Sei sulla pagina 1di 8

Como construir com tijolo de solo -cimento

A construo usando o tijolo de solo -cimento , com certeza, a maneira mais barata e rpida.

IMPORTANTE: Toda especificao tcnica aqui mencionada est baseada em nossa experincia. As especificaes de materiais, bem como as quantidades a serem usadas em outras construes sero de responsabilidade do engenheiro responsvel pela obra. Alicerce/ Fundao
A construo com tijolos de solo-cimento independe do tipo de alicerce.

Nivelamento e primeira fiada


A 1. fiada colocada com intervalos de 0,1 a 0,2 cm do alicerce. Aps isso, assentada com massa e nivelada.

Assentamento e pr -rejunte

As medidas dos tijolos Tijol-Eco passam por rigoroso controle de qualidade e, como tal, no necessitam massa ou cola so somente encaixados. Temos experimentado, com sucesso em nossas obras, fazer no assentamento um pr-rejunte. Preparamos uma massa, mistura de uma pequena quantidade de cimento e terra e um filete de aproximadamente 3 a 5 mm, desta massa colocado entre fiadas.

Aplicao do pr-rejunte

Colocao do tijolo

Tijolo colocado aps o pr-rejunte Limpeza do pr-rejunte Sugesto para a mistura: 3 litros de terra 150 ml de cimento 150 ml de bianco Sugesto para o aplicador: Uma garrafa tipo PET Furar a tampa da garrafa e adaptar uma tampa de caneta.

NOTA: Existem rejuntes prontos no mercado que podem ser usados. O custo semelhante, O ganho na aplicao de um rejunte pronto est no tempo de preparao.

Grauntes
Sugere-se que os cantos, paredes de topo, furos lindeiros com portas e janelas sejam preenchidos com concreto, a cada 10 fiadas. Verificar o prumo. Obs.: molhar os grautes antes de iniciar o processo de concretagem.

Colunas
Sugere-se que os ferros sejam colocados em todos os furos. Os furos devero ser preenchidos com concreto a cada 10 fiadas.

Vergas sobre portas e janelas


As vergas sobre as portas e janelas, utilizando-se o tijolo tipo canaleta, devem ser concretadas colocando-se uma barra de ferro 5/16 ou 3/8. Os tijolos retos, so assentados na continuao da parede, em cima das vergas.

Nota: Em nossas obras as vergas passam, no mnimo, 30 cm em cada lado do vo. O dimensionamento das vergas e a quantidade de fiadas da mesma,em funo do peso que vo suportar decorrente das fiadas superiores, responsabilidade do engenheiro responsvel pela obra.

Cintamento da construo
O cintamento feito utilizando-se o tijolo tipo canaleta e uma barra de ferro 5/16 ou 3/8, cheia com concreto. Na juno com os cantos feita uma armao com ferro.

Nota: Em nossas obras o nmero de cintas que devem ser colocados para suportar o telhado ou laje. Esse dimensionamento, em funo do peso que vo suportar , responsabilidade do engenheiro responsvel pela obra.

Entradas eltricas e hidrulicas


As entradas eltricas e hidrulicas devem ser feitas quando da primeira fiada.

Colocao de lajes
Para um perfeito acabamento, dividir o tijolo no meio, colando-o a parede, ele funcionar como guia para os trilhos da laje. Caso haja necessidade de passagem de rede eltrica ou hidrulica, passar o cano ou o condute pela laje.

Rejunte
O rejunte feito utilizando-se cimento, areia fina e a terra usada na fabricao do tijolo. A aplicao feita com uma garrafa tipo pet com bico (usar um pedao de mangueira de nvel). IMPORTANTE: Limpar, imediatamente, para evitar manchas na parede. Proporo da mistura: 3 litros de de terra, 150g de cimento e 100 ml de bianco.

NOTA: Existem rejuntes prontos no mercado que podem ser usados. O custo semelhante, O ganho na aplicao de um rejunte pronto est no tempo de preparao.

Perguntas mais frequentes


A construo com tijolos de solo -cimento requer fundao especial? No. A fundao, bem como as demais fases, no precisam ser modificadas. O que acontece, em decorrncia do menor peso das paredes, ter seu custo reduzido.

Estamos construindo um prdio com 15 andares. Como usar o tijolo de solo -cimento? usado da mesma forma que os outros elementos de vedao. Considerando sua densidade, o peso da parede ser menor, ressaltando-se o seu menor custo, a rapidez e sua versatilidade da aplicao de qualquer revestimento, se necessrio. (Veja aplicaes).

Aplicando-se resina acrlica ou silicone, as paredes ficam impermeabilizadas? Aps ter sido feito o rejunte das paredes (com terra e cimento), a parede fica impermeabilizada. Ressaltamos que a estanqeidade foi testada e aprovada em laudo feito pela Falco Bauer (veja ensaios).

necessria mo-de-obra especializada para a construo? No. uma novidade para muitos profissionais, mas a construo fica muito mais simples. Nivelada a primeira fiada (que feita com massa), s subir as paredes, utilizando um fio de prumo. Fornecemos aos nossos clientes treinamento na fbrica, manual de construo ou uma superviso na obra, se necessrio. (Veja apoio ao cliente).

Posso rebocar a parede?

No h problema algum. Alis, a parede, sem qualquer tipo de preparao, aceita argamassa para fixar os azulejos, grafiato, texturizado, reboco, pintura, etc. Dada a perfeio do prumo, menos material ser utilizado.

O que fazer se uma das paredes receber um impacto e o tijolo trincar? A resistncia ao impacto muito grande (veja ensaios); porm, a substituio simples. Usando-se uma makita, recorta-se o tijolo rachado e cola-se o espelho como se fosse um azulejo.

Como garantir que as paredes subiro a prumo?" muito importante que a primeira fiada seja assentada (a nica com massa) e nivelada. Feito isso, considerando a exatido das medidas do nosso tijolo, s prosseguir a montagem.

Como feita a amarrao? Os ferros devem ser colocados com que distncia? colocado um ferro em cada graute nos cantos das paredes e nos furos lindeiros com as portas e janelas. Em nossas obras colocamos, em paredes com 3 metros ou mais, um graute a cada 1,5 metros. Evidentemente, tudo deve ser definido pelo engenheiro responsvel pela obra. Colocamos nosso engenheiro para dar suporte aos responsveis pelas obras.

Quando usada a canaleta e como fazer para o cimento no vazar? Deve ser colocado um plstico forrando o fundo da canaleta.

Qual o acabamento que pode ser feito na parede? Antes do acabamento ser aplicado deve ser feito um rejunte nas paredes, principalmente na parte externa, Opcionalmente, tambm pode ser feito nas paredes internas. Esse reajuste feito com uma mistura de terra, cimento e bianco. Rejuntadas as paredes e, estando elas secas, qualquer tipo de acabamento pode ser aplicado (resina acrlica, silicone, pintura, texturizao, grafiato, gesso - somente em paredes internas, etc.). Temos usado em nossas obras a resina acrlica ou silicone, o que garante a beleza do tijolo vista.

Eu no gosto de paredes com tijolo aparente. Posso revesti -lo? Pode. Vamos alm. Como opo pode ser usadotijolo para revestimento.

Existe alguma forma de reduzir esse custo ainda mais? Pode ser usado o tijolo para revestimento.

Que tipo de cola ou outro material devo usar para assentar seu tijolo? Nosso tijolo tem um encaixe perfeito e no necessita qualquer material na montagem. Somente usamos concreto nos grautes, vergas, contra-vergas e cintas.

Potrebbero piacerti anche