o leo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificao, a glicerina removida do leo vegetal, deixando o leo mais fino e reduzindo sua viscosidade." A rota tecnolgica alternativa transesterificao a de craqueamento do leo vegetal ou animal.

FIGURA 2 FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE PRODUO DE BIODIESEL

4 de 8

Qumica dos Combustveis e Processos de Combusto - Relatrio prtico n1

3. MATERIAIS
Gobels de plstico de 0,250L; Gobel de vidro de 2000 ml; Varetas de vidro; 1 Vidro de relgio; 1 Pipeta; 1 Balo de decantao; Termmetro graduado; Agitador magntico; 1 Viscosmetro capilar; 1 Suporte universal; 1 Balana digital; 1 Placa trmica; 1 Pano ou filtro; 1 Agitador elctrico; Bata; Luvas.

4. REAGENTES
1000,07g leo 200ml metanol 5,08g KOH

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. 2. Medir 1000ml de leo usado num gobel de vidro de 2000ml; Num recipiente de plstico, adicionar o hidrxido de potssio ao metanol, para produzir o metxido de potssio. Dissolver durante cerca de 10 minutos; 3. Adicionar a mistura anterior ao leo e aquecer a 55 C. Agitar a mistura usando um agitador mecnico, para tornar a reaco mais rpida. Cerca de 20 minutos so suficientes; 4. 5. 6. Deixar arrefecer em repouso; Fase inferior: glicerol e resduos de KOH; Fase superior: biodiesel e metanol; 5 de 8
o

Qumica dos Combustveis e Processos de Combusto - Relatrio prtico n1

7.

Realizar uma decantao para remover o glicerol e resduos de KOH (fase inferior) do biodiesel e metanol (fase superior);

8.

Destilar o metanol do biodiesel, antes de fazer a lavagem do biodiesel com gua.

Determinar a viscosidade do biodiesel

1. Colocar uma quantidade de biodiesel no viscosmetro; 2. Ajustar a temperatura do banho termosttico para 40 C; 3. Viscosmetro de 1 bolbo: usando a seringa, puxar o fludo at encher o bolbo e passar ligeiramente o trao superior; 4. Certificar a verticalidade do viscosmetro; 5. Logo que o menisco do fludo atravesse o 1 trao do bolbo accionar o cronmetro; 6. Aps passar o 2 trao parar o cronmetro. Registar o valor do tempo.
o

6. RESULTADOS
Massa do biodiesel obtida = 1007,12g Massa do glicerol obtida = 11,04g Volume do metanol usado = 200ml

LEO ALIMENTAR:

BIODIESEL:

6 de 8

Qumica dos Combustveis e Processos de Combusto - Relatrio prtico n1

GLICEROL:

METANOL:

CUSTOS DE PRODUO DE 1DM


Custo (KOH) = 0,014 Custo (metanol) = 0,65 Custo da energia elctrica = 0,007 Custo total = 0,671

DE BIODIESEL :

7 de 8

Qumica dos Combustveis e Processos de Combusto - Relatrio prtico n1

Obviamente, o preo de venda ao pblico no seria este pois no esto includos na produo os gastos na mo-de-obra e no transporte do combustvel.

7. DISCUSSO DOS RESULTADOS/CONCLUSO


Com a realizao deste trabalho ficmos a conhecer melhor um tipo de energia renovvel o biodiesel. No fim deste trabalho cheguei concluso que o biodiesel uma alternativa ecolgica aos combustveis fsseis, no que concerne a combustveis para o sector dos transportes. De facto, o biodiesel apresenta-se como uma soluo no s para a dependncia dos combustveis fsseis, mas tambm para o problema dos leos usados. No entanto, na nossa opinio, o biodiesel deve der visto como uma tecnologia intermdia, e no como o combustvel do futuro, pois ainda no uma tecnologia ecologicamente satisfatria. Alm disso, se a procura de biodiesel disparasse, correramos o risco de por em perigo vrios ecossistemas e, assim, piorar a crise ambiental actual. Nesta experincia foi-nos possvel obter biodiesel a partir de leo alimentar usado, contudo no foi realizada a recuperao do metanol, a lavagem do biodiesel nem foi possvel apurar as propriedades fsico-qumicas do composto devido falta de equipamento tecnolgico adequado. No foi feita a medio da viscosidade do biodiesel, mas de referir que o valor tabelado para a viscosidade de a . Nos clculos apresentados anteriormente, a massa obtida experimentalmente do glicerol d muito inferior massa terica. O rendimento relativo produo de biodiesel foi de 90 %, porm, a massa de biodiesel pesada inclui o metanol, visto que no foi realizada a destilao.

8. REFERNCIAS
[1] Norma Europeia 14214; [2] Nas B, Berktay A. Energy potential of biodiesel generated from waste cooking oil: an environmental approach. Energy Sources 2007; [3] Nie K, Xie F, Wang F, Tan T. Lipase catalysed methanolysis to produce biodiesel: optimization of the biodiesel production. J Mol Catal B Enzym 2006; [4] Kim H-J, Kang B-S, Kim M-J, Park YM, Kim D-K, Lee J-S, et al. Transesterification of vegetable oil to biodiesel using heterogeneous base catalyst. Catal Today 2004; [5] Ma F, Hanna MA. Biodiesel production: a review. Bioresour Technol 1999.

8 de 8

Potrebbero piacerti anche