Sei sulla pagina 1di 2

CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E POLTICA 2008.

SOC 1201

Bases do Pensamento Poltico Ocidental


CARGA HORRIA TOTAL: PR-REQUISITO(S):

NO

60 HORAS

CRDITOS:

PROFESSOR: Fernando

Lattman-Weltman

OBJETIVOS

O objetivo do curso introduzir os alunos nas diversas tradies do pensamento poltico ocidental, permitindo-lhes travar contato com as principais perspectivas e problemas delimitados pelas chamadas obras clssicas, e tambm elaborar a sua prpria reflexo inicial de carter especificamente poltico sobre a realidade. Conceituao e problemtica da cincia poltica. A formao do pensamento ocidental: Plato, Aristteles, Maquiavel. O contratualismo de Hobbes, Locke e Rousseau. O Iluminismo de Montesquieu e Kant. A Revoluo Francesa e a Reao Conservadora de Burke. A reflexo poltica Americana: Os Federalistas. O sculo XIX, de Marx, Stuart Mill e Tocqueville.. Leituras das obras originais, seguidas de debates em sala de aula, alm de atividades de leitura dirigida. A avaliao dos alunos ser feita mediante: 1) Provas, em grupos, em quatro momentos especficos do curso, aos quais correspondero, respectivamente, duas a duas, as notas de Avaliao 1 e parte da de Avaliao 2. Alunos que porventura no puderem comparecer a uma ou mais avaliaes deste tipo tero acesso a uma segunda chamada. 2) Argies em sala de aula com base nas leituras do dia, sem aviso prvio, mediante sorteio de alunos que faro perguntas a colegas que respondero, com comentrios e rplicas. A nota obtida por cada aluno (perguntando ou respondendo), neste segundo processo, ser associada nota obtida nos ltimos relatrios de leitura dirigida, para efeito de obteno da mdia da Avaliao 2. Conforme deciso, o aluno ser dispensado de realizar a Prova Final escrita (terceira avaliao), quando seus dois primeiros graus forem maiores ou iguais a trs (3,0) e a mdia destes for maior ou igual a seis (6,0). Neste caso o Grau Final obtido pelo aluno ser calculada pela mdia aritmtica destes dois graus de avaliao. Se um dos primeiros graus for menor que trs (3,0) ou a mdia destes for menor que seis (6,0), o aluno dever realizar, necessariamente a Prova Final escrita (terceiro grau de avaliao) e ter seu Grau Final obtido pela mdia ponderada dos trs graus, tendo cada uma das duas primeiras avaliaes peso 1 e o grau obtido na Prova Final peso 2. Neste caso, o Grau Final obtido pelo

EMENTA

PROGRAMA

AVALIAO

aluno dever ser igual ou maior que cinco (5,0). Independentemente dos graus parciais obtidos, o aluno poder solicitar ao professor a realizao da Prova Final, informando se deseja que a mesma seja considerada para o clculo da mdia final.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PLATO, A Repblica, Difel, So Paulo, 1965. PLATO, Grgias, Difel, So Paulo, 1970. ARISTTELES, Poltica, Martin Claret, So Paulo, 2002. WEFFORT, Francisco (org), Os Clssicos da Poltica, Volumes 1 e 2, tica, So Paulo, 1990. CHATELET, Franois et. al., Histria das Idias Polticas, Zahar, Rio de Janeiro, 1985. RIBEIRO, Joo Ubaldo, Poltica, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1984. LEBRUN, Gerard, Poder, Col. Primeiros Passos, Brasiliense, So Paulo, 1980. SKINNER, Quentin, As fundaes do pensamento poltico moderno, Cia. Letras; So Paulo, 1996.

Potrebbero piacerti anche