Sei sulla pagina 1di 31

Universidade de Coimbra Faculdade de Cincias e Tecnologia Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores

ELECTRNICA I
Texto de apoio s aulas prticas

Captulo II
TRANSSTORES BIPOLARES DE JUNO

Mrio J. Santos

NDICE
2. TRANSSTORES BIPOLARES DE JUNO 1 2.1 Introduo......................................................................................................... 1 2.2 Estrutura fsica e modos de funcionamento ..................................................... 1 2.3. Funcionamento do transstor npn no modo activo........................................... 2 2.4. A corrente de colector...................................................................................... 3 2.5. A corrente de base .......................................................................................... 3 2.6. A corrente de emissor...................................................................................... 4 2.7. Recapitulao .................................................................................................. 4 2.8. Simbologia e convenes................................................................................ 5 2.9. Polarizao de transstores bipolares de juno (BJT/s)................................. 8 2.9.1. Autopolarizao ...................................................................................... 8 2.9.2. Polarizao com duas fontes de alimentao....................................... 11 2.9.3. Polarizao com resistncia base-colector (polarizao fixa) .............. 11 2.9.4. Polarizao com fonte de corrente ....................................................... 12 2.10. Anlise grfica ............................................................................................. 15 2.11. O transstor como amplificador .................................................................... 17 2.11.1. Anlise em corrente contnua ............................................................... 18 2.11.2. A corrente de colector e a transcondutncia ........................................ 18 2.11.3. A corrente de base e a resistncia de entrada na base ....................... 19 2.11.4. A corrente de emissor e a resistncia de entrada no emissor.............. 20 2.11.5. Ganho de tenso .................................................................................. 20 2.12. Modelos equivalentes para pequenos sinais ............................................... 21 2.12.1. O modelo -hbrido ............................................................................... 22 2.12.2. O modelo T ........................................................................................... 23 2.12.3. Aplicao dos modelos para pequenos sinais...................................... 24 2.12.3. Efeito da resistncia de sada no modelo -hbrido.............................. 25 2.13. Configuraes amplificadoras bsicas de andar nico................................ 26

Transstores bipolares de juno 1

2. Transstores Bipolares de Juno


2.1 Introduo
Tendo estudado o dodo de juno, que o dispositivo de semicondutor de dois terminais mais bsico, vamos agora dedicar a nossa ateno aos dispositivos de semicondutor de trs terminais, que so bastante mais teis, uma vez que podem ser usados em mltiplas aplicaes, desde a amplificao de sinal ao projecto de circuitos lgicos digitais e de memria. O princpio bsico subjacente a utilizao da tenso entre dois terminais para controlar a corrente que flui no terceiro terminal. Desta forma, um dispositivo de trs terminais pode ser usado para realizar uma fonte controlada que a base do projecto de um amplificador. Alm disso, o sinal de controlo pode ser usado para fazer variar a corrente do terceiro terminal entre zero e um valor elevado, permitindo assim que o dispositivo funcione como um interruptor. O interruptor o elemento bsico dos circuitos digitais. H dois tipos principais de dispositivos de semicondutor de trs terminais: os transstores bipolares de juno (BJT) e os transstores de efeito de campo (FET). Os dois tipos de transstores so igualmente importantes, cada um possuindo vantagens distintas e tendo reas de aplicao especficas. O transstor bipolar consiste de duas junes pn, construdas de uma maneira especial e ligadas em anti-srie. A corrente conduzida, quer por electres, quer por lacunas, e da a designao bipolar. O BJT, frequentemente referido simplesmente como o transstor, largamente utilizado tanto em circuitos discretos como integrados, analgicos ou digitais.

2.2 Estrutura fsica e modos de funcionamento


A Fig. 2.1 mostra uma estrutura simplificada de um transstor bipolar. Como se v na figura, o transstor constitudo por trs regies de semicondutor: a regio do emissor (do tipo n), a regio da base (do tipo p) e a regio do colector (do tipo n). Um transstor assim formado chamado npn. Um outro tipo, dual do primeiro e chamado pnp, est representado na Fig. 2.2 e tem emissor do tipo p, base do tipo n e colector do tipo p.

Fig. 2.1 Estrutura simplificada de um transstor npn.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 2

Fig. 2.2 Estrutura simplificada de um transstor pnp.

O transstor consiste de duas junes pn, a juno emissor-base e a juno colectorbase, habitualmente designadas simplesmente juno de emissor e juno de colector. Dependendo das condies de polarizao (directa ou inversa), obtm-se diferentes modos de funcionamento do transstor, como se mostra na tabela 1. Tabela 1 - Modos de funcionamento do BJT. Modo Corte Activo Saturao Juno EB Juno CB Inversa Directa Directa Inversa Inversa Directa

O modo activo o nico usado se se pretender que o transstor funcione como amplificador. Em aplicaes de comutao (por exemplo, circuitos lgicos) utilizam-se os modos de corte e de saturao.

2.3. Funcionamento do transstor npn no modo activo


Comecemos por considerar o funcionamento do transstor no modo activo. Esta situao est ilustrada na Fig. 2.3 para o transstor npn.

Fig. 2.3 Circulao de corrente num transstor npn polarizado para funcionar na zona activa.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 3

Usaram-se duas fontes externas (representadas como baterias) para estabelecer as condies de polarizao requeridas pelo funcionamento no modo activo. A tenso VBE impe base do tipo p um potencial mais elevado do que o do emissor do tipo n, polarizando assim directamente a juno emissor-base. Analogamente, a tenso VCB, positiva, polariza inversamente a juno colector-base.

