Sei sulla pagina 1di 13

Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Bsica Diretoria de Educao Bsica Coordenao de Educao de Jovens e Adultos

_____________________________________________________________ UNIDADE ESCOLAR

CADERNO DE REGISTRO DO PERCURSO DA APRENDIZAGEM

TEMPO FORMATIVO II

PROFESSOR: _______________________________________________

EIXO _____ TURMA______ TURNO ____________ ANO ___

ORIENTAES GERAIS SOBRE O USO DO CADERNO DE REGISTRO

O Caderno de Registro de uso exclusivo do(a) professor(a), portanto deve-se evitar perdas e rasuras, mantendo sempre os registros atualizados. Este instrumento ajudar a estruturar o trabalho pedaggico nos espaos reservados para a sistematizao das aulas e para o registro do percurso da aprendizagem individual do(a) educando(a) nos Eixos Temticos, possibilitando, assim, planejar as atividades semanais e acompanhar diariamente o processo da aprendizagem construdo durante o Tempo Formativo. Ao trmino de cada Eixo Temtico o professor dever entregar o Caderno de Registro na Secretaria da escola ou colgio para ser usado pelo(a) professor(a) do prximo Eixo Temtico e ao final do Tempo Formativo dever ser arquivado na Secretaria da escola ou do colgio.

Instrumentos do Caderno de Registro:


Critrios para o Acompanhamento do Percurso - devero funcionar como norteadores na prtica do(a) professor(a) para a realizao do acompanhamento e registro da aprendizagem do(a) educando(a).

Horrio e o Cronograma das Aulas - tem o objetivo de organizar o trabalho do(a) professor(a), ajudando-o no planejamento dos nmeros de aulas bimestrais e anuais, detectando durante o percurso. as situaes que ocorreram

Resultado do Processo de Ensino e Aprendizagem esse instrumento deve ser usado sempre que for necessrio, durante as aulas, para ajudar no registro do percurso da aprendizagem do(a) educando(a), a fim de orientar os pareceres descritivos bimestrais e finais. O acompanhamento composto pelos Aspectos Cognitivos (AC), Scio-afetivos (SA) e pela Aprendizagem Desejada (AD) e saberes necessrios compostos pelas reas de Conhecimento. Esses sero os indicadores da aprendizagem do educando que sero construdos durante os Eixos Temticos e os Tempos Formativos.

Registro Semanal das Aulas - um formulrio para o(a) professor(a) registrar semanalmente as aulas referendado no planejamento geral do Eixo Temtico construdo coletivamente.

Espao para Registros do Processo de Aprendizagem - um espao para o professor registrar o processo de aprendizagem do(a) educando(a) no que se refere aos conhecimentos das reas e aos aspectos cognitivos e scio-formativos que vo sendo (re)construdos.

CRITRIOS PARA O ACOMPANHAMENTO DO PERCURSO

Considerando que a Educao de Jovens e Adultos deve levar em conta as especificidades dos tempos humanos e as diversas formas de organizar a vida, o trabalho e a sobrevivncia dos coletivos populares, fazse necessrio encontrarmos respostas sobre quais referenciais devero orientar o acompanhamento da aprendizagem dos(as) educandos(as), como os educadores e educandos podero (re)orientar o trabalho educativo, quem so os educandos, que saberes trazem, como eles aprendem, quais os seus desejos, expectativas e necessidades de aprendizagem.

