Sei sulla pagina 1di 4

O QUE RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

| Imprimir |

Aqui voc encontra as informaes sobre importantes avanos mdicos na Radiologia Intervencionista - algumas vezes chamada de cirurgia do sculo XXI. Os radiologistas intervencionistas so mdicos especializados em tratamentos especficos que usam raios-x e outras tcnicas de imagem para "enxergar" dentro do corpo. Os procedimentos da Radiologia Intervencionista so um avano na medicina. Geralmente so mais fceis aos pacientes, pois precisam de incises menores, riscos reduzidos, menos dor e menor tempo de recuperao.

Perguntas mais frequentes da Radiologia Intervencionista - R.I.

O que R.I.?
Os radiologistas intervencionistas usam seu conhecimento em leitura de raios-x, ultra-som e outras imagens mdicas para guiar pequenos instrumentos como cateteres (tubos que medem apenas alguns milmetros de dimetro) atravs dos vasos sanguneos ou outros caminhos do corpo, para tratar doenas internas.

Quem so os radiologistas intervencionistas?


Os radiologistas intervencionistas so mdicos especializados em realizar procedimentos mdicos que envolvam raios-X. Usando equipamentos de imagem como raios-x, ressonncia magntica, ultra-som e tomografia computadorizada, os mdicos radiologistas so capazes de diagnosticar doenas. Estes mdicos so radiologistas especializados em intervenes percutneas. O treinamento especializado certificado hoje pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE).

Como a R.I. se desenvolveu?


O aumento da capacidade de enxergar dentro do corpo humano com as imagens radiolgicas e o desenvolvimento de ferramentas como os cateteres-balo, possibilitaram o avano da radiologia intervencionista na metade dos anos 70. Os radiologistas intervencionistas foram pioneiros em angiografias coronarianas e outros procedimentos, que j so freqentes na medicina de hoje. Em 1992, a Associao Americana de Medicina (American Medical Association) reconheceu oficialmente a radiologia intervencionista como uma especialidade mdica e hoje h mais de 5000 radiologistas intervencionistas nos Estados Unidos. Em 2001, a Sociedade de Radiologia Intervencionista (The Society of Interventional Radiology - SIR), a associao profissional de radiologistas intervencionistas sediada em Fairfax, Va., aumentou para mais de 3600 mdicos associados.

Quais as vantagens da R. I.?


Os pacientes necessitam de um curto perodo de internao, no preciso anestesia geral. Riscos, dor e tempo de recuperao so significativamente reduzidos.

Qual o futuro da Radiologia Intervencionista?


Enquanto a tecnologia avana e os equipamentos de imagem de alta qualidade se tornam mais disponveis, a radiologia intervencionista se torna capaz de oferecer aos pacientes e mdicos novas

possibilidades de tratamento.

Procedimentos de Radiologia

Angiografia
Um exame de raio-x das artrias e veias que serve para diagnosticar bloqueios e outros problemas de vasos sanguneos; usa um cateter para entrar no vaso sanguneo e um agente de contraste para tornar a veia ou artria visvel nos raios-x.

Angioplastia com balo


Abre vasos sanguneos estreitos ou bloqueados atravs de um pequeno balo inserido e inflado dentro do vaso. usada por radiologistas intervencionistas para desbloquear artrias ou veias obstruidas ou com diminuio de calibre em qualquer lugar do corpo.

Drenagem Biliar e Colocao de Stent


Se utiliza de um cateter ou um stent (pequeno tubo de malha metlica) para abrir ductos bloqueados e permitir que a bile seja drenada do fgado para o intestino.

Acesso Venoso Central


Insero de um tubo abaixo da pele e dentro dos vasos sanguneos para que o paciente possa receber medicamentos ou nutrientes diretamente na corrente sangunea ou para que o sangue possa ser retirado.

Quimioembolizao
Aplicao de agentes anti-cancergenos diretamente no tumor, freqentemente utilizada para tratamentos de cncer do sistema endcrino, inclusive melanomas e cncer de fgado, com o objetivo de administrar menor quantidade do medicamento com maior contato com o tumor, minimizando os efeitos colaterais que a quimioterapia desencadeia.

