Sei sulla pagina 1di 25

Processamento da cana-de-acar

Autor(es): Andr Ricardo Alcarde

Buscar

Busca Avanada

A cana-de-acar a principal matria-prima para a indstria sucroalcooleira brasileira. A agroindstria da cana envolve etapas, como: produo e abastecimento da indstria com matria-prima; gerenciamento dos insumos, resduos, subprodutos e da versatilidade da produo - de acar ou lcool; armazenamento e comercializao dos produtos finais. Estas etapas devem ser executadas com o emprego de tcnicas eficientes de gerenciamento. A colheita, carregamento, transporte, pesagem, pagamento da cana pela qualidade, descarregamento e lavagem (Figura 1) so operaes determinantes para um bom desempenho industrial. Estas etapas devem ser realizadas em sincronia com as operaes industriais para que no ocorra sobreabastecimento, o que demanda armazenamento, com conseqente queda na qualidade ou falta de cana para a moagem, ocasionando atrasos na produo.

Fig. 1. Lavagem da cana-de-acar para retirada de impurezas. Foto: Patrcia Cndida Lopes.

Na indstria, a cana pode ter dois destinos: produo de acar ou de lcool. Para a produo de acar, as etapas industriais so: lavagem da cana; preparo para moagem ou difuso (Figura 2); extrao do caldo: moagem ou difuso; purificao do caldo: peneiragem e clarificao; evaporao do caldo; cozimento;

centrifugao: separao cristalizao da sacarose;entre cristais e massa cozida; secagem e estocagem do acar.

Fig. 2. Cana desfibrada, pronta para a moagem. Foto: Patrcia Cndida Lopes.

J a produo de lcool envolve as seguintes etapas: lavagem da cana; preparo para moagem ou difuso; extrao do caldo: moagem ou difuso; tratamento do caldo para produo de lcool; fermentao do caldo (Figura 3); destilao do vinho; retificao; desidratao: lcool anidro ou hidratado.

Fig. 3. Fermentao do caldo para produo de lcool. Foto: Rogrio Haruo Sakai.

Extrao Este tpico aborda os tipos de processos de extrao do caldo proveniente da cana-de-acar, suas caractersticas e particularidades Tratamento do caldo Este tpico aborda o tratamento do caldo da cana-deacar para a produo de lcool, destacando sua importncia para o sucesso do processo fermentativo Gerao de energia eltrica Este tpico aborda aspectos referentes gerao de energia eltrica a partir do bagao da cana-de-acar Outros produtos Este tpico aborda os subprodutos da agroindstria da cana-de-acar e suas aplicaes, que se constituem em uma fonte adicional de renda

Extrao
Autor(es): Andr Ricardo Alcarde

Buscar

Busca Avanada

A extrao do caldo da cana consiste no processo fsico de separao da fibra (bagao), sendo feito, fundamentalmente, por meio de dois processos: moagem ou difuso. Na extrao por moagem, a separao feita por presso mecnica dos rolos da moenda sobre o colcho de cana desfibrada. Na difuso, a separao feita pela lavagem da sacarose absorvida ao colcho de cana. Esses processos sero detalhados a seguir. Extrao do caldo por moendas A cana intensamente picada e desfibrada chega s moendas por meio de um alimentador vertical, o Chutt Donelly. Cada conjunto de rolos de moenda, montados numa estrutura denominada castelo (Figura 1), constitui um terno de moenda. O nmero de ternos utilizados no processo de moagem varia de quatro a seis, e cada um deles formado por trs cilindros principais, denominados cilindro de entrada, cilindro superior e cilindro de sada.

Fig. 1. Vista geral de moendas de cana-de-acar. Foto: Raffaella Rossetto.

