Sei sulla pagina 1di 8

10

LETRA DE CMBIO
10.1 ORIGEM
A letra de cmbio, praticamente, comeou a se formar na Itlia, no sculo XIV. Para no transportar dinheiro de uma cidade para outra, estando uma pessoa sujeita emboscada e perda, procurava um banqueiro de sua prpria cidade, que tinha relao comercial com outro banqueiro onde pretendia se dirigir, e entregava-lhe o dinheiro. Em troca, recebia uma carta, uma ordem de pagamento, que dava tal incumbncia ao banqueiro de outra cidade, onde faria o pagamento. Assim, em vez de as pessoas transportarem dinheiro, transportavam a carta, documento representativo da soma a ser paga. Essa prtica deu origem ao atual ttulo de crdito, hoje de uso universal. Portanto, enviava-se dinheiro de um local para outro atravs do instrumento do contrato de cmbio: uma ordem de pagamento. Facilmente podemos imaginar a interveno de, pelo menos, trs pessoas nessa operao: o banqueiro que recebia o dinheiro e expedia a carta - o sacador; aquele que recebia a carta o tomador ou beneficirio; e o encarregado do pagamento - o sacado. Atualmente, o mecanismo o mesmo: h o sacador que emite a letra de cmbio, entregando-a ao tomador (credor), para que este receba do sacado (devedor).

83

10.2 SAQUE
No se pode transformar obrigao civil em dvida cambiria lquida e certa emitindo letra de cmbio sem expressa previso legal ou contratual, pois sem esta o saque ilegal, configurando abuso de direito, inclusive por coagir o apontado devedor ao pagamento atravs de seu protesto sem que tenha reconhecido a dvida (in RT 625/188). A ementa do acrdo destacado retrata a hiptese do saque de uma letra de cmbio para o recebimento de certa quantia a ttulo de despesas financeiras; no em decorrncia de um contrato. O Tribunal considerou tal saque como abuso de direito, pois a emisso de letra de cmbio s possvel com expressa previso legal ou contratual. De fato, caracteriza abuso de direito, saque de letra de cmbio sem lei ou contrato que o autorize. Vale dizer, s ser legtima a emisso de letra de cmbio quando existir previso legal ou contratual expressa que autorize o saque. A letra de cmbio uma ordem de pagamento. Uma pessoa d a ordem de pagamento, determinando que certa quantia seja paga para uma outra pessoa. o sacador quem d a ordem ao sacado, para realizar o pagamento. H, ainda, o beneficirio da ordem, que o credor, conhecido como tomador. Quem cria a letra de cmbio o sacador. O saque o ato de criao, de emisso do ttulo. Aps a entrega da letra de cmbio ao tomador, este procura o sacado para obter o aceite ou o pagamento, conforme o caso. Contudo, o saque produz outro efeito: o de vincular o sacador ao pagamento da letra de cmbio. Caso o sacado se negue a pagar o ttulo, o tomador poder cobrar do prprio sacador (LU23, art. 9.). ensinana tradicional da melhor doutrina que o sacado, enquanto
LU = Lei Uniforme de Genebra (O Brasil signatrio de uma conveno internacional adotando uma lei uniforme sobre a letra de cmbio e nota promissria, firmada em 1.930, embora existisse, desde 1.908, o Decreto n. 2.044, disciplinando a matria. Assim, a Lei Uniforme de Genebra a aplicada, mas havendo omisso, utiliza-se a Lei 2.044).
23

84

no aceitar, no um obrigado cambial24. Para melhor entendimento, apresentamos a seguir o modelo do anverso de uma letra de cmbio:

N.

de

de 19

Valor R$

No vencimento pagar(o) V. Sa(s) por esta nica via de Letra de Cmbio,

LETRA DE CMBIO

ou sua ordem a importncia de


1.041 - 105x235

Aceito(amos)

Na praa de

Endereo: Cidade: Documentos: CPF/CGC: Outros doc. Estado: Local e data do saque

10.3 CONCEITO DE LETRA DE CMBIO


A letra de cmbio o saque de uma pessoa contra outra, em favor de terceiro. uma ordem de pagamento que o sacador dirige ao sacado, seu devedor, para que, em certa poca, este pague certa quantia em dinheiro, devida a uma terceira, que se denomina tomador. , enfim, uma ordem de pagamento vista ou a prazo. Quando for a prazo, o sacado deve aceit-la, firmando nela sua assinatura de reconhecimento: o aceite. Nesse momento, o sacado se vincula na relao jurdico-material, obrigando-se ao pagamento. Portanto, a relao se estabelece entre trs pessoas: o sacador, o sacado e o tomador. Entretanto, a lei faculta que uma mesma pessoa ocupe mais de uma dessas posies. Nada impede que a letra de cmbio possa ser sacada em benefcio do prprio sacador ou o sacador seja a mesma pessoa do sacado (LU, art. 3.).

