Sei sulla pagina 1di 2

Efeito fisiolgico da corrente eltrica Quando se estabelece uma diferena de potencial entre dois pontos do corpo humano, flui,

atravs dele, uma corrente eltrica, cuja intensidade depende dessa diferena de potencial e da resistncia eltrica entre os pontos citados. A sensao de choque e suas conseqncias so devidas corrente eltrica que circula atravs do corpo. A resistncia eltrica entre dois pontos do corpo depende dos pontos considerados e, tambm, da umidade da pele. Excluindo a resistncia da pele, a resistncia entre as orelhas, por exemplo, vale cerca de 100 W; entre uma mo e um p, seu valor aproximado de 500 W. A resistncia da pele seca tem valor prximo de 500 000 W, ao passo que a da pele mida aproxima-se de 1 000 W. A sensao de choque eltrico surge quando passam pelo corpo correntes de intensidades superiores a 1mA. Acima de 10 mA, observa-se dor e dificuldade em soltar-se, o que se atribui contrao muscular. Por volta de 20 mA, a respirao torna-se difcil, podendo cessar totalmente antes mesmo que se atinja 80 mA. As correntes fatais so aquelas cujas intensidades situam-se entre 100 mA e 200 mA. Por volta de 100 mA, as paredes ventriculares do corao passam a executar contraes descontroladas, o que se denomina fibrilao. Correntes acima de 200 mA j no so to perigosas, pois as contraes musculares so to violentas que o corao fica travado, no ocorrendo a fibrilao, aumentando, assim, as possibilidades de sobrevivncia. Observemos que, ao contrrio do que se pensa comumente, as correntes eltricas mais perigosas tm intensidades relativamente baixas (100 mA a 200 mA), podendo ser obtidas em eletrodomsticos comuns de 110 V ou 220 V. As correntes mais intensas, embora provoquem desmaios e fortes queimaduras, no causam a morte se o socorro imediato. Pessoas acometidas de choques causados por altas tenses reagem, em geral, mais rapidamente respirao artificial do que aquelas afetadas por choques motivados por baixas tenses. O socorro a uma vtima de choque comea pelo corte da tenso eltrica causadora do mesmo. Isto deve ser feito interrompendo-se o circuito. Na impossibilidade dessa interrupo, sugere-se puxar ou empurrar a pessoa com um material isolante, como, por exemplo, uma corda, um pedao de madeira seca, etc. Esse primeiro socorro deve ser feito o mais rpido possvel, pois a resistncia da pele na regio do contato eltrico diminui, o que provoca elevao da intensidade de corrente.

Entretanto, deve-se tomar o cuidado de no provocar contatos indevidos com a pessoa afetada pelo choque, pois a reao instintiva de pux-la manualmente pode provocar mais uma vtima. Se, aps livrar-se da corrente, a pessoa estiver inconsciente e sem respirar, a respirao artificial dever iniciar-se imediatamente. O processo de ressuscitao no deve ser interrompido, at que um mdico admita no haver mais esperanas. Isto pode durar at oito horas. Observe-se que a eventual ausncia de pulso no significa, necessariamente, que a vtima no sobreviver. (Gualter Biscuola e outros. Tpicos de Fsica. Saraiva. So Paulo. v. 3. p.92)

Potrebbero piacerti anche