Normalmente, as moendas contam com um quarto rolo, denominado rolo de presso, que melhora a eficincia de alimentao. A carga que atua na camada de bagao transmitida por um sistema hidrulico que atua no rolo superior. Com o aumento da capacidade de moagem advindo do preparo da cana, necessria a instalao do rolo de presso, cuja finalidade manter constante o fluxo de alimentao da moenda. A cana desfibrada chega primeira moenda (Figura 2), onde recebe a primeira compresso entre o cilindro anterior e superior e uma segunda compresso entre o cilindro posterior e o superior. Tem-se, pois, um caldo conhecido como primrio. O bagao resultante segue pela esteira intermediria para o segundo terno de moagem, recebendo novamente duas presses, como mencionado anteriormente. Os esmagamentos se sucedem para os ternos seguintes. O bagao final sai com umidade em torno de 50% e segue para as caldeiras onde se produz vapor, que ser consumido em todo o processamento e no acionamento das prprias moendas.

Fig. 2. Moenda de cana-de-acar. Foto: Raffaella Rossetto.

Durante a passagem do bagao de uma moenda para outra, realiza-se a embebio, ou seja, a adio de gua (Figura 3) ou caldo diludo, com a finalidade de se aumentar a extrao de sacarose. Os trs cilindros que compem a moenda so posicionados de forma triangular. Os cilindros inferiores trabalham rigidamente em suas posies, enquanto o superior trabalha sob o controle de uma presso. As moendas so acionadas por turbinas a vapor.

Fig. 3. Adio de gua para otimizar a extrao de sacarose. Foto: Patrcia Cndida Lopes.

Eficincia das moendas A eficincia de um terno de moenda pode ser medida por dois parmetros: capacidade e eficincia de extrao. Entende-se por capacidade de um terno de moagem a quantidade de cana moda por unidade de tempo. J o termo eficincia de extrao refere-se quantidade de sacarose extrada da cana pelas moendas.

Alguns fatores que afetam a capacidade de moagem so: preparo da cana; eficincia de alimentao da moenda; tamanho e tipo dos cilindros da moenda; regulagem da bagaceira.

Extrao do caldo por difuso A difuso consiste na conduo da cana em aparelhos conhecidos como difusores, a fim de que a sacarose adsorvida ao material fibroso seja diluda e removida por lixiviao ou lavagem num processo de contra-corrente. Visando reduzir a quantidade de gua necessria, feita uma operao de retorno do caldo diludo extrado. Assim, ao final da operao, quando o bagao se apresenta exaurido ao mximo, faz-se a lavagem com gua fresca. O lquido obtido dessa lavagem, contendo alguma sacarose que se conseguiu extrair do bagao, usado na lavagem anterior por ser um pouco mais rico e, assim sucessivamente. Esse retorno pode ser efetuado de cinco a 20 vezes, dependendo do grau de esgotamento desejado. Com a utilizao de difusores obtm-se eficincia de extrao da ordem de 98%, contra os 96% conseguidos com a extrao por moendas. Os tipos de difusores utilizados so: difusores oblquos (DDS); difusores horizontais; difusores circulares.

No Brasil usado o difusor horizontal. A seguir, esto relacionadas algumas vantagens do uso de difusores: baixo custo de manuteno; baixo consumo de energia; obteno de caldos mais puros; alta extrao de sacarose; menor desgaste.

A desvantagem do uso de difusores que estes carregam mais impurezas com o bagao para as caldeiras, exigindo maior limpeza das mesmas devido pior qualidade do bagao.

Tratamento do caldo
Autor(es): Andr Ricardo Alcarde

Buscar

Busca Avanada

O processo de fermentao ou destilao do caldo exige cuidados mnimos que garantam a qualidade do processo e evitem problemas na centrifugao do vinho ou na destilao. O tratamento do caldo tem os seguintes objetivos: eliminao de impurezas grosseiras (bagacilho, areia), que aumentam o desgaste dos equipamentos e as incrustaes, alm de diminurem a capacidade de produo e dificultarem a recuperao do fermento; mxima eliminao de partculas coloidais, responsveis pela maior formao de espuma e tambm por dificultarem a recuperao do fermento; preservao de nutrientes, vitaminas, acares, fosfatos, sais minerais e aminocidos livres, necessrios ao metabolismo das leveduras; minimizao de contaminantes microbianos, os quais competem com as leveduras pelo substrato e podem produzir metablitos txicos a estas, diminuindo a eficincia e a viabilidade do fermento.