Embolizao
Aplicao de agentes coagulantes (espirais, partculas plsticas, gel, espuma) diretamente sobre uma rea que esteja com sangramento ou para bloquear o fluxo sanguneo para uma rea problemtica, como aneurismas, tumores (uterino fibride - mioma uterino) e m formaes vasculares.

Cateterizao das Tubas de Falpio (Trompas)


Usa um cateter para abrir as tubas de falpio bloqueadas, sem cirurgia, um tratamento para a infertilidade.

Gastrostomia Percutnea

Tubo para alimentao inserido no estmago de pacientes incapazes de se alimentarem suficientemente pela boca.

Manuteno do Acesso de Hemodilise


Uso de angioplastia ou tromblise para abrir enxertos de hemodilise, que tratam problemas dos rins.

Bipsia com agulha


Teste diagnstico para cnceres de mama, pulmo, entre outros, como alternativa para as bipsias cirrgicas.

Ablao de Radiofreqncia
Uso da energia de radiofreqncia para destruir tumores cancerosos.

Stent
Um tubo pequeno e flexvel feito de plstico ou malha metlica, usado para tratar uma variedade de condies clnicas - conter vasos sanguneos obstrudos ou outros caminhos que tenham sido estreitados ou bloqueados por tumores ou obstrues.

Stent-graft (Endoprtese)
Stent recoberto com material sinttico com a finalidade de tratar aneurismas, rupturas de vasos sangneos, bem como para refazer o trajeto da bile para o intestino, isolando eventuais tumores. Muito utilizado em tratamento de aneurisma de aorta abdominal.

Tromblise
Mtodo utilizado para disolver cogulos sangneo injetando medicamentos especficos para eliminar os trombos. Como exemplos pode-se citar o tratamento do acidente cerebral (derrame cerebral por falta de fluxo sangneo no crebro); tratamento da embolia de pulmo; tratamento da ocluso das artrias.

TIPS (Transjugular Intrahepatic Portosystemic Shunt)


Utilizado para tratamento de pacientes com varizes de esfago por cirrose de fgado devido a hipertenso portal; aonde o radiologista cria uma comunicao entre as duas veias (veia heptica e veia porta), desviando o sangue "represado "e diminuindo o calibre das varizes.

Embolizao de Artria Uterina


Um procedimento de embolizao das artrias uterinas para sangramento ps-parto, potencialmente

prevenindo a histerectomia. O mesmo procedimento usado para tratar tumores fibrides e pode ser chamado de EFU (Embolizao Fibride Uterina).

Embolizao de Aneurismas Intracranianos


Procedimento pelo qual se "oclue"o aneurisma por meio de microcaracteres e molas de platina ("coils") sem que haja necessidade de cirurgia.

Vertebroplastia
Procedimento indicado para tratamento de Dor Crnica por fratura ou pinamento dos ossos da coluna vertebral. So ocasionados por Osteoporose, Tumores e Hemangioma. O tratamento realizado com anestesia local e consiste na injeo de um cimento mdicom para reconstruir o osso.

EMBOLIZAO
Em 1997, surgiu uma alternativa s mulheres que precisam lutar contra os miomas uterinos. A embolizao das artrias uterinas um procedimento seguro, muito mais confortvel e com uma recuperao bem mais rpida para as pacientes. "Os miomas so tumores benignos, no-cancerosos, que se desenvolvem na parede do tero e podem ter tamanhos variados, de um a 10 centmetros", esclarece o Dr. Alexander Ramajo Corvello, mdico especialista em radiologia intervencionista que vem realizando a prtica da embolizao aqui em Curitiba. Como os sintomas nem sempre so perceptveis, os tumores podem ser diagnosticados em exame ginecolgico de rotina e complementados com a ecografia do tero ou a ressonncia magntica.

Potrebbero piacerti anche