2.4. A corrente de colector


Para um transstor a funcionar na zona activa a corrente de colector iC expressa por

iC = I S e

v BE

VT

(2.1)

sendo IS a corrente de saturao e VT a tenso trmica. A razo por que a dependncia exponencial que a corrente de difuso de electres proporcional concentrao de portadores minoritrios np(0), que por sua vez proporcional a e T . A corrente de saturao IS inversamente proporcional largura da base W e directamente proporcional rea da juno de emissor. Tipicamente, IS varia entre 1012 e 10-15 A (dependendo do tamanho do transstor) e funo da temperatura, duplicando aproximadamente por cada 5C de aumento da temperatura. Uma vez que IS directamente proporcional rea da juno (i.e., ao tamanho do transstor) tambm referida como corrente factor de escala. Dois transstores idnticos excepto pelo facto de um ter uma rea da juno de emissor, por exemplo, dupla, ter uma corrente de saturao igualmente dupla. Assim, para o mesmo valor de vBE, o transstor maior conduzir uma corrente de colector duas vezes maior. Este conceito frequentemente utilizado no projecto de circuitos integrados.
v BE V

2.5. A corrente de base


A corrente de base de um transstor bipolar tambm proporcional a e ser expressa como uma fraco de iC por
v BE VT

, logo pode

iB =

iC

(2.2)

em que uma constante para o transstor considerado. Para os modernos transstores npn, o valor de situa-se na gama de 100 a 200, mas pode atingir valores to elevados como 1000 para dispositivos especiais. Por razes que se tornaro claras mais adiante, a constante chama-se ganho de corrente em emissor comum.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 4

2.6. A corrente de emissor


Uma vez que a soma das correntes do transstor tem de ser nula (lei dos ns de Kirchhoff), como se v na Fig. 2.3, a corrente de emissor iE igual soma da corrente de colector iC com a corrente de base iB,

iE = iC + iB .
Das Eqs. (2.2) e (2.3) obtemos

(2.3)

iE =

+1 i . C

(2.4)

Alternativamente, podemos exprimir a Eq. (2.4) como

iC = iC ,
em que a constante se relaciona com da seguinte forma

(2.5)

+1

(2.6)

Tambm se pode exprimir em funo de como

. 1

(2.7)

Como se v pela Eq. (2.6), uma constante muito prxima da unidade. Por exemplo, se = 100, ento 0,99. A Eq. (2.7) revela um facto importante: pequenas variaes em correspondem a grandes variaes em . Esta observao puramente matemtica tem uma consequncia fsica extraordinariamente relevante: transstores do mesmo tipo podem ter valores muito diferentes de . Por razes que adiante sero evidentes, chama-se ganho de corrente em base comum.

2.7. Recapitulao
Apresentmos um modelo elementar para o funcionamento do transstor npn em modo activo. Basicamente, a tenso de polarizao directa vBE causa uma corrente de colector iC exponencialmente dependente. Esta corrente independente do valor da tenso de colector desde que a juno colector-base esteja inversamente polarizada, i.e., vCB 0. Assim, em modo activo, o terminal do colector comporta-se como uma fonte de corrente controlada ideal em que o valor da corrente determinado por vBE. A corrente de base iB um factor 1/ da corrente de colector e a corrente de emissor igual soma das correntes de colector e de base. Uma vez que iB muito menor do
DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 5

que iC (i.e., >> 1), iE iC. Mais precisamente, a corrente de colector uma fraco da corrente de emissor, com menor, mas aproximadamente igual unidade.

2.8. Simbologia e convenes


A Fig. 2.4 mostra os smbolos usados para representar nos esquemas de circuitos os transstores npn (a) e pnp (b).

Fig. 2.4 Simbologia de transstores npn e pnp.

Em ambos os smbolos o emissor distingue-se por uma seta. Esta distino importante, uma vez que os transstores prticos no so simtricos; i.e., se trocarmos o emissor com o colector, obtemos um valor de diferente, e muito menor, a que chamamos inverso. A polaridade do transstor - npn ou pnp - indicada pelo sentido da ponta da seta do emissor. O sentido desta seta indica o sentido da corrente normal do emissor e tambm o sentido da polarizao directa da juno emissor-base. Uma vez que, normalmente se desenham os circuitos por forma que as correntes fluam de cima para baixo, desenharemos os transstores, em geral, da forma indicada na Fig. 2.4, i.e., os npn com o emissor em baixo e os pnp com o emissor em cima. A Fig. 2.5 mostra transstores npn e pnp polarizados para funcionarem no modo activo.

Fig. 2.5 Tenses de polarizao e correntes em transstores polarizados para funcionarem na zona activa.

Note-se, entretanto, que o mtodo de polarizao indicado, com duas fontes de alimentao, meramente simblico. Veremos adiante esquemas prticos de polarizao. A Fig. 2.5 indica tambm os sentidos verdadeiros das correntes do transstor. Adoptaremos por conveno como sentidos de referncia os verdadeiros, pelo que, normalmente, no encontraremos valores negativos para iE, iB ou iC.
DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 6