importante ressaltar que o rendimento de uma destilaria depende de uma srie de fatores, como: qualidade da cana; eficincia de lavagem; preparo para moagem; assepsia da moenda e conduo do processo fermentativo. Conduo do tratamento O tratamento do caldo para produo de lcool envolve: peneiramento, calagem, aquecimento, decantao, concentrao e resfriamento. Considera-se que a lavagem da cana responsvel pela remoo de grande parte das impurezas grosseiras, sendo que essa eficincia depende no s do volume de gua, mas tambm da qualidade da aplicao, do tipo de mesa instalada e das condies de solo e clima durante o carregamento. Peneiramento Visa a reduo das partculas leves (bagacilho) e pesadas (areia, terra etc). Os equipamentos utilizados so peneiras e hidrociclones, os quais conseguem eficincia de 70 a 85%, dependendo do teor de slidos na alimentao, condies de operao, abertura de telas etc. As principais vantagens de

sua utilizao so, sobretudo, a reduo de entupimento e de desgastes em outros equipamentos, vlvulas e bombas. Caleao O tratamento de caldo com leite de cal no somente provoca a floculao e favorece a decantao das impurezas, mas tambm protege os equipamentos contra a corroso. Em relao ao pH a ser alcanado, quanto mais se aproxima de sete, maior a remoo de nutrientes do caldo e o excesso de cal pode afetar o crescimento da levedura em cultura. O pH do caldo decantado ideal quando atinge a faixa entre 5,6 e 5,8, pois no provoca remoo significativa de nutrientes e diminui a ao corrosiva do caldo sobre os equipamentos, alm de favorecer a reduo do nmero de microrganismos contaminantes. A calagem conduzida continuamente pela mistura do leite de cal com o caldo no tanque de calagem, sendo a dosagem automaticamente controlada pelo monitoramento do pH do caldo calado. Aquecimento O aquecimento consiste em elevar a temperatura do caldo entre 103 e 105 C (Celsius). O aquecimento em si pouco reduz a contaminao microbiana devido ao baixo tempo de residncia elevada temperatura. Para aquecer o caldo, utiliza-se normalmente aquecedores verticais, horizontais, tubulares. Aps o aquecimento o caldo levado para a prxima etapa, a decantao. Decantao Visando a separao (por meio da gravidade) de impurezas com mnima remoo de nutrientes, a decantao (Figura 1) conduzida em menor intensidade na clarificao do caldo para destilaria do que para produo de acar. Esta menor intensidade dada pelo menor tempo de reteno do caldo no decantador, que gira em torno de trs ou trs horas e meia contra quatro a cinco horas para a fabricao de acar.

Fig. 1. Decantao do caldo da cana-de-acar. Foto: Patrcia Cndida Lopes

Concentrao do caldo A concentrao do caldo para produo e armazenamento de xarope uma das operaes de tratamento que serve como estratgia tanto para a elevao do teor de acar total do mosto, com conseqente aumento do teor alcolico, quanto para se garantir a continuidade do processo fermentativo em paradas de moagem. No caso de armazenamento de xarope, sua concentrao deve ser a mais elevada possvel sem, contudo, atingir um limite prximo ao crtico da cristalizao. A concentrao ideal para armazenamento gira em torno de 60 graus brix (valor do teor de slidos solveis contidos no caldo), embora usualmente se produza com concentrao entre 50 a 55 brix. A temperatura do caldo que alimenta a dorna um fator importante no rendimento da fermentao. O sistema de resfriamento de dorna projetado para manter a temperatura de fermentao e no para resfriar o caldo. Portanto, o caldo proveniente do tratamento deve ser resfriado a temperaturas convenientes por um equipamento adicional antes de ser direcionado alimentao das dornas.
Fermentao Este tpico aborda o processo de fermentao para a obteno de lcool a partir dos acares presentes no caldo da cana recm tratado Fabricao do acar Este tpico aborda as etapas de fabricao do acar

Gerao de energia eltrica


Autor(es): Andr Ricardo Alcarde

Buscar

Busca Avanada

A cana-de-acar um recurso totalmente renovvel capaz de gerar acar, lcool anidro (aditivo para a gasolina) e lcool hidratado, alm de possibilitar

a gerao de energia eltrica por meio da queima do bagao (Figura 1) e a produo de plstico biodegradvel, a partir do acar.