24

Paulo de Lacerda, A Cambial, p. 22.

85

10.4 REQUISITOS ESSENCIAIS DA LETRA DE CMBIO


O formalismo da essncia da letra de cmbio, devendo, portanto, conter determinados requisitos essenciais preestabelecidos por lei. Faltando um dos requisitos essenciais, a letra de cmbio deixa de ser uma letra de cmbio. Assim, ela deve trazer: 1. 2. 3. 4. 5. denominao letra de cmbio no seu contexto; a quantia que deve ser paga, por extenso; o nome da pessoa que deve pag-la (sacado); o nome da pessoa que deve ser paga (tomador); assinatura do emitente ou do mandatrio especial (sacador).

A declarao da quantia em cifra no requisito essencial, tanto que, se surgir uma disparidade entre a importncia declarada por cifra e a declarada por extenso, valer esta ltima. O nome do sacado, por fora de hbito, deve ser colocado abaixo do contexto e do lado esquerdo, enquanto que a assinatura de prprio punho do sacador ou de seu mandatrio especial, deve ser firmada, obrigatoriamente, abaixo do contexto, do lado direito, como acontece em uma carta. A letra de cmbio no pode deixar de levar o nome do sacado, pois ela no pode ser emitida ao portador. Porm, se ela for emitida incompleta, por exemplo, sem o nome do tomador, poder circular. Mas os requisitos devem estar totalmente cumpridos, antes da cobrana judicial ou do protesto do ttulo. que o portador de boa-f, considerado procurador bastante do sacador para complet-la. Registre-se que somente o sacador quem a assina. A assinatura do sacado ou aceitante no figura entre os requisitos indispensveis sua validade. A falta dela faz apenas permanecer a vinculao entre o emitente (sacador) e o tomador, no vinculando o sacado na obrigao cambial.

86

10.5 REQUISITOS NO-ESSENCIAIS DA LETRA DE CMBIO


So os seguintes: 1. o lugar do pagamento; 2. a importncia declarada por cifra; 3. a data do vencimento do ttulo; 4. a data da emisso. Considera-se lugar de emisso e de pagamento, quando no indicado no ttulo, o domiclio do emitente ( 2 do art. 889, CC). A falta da poca do vencimento no afeta a validade do documento. vista o ttulo de crdito que no contenha indicao de vencimento ( 1 do art. 889, do CC). Deve o ttulo de crdito conter a data da emisso,... (CC, art. 889). A data da emisso, a partir da vigncia do novo Cdigo Civil, passou a ser requisito essencial. Contudo, dispe o art. 888 do CC que a omisso de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como ttulo de crdito, no implica a invalidade do negcio jurdico que lhe deu origem, apenas, deixa de ser um ttulo executivo extrajudicial.

10.6 VENCIMENTO DA LETRA DE CMBIO


O pagamento do ttulo deve ser efetuado pelo devedor no dia do vencimento. Pode ser: a) vista. O sacado deve pag-lo no ato de sua apresentao. b) em dia certo. O sacado deve pag-lo: 1. no dia do vencimento indicado no ttulo; 2. a tempo certo da vista, significando a tantos dias a partir da data do aceite, ou seja, da data em que o ttulo exibido ao sacado;

87

3. a tempo certo da data, isto , tantos dias contados da data da emisso do ttulo.

