Sei sulla pagina 1di 4

1

A LOGSTICA COMO ESTRATGIA PARA A OBTENO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Francisco Ferraes Neto No cenrio atual, preocupar-se com a logstica tornou-se fundamental nas empresas.

O ambiente em que as empresas operam atualmente muito complexo e fortemente competitivo. Portanto, elas esto buscando a diferenciao e o estabelecimento de vantagens competitivas em relao aos seus concorrentes. Para alcanar esses objetivos, cada uma tenta encontrar o seu prprio caminho; porm, entre muitas delas, um ponto comum pode ser observado: a opo pela aplicao da logstica, que deve ser entendida como o gerenciamento estratgico dos fluxos de materiais e das informaes correlatas para levar, de forma eficiente e eficaz, os produtos de uma origem a um destino. A globalizao, a mudana no comportamento dos consumidores, a reduo do ciclo de vida dos produtos e o enfraquecimento das marcas exigem que as organizaes adquiram e desenvolvam novas competncias para conquistar e manter clientes. Ampliam-se as dimenses da competitividade, a qual deixa de ser regional para ser global. A concorrncia passa a acontecer entre cadeias produtivas e no mais entre empresas isoladas. Nesse contexto, as vantagens e diferenciais competitivos so cada vez mais efmeros. Rapidez e flexibilidade deixam de ser apenas um discurso e tornam-se obrigatrias.

POR QUE SE PREOCUPAR COM A LOGSTICA? A pergunta que muitos se fazem : quais as razes para a logstica mostrar-se como uma escolha lgica e oportuna para fazer frente a essas exigncias? Algumas respostas podem ser encontradas ao analisar os aspectos seguintes:

a) a evoluo de seu conceito: ao incorporar e utilizar preceitos de marketing, qualidade, finanas e planejamento, a logstica tornou-se uma disciplina multifuncional e, assim, aumentou sua contribuio para a eficincia e a eficcia da gesto. Ainda mais, capaz de manter a ateno s necessidades internas da empresa e, ao mesmo tempo, voltar os seus olhos aos desejos dos clientes; b) o aumento de seu escopo: com o tempo, a logstica passou a se preocupar com um nmero cada vez maior de atividades e deixou de ser vista como operacional para tornar-se estratgica. Assim, deve ser considerada em decises importantes e receber a ateno dos mais altos escales da empresa; c) a ampliao de sua abrangncia: inicialmente tratada de forma funcional, passou a integrar as diversas funes internas da empresa e, hoje, funciona como elo entre clientes e fornecedores; d) enfoque sistmico e orientao para processos: permitem uma viso global da empresa e da cadeia produtiva como um todo. Desse modo, de forma integradora, propicia que todos os interesses e pontos relevantes sejam analisados na tomada de deciso; e) preocupao com a gesto de fluxos. O primeiro fluxo o dos materiais, o qual se inicia no fornecedor e termina na entrega ao consumidor final. O segundo o das informaes, o qual tem um sentido inverso ao do anterior. Ento, pela sincronizao e

racionalizao destes fluxos, procura-se, simultaneamente, a reduo de estoques, que so consumidores de recursos, e o aumento da disponibilidade dos produtos. Essa sinergia favorece, tambm, o fluxo financeiro da empresa. A LOGSTICA COMO ESTRATGIA Ao ser corretamente entendida e aplicada, a logstica permite desenvolver estratgias para a reduo de custos e o aumento do nvel de servio ofertado ao

cliente. Como essas duas condies, isoladamente ou em conjunto, possibilitam o estabelecimento de diferenciais competitivos, justifica-se que este seja o caminho escolhido por um nmero crescente de empresas para buscar vantagens sobre a concorrncia. Essa idia pode ser reforada ao se constatar que alguns dos segmentos mais competitivos do mercado, como o automobilstico e o grande varejo, adotam a estratgia de focar-se na logstica. No Paran, o plo automotivo de Curitiba uma prova inquestionvel dessa tendncia. As plantas aqui instaladas se utilizam dos mais modernos conceitos de logstica, o que permitiu a construo de plantas compactas, de alta eficincia operacional e capazes de produzir automveis de classe mundial. Alguns desses veculos so exportados para mercados exigentes, como o norte-americano, por exemplo. Ao expandir esse raciocnio, pode-se perceber que as empresas e os pases competitivos no cenrio mundial, como os Estados Unidos e o Japo, no s se utilizam da logstica, como tambm vm pesquisando-a e desenvolvendo-a. A competncia logstica foi fundamental para que eles expandissem seus mercados para alm de seus limites territoriais, e tornou-se um fator-chave para o seu desenvolvimento econmico. DESAFIOS E OPORTUNIDADES Neste momento, necessrio analisar a realidade do Brasil, e o que se apresenta preocupante. Nossos custos logsticos so, no mnimo, o dobro da mdia dos pases desenvolvidos, que gastam nesta rea de 8% a 10% do seu PIB anual. A logstica pouco difundida e aplicada pelas empresas nacionais. Nossa infra-estrutura no favorvel, sendo necessrios pesados investimentos nesse setor. A matriz de transporte fortemente dominada pelo transporte rodovirio, que responde por dois teros do movimento de carga no pas. No existem indicadores de desempenho setoriais, h falta de mo-de-obra qualificada e existe pouco incentivo para a pesquisa nessa rea.

Esse panorama mostra desafios e oportunidades. Os desafios esto na necessidade de rpida soluo dos problemas que impedem o desenvolvimento e o aumento da eficincia da logstica. As oportunidades, neste cenrio adverso, mostram um enorme espao para melhorias. Aqueles que fizerem essas melhorias primeiro estaro se distanciando fortemente de seus concorrentes e se habilitando para a conquista de novos mercados. Para aumentar a competitividade das empresas e do pas, uma das premissas necessrias a aplicao da logstica de forma integral. So necessrios esforos de mudana, pois devem ser abandonados vrios ranos de nossa cultura empresarial. A iniciativa privada e o governo precisam se unir para desenvolver um plano para o desenvolvimento da logstica no Brasil. Caso isso no acontea, o pas continuar assistindo ao desenvolvimento mundial como coadjuvante e ficar condenado a permanecer na periferia da globalizao.

Administrador, mestre em Engenharia da Produo e doutorando em Gesto de

Negcios pela UFSC, professor da FAE Business School . E-mail: ferraes@matrix.com.br

Potrebbero piacerti anche