Sei sulla pagina 1di 3

1

CARREIRA PROFISSIONAL

PERGUNTAS EM ENTREVISTAS DE EMPREGO


Quem fala muito, geralmente mente. Falar muito, esgota o estoque de verdades.
Millr Fernandes, escritor [Brasil]

O QUE LEVOU VOC A NOS ENVIAR SEU CURRCULO?

Se voc est desempregado, no v dizer que foi apenas por isso. Diga que teve timas referncias de amigos. Se for empresa de porte, diga que voc a acompanha pela internet, jornais e revistas. E que a percepo geral de uma empresa empreendedora, que valoriza o seu quadro de colaboradores. Se a empresa no for tudo isto, tente achar algum ponto positivo; afinal, toda organizao tem virtudes e deficincias.
FALE SOBRE VOC?

No enrole. Fale objetivamente sobre seus valores, habilidades profissionais e capacidade para trabalhar em grupo.
QUAIS SEUS OBJETIVOS?

Seja direto. Se ainda no h definio de cargos, diga onde voc quer trabalhar. Se a funo est definida, fale da importncia de contribuir com o grupo do qual far parte. Aborde o assunto profissionalmente, colocando a importncia de construir gradativamente uma carreira no novo emprego. Fuja da abordagem muito pessoal, de assuntos que no contribuiro para a sua imagem.
O QUE GOSTARIA DE ENCONTRAR AQUI?

Um ambiente de cooperao e comprometimento, com espao para desafios, criatividade e empreendedorismo. Uma empresa com viso humanista, que valoriza o capital humano.
E O QUE NO GOSTARIA DE ENCONTRAR?

Esta dureza, armadilha. Aponte situaes que no constranjam a empresa. Diga que no gosta de ambientes sem desafios, de empresas com pouca disposio para crescer, enfrentar a concorrncia e liderar o mercado em que atua etc.

TIPO DE PESSOA QUE PREFERE TRABALHAR?

No critique algum tipo especfico. Diga que o relacionamento construdo com confiana, transparncia e cooperao. Se as pessoas forem bem humoradas, timo. Se no, voc tem capacidade de adaptao, respeitando o perfil de cada colega.
QUE IMAGEM TEM DE NOSSA EMPRESA?

Antes da entrevista procure saber mais sobre a empresa, a internet uma boa opo. Converse com amigos, veja o que eles j sabem a respeito. Ache algum ponto positivo.
POR QUE SAIU DO EMPREGO ANTERIOR?

Esta merece cuidados especiais. No v dizer que no sabe, no me falaram ou que foi sem motivo. Se foi por reformulao organizacional, isto ser encarado com naturalidade pelo entrevistador. Se o motivo estiver ligado ao comportamento pessoal e desempenho profissional, fale o que de fato ocorreu, sem detalhar muito. Mas procure mostrar que voc aprendeu a lio e hoje um profissional mais centrado, maduro etc.
O QUE MAIS O DESAGRADAVA NO EMPREGO ANTERIOR?

Nova armadilha! Jamais critique, no fale mal das empresas e empregos anteriores. Toda empresa tem qualidades, no difcil encontrar motivos para algum elogio. Se foi demitido, comum isto ter ocorrido por reformulao organizacional, reduo de pessoal etc. Se pediu demisso, diga que est buscando novos desafios.

QUE RESULTADOS OBTEVE NAS EMPRESAS ONDE TRABALHOU?

Procure mencionar aqueles que, preferencialmente, tenham relao com a funo que voc est pleiteando. Seja objetivo e no exagere.
QUAIS SEUS PONTOS FORTES?

Os entrevistadores procuram gente dedicada, comprometida, persistente, criativa, com iniciativa e capacidade para trabalhar em grupo, alm de experincia e slida formao na rea de atuao.
E OS PONTOS FRACOS?

Mais armadilha! Voc no pode negar, ento relacione fraquezas que podem ser relevadas, tais como: um pouco de impacincia e perfeccionismo, muito autocrtico etc.

SE FOSSE COMEAR DE NOVO, O QUE FARIA DIFERENTE AGORA?

No adianta reclamar da vida e nem apontar as suas fraquezas. Diga que procurou fazer o correto, mas sempre possvel melhorar ainda mais.
TRABALHARIA ALM DO HORRIO NORMAL?

Ningum contrata quem no atenda a este requisito. Sempre haver situaes que exigiro esta condio. Profissionais precisam estar sempre disponveis.
EM QUE AMBIENTE DE TRABALHO VOC SE SENTE MAIS CONFORTVEL?

No h ambiente ideal para quem no sabe conviver e trabalhar em grupo. Quem faz o ambiente a gente mesmo, respeitando as diferenas de cada um, sabendo ouvir e trabalhando alinhado com a cultura organizacional da empresa. possvel agir assim e, ao mesmo tempo, no compactuar com coisas erradas e procedimentos inadequados.
QUAL O SEU PASSATEMPO PREFERIDO? No v apontar preferncias que estejam desalinhadas com o per-

fil da empresa. importante usar saudavelmente o tempo livre, mostra que voc est de bem com a vida.
POR QUE DEVEMOS ESCOLHER VOC E NO OS OUTROS CANDIDATOS?

Pergunta complicada. Querem ver se voc sabe se vender. Mostre, sem arrogncia e prepotncia, que sua garra, habilidades, qualidades e experincias, agregaro valor ao trabalho que ir desenvolver.

Teodoro L. Pereira Neto Gerente de Marketing Corporativo do Grupo Educacional Opet.


Contatos: teodoro@opet.com.br 41 | 3021.4848

Potrebbero piacerti anche