A convenincia das convenes adoptadas revela-se bvia pela simples observao da Fig. 2.5. Note-se que as correntes fluem de cima para baixo e que as tenses so mais altas em cima do que em baixo. Como a seta do emissor tambm indica a polaridade que deve ter a tenso emissor-base para polarizar directamente essa juno, um simples relance ao smbolo do transstor pnp, por exemplo, mostra que a tenso do emissor deve ser maior do que a da base (de vEB) para que a corrente flua no sentido indicado (para baixo). Note-se que a notao vEB significa a tenso entre E (tenso mais alta) e B (tenso mais baixa). Assim, para um transstor pnp, funcionando no modo activo, vEB positiva, enquanto para um npn, vBE que positiva. Da anlise que fizemos na seco anterior decorre que um transstor npn, cuja juno de emissor est polarizada directamente, funcionar em modo activo desde que o potencial do colector seja mais alto do que o da base. De facto, o funcionamento ainda ser em modo activo mesmo que a tenso do colector iguale a da base, uma vez que uma juno pn de silcio est praticamente em corte quando a tenso nula. Todavia, a tenso do colector no poder tornar-se inferior da base se se pretender que o transstor funcione em modo activo. Caso contrrio, a juno do colector ficar polarizada directamente e o transstor entra noutro modo de funcionamento, a saturao, que estudaremos adiante. De forma anloga, o transstor pnp funcionar em modo activo se a tenso do colector for menor, ou quando muito igual, da base. Se a tenso do colector se tornar superior da base, o transstor entra em saturao. Exerccio 2.1 Para o circuito da Fig. 2.6 considere VE=-0,7 V e =50. Determine IE, IB, IC e VC.

Fig. 2.6.

Soluo: IE=0,93 mA; IB=18,2 A; IC=0,912 mA; VC=5,44 V. Exerccio 2.2 Para o circuito da Fig. 2.7 considere VB=1 V e VE =1,7 V. Determine , e VC. Verifique qual a zona de funcionamento do transstor.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 7

Fig. 2.7.

Soluo: =0,994; =165 mA; VC=-1,75 V. Exerccio 2.3 Para o circuito da Fig. 2.8 determine o valor mximo da tenso de base de forma a que o transstor se mantenha na zona activa (=1). Para VB=6 V qual a zona de funcionamento do transstor?
VCC=10V

RC=4,7k

VB

RE=3,3k

Fig. 2.8.

Soluo: VB=4,54 V. Exerccio 2.4 Para o circuito da Fig. 2.9 determine o valor mximo de RC de tal forma que o transstor esteja a funcionar na zona activa. Assuma =0,99 e VEB na zona activa igual a 0,7 V.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 8

Fig. 2.9.

Soluo: RC=2,17 k.

2.9. Polarizao de transstores bipolares de juno (BJT/s)


O objectivo da polarizao o de estabelecer uma corrente constante no emissor do BJT. Esta corrente deve ser calculvel e insensvel s variaes da temperatura e grande disperso dos valores de que se verifica para transstores do mesmo tipo. Nesta seco, vamos analisar os mtodos clssicos de resolver o problema da polarizao em circuitos com transstores discretos. Mais tarde, veremos os mtodos usados nos circuitos integrados. 2.9.1. Autopolarizao A Fig. 2.10 (a) mostra a montagem mais usada para polarizar um transstor amplificador quando se dispe apenas de uma fonte de alimentao.

Fig. 2.10 Polarizao usando uma fonte de alimentao: (a) circuito; (b) circuito com o divisor de tenso substitudo pelo seu equivalente de Thvenin.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 9

A tcnica usada consiste em alimentar a base com uma fraco da tenso de alimentao VCC atravs do divisor de tenso R1, R2. Usa-se, ainda, uma resistncia RE no emissor. A Fig. 2.10 (b) mostra o mesmo circuito com o divisor de tenso da base substitudo pelo seu equivalente Thvenin

VBB =

R2 VCC , R1 + R2

(2.8)

RB =

R1 R2 . R1 + R2

(2.9)

A corrente IE pode ser determinada escrevendo a equao de Kirchhoff para a malha base-emissor-massa (L) e substituindo IB por IE /(+ 1)

IE =

VBB VBE . RB RE + +1

(2.10)

Para tornar IE insensvel temperatura e variao de projectamos o circuito em obedincia aos dois seguintes requisitos:

VBB >> VBE ,

(2.11)

RE >>

RB . +1

(2.12)

A condio (2.11) assegura que pequenas variaes de VBE ( volta de 0,7 V) sero diludas face ao valor muito maior de VBB. H um limite, contudo, quanto ao valor de VBB: Para um dado valor da tenso de alimentao VCC, quanto maior for VBB, menor ser a soma das tenses em RC e na juno de colector (VCB). Ora ns pretendemos que a tenso em RC seja grande para termos ganho de tenso elevado e grande excurso de sinal (sem que o transstor corte). Tambm queremos que VCB (ou VCE) seja grande para permitir grande excurso de sinal (sem que o transstor sature). Assim, como sempre acontece em qualquer problema de projecto, temos um conjunto de requisitos contraditrios, pelo que a soluo ter de ser um compromisso. Como regra prtica, escolhe-se:

1 VBB = VCC ; 3

1 VCB (ou VCE ) = VCC ; 3

1 I C RC = VCC . 3

(2.13)

