Sei sulla pagina 1di 6

Apelao. Reconhecimento dissoluo unio estvel. Artigo 1.723 e seguintes. Cdigo civil.

Sex, 02 de Abril de 2010 12:59

Nmero do processo: 1.0024.06.220606-5/006(1) Nmerao nica: 2206065-74.2006.8.13.0024

Relator: KILDARE CARVALHO

Relator do Acrdo: KILDARE CARVALHO

Data do Julgamento: 04/02/2010

Data da Publicao: 16/03/2010

Inteiro Teor:

EMENTA: APELAO - RECONHECIMENTO / DISSOLUO -UNIO ESTVEL - ARTIGO 1.723 E SEGUINTES - CDIGO CIVIL REQUISITOS NO PREENCHIDOS - RELACIONAMENTOS SIMULTNEOS - COMPANHEIRO CASADO - IMPEDIMENTO INTELIGNCIA DO ARTIGO 1.521 - CDIGO CIVIL - SENTENA MANTIDA.Mantm-se a sentena que julga improcedente o pedido inicial contido em ao de reconhecimento/dissoluo de unio estvel se, pelos elementos carreados ao processado, no se pode aferir o preenchimento dos requisitos necessrios configurao daquele instituto, luz do disposto nos artigos 1.723 e seguintes, do Cdigo Civil, no bastasse o impedimento legal para o reconhecimento da relao, conforme expressamente previsto no artigo 1.521, VI, do Cdigo Civil.Recurso no provido.

APELAO CVEL N 1.0024.06.220606-5/006 - COMARCA DE BELO HORIZONTE - APELANTE(S): M.C.T. - APELADO(A)(S): E.S.C. F.S.C. E OUTRO(A)(S) - RELATOR: EXMO. SR. DES. KILDARE CARVALHO

ACRDO

(SEGREDO DE JUSTIA)

Vistos etc., acorda, em Turma, a 3 CMARA CVEL do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, sob a Presidncia do Desembargador KILDARE CARVALHO , incorporando neste o relatrio de fls., na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigrficas, unanimidade de votos, EM NEGAR PROVIMENTO.

Belo Horizonte, 04 de fevereiro de 2010.

DES. KILDARE CARVALHO - Relator

NOTAS TAQUIGRFICAS

O SR. DES. KILDARE CARVALHO:

VOTO

Dei a merecida ateno sustentao oral que acaba de proferir o ilustre Advogado. Trago voto escrito e passo sua leitura.

M. C. T. apela da r. sentena de fls. 679/688, que julgou improcedente o pedido inicial contido nos autos da ao de

reconhecimento e dissoluo de unio estvel movida em desfavor de E. S. C. e outros, herdeiros de G. C. B.

Inconformada, aduz a recorrente, em sntese, ter vivido, por onze anos ininterruptos, em unio estvel com o senhor Gilberto, o qual se encontrava separado de fato de sua esposa h, aproximadamente, 20 (vinte) anos, tendo o aludido relacionamento, pblico, duradouro e contnuo, terminado em razo da morte do suposto companheiro; a prova testemunhal produzida na instruo unssona em afirmar a existncia da unio estvel cujo reconhecimento se pretende. Requer, portanto, a reforma da sentena para que se julgue procedente o pedido inicial, reconhecendo-se a unio estvel buscada.

Conheo do recurso, presentes os pressupostos para sua admisso.

Versam os autos sobre ao de reconhecimento e dissoluo de unio estvel movida por M. C. T. em desfavor de A. S. C., E. S. C. e F. S. C., esposa e filhos, respectivamente, do falecido senhor G. C. B.

Para sustentar seu pedido, consistente no reconhecimento e dissoluo de unio estvel supostamente havida com o de cujus, para fins de penso previdenciria e habilitao em inventrio, narrou a autora, em sua pea vestibular, que o falecido era separado de fato h mais de 20 (vinte) anos; a relao cujo reconhecimento se buscas durou onze anos, s vindo a ser extinta pela morte do companheiro; durante o perodo de convivncia constitura patrimnio comum, consubstanciado em dinheiro aplicado em caderneta de poupana; o relacionamento em questo era pblico, notrio e duradouro; os filhos de seu companheiro no aceitavam reconhecer o relacionamento.

Ao fundamento de restar configurado impedimento previsto no artigo 1.521, do Cdigo Civil, o pedido inicial foi julgado improcedente, ocasionando, assim, a interposio do presente apelo, que, a meu ver, no merece acolhida.

Como se v, a questo trazida apreciao desta Instncia Revisora cinge-se anlise da existncia, ou no, de unio estvel havida entre a autora M. C. T. e G. C. B.

Pois bem.