Fig. 1. Bagao para gerao de energia. Foto: Patrcia Cndida Lopes.

O mercado brasileiro de energia eltrica vem atravessando grandes turbulncias, devido a demanda e a inflexibilizao da oferta. O levantamento do consumo de energia eltrica per capita mostra o Brasil na 82 colocao, ficando atrs de pequenos pases como Guiana Francesa, Uruguai e Venezuela (Tabela 1).
Tabela 1. Consumo de energia eltrica em diferentes pases (consumo Kwh / habitante).

Fonte: Ortega Filho (2003).

Diante deste mercado, uma possvel soluo para os problemas que o Brasil enfrenta em relao produo de energia a gerao de eletricidade, a partir do uso de resduos da cana-de-acar (bagao, palha, palhio etc), alternativa que apresenta diversos aspectos positivos, como: atendimento da necessidade nacional de gerao de energia eltrica a partir de novas fontes energticas; produo de energia eltrica com tecnologia totalmente limpa, de

fonte renovvel, que contribui para a preservao ambiental; produo de energia eltrica, sobretudo na poca de menor pluviosidade, que coincide com a safra sucroalcooleira; incluso de um novo agente de produo de energia eltrica, contribuindo, assim, para a consolidao do novo modelo de mercado competitivo; ganho de competitividade no setor sucroalcooleiro mundial, uma vez que ser agregado novo produto de receita estvel a partir do melhor aproveitamento de um produto residual; utilizao de tecnologia totalmente nacional, preservando empregos locais e desonerando a balana de pagamentos do Pas.

Outra vantagem da utilizao do bagao para gerao de energia o baixo custo, j que o produto no depende de variaes cambiais. Para as usinas, alm de fonte adicional de receita, a co-gerao (Figura 2) pode representar a oportunidade de renovao da planta industrial, com investimentos em novas mquinas e equipamentos mais modernos e eficientes.

Fig. 2. Co-gerao de energia eltrica. Foto: Patrcia Cndida Lopes.

Entretanto, o sistema apresenta diversas dificuldades, como a demora para se conseguir financiamentos para os investimentos, incertezas quanto real capacidade de absoro pelo mercado da energia gerada pelo setor canavieiro e quanto suficincia do lucro para cobrir os custos operacionais e permitir a amortizao dos investimentos. A possibilidade de o setor sucroalcooleiro aumentar a gerao de energia eltrica est ligada a questes como: tipo de tecnologia e potncia a serem instaladas; perodo de gerao (na safra de cana ou o ano todo);

a quem e de que forma vender o excedente de energia; fontes e condies para se viabilizar os novos investimentos; importncia da nova atividade em relao s tradicionais acar e lcool; mudanas a serem feitas na lavoura canavieira, especialmente o aproveitamento da palha como fonte geradora de energia.

A importncia da co-gerao de energia eltrica para o setor sucroalcooleiro Segundo definio da Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel) a cogerao de energia o processo de produo combinada de calor til e energia mecnica, geralmente convertida total ou parcialmente em energia eltrica (Figura 3), a partir da energia qumica disponibilizada por um ou mais combustveis. A co-gerao trata-se da associao da gerao simultnea combinada de dois ou mais tipos de energia, utilizando um nico tipo de fonte energtica.

Fig. 3. Sala de distribuio de energia eltrica. Foto: Rogrio Haruo Sakai.

No caso, a fonte energtica o bagao de cana que, ao ser queimado, gera energia trmica em forma de vapor e energia eltrica. O funcionamento ocorre da seguinte maneira: em uma fornalha o bagao queimado, enquanto o vapor produzido em uma caldeira (Figura 4). O jato de vapor gira uma turbina que, por estar interligada ao eixo de um gerador, faz com que este entre em movimento, gerando a energia eltrica.