A condio (2.12) torna IE insensvel s variaes de e pode ser satisfeita escolhendo RB pequena, o que se consegue escolhendo valores pequenos para R1 e R2. Todavia, baixos valores destas resistncias originam um maior consumo de
DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 10

corrente da fonte de alimentao e reduo da resistncia de entrada (se o sinal de entrada for aplicado base), pelo que estamos perante outro compromisso. Deve notar-se que a condio (2.12) equivalente a querermos que a tenso da base seja independente do valor de e determinada apenas pelo divisor de tenso. Ora, isto obviamente satisfeito se a corrente no divisor for muito maior do que a corrente da base. Tipicamente, escolhe-se R1 e R2 de maneira que a sua corrente se situe entre IE e 0,1IE. Pode aprofundar-se a compreenso de como a montagem da Fig. 2.10 (a) estabiliza a corrente de emissor e, portanto, a de colector, considerando o efeito de realimentao de RE. Admitamos que, por qualquer razo, a corrente de emissor aumenta. Como consequncia, aumenta a queda em RE e, portanto, aumenta tambm VE. Se a tenso da base for essencialmente determinada pelo divisor R1 e R2, o que o caso se RB for pequena, o aumento de VE resultar num consequente decrscimo de VBE. Este, por sua vez, reduz a corrente de colector (e de emissor), i.e., uma variao oposta inicialmente admitida. Assim, RE realiza realimentao negativa que estabiliza a corrente de polarizao. Exerccio 2.5 Para a Fig. 2.10 pretende-se projectar o circuito de polarizao admitindo que IE=1mA, VCC=12V e =100. Na determinao de R1 e R2 use os limites do critrio (0,1IE<IR1/IR2<IE). Soluo: (1) RE=3,3 k; R1=40 k; R2=80 k; RC=4,3 k. (2) RE=3,3 k; R1=4 k; R2=8 k; RC=4,04 k. Exerccio 2.6 Para o exerccio anterior determine a variao percentual de IE para uma variao de entre 50 e 150 nas situaes (1) e (2). Admita que idealmente =. Soluo: (1) 9%; (2) 1,1%. Exerccio 2.7 Para o circuito da Fig. 2.11 determinar as tenses em todos os ns e as correntes em todos os ramos.

Fig. 2.11.

Soluo: VB1=4,57 V; IE1=1,29 mA; IB1=0,0128 mA; IC1=1,28 mA; VC1=8,74; VE2=9,44 V; IE2=2,78 mA; IC2=2,75 mA; VC2=7,43 V e IB2=0,0275 mA.
DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 11

2.9.2. Polarizao com duas fontes de alimentao Quando se dispe de duas fontes de alimentao, pode usar-se uma configurao um pouco mais simples, como se mostra na Fig. 2.12.

Fig. 2.12 Polarizao usando duas fontes de alimentao.

Escrevendo a equao de Kirchhoff para a malha L, vem

IE =

VEE VBE . R RE + B +1

(2.14)

Esta equao idntica Eq. (2.10) excepto que VBB foi substituda por VEE. Assim, as duas condies (2.11) e (2.12) continuam aplicveis. Chama-se a ateno para o facto de que se pode dispensar a resistncia RB, se o transstor for usado com a base massa (i.e., na configurao em base comum, que estudaremos adiante). Por outro lado, se o sinal for aplicado base, a resistncia RB necessria. 2.9.3. Polarizao com resistncia base-colector (polarizao fixa) A Fig. 2.13 (a) mostra uma montagem alternativa para polarizao de transstores bipolares. Se por exemplo pretendermos um que o transstor funcione com VCE=5 V e IC=2mA, admitindo =100 e VBE=0,7 V o dimensionamento das resistncias feito da seguinte forma:

RC =

VCC VCE = 2,5 k, IC

IB =

IC

= 20A,

VCC VBE = R1I B R1 = 465k .

Se passar para 200 a corrente de base mantm-se mas IC passa para 4 mA, pois dado por IC=IB, logo a tenso em RC passa para 10 V, o que coloca o transstor na saturao. Conclui-se que este tipo de polarizao, devido sua grande dependncia de , no adequado.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 12

Fig. 2.13 Polarizao fixa

2.9.4. Polarizao com fonte de corrente O BJT pode ser polarizado usando uma fonte de corrente constante I, como se indica no circuito da Fig. 2.14 (a). Este circuito tem a vantagem de a corrente de emissor ser independente dos valores de e de RB. Assim, podemos escolher RB com um valor elevado, permitindo aumentar a resistncia de entrada na base, sem afectar a estabilidade da polarizao.

Fig. 2.14 (a) Polarizao usando fonte de corrente. (b) Implementao de fonte de corrente atravs de um espelho de corrente.

Uma implementao prtica da fonte de corrente apresentada na Fig. 2.14 (b). O circuito usa um par de transstores iguais Q1 e Q2, sendo Q1 ligado como um dodo fazendo um curto-circuito entre o colector e a base. Para Q1 temos:

I REF = I C + 2 I B = (2 + ) I B .
Como para Q2 temos que I = I B , podemos obter a relao

(2.15)

I REF = . I +2

(2.16)

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 13

Para valores de >>1 temos que I I REF , logo podemos concluir que a corrente I dada por

I = I REF =

VCC + VEE VBE . R

(2.17)

Este circuito conhecido como espelho de corrente. O espelho de corrente, tal como foi apresentado, tem problemas de estabilidade. Os transstores, apesar de terem a mesma referncia, tm valores de e de VBE diferentes e a temperatura no idntica para ambos. Estes espelhos de corrente so mais praticveis dentro de circuitos integrados, ou com transstores emparelhados no mesmo invlucro, onde as diferenas relativas entre transstores e entre as suas temperaturas so muito baixas. Estes espelhos de corrente so muito instveis com diferenas de temperatura e de VBE. Por exemplo para uma temperatura de 25C, se houver uma variao de VBE/s de 60 mV pode implicar uma variao de IC de 10 vezes ( I C = I S e VT ). O facto de os transstores no estarem fisicamente prximos um do outro pode tambm dar origem a diferente dissipao e provocar variaes em VBE. Para minorar estes problemas vamos introduzir resistncias nos emissores como se observa na Fig. 2.15. Com o aumento da temperatura aumenta IC, dando origem a um aumento de VRE, que implica uma diminuio de VBE (pois a tenso da base constante), contrariando o aumento inicial de IC.
V BE

Fig. 2.15 Espelho de corrente com resistncias de emissor.