10.7 ACEITE Letra de cmbio sem aceite no enseja execuo forada


contra o sacado. O saque da letra ato unilateral do sacador. O aceite que a transforma num contrato perfeito e acabado, completando-lhe a cambiariedade (in RT 495/225). Sem o aceite o sacado no se vincula, no se torna devedor, no se gerando para ele qualquer obrigao decorrente do ttulo (in RT 625/188). O aceite o ato praticado pelo sacado que se compromete a pagar a letra de cmbio no vencimento, assinando no anverso do ttulo. Basta a sua assinatura, ou a de seu mandatrio especial, podendo ser acompanhado da expresso esclarecedora tal como: aceite ou pagarei, ou ainda, honrarei. A falta de aceite no extingue a letra de cmbio. O sacador continua o responsvel e o sacado nenhuma obrigao assumiu em relao ao ttulo, embora haja a meno do seu nome na letra. Se o sacado ao receber a letra de cmbio para o aceite no a devolve, retendo-a indevidamente, est sujeito priso administrativa. Basta requerer ao juiz. O art. 885 do CPC indica essa situao: O juiz poder ordenar a apreenso de ttulo no restitudo ou sonegado pelo emitente, sacado ou aceitante; mas s decretar a priso de quem o recebeu para firmar aceite ou efetuar pagamento, se o portador provar, com justificao ou por documento, a entrega do ttulo e a recusa da devoluo. Pargrafo nico. O juiz mandar processar de plano o pedido, ouvir depoimento se for necessrio e, estando provada a alegao, ordenar a priso.

10.8 ENDOSSO DA LETRA DE CMBIO


Sendo a letra de cmbio um ttulo de crdito, o endosso perfeitamente admissvel e, havendo uma cadeia de endossos em

88

preto, o ltimo endossatrio considerado o legtimo proprietrio da letra. Se o sacador inserir a expresso no ordem, a letra no poder circular por meio de endosso (LU, art. 11). Entretanto, normalmente a letra de cmbio contm a clusula ordem e, assim, o credor poder negociar o crdito mediante um ato jurdico denominado endosso, consistente da sua assinatura no verso ou anverso do ttulo. O primeiro endossante ser sempre o tomador; o segundo endossante o endossatrio do tomador e assim sucessivamente. No h qualquer limite para o nmero de endossos. Quando o proprietrio do ttulo o endossa, torna-se coobrigado solidrio no pagamento (LU, art. 15).

10.9 O AVAL DA LETRA DE CMBIO


A letra de cmbio, como ttulo de crdito que , pode receber aval. O avalista responsvel da mesma forma que o seu avalizado (LU, art. 32), ou seja, o avalista responde pelo pagamento do ttulo perante o credor do avalizado e, realizado o pagamento, poder voltar-se contra o devedor.

10.10 PAGAMENTO
O pagamento o resgate da letra e, para que ocorra, indispensvel a sua apresentao. Isto porque o ttulo circular e o devedor no tem como saber quem o ltimo portador da cambial. O pagamento, validamente feito, acarreta uma srie de efeitos. Destacam-se dois bsicos: 1. o pagamento extintivo: encerra o ciclo cambirio, desobrigando todos os responsveis. o caso do pagamento feito pelo sacado que desonera todos os coobrigados; 2. o pagamento recuperatrio: desonera apenas os coobrigados posteriores, mas os demais ficam obrigados ao pagamento e o avalista do aceitante pode propor ao regressiva contra este.

89

10.11 PRESCRIO DA LETRA DE CMBIO


A prescrio a perda do direito de propor ao judicial em conseqncia do no uso dela, durante um determinado espao de tempo previsto em lei. A prescrio da letra de cmbio a perda da execuo judicial pelo seu no-exerccio dentro do prazo de trs anos. Vencida a letra e no paga, o credor tem o direito de propor ao executiva e, para tanto, ter o prazo de trs anos a contar da data do vencimento da cambial. Se deixar passar esse prazo prescritivo, essa ao no ser cabvel. No entanto, se deixar passar o prazo de 3 anos para o exerccio da referida ao contra o devedor principal e seu avalista, ocasio em que a letra perde a natureza de ttulo executivo extrajudicial, ter, ainda, o direito de propor ao monitria, que ao de conhecimento, a partir de prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, para constituio de ttulo judicial. o que se extrai da dico textual do art. 1.102-A do CPC: A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou determinado bem mvel. Para melhor conhecimento, veja nosso Curso Bsico de Direito Processual Civil, vol. 4, cap. 132. O prejuzo assim ser enorme: a correo monetria comea a incidir a partir da propositura da ao, enquanto que, propondo ao executiva em tempo, a correo monetria incidir a partir da data do vencimento do ttulo. O pior o credor ter que provar a origem do ttulo, pois, com a prescrio, o documento letra de cmbio deixou de ser um ttulo de crdito. Tambm traz prejuzo a demora da penhora, pois antes vir a contestao, a instruo, a sentena e o recurso.

90

Potrebbero piacerti anche