Tendo em vista as respostas a estas questes, faz-se necessrio priorizar alguns critrios para o acompanhamento da aprendizagem. No momento, optamos por: 01. Referendar o acompanhamento do percurso de aprendizagem luz da concepo de educao, dos princpios e dos pressupostos terico-metodolgicos que sustentam este Projeto; 02. Utilizar o dilogo como mediao entre educando(a) e educador(a), para favorecer o acompanhamento do percurso da aprendizagem de forma mais participativa e democrtica; 03. Refletir sobre o ato de aprender do(a) educando(a) e do(a) educador(a), valorizando as experincias vividas durante o acompanhamento do percurso da aprendizagem, para dinamizar o processo educativo; 04. Estimular o educando(a) a participar ativamente do acompanhamento do percurso da aprendizagem, apreciando de forma crtica o seu prprio desenvolvimento, detectando os aspectos em que j avanou e aqueles que carecem de maior estudo, colaborando, assim, para a reorientao do trabalho educativo; 05. Considerar a produo diria do educando como instrumento de coleta de dados, para a tomada de deciso sobre a reorganizao do trabalho educativo; 06. Considerar, no acompanhamento do percurso, sempre que necessrio, a reorientao de aprendizagens que ainda no ocorreram, propondo, numa ao consciente, novas alternativas que venham garantir a aprendizagem de todos os educandos e educandas; 07. Recolher e corrigir durante o acompanhamento do percurso as produes do(a) educando(a), considerando e respeitando a sua autoria, evitando assim riscos e rasuras que desqualificam suas

experincias, reorientando para a efetivao da aprendizagem; 08. Descrever, atravs de registros bimestrais, o acompanhamento do processo de aprendizagem do(a) educando(a), traando a trajetria educacional do perodo de permanncia no espao educativo, considerando o seu desenvolvimento como pessoa humana e a sua participao social crtica, assumido um compromisso com a educao humanizadora e emancipadora.

HORRIO
HORA SEGUNDA TERA QUARTA QUINTA SEXTA

CRONOGRAMA DAS AULAS


BIMESTRES AULAS PREVISTAS AULAS DADAS OBSERVAES

TOTAL

REGISTRO SEMANAL DAS AULAS


Perodo Tema Gerador Subtema

Aspecto(s) cognitivo(s) (AC)

Aspecto(s) scio-formativo(s) (SF)

Aprendizagem desejada (AD)

OBJETIVO

CONHECIMENTO ESPECFICO DA REA / DISCIPLINA

METODOLOGIA / ATIVIDADE

ACOMPANHAMENTO DO PERCURSO

Notas: 1. No existe uma seqncia pr-definida para o estudo e acompanhamento da aprendizagem dos Saberes Necessrios. Esses sero estudados, medida que ajudem na compreenso dos conhecimentos presentes nos Eixos Temticos e nos Temas Geradores, uma vez que estes ltimos constituem o centro do processo de ensino-aprendizagem. 2. A dinmica metodolgica apresentada valoriza as atividades dirias realizadas pelos educandos(as). Portanto, elimina o ritual de provas bimestrais predefinidas no calendrio, introduzindo instrumentos e procedimentos (atividades coletivas e individuais por rea de conhecimento, trabalhos em grupo e individual, caderno de atividades, projetos de aprendizagem etc.) que contribuem para a definio dos resultados no decorrer do processo de ensino- aprendizagem, durante todo o bimestre. 3. O acompanhamento do percurso da aprendizagem uma ao formadora tanto para o(a) educador(a) como para o educando(a); portanto, orienta-se socializar os resultados, bimestralmente, na sala de aula, para juntos reorientar o processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ao final do acompanhamento bimestral do percurso da aprendizagem do educando ser importante considerar os conhecimentos construdos, destacando os aspectos cognitivos (AC) e os aspectos scio-formativo (SF), mediados pelo estudo das reas de conhecimento presentes na aprendizagem desejada (AP), assim:

Aspectos cognitivos AC1 participao nas discusses dos temas AC2 argumentao e defesa das idias AC3 produo oral/sinalizada/artstica AC4 produo escrita AC5 posicionamento crtico AC6 interpretao e sistematizao dos conhecimentos estudados AC7 inter-relao entre os saberes da vida e os saberes da escola

Aspectos scio-formativos SF1 apresenta disposio coletiva para a construo das atividades SF2 convive com as diferenas SF3 tem responsabilidade com o outro SF4 sensvel para escutar o outro SF5 est aberto para o dilogo na construo da aprendizagem SF6 usa os conhecimentos escolares na vida cotidiana SF7 tem disposio para liderana