Da anlise do circuito vamos obter

VRE1 + VBE1 = VRE 2 + VBE 2

RE 2 I E 2 = RE1I E1 + VBE1 VBE 2

(2.18)

como a queda de tenso em RE1 muito maior do que a diferena entre os VBE/s, vamos obter a seguinte expresso

I E 2 RE1 I E1 RE 2
ou seja, a relao entre as correntes I1 e I2 dada aproximadamente por

(2.19)

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 14

I1 RE 2 . = I 2 RE1

(2.20)

Podemos ento concluir, que para alm da estabilidade, o circuito permite ainda a realizao de espelhos assimtricos de corrente com I 2 = k I1 , sendo k a relao entre as resistncias de emissor. Um circuito alternativo mais simples para implementao de uma fonte de corrente apresentado na Fig. 2.16. Se VB for uma tenso constante, a corrente IE independente do valor da carga. Para VBE>0,6 V e elevado IC aproximadamente igual a IE, e dado por

IC =

VB VBE . RE

(2.21)

Para este circuito funcionar correctamente o transstor tem de estar na zona activa. Na determinao da condio limite para o transstor se manter na zona activa (antes da saturao) temos que garantir que VCE>VCEmin (VCEmin=VCEsat). Para transstores de silcio o valor tpico de VCEsat de 0,2 V. Temos ento a seguinte equao

VCC VCE = ( RE + RL ) I C

VCC ( RE + RL ) I C > VCE min .

(2.22)

O intervalo de valores da carga RL para os quais a fonte de corrente funciona correctamente ento dado por

RL <

VCC VCE min RE IC


VCC

(2.23)

IC

RL

VB

IB

IE

RE

Fig. 2.16 Fonte de corrente s com um transstor.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 15

Exerccio 2.8 Para o circuito da Fig. 2.14 temos: VCC=10V, I=1 mA, RB=100 k e RC=7,5 k. Determinar VB, VE e VC. Para VEE=-10 V determinar o valor de R que implementa no circuito o espelho de corrente. Soluo: VB=-1 V; VE=-1,7 V; VC=2,58 V e R=19,3 k

2.10. Anlise grfica


Apesar do seu pouco valor prtico para a anlise e projecto de circuitos com transstores, a anlise grfica constitui, todavia, um excelente auxiliar para bem compreender o funcionamento de um circuito amplificador. Consideremos, assim, o circuito da Fig. 2.17.

Fig. 2.17 Circuito a analisar graficamente.

Podemos realizar uma anlise grfica do funcionamento deste circuito, procedendo do seguinte modo: Primeiro, determinamos a corrente de repouso da base IB fazendo vi = 0. Seguidamente, passamos para as caractersticas iC-vCE mostradas na Fig. 2.18. Notese que cada uma destas caractersticas obtida fixando um valor constante da corrente de base iB, variando vCE e medindo a correspondente iC.

Fig. 2.18 Construo grfica para determinao de IC e VCE no circuito da Fig. 2.17.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 16

Tendo j determinado a corrente IB, sabemos que o ponto de funcionamento estar sobre a curva iC-vCE correspondente a esse valor da corrente de base (a curva iB = IB). Por outro lado, o circuito de colector impe a condio

vCE = VCC iC RC
que pode reescrever-se como

(2.24)

iC =

1 VCC vCE RC RC

(2.25)

que representa uma relao linear entre vCE e iC. Esta relao pode ser representada por uma recta, como se mostra na Fig. 2.18. Uma vez que RC pode ser considerada a carga do amplificador, a recta de inclinao -1/RC conhecida como recta de carga. O ponto de funcionamento em repouso (PFR) ser a interseco da recta de carga com a curva iC-vCE correspondente corrente IB. As coordenadas do PFR do as componentes contnuas da corrente de colector IC e da tenso colector-emissor VCE. Note-se que o funcionamento como amplificador requer no s que o PFR esteja na regio activa como, alm disso, esteja no meio dessa regio a fim de permitir uma excurso razovel do sinal, quando se aplica um sinal de entrada vi. A Fig. 2.19 mostra a situao quando se aplica um sinal entrada. Consideremos primeiro a Fig. 2.19 (a), que mostra um sinal vi com uma forma de onda triangular sobreposto a uma tenso contnua VBB. Em correspondncia a cada valor instantneo de VBB + vi (t) pode desenhar-se uma recta de inclinao -1/RB. Esta recta de carga instantnea intersecta a curva iB-vBE num ponto cujas coordenadas do os valores instantneos totais de iB e de vBE correspondentes ao valor particular de VBB + vi (t).

Fig. 2.19 Determinao grfica das componentes de sinal vbe, ib, ic e vce quando sobreposto o sinal vi tenso VBB.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 17

Por exemplo, a Fig. 2.19 (a) mostra as rectas correspondentes a vi = 0, vi no seu pico positivo e vi no seu pico negativo. Ento, se a amplitude de vi for suficientemente pequena para que o ponto de funcionamento instantneo esteja confinado a um segmento quase linear da curva iBvBE, ento os sinais resultantes ib e vbe sero sinais triangulares, como se indica na figura. Isto, claro, a aproximao para pequenos sinais. Em suma, a construo grfica da Fig. 2.19 (a) pode ser usada para determinar o valor instantneo total de iB correspondente a cada valor de vi. Passemos agora para as curvas iC-vCE da Fig. 2.19 (b). O ponto de funcionamento mover-se- ao longo da recta de carga de inclinao -1/ RC medida que iB for assumindo os valores instantneos determinados na Fig. 2.19 (a). Por exemplo, quando vi est no seu pico positivo, iB = iB2 (da Fig. 2.19 (a)),e o ponto de funcionamento instantneo no plano iC-vCE ser a interseco da recta de carga com a curva correspondente a iB = iB2. Desta forma, podem determinar-se as formas de onda de iC e de vCE e da as componentes de sinal ic e vce, como se indica na Fig. 2.19 (b).

