Sei sulla pagina 1di 6

O suicdio, mile Durkheim

mile Durkheim nasceu na cidade de pinal, na Frana em 1858 e faleceu em Paris em 1917. Nasceu no seio de uma famlia religiosa, mas desde a juventude foi a favor de uma educao secular e por diversas vezes em sua obra tentou provar que fenmenos religiosos, bem como outros fenmenos (o suicdio e a criminalidade, por exemplo) tinham origem em acontecimentos sociais. Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na cole Normale Suprieure e passou a dedicar -se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia no ano de 1882. Cinco anos aps sua formatu ra, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de Pedagogia e Cincia Social. Neste perodo, comearam seus estudos sobre Sociologia. Resolveu estudar Sociologia porque a Frana no possua um ensino regular dessa disciplina. Havia certa concepo de que a Sociologia constitua uma forma cientfica de socialismo. Durkheim tira ento um ano de licena e vai estudar na Alemanha. No chega a conhecer a obra de Weber, que assim como ele, ficou conhecido como fundador da Sociologia moderna. Em 1887 oferece seu primeiro curso de Sociologia. Suas teses mais importantes comeam no doutorado com Da diviso do trabalho social. Depois escreve As regras do mtodo sociolgico, O suicdio e, por ltimo, As regras elementares da vida religiosa, entre outras obras. Seu legado de enorme importncia para a constituio da Sociologia por regulariz -la como disciplina. Durkheim a enxergou como cincia e percebeu a necessidade de que um mtodo fosse desenvolvido para que fosse respeitada como tal. Utilizou-se (especialmente no livro sobre o suicdio) de dados estatsticos e analisou diferentes meios e tipos individuais para embasar suas teses, criou e desenvolveu conceitos importantes como '"fato social", "anomia", "solidariedade", "coero", entre outros. Seus escritos foram exemplo de como monografias sociolgicas deveriam ser escritas, sendo mais especificamente O suicdio um modelo de trabalho cientfico no campo das cincias sociais e era para ele exemplo suficientemente significante para compreender cientificamente a Sociologia como disciplina independente. O suicdio, escrito em 1897, trata de um assunto considerado psicolgico abordado polemicamente por Durkheim como fenmeno social. Sua inteno era provar sua tese de que o suicdio um fato social, forma de coero exterior e independente do indivduo, estabelecida em toda a sociedade e que, portanto, deve ser tratado como assunto sociolgico. Suspeita-se que teria se interessado pelo assunto aps o suicdio de um amigo ntimo e que isso o teria afetado tambm nas classificaes do suicdio, pelo menos na forma que chama de egosta.

Ao longo de seu estudo sobre o suicdio, Durkheim tenta provar sua tese de que estatsticas puras sobre o assunto so insuficientes para determinar suas causas. Para ele, o motivo da morte que se encontra em obiturios de suicidas , na verdade, a opinio que se tem sobre o fato, causa aparente, no servindo de explicao palpvel. Um dos exemplos que o autor usa para embasar sua teoria mostra que, no mbito religioso, o suicdio entre os protestantes maior que entre os catlicos, independente da regio em que se encontram, como resultado de um menor controle social sobre os fiis, causa, portanto, social. Durkheim prope-se a estudar as causas do suicdio classificando-as, de acordo com as caractersticas, em trs tipos:
-Egosta:

Para estudar esse tipo, Durkheim debrua-se sobre estatsticas a respeito da sociedade religiosa (j anteriormente citada), poltica e domstica. Ele nota que esses trs grupos possuem uma caracterstica em comum: uma forte integrao. Percebe que o suicdio varia inversamente a essa integrao dentro dos grupos e que quando a sociedade se desintegra, o indivduo se isola da vida social e seus fins prprios se tornam preponderantes aos fins sociais. Para ele, o vnculo que nos liga causa comum que tambm nos liga vida, no como necessidade de uma imortalidade ilusria, mas como uma razo de ser. O estado de egosmo consiste em uma falha na integrao, uma individualizao excessiva com o meio social: o que h de social em ns fica desprovido de qualquer fundamento objetivo. Para o homem que se encontra nessa situao nada mais resta para justificar seus esforos e pouco importa o fim de sua vida, j que ele est pouco integrado com seu meio social. Um dos exemplos da influncia da integrao social usado por mile D. diz respeito a crises e guerras nacionais que surpreendentemente so momentos em que os ndices de suicdio diminuem devido a uma excitao de sentimentos coletivos que, pelo menos momentaneamente, aumentam a integrao social. Outro exemplo seria a menor incidncia de suicdios em famlias mais densas (por isso, mais integradas).
-Altrusta:

Difere-se do tipo egosta por acontecer em caso de individualizao insuficiente.Esse tipo de suicdio ocorria com mais freqncia nas sociedades as quais o autor chama de primitivas. So sociedades em que os indivduos encontram -se to fortemente integrados que so sobrepostos pelo coletivo e por vezes sentem que tm o dever de se matar. Para o indivduo que se sente coagido a tomar tal atitude, h certo herosmo que a sociedade espera dele (por exemplo, sociedades em que morrer de velhice desonroso).