Aprendizagem desejada: rea de Conhecimento - LINGUAGENS (Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira, Artes e Atividades Laborais e Matemtica) ADL1 - Conhecer e valorizar as diferentes variedades do portugus, procurando combater o preconceito linguistico. ADL2 - Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicao cotidiana. ADL3 - Valorizar as diferentes opinies, como possibilidades diferenciadas de compreenso do mundo. ADL4 - Posicionar-se de forma crtica diante de textos que refletem situaes do cotidiano, de modo a reconhecer a pertinncia dos argumentos utilizados, posies ideolgicas subjacentes e possveis contedos discriminatrios neles veiculados. ADL5 - Reconhecer que o domnio dos usos sociais da linguagem oral e escrita pode possibilitar a participao poltica cidad, e tambm transformar as condies dessa participao, conferindo-lhe melhor qualidade. ADL6 - Preocupar-se com a qualidade das produes escritas prprias, tanto no que se refere aos aspectos formais discursivos, textuais, gramaticais, convencionais, quanto a apresentao esttica. ADL7 - Utilizar a linguagem na escuta e produo de textos orais e escritos, de modo a atender a mltiplas demandas sociais. ADL8 - Usar a linguagem oral e escrita para estruturar as experincias vividas e explicar a realidade. ADL9 - Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o prprio, desenvolvendo a capacidade de avaliao dos textos. ADL10 - Aplicar os conhecimentos adquiridos por meio da prtica de anlise lingustica para expandir sua capacidade de monitoramento das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de anlise crtica da realidade scio- cultural. ADL11 - Reconhecer a necessidade de dominar os saberes envolvidos nas prticas sociais mediadas pela linguagem como ferramenta para a continuidade da aprendizagem fora da escola. ADL12 - Identificar, no universo que o cerca, as lnguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicao, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilngue e compreendendo o papel hegemnico que algumas lnguas desempenham em determinado momento histrico. ADL13 - Adquirir conscincia lingustica e conscincia crtica dos usos que se fazem da lingua estrangeira que esta aprendendo. ADL14 - Reconhecer que o aprendizado de uma ou mais lnguas lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construdos em outras partes do mundo. ADL15 - Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artstica. ADL16 - Observar as relaes entre a arte e a leitura da realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discusso, a sensibilidade, argumentando e fazendo/apreciando arte de modo sensvel. ADL17 - Apreciar e desfrutar dos benefcios advindos da cultura corporal de movimento. ADL18 - Valorizar, por meio da conscincia corporal, a formao de hbitos de cuidado pessoal e coletivo. ADL19 - Identificar os conhecimentos matemticos como meios para compreender e transformar o mundo sua volta. ADL20 - Comunicar-se matematicamente com o mundo, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com preciso e argumentar suas conjecturas. ADL21 - Valorizar os conhecimentos matemticos construdos a partir da prtica social. ADL22 - Selecionar, organizar e produzir informaes relevantes do contexto scio-econmico cultural, para interpret-las e avali-las criticamente. ADL23 - Analisar informaes e opinies veiculadas pelos meios de comunicao, suscetveis da anlise luz dos conhecimentos matemticos. ADL24 - Usar a linguagem oral estabelecendo relaes entre ela e diferentes representaes matemticas. ADL25 - Estabelecer relaes entre temas da realidade e os temas matemticos de diferentes campos, conectandoos com os conhecimentos de outras reas curriculares. ADL26 - Fazer observaes sistemticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade utilizando o conhecimento matemtico.