2.11. O transstor como amplificador


Para que um transstor funcione como amplificador, tem de ser polarizado na regio activa. O problema da polarizao o de estabelecer um valor contnuo constante da corrente de emissor, ou de colector. Esta corrente deve ser predizvel e insensvel s variaes com a temperatura, valor de , etc. Este requisito resulta do facto de que o funcionamento do transstor como amplificador ser altamente influenciado pelo valor da corrente de repouso (ou de polarizao), como se ver a seguir. Para compreender como o transstor funciona como amplificador, consideremos o circuito mostrado na Fig. 2.20.

Fig. 2.20 Circuito para ilustrao do funcionamento do transstor como amplificador

Como se v, a juno de emissor est polarizada directamente por uma tenso contnua VBE (bateria). A polarizao inversa da juno de colector estabelecida ligando o colector a outra fonte de alimentao VCC atravs da resistncia RC. O sinal

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 18

de entrada a ser amplificado representado por uma fonte de tenso de sinal vbe que se sobrepe a VBE. 2.11.1. Anlise em corrente contnua Consideraremos em primeiro lugar as condies de repouso fazendo o sinal vbe igual a zero. Podemos escrever as seguintes relaes para as correntes e tenses de repouso

IC = I S e IE = IB = IC IC

VBE

VT

,
(2.26)

, ,

VC = VCE = VCC I C RC ,
Obviamente, no modo activo, VC deve ser maior do que VB de um valor que permita uma excurso razovel do sinal no colector com o transstor sempre em modo activo. 2.11.2. A corrente de colector e a transcondutncia Se aplicarmos um sinal vbe como se mostra na Fig. 2.20, a tenso instantnea total base-emissor vBE ser vBE = VBE + vbe e a corrente de colector

iC = I S e

V BE

VT

= IS e
v be

(V BE + v be )

VT

= IS e

V BE

VT

e
.

VT

(2.27)

= IC e

v be

VT

Se vbe << VT, usando os dois primeiros termos do desenvolvimento em srie de Mac Laurin, podemos aproximar a Eq. (2.27) por

iC I C (1 +

vbe ). VT

(2.28)

Esta aproximao vlida para vbe menor do que cerca de 10 mV e referida como aproximao para pequenos sinais. Assim, a corrente total de colector composta pela componente contnua IC e pela componente de sinal ic

ic = I C

vbe . VT

(2.29)

Esta equao relaciona o sinal de corrente do colector e o correspondente sinal de tenso base-emissor. Pode reescrever-se como
DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 19

ic = g m vbe
em que gm a transcondutncia do transstor, e dada por

(2.30)

gm =

IC . VT

(2.31)

Vemos que a transcondutncia do transstor bipolar directamente proporcional corrente de repouso do colector IC. Assim, para obtermos um valor constante e predizvel para gm necessrio um valor constante e predizvel de IC. Finalmente, refira-se que os BJTs tm uma transcondutncia relativamente alta (quando comparada com a dos FETs); por exemplo, para IC = 1 mA, gm = 40 mA/V. 2.11.3. A corrente de base e a resistncia de entrada na base Para determinar a resistncia vista por vbe, vamos primeiro calcular a corrente de base total iB usando o raciocnio anterior

iB =

iC I C 1 I C = + vbe VT

iB = I B + ib

(2.32)

em que IB igual a IC/ e a componente de sinal ib dada por

ib =
Substituindo IC /VT por gm vem

1 IC vbe . VT

(2.33)

ib =

gm vbe .

(2.34)

A resistncia de entrada para pequenos sinais entre a base e o emissor, olhando para a base, designada por r e definida por

r =
Usando a Eq. (2.34) vem que

vbe . ib

(2.35)

r =

. gm

(2.36)

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 20

Assim, r directamente dependente de e inversamente proporcional corrente de repouso IC. Substituindo gm pelo valor dado pela Eq. (2.31) e por IC/IB obtemos uma expresso alternativa para r,

r =

VT . IB

(2.37)

2.11.4. A corrente de emissor e a resistncia de entrada no emissor A corrente total de emissor iE pode ser determinada usando a relao iE=iC/ e a relao obtida previamente para iC

ie =

ic

IC I vbe = E vbe . VT VT

(2.38)

Se designarmos por re como a resistncia para pequenos sinais entre a base e o emissor, olhando para o emissor, podemos defini-la como

re =

vbe . ie

(2.39)

Usando a Eq. (2.38), podemos determinar re, tambm chamada resistncia de emissor como

re =

VT . IE

(2.40)

2.11.5. Ganho de tenso At agora, apenas estabelecemos que o transstor mede o sinal base-emissor vbe e faz fluir uma corrente proporcional gmvbe no colector, com alta impedncia (idealmente infinita). Desta forma, o transstor actua como uma fonte de corrente controlada por tenso. Para obter a tenso de sinal de sada, podemos fazer com que esta corrente percorra uma resistncia, como se mostra na Fig. 2.20. Ento, a tenso total de colector ser

vC = VCC iC RC = VCC ( I C + ic ) RC = (VCC I C RC ) ic RC = VC ic RC


onde VC representa a tenso de polarizao do colector, e a tenso de sinal dada por (2.41)