A Constituio da Repblica, em seu artigo 226, 3, elevou a unio estvel ao status de entidade familiar, garantindo-lhe, assim, o reconhecimento perante a ordem jurdica ptria. Confira-se, pois, o Texto Constitucional:

"Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado.

3 Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento."

Ao regular o dispositivo constitucional, o Cdigo Civil assim estabelece em seu artigo 1.723:

"Art. 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de famlia."

Mais adiante, o mesmo Cdigo preceitua em seu artigo 1.724:

"Art. 1.724. As relaes pessoais entre os companheiros obedecero aos deveres de lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos.

A uma simples leitura das normas acima transcritas, verifica-se que o reconhecimento de uma unio estvel est,

invariavelmente, condicionado materializao do intuito das partes em constituir uma famlia, alvo da proteo por parte do Estado.

Para tanto, tenho por necessria uma breve conceituao do termo famlia.

Segundo o Dicionrio Aurlio, dentre as vrias concepes do instituto ali previstas, destaco duas que se amoldam ao presente caso:

"1) Pessoas aparentadas, que vivem, em geral, na mesma casa, particularmente, o pai, a me e os filhos.

2) Pessoas unidas por laos de parentesco, pelo sangue ou por aliana." (in Novo Aurlio Sculo XXI: o dicionrio da lngua portuguesa. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro, 1999. Nova Fronteira, 3 ed, revista e ampliada.)

Ultrapassada a mera conceituao gramatical, resta um conceito jurdico para o termo famlia, indispensvel para a configurao do instituto da unio estvel.

Neste diapaso, tenho por oportuna a lio de Rodrigo da Cunha Pereira, verbis:

"Assim, para entender unio estvel fundamental compreender, antes, o que famlia. que o interesse do Estado dar proteo s entidades familiares.

O delineamento do conceito de unio estvel deve ser feito buscando os elementos caracterizadores de um 'ncleo familiar'. preciso saber se daquela relao nasceu uma entidade familiar. (...) o conjunto de determinados elementos que ajuda a objetivar e a formatar o conceito de famlia. O essencial que se tenha formado com aquela relao afetiva e amorosa uma famlia, repita-se. Os elementos intrnsecos e extrnsecos, objetivos e subjetivos, em cada caso concreto, so os que nos ajudaro a responder se ali est caracterizada, ou no, uma unio estvel." (in Direito de Famlia e o Novo Cdigo Civil. Belo Horizonte, 2005. Del Rey; 4 ed. rev. e atual. p.221)

Volvendo realidade dos autos, tenho que razo no assiste a apelante, merecendo, por isso, ser mantida, in totum, a r. sentena, pelos motivos que passo a expor.

De incio, imperioso ressaltar que a pretenso da autora (apelante) expressamente vedada pelo ordenamento jurdico, o que se depreende da leitura do artigo 1.723, 1, do Cdigo Civil, in verbis:

Art. 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia.

1 A unio estvel no se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; no se aplicando a incidncia do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente.'

A propsito, confira-se o disposto no artigo 1.521, do mencionado codex:

Art. 1.521. No podem casar:

(...);

VI - as pessoas casadas;'

E como se colhe dos autos, resta induvidoso o fato de que o pretenso companheiro da apelante era, de fato e de direito, at a data de seu falecimento, casado com a senhora A. S. C., aqui apelada.

Como se pode observar, a apelante sustenta suas razes, essencialmente, na prova testemunhal e na farta prova documental juntada, consistente em diversas (inmeras) declaraes acerca da suposta unio havida com o falecido G. C. B., bem como sobre o estado de casado ostentado pelo falecido.

Todavia, analisando detidamente a vasta documentao carreada ao processado, tenho-a por inconsistente - ou mesmo insuficiente - para desconstituir o impedimento previsto no artigo 1.521, IV, do Cdigo Civil, veementemente sustentado pelos rus, e reconhecido pelo julgador de origem.

A propsito, oportuno ressaltar os fundamentos dos quais se valeu o julgador de origem para, aps apresentadas contestaes ao feito, indeferir o pedido de tutela antecipada formulado pela autora. Confira-se (fls. 348):

'1. Compulsando os autos verifico pela documentao juntada pelos Rus, que algumas declaraes de terceiros juntados pela Autora, com sua pea inicial, foram refutadas, atravs de outras declaraes das mesmas testemunhas, dizendo nestas que o que declararam de incio no condizia com a realidade dos fatos, e que o fizeram aps pedido da Autora que justificou a necessidade para efetivar transaes bancrias, quitando contas a pagar do falecido.

Pela controvrsia estabelecida com a contestao e documentao que instrui o feito, entendo que no h, at a presente data, verossimilhana das alegaes e nem mesmo perigo de dano caso a tutela antecipada no seja concedida.