ADL27 - Interagir com seus pares de forma solidria, trabalhando coletivamente na busca de solues para os problemas propostos. ADL28 - Identificar aspectos consensuais ou no na discusso de um tema, respeitando o modo de pensar dos colegas. ADL29 - Sentir-se seguro da prpria capacidade de construir conhecimentos matemticos, desenvolvendo a autonomia e a perseverana na busca de solues das situaes- problema. Aprendizagem desejada: rea de Conhecimento - ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA (Histria, Geografia, Cincias) ADE1 - Estabelecer relaes entre a vida individual e social, identificando relaes sociais em seu prprio grupo de convvio, na localidade, na regio e no pas. ADE2 - Situar acontecimentos gerados do convvio social e localiz-los em multiplicidade de tempos. ADE3 - Reconhecer que o conhecimento histrico parte do conhecimento interdisciplinar construdo na prtica social. ADE4 - Compreender que as histrias individuais so partes integrantes de histrias coletivas. ADE5 - Questionar a realidade scio-econmica poltica e cultural, identificando problemas e possveis solues. ADE6 - Conhecer formas poltico-institucionais e organizaes da sociedade civil que permitam intervir sobre a realidade. ADE7 - Valorizar o patrimnio sociocultural, respeitando a diversidade tnica/racial, de gnero, geracional e social. ADE8 - Valorizar o direito de cidadania dos indivduos, dos grupos e povos, como condio para fortalecer a democracia, lutando contra as desigualdades. ADE9 - Reconhecer que a sociedade e a natureza formam um todo integrado. ADE10 - Compreender a cidadania a partir das relaes entre a sociedade e a natureza, onde todos esto ligados afetivamente e comprometidos com os valores humansticos. ADE11 - Construir conceitos, procedimentos e atitudes relacionados geografia, que permitam conhecer o mundo atual em sua diversidade. ADE12 - Construir referenciais que possibilitem a interveno nas questes scio-ambientais que acontecem na localidade e em espaos distantes. ADE13 - Conhecer o funcionamento da natureza em suas mltiplas relaes. ADE14- Compreender o papel das sociedades na construo do territrio, da paisagem e do lugar. ADE15 - Compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenmenos geogrficos estudados em suas dinmicas e interaes. ADE16 - Reconhecer a importncia do acesso aos bens da natureza por todos os seres humanos. ADE17 - Utilizar as diferentes linguagens na leitura da paisagem, interpretando, analisando e relacionando as diversas informaes sobre o espao. ADE18 - Compreender a cincia como uma atividade humana, histrica associada a aspectos de ordem social. Econmica poltica e cultural. ADE19 - Compreender a relao do ser humano com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente. ADE20 - Conhecer as relaes no mundo de hoje entre condies de vida, conhecimento cientfico e produo de tecnologias. ADE21 - Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juzo sobre seus riscos e benefcios. ADE22 - Compreender a sade pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo que deve ser promovido pela ao de diferentes agentes. ADE23 - Problematizar situaes geradas da prtica social a partir de elementos das cincias naturais. ADE24 - Saber utilizar conceitos cientficos bsicos, nas diferentes situaes do cotidiano, associados energia, matria, sistema e equilbrio de vida. ADE25 - Utilizar diferentes fontes para obter informaes para a investigao de fatos da realidade ADE26 - Valorizar o trabalho de grupo, sendo capaz de ao crtica e cooperativa para a construo do conhecimento.

