Sei sulla pagina 1di 4

27/06/2011

NORMA PROCESSUAL
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Prof. FERNANDO GOMES FILHO E-mail: fgomes@digizap.com.br MSN: prof_fernandogomes@hotmail.com

AULA 03
Norma processual. Fontes da norma processual.

NORMA MATERIAL E NORMA INSTRUMENTAL NORMAS JURDICAS MATERIAIS Normas Substanciais NORMAS JURDICAS INSTRUMENTIAS Normas Processuais Distino: Semelhana: Quanto ao objeto imediato. Prestam-se estabelecer ou restabelecer a paz entre os membros da sociedade.

NORMAS JURDICAS MATERIAIS


REGULAM as relaes entre as pessoas e os conflitos de interesses que ocorrem na sociedade. ESTABELECEM qual dos interesses em conflito e, em que medida, deve medida prevalecer e qual deve ser sacrificado.

NORMAS JURDICAS INSTRUMENTAIS


Indiretamente, CONTRIBUEM para a resoluo dos conflitos, visto que conflitos disciplinam a criao e atuao das regras jurdicas gerais ou individuais destinadas a regular o conflito. REGULAM a imposio da regra jurdica especfica e concreta a ser aplicada em determinado caso litigioso.

VISO DA ATIVIDADE JURISDICIONAL


Distino: as normas jurdicas materiais: critrio de julgar. Inobservncia error in iudicando b) as normas jurdicas processuais: critrio de proceder. Desobedincia error in procedendo

27/06/2011

OBJETO DA NORMA PROCESSUAL


Soluo dos conflitos e controvrsias processuais. Quanto ao Juiz: Atribuio de poderes necessrios
para resolv-los.

TIPOS DE NORMAS PROCESSUAIS


normas de organizao judiciria:
criao e estrutura dos rgos judicirios e seus auxiliares;

Quanto s partes: Atribuio de faculdades e poderes destinados


eficiente defesa de seus direitos e sujeio autoridade exercida pelo juiz, independentemente de sua nesta ou naquela lei.

normas processuais em sentido estrito: cuidam do processo como tal, atribuindo poderes e deveres processuais; normas procedimentais: modus procedendi, inclusive, a estrutura e coordenao dos atos processuais que compem o processo.

NATUREZA DA NORMA PROCESSUAL


Incide sobre a funo jurisdicional do Estado:

Norma de DIREITO PBLICO


a) Cogentes - Obrigatrias Constituem a regra e estabelecem relao de poder/dever; b) Dispositivas - Facultativas A aplicao da norma processual fica na dependncia da vontade das partes.
Ex: eleio do foro competente (art. 111, do CPC).

FONTE DA NORMA PROCESSUAL

FONTES DE DIREITO EM GERAL

FONTES DE DIREITO EM GERAL So FONTES do Direito em Geral:

So os meios de expresso ou produo da norma jurdica.

As LEIS em sentido amplo, incluindo a Constituio Federal; os USOS e COSTUMES; e o NEGCIO JURDICO.

27/06/2011

FONTES DE DIREITO EM GERAL Divergncia doutrinria


H divergncia doutrinria sobre a possibilidade de considerar a JURISPRUDNCIA fonte do direito: Admitem Afirmam que decises judiciais expressam as normas jurdicas at ento no declaradas por qualquer outra fonte. No admitem Sustentam que os juzes julgam conforme o direito material posto.

FONTES ABSTRATAS DA NORMA PROCESSUAL


So as mesmas do direito em geral, abrangendo, primeiramente, a CONSTITUIO FEDERAL (os princpios constitucionais e suas normas), as CONSTITUIES ESTADUAIS, as LEIS COMPLEMENTARES, LEIS ORDINRIAS stricto sensu e LEIS DELEGADAS.

IGUAL PLANO DAS FONTES LEGISLATIVAS DA NORMA PROCESSUAL

LEGITIMIDADE DE LEGISLAR EM MATRIA PROCESSUAL


Em regra, compete UNIO a legitimidade de legislar em matria processual, excetuando matrias como a organizao dos Juizados Especiais Estaduais.
Constituio Federal/88 Art. 22 - Compete privativamente Unio legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho;

Encontram-se em igual plano como fontes legislativas da norma processual as CONVENES E TRATADOS INTERNACIONAIS, alm do PODER NORMATIVO atribudo ao PODER JUDICIRIO, na elaborao de seus regimentos internos, para tratar de questes interna corporis.

FONTES CONCRETAS DA NORMA PROCESSUAL


So aquelas atravs das quais as fontes legislativas abstratas atuam efetivamente.

FONTES CONCRETAS DA NORMA PROCESSUAL


Podem ser:
Fontes constitucionais; Fontes da legislao complementar Constituio (Estatuto da Magistratura, art. 93, CF); Fontes ordinrias:

Codificadas CPC, CPP, CLT, CPPM Extravagantes (modificativa ou complementar codificao)


Lei n 9.099/95 Lei dos Juizados Especiais Estaduais Lei n 8.069/90 - Estatuto da Criana e do Adolescente Lei n 1.533/51 - Lei do Mandado de Segurana Lei n 7.347/85 - Lei da Ao Civil Pblica

27/06/2011

DAS FONTES CONCRETAS DA NORMA PROCESSUAL


IGUAL PLANO Incluem-se entre essas fontes os DIREITOS e GARANTIAS PROCESSUAIS previstos na CONVENO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS, recepcionada por nosso ordenamento, nos termos do art. 5, 2, CF.
Art. 5 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Potrebbero piacerti anche