H, dentro dessa classificao, trs outras menores: suicdio altrusta obrigatrio (a sociedade impe ao indivduo),suicdio altrusta facultativo (no to expressamente exigido), suicdio altrusta agudo (o indivduo se sacrifica pelo prazer de faz -lo). Em todos os casos o indivduo aspira libertar -se do seu individual para se lanar naquilo que considera sua verdadeira essncia. O altrusta acredita ser desprovido de qualquer realidade em si mesmo. Nesse contexto, Durkheim estuda o alto ndice de mortes volunt rias dentre militares. Ele conclui que esses homens encontram-se to fortemente integrados ao meio em que vivem e se sentem to responsveis pelo restante da populao que se desprendem de sua prpria vida sem dificuldade porque aquilo que lhes de valor exterior a eles. Isso no implica, todavia, que se matem apenas pela ptria; o desprendimento tanto que chegam a se matar por motivos banais. Lembrando que isso no exclui a possibilidade de haver outros tipos de suicdio entre os militares que no o a ltrusta.
-Anmico:

Se nada h que contenha o indivduo nem em si e nem no exterior, preciso que a sociedade exera uma fora reguladora diante das necessidades morais. Caso isso no ocorra, os desejos tornam-se ilimitados e a insaciabilidade torna -se um indcio de morbidez.Difere-se, portanto, dos dois tipos anteriores por acontecer quando o indivduo no encontra razo nem em si mesmo nem em algo exterior a ele e a sociedade, por algum motivo, no est em condies de control -lo. chamado de anmico porque ocorre em um estado excepcional que s se d quando h uma crise doentia, seja dolorosa ou no, mas demasiado sbita, tornando a sociedade incapaz, provisoriamente, de exercer seu papel de reguladora. um estado de desregramento, acentuado pelo fa to de as paixes serem menos disciplinadas na altura exata em que teriam necessidade de uma disciplina mais forte. "A partir do momento em que nada nos detm," escreve Durkheim, "deixamos de ser capazes de nos determos a ns prprios." (1) Durkheim analisa crises econmicas e conclui que tm influncia no ndice de suicdio por serem perturbaes de ordem coletiva, no pelas ms conseqncias em si (pobreza, por exemplo). Pelo contrrio, no meio industrial, por exemplo, a prosperidade traz uma iluso de auto-suficincia e insaciabilidade e a falta de um rgo regulador torna inevitvel o alto ndice de suicdio. O autor tambm constata a anomia nos suicdios entre divorciados por representar um afrouxamento na regulamentao matrimonial.

O ESTUDO DE DURKHEIM SOBRE O SUICDIO Foi extremamente gratificante e estimulante leitura e reflexo sobre este texto e poder comentar alguns aspectos deste clssico. Um aspecto que chamou ateno foi porque o suicdio (ato individual) foi estudado por Durkheim como um fenmeno social? Durkheim trata o suicdio de forma no psicolgica, mas de forma social, buscando padres empricos em diversas sociedades e seguindo um mtodo comparativo. da que Durkheim consegue definir os 4 tipos de suicdio do ponto de vista sociol gico (egosta, altrusta , anmico e fatalista - e suas combinaes). O suicdio egosta - que resulta de uma individualizao excessiva e cujo grau de integrao do indivduo na sociedade no se apresenta suficientemente forte; o suicdio altrusta - que ao contrrio resulta de uma individualizao insuficiente e o suicdio anmico - que se relaciona com uma situao de desregramento, tpica dos perodos de crise, que impede o indivduo de encontrar uma soluo bem definida para os seus problemas, situao que favorece um sucessivo acumular de fracassos e decepes propcias ao suicdio. sociedades tradicionais onde a solidariedade mecnica prevalece.O ltimo tipo de suicdio o suicdio fatalista . Embora Durkheim o visse como de pouca relevncia contempornea, ele acreditava que isso acontece quando um indivduo regulado demais pela sociedade. A opresso do indivduo resulta em um sentimento de impotncia diante do destino ou da sociedade. Pela observao de estatsticas oficiais, este autor concluiu que o suicdio era mais freqente nas comunidades protestantes que nas comunidades catlicas, fenmeno que explicou atravs da noo de integrao religiosa. No mesmo sentido, Durkheim verificou que o suicdio ocorria menos entre os indivduos casados que entre solteiros situao que, segundo ele, se explicaria atravs da noo de integrao familiar. Neste trabalho, notou ainda que a taxa de suicdios diminua em perodos de grandes acontecimentos polticos, em que aumentava a coeso scia -poltica em torno da idia de nacionalidade. Isso no quer dizer que o suicdio seja ontologicamente um fato social, ele o enquanto a sociologia o encara da maneira pautada pelo exposto pelo socilogo. Assim, o suicdio um fato social a partir do momento em que se pode enquadrlo nos termos do objeto tpico da sociologia na viso de Durkheim e segundo as caractersticas intrnsecas desse objeto. Segundo Durkheim ainda que os humanos vejam a si mesmos como indivduos que tm liberdade de arbtrio e de escolha, seus comportamentos so freqentemente padronizados e moldados socialmente. Concordo, sim, que a sociedade molda e padronizam muitos dos nossos comportamentos, mas nem todas as nossas atitudes e atos so padronizados pela sociedade como afirma o socilogo. Certamente que h suicdios que podem ser explicados por fatores sociais, mas, outros, no entanto sim, um ato individual cuja sociedade no tem nenhuma responsabilidade. Ele relacionou sua explicao idia de solidariedade social e a dois tipos de laos dentro da sociedade - a integrao social e a regulao social. Entendo que o socilogo baseou seus estudos em estatsticas, e em parte, concordo com ele e que suas explicaes, fazem sentido. Entretanto, percebo certo radicalismo nas idias do autor sobre o suic dio. Entendo que o estudo do suicdio, que um fenmeno especificamente individual, apesar de s em aparncia, permitiu a Durkheim demonstrar as fortes relaes entre o indivduo e a coletividade. A partir destas observaes, o socilogo pde assim concluir que o suicdio