Educando(a):
SABERES NECESSRIOS LINGUAGENS l formulando hipteses a respeito do texto; l construindo imagens e snteses mentais, para produzir a compreenso global do texto; elabora parfrases dos textos lidos; estabelece relaes entre o que l e as experincias vividas; discute e compartilha as reflexes produzidas durante a leitura; argumenta ou contra-argumenta na discusso de algum tema polmico; desenvolve estratgias de monitorao na compreenso do texto; seleciona textos para leitura individual e coletiva; comenta um texto lido tanto oralmente quanto na forma escrita; cultiva o gosto pela leitura ( contos, romances, jornais, revistas etc.); compreende e interpreta textos lidos, selecionando dados e informaes; produz textos de diferentes gneros ( contos, notcias, instrues de uso etc.); segmenta o prprio texto em pargrafos e frases com pontuao, de acordo com as convenes do gnero; reconhece as diferenas lingsticas entre o texto oral e o texto escrito; organiza, com maior visibilidade, a estrutura do texto escrito em funo das caractersticas do gnero; produz textos escritos a partir de outros textos com coerncia, utilizando as regras ortogrficas e gramaticais; usa a lngua ajustando-a aos diferentes graus de formalidade das circunstncias comunicativas; realiza anlise morfolgica nos textos, identificando as classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, advrbio, verbo , preposio conjuno); realiza a reescrita de textos sem perder de vista as idias originais; aprimora a capacidade de ouvir, falar, ler e escrever, valorizando as funes comunicativas e o carter dinmico da lngua estrangeira; utiliza as estruturas lingsticas (tempos verbais, expresses idiomticas) na escrita e leitura da lngua estrangeira; busca significado mais adequado para as palavras em lngua estrangeira a partir das palavras em portugus; utiliza o dicionrio como recurso para a escolha de palavras com sentido apropriado para o contexto, considerando a lngua estrangeira em estudo; aplica as funes comunicativas da lngua estrangeira nas situaes do cotidiano ( pedir e oferecer ajuda, cumprimentar,solicitar informaes); compreende as relaes entre as linguagens artsticas e a conscincia corporal; relaciona as atividades artsticas e corporais s capacidades fsicas e aos aspectos da boa postura; desenvolve habilidades motoras atravs da prtica de atividades artsticas e corporais; reconhece que atravs da arte e do corpo expressa-se afetos, sentimentos e emoes; utiliza a arte e o corpo como expresso da aprendizagem construda em torno dos conhecimentos dos Eixos Temticos e das reas de Conhecimentos; valoriza e pratica a arte popular (dana de rua, pagode, 1 Bimestre AC EC C 2 Bimestre AC EC C 3 Bimestre AC EC C 4 Bimestre AC EC C

grafite, reisado, dana de salo, arrocha etc.) relacionando-a a construo da identidade cultural; produz arte utilizando materiais diversos (papel, pedra, barro, tecido, garrafa plstica, etc.), criando e recriando formas em diferentes espaos; participa de projetos/concursos artstico-culturais promovidos pelos setores pblicos e privados, estimulando a descoberta de talentos; realiza e compartilha produes artsticas, expressando e comunicando idias; amplia concepes numricas, construindo novos significados para os nmeros (naturais, inteiros e racionais); resolve situaes-problema envolvendo nmeros naturais, inteiros e racionais; identifica, interpreta e utiliza diferentes representaes dos nmeros naturais, racionais e inteiros, indicadas por diferentes notaes vinculando-as a contextos matemticos e no-matemticos; seleciona e utiliza procedimentos de clculo (exato ou aproximado, mental ou escrito), em funo da situaoproblema proposta; resolve situaes-problema de localizao e deslocamento de pontos no espao, reconhecendo nas noes de direo e sentido, de ngulo de paralelismo e de perpendicularismo; estabelece relaes entre figuras espaciais e suas representaes planas; resolve situaes-problema que envolvam figuras geomtricas planas, utilizando procedimentos de decomposio e composio, transformao, ampliao e reduo; identifica elementos geomtricos variantes e invariantes, desenvolvendo o conceito de semelhana; constri noes de medidas pelo estudo de diferentes grandezas; resolve problemas envolvendo diferentes grandezas; utiliza frmulas para clculo da rea de superfcie planas e clculos de volumes de slidos geomtricos (prismas retos e composio de prismas); reconhece representaes algbricas; traduz informaes contidas em tabelas e grficos em linguagem algbrica e vice-versa; utiliza os conhecimentos sobre as operaes numricas e suas propriedades para construir estratgias de clculo algbrico; resolve situaes-problema por meio de equaes ou inequaes do primeiro grau; estabelece leis matemticas que expressam a relao de dependncia entre as variveis; coleta, organiza e analisa informaes diversas; constri e interpreta tabelas e grficos; formula argumentos convincentes, tendo por base a anlise de dados organizados em representaes matemticas diversas; resolve situaes-problema que envolvam o raciocnio combinatrio e a probabilidade;

