Sei sulla pagina 1di 21

Federao Esprita Brasileira CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPRITA Necessidade do Estudo da Mediunidade

POR QUE NECESSRIO ESTUDAR A MEDIUNIDADE 1. Evitar dificuldades e desenganos relativos ao desconhecimento do assunto. 2. Educar mdiuns de forma correta e equilibrada.

Allan Kardec: O Livro dos Mdiuns. Introduo.

POR QUE NECESSRIO ESTUDAR A MEDIUNIDADE 1. Conhecer obstculos e desafios relacionados : manifestao dos Espritos e ao dilogo com Entidades sofredoras; obteno de boas comunicaes medinicas e neutralizao de atos oriundos de Espritos moralmente inferiores.
Allan Kardec: O Livro dos Mdiuns. Introduo

MDIUNS DESPREPARADOS
No assumem o talento com responsabilidade No se esforam para viver com retido moral A disciplina medinica falha ou ausente Fogem das responsabilidades familiares e sociais Julgam-se mensageiros especiais Ausentam-se do estudo Mdiuns. Item: no campo doutrinrio. Emmanuel: Seara dos

MDIUNS DESPREPARADOS

Abraam prticas exticas No aceitam advertncias Transformam-se em instrumentos das sombras Acreditam conhecer o passado e o futuro Profetizam e Pontificam.
Emmanuel: Seara dos Mdiuns. Item: no campo doutrinrio

PALAVRAS DE ALLAN KARDEC

Muito mais do que se pensa tm contribudo a ignorncia e a leviandade de vrios mdiuns. (...) Presentemente [o Espiritismo] j no um espetculo: uma doutrina de que no mais riem os que zombavam das mesas girantes (...).
Allan Kardec. O Livro dos Mdiuns, Introduo..

Federao Esprita Brasileira


CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPRITA

Conceito Objetivos Conseqncias

Conceito - reunio privativa com participantes previamente inscritos. Objetivo estudar metdica, contnua e seriamente a teoria e prtica mediunidade Conseqncias prova a existncia e a sobrevivncia do Esprito, seu estado moral-intelectual, suas relaes com o plano fsico e a necessidade de trabalhar pelo seu progresso espiritual.

Federao Esprita Brasileira CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPRITA Estrutura do Curso

ORGANIZAO BSICA Departamento ou Setor do Departamento Doutrinrio, que tenha como caractersticas:
um programa doutrinrio e pedaggico, compatvel com as diretrizes espritas, definido pela direo do Centro Esprita, ouvido a coordenao da mediunidade; equipe coordenadora do departamento ou setor; quadro de monitores, capacitados, e pessoal de apoio. critrios definidos de avaliao e acompanhamento das atividades.

Uma reunio s verdadeiramente sria, quando cogita de coisas teis, com excluso de todas as demais. As reunies de estudo so (...), de imensa utilidade (...) para aqueles, sobretudo, que seriamente desejam aperfeioar-se.

Allan Kardec: O Livro dos Mdiuns.Captulo XXIX, itens 327 e 329.

Federao Esprita Brasileira CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPRITA Capacitao de Monitores

A capacitao contnua necessria atualizao doutrinria e pedaggica dos monitores. Ela pode ser realizada: Semanalmente: reunies de educao continuada, com monitores e outros participantes, prevenindo os inconvenientes do ensino padronizado. Programa previamente definido. Semestralmente: capacitao ministrada sob a forma de encontros, seminrios, simpsios, cursos etc.

Hoje e agora, onde estivermos (...) somos constantemente induzidos a lecionar disciplinas de entendimento e conduta. (...) Doutrina Esprita, na essncia, universidade de redeno. E cada um dos seus profitentes ou alunos (...) obrigado a educar-se para educar.

Emmanuel: Seara dos Mdiuns. Item: ensino esprita.

Federao Esprita Brasileira CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPRITA Programas da FEB

O programa da FEB tem como base: O estudo das obras codificadas por Allan Kardec e subsidirias a estas; O estudo da conduta moral do Evangelho de Jesus.

OBJETIVOS: aprofundar o conhecimento esprita na rea da mediunidade; favorecer o desenvolvimento natural das faculdades psquicas, inclusive a medinica.

FUNDAMENTAO DO CURSO
O Livro dos Espritos, questo 685: educao moral que consiste na arte de formar caracteres, que incute hbitos. O livro dos Mdiuns, cap. XIV, item 159: Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influncia dos Espritos , por esse fato, mdium. Essa faculdade inerente ao homem; no constitui, portanto, um privilgio exclusivo. (...) Pode, pois, dizer-se que todos so, mais ou menos, mdiuns. Prtica da mediunidade natural

O CURSO TEM DOIS PROGRAMAS, CONTENDO DIFERENTES NVEIS DE APRENDIZADO, ORGANIZADOS EM MDULOS DE ESTUDO, SUBDIVIDIDOS EM PARTES, DIDATICAMENTE COORDENADAS ENTRE SI: A) FUNDAMENTAO ESPRITA B) PRTICA C) ATIVIDADE COMPLEMENTAR D) CULMINNCIA DO MDULO

PROGRAMA I
FUNDAMENTAO ESPRITA PRTICA/EXERCCIOS
Mdulo Introdutrio Pontos principais No h da Doutrina Espritas Mdulo n 1 Fundamentao Esprita: Introduo ao estudo da mediunidade Mdulo n 2 - Fundamentao Esprita: A prtica medinica Mdulo n 3 - Fundamentao Esprita: Mediunidade, obsesso, desobsesso Prece Irradiao mental Harmonizao psquica

Mdulo n 4 - Fundamentao Esprita: A Percepo psquica vida no Mundo Espiritual

PROGRAMA II
Mdulo I - As reunies medinicas Mdulo II Os participantes da reunio medinica Mdulo III - Mecanismos da mediunidade Mdulo IV Os Espritos Comunicantes Mdulo V Atendimento aos Espritos Comunicantes Desenvolvimento supervisionado: 1. das faculdades medinicas, em quem possua condies naturais para tal; 2. das faculdades psquicas e da conduta moral.

Potrebbero piacerti anche