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 21

vc = ic RC = g m vbe RC = ( g m RC )vbe
Assim, o ganho de tenso deste amplificador

(2.42)

ganho de tenso = AV =

vc = g m RC vbe

(2.43)

Notemos, uma vez mais, a importncia da estabilidade da corrente de polarizao do colector: j que gm proporcional a essa corrente, o ganho ser to estvel quanto a corrente de polarizao do colector o for. Exerccio 2.9 Considere que no circuito da Fig. 2.20 VBE ajustado de forma a que seja obtido IC=1mA. Sabemos que VCC=15V, RC=10 k e que =100. a) Determine o ganho de tenso vc/vbe. b) Se vbe = 0,005sent (V) determine vC(t) e iB(t). Soluo: a) -400; b) 5 2 sent (V); 10 2 sent (A). Exerccio 2.10 Um transstor a funcionar com gm nominal de 80 mA/V tem um a variar entre 50 e 200. Devido m regulao da alimentao a variao de IC de +/- 25%. Quais os valores extremos para a resistncia vista pela base? Soluo: 3,3 k; 0,5 k.

2.12. Modelos equivalentes para pequenos sinais


A anlise anterior indica que cada corrente e tenso do circuito amplificador da Fig. 2.20 composta de duas componentes: uma componente contnua e uma componente de sinal. Por exemplo, vBE = VBE + vbe, iC = IC + ic, etc. Pode obter-se uma representao do funcionamento para sinais do transstor, eliminando as fontes DC como se mostra na Fig. 2.21.

Fig. 2.21 Circuito amplificador em AC

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 22

Note-se que, uma vez que a tenso de uma fonte de alimentao DC ideal constante, a sua tenso de sinal zero. Por esta razo, substituimos VCC e VBE por curto-circuitos. Se o circuito contivesse fontes de corrente contnua ideais, seriam substitudas por circuitos abertos. Assim, o circuito da Fig. 2.21 um circuito equivalente para sinais, mas apenas para estes; no um verdadeiro circuito amplificador, pois no contm o circuito de polarizao. A Fig. 2.21 mostra tambm as expresses das correntes incrementais ic, ib e ie obtidas quando se aplica um pequeno sinal vbe. Estas relaes podem ser representadas por um circuito. Esse circuito dever ter trs terminais, C, B e E e conduzir s mesmas correntes terminais indicadas na Fig. 2.21. O circuito resultante ser ento equivalente ao transstor para o funcionamento com pequenos sinais, podendo, assim, ser considerado um modelo equivalente para pequenos sinais. 2.12.1. O modelo -hbrido A Fig. 2.22 (a) mostra um modelo do BJT para pequenos sinais. Este modelo representa o transstor como uma fonte de corrente controlada por tenso e inclui explicitamente a resistncia de entrada olhando para a base, r.

Fig. 2.22 Verses simplificadas do modelo -hbrido para pequenos sinais de um BJT. (a) fonte de corrente controlada por tenso; (b) fonte de corrente controlada por corrente.

O modelo conduz a ic = gmvbe e a ib = vbe/r. No , contudo, to bvio que o modelo conduza expresso correcta de ie. Isso pode demonstrar-se como se segue: no n do emissor, temos

ie = ib + ic = = vbe v + g m vbe = be (1 + g m r ) r r vbe r v (1 + ) = vbe /( ) = be . r re 1+

Pode obter-se um modelo equivalente ligeiramente diferente, exprimindo a corrente da fonte controlada (gmvbe) em funo da corrente de base ib

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 23

g m vbe = g m (ib r ) = ( g m r )ib = ib .


Isto conduz ao modelo equivalente alternativo da Fig. 2.22 (b), onde o transstor representado por uma fonte de corrente controlada por corrente. importante notar que os circuitos equivalentes para pequenos sinais da Fig. 2.22 modelizam o funcionamento do BJT num dado ponto de funcionamento. Isto deve ser evidente, tendo em conta que os parmetros gm e r dependem do valor da corrente de polarizao IC. Finalmente, acrescentemos que, apesar de os modelos terem sido desenvolvidos para um transstor npn, eles aplicam-se integralmente a um transstor pnp, sem qualquer mudana de polaridades. 2.12.2. O modelo T Apesar de usarmos quase sempre o modelo -hbrido na anlise para pequenos sinais de circuitos com transstores, h situaes em que um modelo alternativo, representado na Fig. 2.23, um pouco mais conveniente. Este modelo, chamado modelo T, mostrado nessa figura em duas verses.

Fig. 2.23 Verses simplificadas do modelo T para pequenos sinais de um BJT; (a) fonte de corrente controlada por tenso; (b) fonte de corrente controlada por corrente.