Legenda:

AC A Construir

EC Em Construo

C - Construdo

SABERES NECESSRIOS ESTUDO DA SOCIEDADE E DA NATUREZA estabelece relaes entre a histria do presente e acontecimentos e/ou processos histricos passados; identifica diferentes temporalidades no presente; reconhece fatos histricos relevantes, organiza essas informaes, compreendendo e utilizando conceitos histricos; identifica a diversidade nas experincias humanas na mesma poca ou tempos diferentes;

1 Bimestre AC EC C

2 Bimestre AC EC C

3 Bimestre AC EC C

4 Bimestre AC EC C

extrai informaes e analisa criticamente as fontes histricas (objetos, textos, imagens, msicas etc.) analisa diferentes tipos de documento; constri relaes de transformao, permanncia, semelhana e diferena entre o presente e o passado e entre os espaos local, regional, nacional e mundial; conhece as noes bsicas de tempo cronolgico (anterioridade e posterioridade, dcada, sculo e milnio); domina os conceitos bsicos sobre capital, capitalismo e proletariado; conhece a origem do proletariado e as condies de trabalho nas primeiras fbricas; relaciona as formas iniciais de resistncia operria com as lutas dos trabalhadores nos dias atuais; identifica aspectos polticos, econmicos, sociais e culturais envolvidos na revoluo industrial de acordo com cada momento histrico; conhece o processo de industrializao brasileira; analisa o fenmeno da migrao do campo para a cidade a partir do processo da industrializao; estabelece a relao entre as tcnicas, as mquinas, informatizao e a robotizao e o mundo do trabalho; reconhece os direitos sociais do trabalho; compreende o processo de luta dos indgenas contra o trabalho escravo na sociedade colonial; reconhece as lutas e resistncias dos escravos e o processo de emancipao; compreende os resultados do poder oligrquico, do coronelismo e o voto da Repblica Velha nas relaes polticas atuais; reconhece as mudanas nos direitos e deveres atravs das Constituies brasileiras; conhece o cdigo de defesa do consumidor; analisa os perodos das ditaduras brasileiras como a negao dos direitos polticos civis (Estado novo e Governo Militar ps 1964); reflete sobre as influncias dos acontecimentos internacionais no Brasil; identifica as polticas de distribuio e uso das terras brasileiras; reconhece a importncia dos movimentos que lutam em defesa da terra; representa e expressa a realidade prxima ou distante; classifica e registra informaes sobre o lugar de origem; comunica-se atravs do espao e do tempo, ao interagir com outras realidades; realiza diferentes leituras do mundo e de seus espaos geogrficos; aplica corretamente os conceitos e categorias geogrficas; realiza leitura de grficos ou mapas de acordo com a realidade estudada; utiliza e aplica referenciais de orientao e localizao (pontos de referncia e de orientao); identifica e diferencia diversas formas de representao do espao (maquete, planta e mapa); compreende e utiliza escalas, desenvolvendo as noes de escala ampliada e reduzida, grfica e numrica; entende os elementos constitutivos dos mapas: ttulo, escala, legenda, sistema de orientao e posio (rasados- ventos linhas paralelas e meridianas); identifica, localiza e diferencia no mapa-mndi os continentes, as ilhas, os oceanos e os mares; reconhece as diferentes formas de representao da terra, relacionando-as com as projees cartogrficas; reconhece, diferencia e faz uso de diferentes recursos da Geografia ( grficos, tabelas, mapas estatsticos fotografias, imagens de satlite blocos diagrama, perfis