variava na razo inversa do grau de integrao da sociedade religiosa, familiar e poltica. Um aspecto deixou de ser analisado no caso do suicdio, o indivduo deve ser considerado como a causa matria, mas somente os fatores so causas eficientes ou as causas realmente ativas do suicdio, ou, como somente os fatores sociais podem ser usados para dar uma explicao cientfica do suicdio? No entanto a investigao de Durkheim leva -nos a visualizar a maneira como tal fenmeno, to aparente mente individual, desenvolve -se a partir de todo um complexo quadro social. Algumas primeiras pistas para isso a constatao de que toda sociedade apresenta uma especfica taxa anual de suicdios. Em resumo, o texto o suicdio prima pela maneira que usa observaes estatsticas para buscar na realidade aspectos de toda e qualquer cogitao de seu autor e por usar estes aspectos como guia fundamental s concluses propostas.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1670468-an%C3%A1lise-livro-estudo-durkheimsobre/#ixzz1PN6jXZAf

O conceito de anomia utilizado po r Durkheim tambm em outro contexto, em Da diviso do trabalho social. Os conceitos relacionam-se, pois, neste caso, tambm ausncia de uma fora reguladora. O trabalho deve gerar uma solidariedade e cooperao entre os indivduos, mas s vezes, por algu ma razo (rapidez em que ocorrem mudanas, por exemplo), a regulamentao deixa de existir ou fica prejudicada, fazendo com que a solidariedade fique comprometida e que a sociedade mergulhe em um estado de anomia. Cada suicida d ao ato um cunho pessoal e a forma escolhida para se matar no pode ser explicada pelas causas sociais do fenmeno. Os indivduos tambm podem apresentar dois dos tipos associados como causa determinante para o suicdio. Concluso: O suicdio foi exemplo de aplicao do mtodo sociolgico e sua importncia notvel ainda atualmente no s por isso, mas tambm pelo fato de, como afirma Giddens, pouco ter se avanado no estudo sobre o tema depois de Durkheim. Um ponto importante observado no livro o estado de anomia - conceito j construdo anteriormente e aplicado pelo autor agora em outro contexto.Durkheim enxerga alm das causas que seriam mais bvias (o tipo egosta e o altrusta) e desenvolve o conceito de suicdio anmico. bastante interessante a forma como o autor utiliza -se de estatsticas, mapas e comparaes, porque do ao trabalho mais legitimidade, tornam -no mais palpvel.Entretanto, ele faz muitas dedues e pressuposies para sustentar sua tese (o que at certo ponto normal), mas talvez seja um recurso utilizado de maneira um tanto incoerente e sem fundamento em alguns casos. Um exemplo se d em sua explicao para fato de que as mulheres divorciadas se matam menos que os homens se dever a necessidades sexuais de carter menos mental e afirmar que a vida mental da mu lher menos desenvolvida que a dos homens. Alm disso, ele parece estar muito certo quanto confiabilidade dos dados que utiliza, mas eles serem oficiais no implica, necessariamente, que sejam verdicos e caso no sejam, podem desconstruir sua teoria qu ase por completo.Outro ponto passvel de crtica que o autor no comenta os fatores considerados no sociais, ficando, estes, portanto, de lado quanto possibilidade de influrem sobre as taxas de suicdio, bem como o fato de ele no levar em considerao o ato consumado. Apesar de alguns pontos que podem ser contestados na teoria de Durkheim, no podemos negar o brilho com que realizou seu trabalho e nem os crticos de sua obra negam isso.Seu trabalho foi modelo de integrao de teorias e dados e surpre endeu as pessoas de seu tempo por seu pioneirismo na produo de trabalhos sociolgicos cientficos.

Potrebbero piacerti anche