Assim, diante da ausncia de provas inequvocas de verossimilhana, havendo, alis, bastante prova que contradiz o que foi alegado em incio, indefiro a tutela antecipada.'

Ora, no se desconhece, aqui, tratar-se a deciso supra transcrita, to-somente, de deciso interlocutria, por meio da qual foi indeferido o pedido de antecipao dos efeitos da tutela.

Entretanto, de igual forma no se pode desconsiderar o fato de que, ainda que em sede de pedido de antecipao dos efeitos da tutela pretendida, as provas at ento carreadas so - como acima dito - essencialmente, as mesmas nas quais sustenta a apelante o seu pedido.

Ora, aps leitura atenta de tais documentos (declaraes), no h como refugir ao entendimento firmado pelo julgador de origem quanto controvrsia instaurada no feito acerca da existncia - ou no - da pretendida unio estvel, bem como se o falecido era, ou no, casado com a senhora A. C. S.

Diante, pois, da controvrsia instaurada no feito, como alhures demonstrado, no logrou a autora (apelante) xito em se desincumbir do nus da prova que lhe cabia, luz do disposto no artigo 333, I, do Cdigo de Processo Civil.

Com efeito, no se pode refugir ao comando do artigo 1.723, 1, c/c artigo 1.521, VI, ambos do Cdigo Civil, segundo o qual no podem constituir unio estvel as pessoas casadas.

Aps, portanto, detida anlise do feito, composto por 4 (quatro) volumes, e atento s consideraes acima tecidas, entendo que os elementos constantes do processado no tm o condo de demonstrar a configurao da alegada unio estvel, ou mesmo sustentar a sua existncia.

Isto porque, embora no se desconhea a relao havida entre a apelada e o de cujus, tal situao, somada aos demais elementos trazidos, no suficiente para se afirmar que dito relacionamento teve por objetivo a constituio de famlia e, principalmente, que esta relao foi norteada pelos deveres de lealdade, respeito e assistncia, como determinado pela legislao vigente.

Soma-se a isto o teor dos depoimentos colhidos durante a instruo do feito, os quais no permitem, em hiptese alguma, a concluso no sentido de que o falecido G. B. C, no bastasse ser legalmente casado, mantinha com a autora um relacionamento nos moldes exigidos pela legislao para que se configurasse uma legtima unio estvel, de maneira a autorizar a procedncia do pedido inicial formulado pela autora.

Diante de tal cenrio, h de ser mantida a sentena recorrida se, ao que tudo indica, o relacionamento havido entre a autora (apelante) e o marido e pai dos recorrentes no passou de uma relao, em princpio, profissional, a despeito de ter ser sido o de cujus devida e legalmente casado com a senhora A. S. C., situao esta mantida, mngua de provas em sentido contrrio, at a morte do suposto companheiro.

Vale dizer, sem desconsiderar o fato de ter sido o instituto da unio estvel elevado categoria de entidade familiar, reconhecida e regulamentada pelo ordenamento jurdico, no se pode deixar de observar, pela prpria disposio da redao do artigo 226, da Lei Maior, que o casamento precede quele instituto. Vejamos:

'Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado.

1 - O casamento civil e gratuita a celebrao.

2 - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.

3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo lei facilitar sua converso em casamento.

4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.'

Posto isso, nego provimento ao apelo.

Custas recursais pela apelante, cuja exigibilidade fica suspensa, nos termos do artigo 12, da Lei n 1.060/50.

O SR. DES. SILAS VIEIRA:

VOTO

Sr. Presidente, eminentes Pares.

Estive atento sustentao oral produzida da tribuna pelo ilustre Advogado. Tive vista dos autos, fiz o exame destes e cheguei mesma concluso a que chegou V. Ex(., inclusive posso adiantar que no restou, a meu ver, demonstrada a alegada unio estvel, at porque o art. 1723, (1(, c/c o art. 1528, VI, ambos do Cdigo Civil, so taxativos e, segundo eles, no podem constituir unio estvel as pessoas casadas. No caso, est demonstrado que o de cujus era casado, situao que permaneceu inalterada.

Acompanho V. Ex(.

O SR. DES. DDIMO INOCNCIO DE PAULA:

VOTO

Sr. Presidente.

Tambm ouvi com ateno a explanao feita da tribuna. Agradeo as referncias feitas minha pessoa e no que concerne ao julgamento, no tenho nada a acrescentar ao voto que V. Ex(. proferiu, negando provimento, uma vez que no possvel a prova testemunhal desconstituir a norma legal.

SMULA: NEGARAM PROVIMENTO.

Fonte: TJMG

Potrebbero piacerti anche