O modelo da Fig. 2.23 (a) representa o BJT como uma fonte de corrente controlada por tenso, sendo vbe a tenso de controlo. Neste modelo, contudo, a resistncia entre a base e o emissor, olhando para o emissor, est indicada explicitamente. evidente no modelo que este conduz a expresses correctas para ic e ie. Para ib, notemos que no n da base temos

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 24

ib =

vbe v g m vbe = be (1 g m re ) re re = = vbe v (1 ) = be (1 ) re re +1 vbe v = be ( + 1)re r

como deveria ser. Se, no modelo da Fig. 2.23 (a), exprimirmos a corrente da fonte controlada em funo da corrente de emissor como

g mvbe = g m (ie re )

= ( g m re )ie = ie
obtemos o modelo alternativo em T mostrado Fig. 2.23 (b), onde o transstor representado como uma fonte de corrente controlada por corrente em que ie a corrente de controlo. 2.12.3. Aplicao dos modelos para pequenos sinais O uso dos modelos do BJT para pequenos sinais permite efectuar a anlise dos circuitos amplificadores com transstores como um processo sistemtico. Primeiro, determina-se o ponto de funcionamento esttico e calculam-se os parmetros do modelo. Ento, eliminam-se as fontes DC, substitui-se o transstor pelo seu modelo (geralmente, o -hbrido) e analisa-se o circuito resultante para determinar as caractersticas desejadas, por exemplo, o ganho de tenso, resistncia de entrada, etc.

Exerccio 2.11 Para os circuitos da Fig. 2.24 considere: IE=1 ma, re=25 , r=2,5 k, =100 e gm=40 mA/V. Determine os ganhos de tenso AV=vo/vs usando o modelo -hibrido e o modelo T.
VCC VCC 1k vo

VBB vs 1k

vo

VBB vs

10k

(a)

(b) Fig. 2.24

(c)

Soluo: (a) 0,9756; (b) -8; (c) -4,44. Exerccio 2.12 Para o problema anterior determine os ganhos de corrente Ai=io/is para os diferentes circuitos.
DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 25

Soluo: (a) 101; (b) -100; (c) 50. 2.12.3. Efeito da resistncia de sada no modelo -hbrido O efeito de Early ou de modulao da largura da base explica por que a corrente de colector depende tambm de vCE e no apenas de vBE. A dependncia de vCE pode ser modelizada atribuindo uma resistncia de sada finita fonte de corrente controlada no modelo em -hbrido, como se mostra na Fig. 2.25.

Fig. 2.25 Modelo -hbrido com resistncia r0.

A resistncia de sada ro definida como

r0 =

VA IC

(2.44)

onde VA a tenso de Early e IC a corrente de colector no ponto de funcionamento. Note-se que nos modelos da Fig. 2.25 vbe designada por v, como mais habitual. Interessa agora avaliar o efeito de ro no funcionamento do transstor como amplificador. Nos circuitos amplificadores em que o emissor est massa (como o circuito da Fig. 2.24 (b)), ro simplesmente aparece em paralelo com RC. Assim, se incluirmos ro no seu circuito equivalente a tenso de sada vo vem

vo = g mvbe ( RC // r0 )
Em consequncia, o ganho vem reduzido. Obviamente, se ro >> RC a reduo no ganho ser desprezvel e podemos ignorar o efeito de ro. Em geral, podemos desprezar ro se for maior do que 10 RC. Quando o emissor no est massa, a incluso de ro no modelo complica a anlise. Exerccio 2.13 O transstor da Fig. 2.26 e polarizado atravs de uma fonte de corrente I=1 mA (=100 e VA=100 V). a) Determine o valor de VB, VE e VC. a) Determine gm, r e r0. c) Admita que o ponto Z ligado massa, o ponto X a uma fonte de corrente vs com uma resistncia Rs=2 k e o ponto Y a uma resistncia de carga de 8 k. Use o modelo -hbrido para desenhar o circuito equivalente. d) Determine o ganho de tenso AV=vy/vs.
DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 26

e) Se r0 for desprezvel qual o erro cometido no calculo do ganho? f) Determine o ganho de corrente Ai=iy/is. Nota: O smbolo nos condensadores indica que a sua capacidade suficientemente grande para funcionarem como um curto-circuito frequncia de trabalho e como um circuito aberto para DC.

Fig. 2.26

Soluo: (a) -0,1 V, -0,8 V, 2,08 V; (b) 40 mA/V, 2,5 k, 101 k; (d) -77; (e) -80; (f) 38,4. Exerccio 2.14 O transstor da Fig. 2.27 est polarizado para funcionar na zona activa. Assumindo que muito grande, determinar IC. Substituir o transstor pelo seu modelo equivalente para pequenos sinais T e determinar os ganhos de tenso vo1/vi e vo2/vi.

Fig. 2.27

2.13. Configuraes amplificadoras bsicas de andar nico


Neste ponto so apresentadas as trs configuraes bsicas de amplificadores com BJTs: os circuitos de emissor comum, de emissor comum com resistncia de emissor, de base comum e de colector comum.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 27

Fig. 2.28 Amplificador em emissor comum

Fig. 2.29 Amplificador em emissor comum com resistncia de emissor.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 28

Fig. 2.30 Amplificador em base comum.

Fig. 2.31 Amplificador em colector comum ou seguidor de emissor.

Cada uma destas configuraes tem caractersticas particulares. A tabela seguinte permite quantificar essas caractersticas e, embora os valores indicados digam respeito a um caso particular, sugerem a ordem de grandeza tpica. Em todas as situaes o BJT foi polarizado com IC = 0,84 mA e Rs = RL = 10 k. Para a configurao em base comum o ganho de tenso e o ganho de corrente so menores do que a unidade, sendo normalmente usada como isolador de corrente ou como amplificador de tenso com Rs pequena.

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Transstores bipolares de juno 29

Tabela 2 Valores numricos tpicos das vrias configuraes. Emissor comum Ri (k) Ro (k) Av Ai 2,9 9.2 -36,2 -46,7 Emissor comum com Re = 170 16,7 9,7 -15,6 -41,7 Base comum 0,03 10 0,5 0,5 Colector comum 83 0.118 0,89 8,3

DEEC/FCTUC, Mrio J. Santos

Potrebbero piacerti anche