de relevo; produz textos coerentes, com idias prprias, de forma clara e objetiva, desenvolvendo um modo de pensar e raciocinar geogrfico; observa as formas geomtricas lineares existentes na paisagem; compara diferentes paisagens com base em critrios geogrficos; realiza leituras dos elementos apresentados e distribudos na paisagem; relaciona conceitos especficos da Geografia com o que observado em imagens ou paisagem; elabora concepo de universo a partir de informaes sobre cometas, planetas, satlites do sistema solar e outros corpos celestes; interpreta as estaes do ano de acordo com as diferentes regies terrestres; valoriza os conhecimentos de povos antigos para explicar os fenmenos celestes; conhece as diferentes explicaes sobre a vida na terra, a formao dos fsseis e compara as espcies extintas e as atuais; reconhece as formas eficientes de disperso e estratgias reprodutivas dos seres vivos, em diferentes ambientes; compara em diferentes ambientes em ecossistemas brasileiros quanto vegetao e fauna, suas interrelaes e interaes com o solo, clima, disponibilidade de luz e de gua e com as sociedades humanas; coleta, organiza interpreta e divulga informaes sobre as transformaes provocadas nos ambientes pela ao humana; valoriza as medidas de proteo e recuperao ao meio ambiente na regio onde vive e em outras regies brasileiras; investiga os fenmenos de transformao de estados fsicos da gua; compreende o ciclo da gua em diferentes ambientes, identificando o modo como os mananciais so reabastecidos e valorizando sua preservao; estabelece relaes entre os fenmenos da fotossntese, da respirao celular e da combusto para explicar os ciclos do carbono e do oxignio; investiga as alteraes de ambientes como resultado da emisso de substncias, partculas e outros materiais produzidos por agentes poluidores; compreende o organismo humano como um todo e reconhece os fatores internos e externos ao corpo que concorrem para a manuteno do equilbrio; percebe a importncia da preveno de doenas comuns na comunidade e o papel da sociedade humana na preservao da sade coletiva e individual; compreende os processos que envolvem a nutrio, estabelecendo relaes entre os fenmenos da digesto dos alimentos, a absoro de nutrientes e sua distribuio pela circulao sangunea para todos os tecidos do organismo; distingue alimentos que so fontes ricas de nutrientes plsticos, energticos e reguladores e o papel de cada um no organismo humano; compreende os sistemas nervoso e hormonal e sua inter-relao com os elementos internos e externos do corpo; caracteriza o ciclo menstrual e a ejaculao, associando-os a gravidez; compreende os processos de fecundao, gravidez e parto; conhece os vrios mtodos anticoncepcionais, estabelecendo relaes entre o uso de preservativos, a contracepo e a preveno de doenas sexualmente transmissveis; investiga as formas de conservao de alimentos

(cozimento, adio de substncias, refrigerao e desidratao); identifica os processos de extrao de matrias-primas, produo de energia e de outras substncias por tecnologias tradicionais ou alternativas; consome de forma criteriosa os diferentes materiais de acordo com o seu processo de produo e tempo de decomposio na natureza; compreende os processos de recuperao e degradao de ambientes por ocupao urbana desordenada, industrializao, desmatamento, inundao para construo de barragem ou minerao; compreende as necessidades sociais e evoluo das tecnologias, valorizando a melhoria das condies de sade, a qualidade de vida e a conservao dos ecossistemas naturais;

Legenda:

AC A Construir

EC Em Construo

C - Construdo

ESPAO PARA REGISTROS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


Educando (a):

1 Bimestre
Aspectos cognitivos (AC) Aspectos scio-formativos (SF) Aprendizagem desejada (AD)

Aspectos cognitivos (AC)

2 Bimestre Aspectos scio-formativos (SF)

Aprendizagem desejada (AD)

Aspectos cognitivos (AC)

3 Bimestre Aspectos scio-formativos (SF)

Aprendizagem desejada (AD)

Aspectos cognitivos (AC)

4 Bimestre Aspectos scio-formativos (SF)

Aprendizagem desejada (AD)

Nesse espao o(a) professor(a) registrar o processo de aprendizagem do(a) educando(a) de acordo com os aspectos cognitivos, scio-formativos e aprendizagem desejada que foram focos de estudos nos respectivos bimestres.

N de Atividades Coletiva Individual Total de Presenas

1 Bimestre

2 Bimestre

3 Bimestre

4 Bimestre

Potrebbero piacerti anche