Sei sulla pagina 1di 2

RESUMO DO CAPTULO 5: O ILUMINISMO

Nom e: Ano: 8 ___ Ensino Fundamental II Professora: Elaine N:

O que foi o Iluminismo? Foi um movimento poltico, cultural e filosfico, ocorrido na Europa, entre os sculos XVII e XVIII. Os pensadores iluministas criticavam o Antigo Regime, pois consideravam o absolutismo e o mercantilismo um sistema poltico-econmico injusto. Os iluministas centraram seu interesse na cincia, valorizando a Razo, pois achavam que era a nica forma de se chegar verdade, ao verdadeiro conhecimento. O pai das idias iluministas foi o ingls John Locke, que defendia, dentre outras coisas, o direito de resistncia do povo a governantes tirnicos. Alm disso, defendeu direitos considerados inalienveis: a vida, a liberdade e o direito propriedade dos bens. As idias de Locke influenciaram muitos momentos da histria, como a independncia dos Estados Unidos e a Revoluo Francesa.

Entre 1751 e 1780, foi publicada na Frana a Enciclopdia das Cincias, das Artes e dos Ofcios. O objetivo era reunir e difundir todo o saber humano, baseando-se em princpios racionalistas. Um filsofo, Denis Diderot, e um matemtico, Jean D'Alembert, dirigiram a edio. O liberalismo poltico Movimento onde os pensadores criticavam o regime de governo absolutista. Voltaire Voltaire criticou ferozmente a Igreja de sua poca. Proclamou seu dio pelas monarquias absolutas e sua admirao pela monarquia liberal inglesa. Defendia a monarquia, desde que o poder do rei fosse limitado por uma Constituio. Rousseau Em 1775, escreveu Do Contrato Social, ou Princpios do Direito Poltico, no qual afirma que o povo escolhe seu governante; em seguida, firmado um contrato entre o povo e seu governante (o contrato social). Segundo Rousseau, dever dos governantes assegurar os direitos e o bemestar da populao. Caso o governante no cumpra o contrato, o povo pode tir-lo do poder. Montesquieu Sua contribuio para a poltica foi a ideia da diviso de poderes como recurso para evitar o autoritarismo. Em sua obra Do Esprito das Leis, Montesquieu defendeu a ideia de que cada um dos trs poderes bsicos, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio deve estar em mos distintas.

O despotismo esclarecido Alguns reis absolutistas europeus, resolveram fazer reformas em seu governo, adotando algumas idias iluministas. Esse movimento, ocorrido na Europa no sculo XVIII, ficou conhecido como despotismo esclarecido. O liberalismo econmico Movimento onde os pensadores criticavam o mercantilismo. Adam Smith O ingls Adam Smith, em sua obra, A Riqueza das Naes, defendeu ideias que ficaram conhecidas pelo nome de liberalismo clssico. Segundo ele, o rei no precisaria interferir na economia de seu pas, pois o mercado se regularia sozinho, pela lei da oferta e da procura.

Potrebbero piacerti anche