Fig. 4. Caldeira. Foto: Raffaella Rossetto.

Existem vrios aspectos a serem considerados para a implantao de um sistema de co-gerao, como a disponibilidade de combustveis a baixo custo (o bagao, por exemplo); a existncia ou no de solues convencionais de expanso do sistema eltrico economicamente compatveis com a co-gerao e o ritmo de crescimento da demanda. Pode-se dizer que a opo pela co-gerao deve considerar quatro tipos de potenciais: termodinmico, tcnico, econmico e mercado potencial. O potencial termodinmico definido em bases tericas, independentemente da existncia da tecnologia de converso, e representa a quantidade mxima de energia a ser produzida. J o potencial tcnico procura definir a tecnologia mais adequada e eficiente para o sistema, enquanto o potencial econmico define os investimentos a serem feitos, visando garantir o retorno em menor tempo possvel. O mercado potencial determinado pela demanda de mercado e para quem ser gerada a energia. Fonte consultada: ORTEGA FILHO, S. O potencial da agroindstria canavieira do Brasil. [Serrana, PHB Industrial, 2003]. 9 p.

Outros produtos
Autor(es): Andr Ricardo Alcarde

Buscar

Busca Avanada

Da cana-de-acar pode-se aproveitar praticamente tudo, pois os subprodutos e resduos podem ser utilizados na alimentao humana e animal, na fertilizao de solos e na co-gerao de energia. Dentre os

subprodutos e resduos, destacam-se: Bagao: resduo fibroso da extrao do caldo pelas moendas. A quantidade produzida depende do teor de fibra da cana processada, apresentando, em mdia, 46% de fibra e 50% de umidade, resultando, aproximadamente, em 280 quilos de bagao por tonelada de cana processada. Pela proporo em que produzido e devido sua composio, o bagao (Figura 1) constitui-se em um dos mais importantes subprodutos para a indstria sucroalcooleira. Suas principais aplicaes so: combustvel para caldeira, produo de celulose e na alimentao de gado confinado.

Fig. 2. Depsito de bagao para co-gerao de energia eltrica. Foto: Raffaella Rossetto.

Torta de filtro: resduo da filtrao mecnica do lodo na fabricao do acar e tambm na do lcool direto, quando o caldo submetido ao tratamento de clarificao. A torta de filtro (Figura 2) produzida na proporo de 20 a 40 quilos por tonelada de cana, apresentando, em mdia, 75% de umidade e utilizada como fertilizante, rica fonte de fsforo.

Fig. 2. Torta de filtro. Foto: Raffaella Rossetto.

Melao (ou mel final): constitui-se no principal subproduto da indstria do acar, sendo produzido na proporo de 40 a 60 quilos por tonelada de cana processada. No Brasil, devido ao elevado teor de acares totais e demais componentes, o melao utilizado, principalmente, na fabricao de lcool etlico, sendo aproveitado, tambm, em outros processos biotecnolgicos como matria-prima para a produo de protena, raes, levedura prensada para panificao, antibiticos, entre outros. Vinhaa: resduo da destilao do vinho. Sua produo , normalmente,

relacionada de lcool, variando na proporo de 12 a 18 litros de vinhaa por litro de lcool, dependendo da natureza da matria-prima processada. Suas principais aplicaes so para a alimentao de animais, produo de protenas (biomassa), produo de metano e fertilizao de solos, sendo esta ltima a mais utilizada. leo fsel: constitudo de lcoois (lcool etlico e superiores), furfural, aldedos, cidos graxos etc. O leo fsel produzido na proporo de 0,05 a 0,2 litros para 100 litros de lcool, apresentando uma composio varivel em funo da natureza e qualidade da matria-prima, bem como da qualidade do lcool produzido. matria-prima para processamento de refinao, de onde se extraem lcoois com diversos graus de pureza e para obteno de outras substncias qumicas, como, por exemplo, solventes. lcool bruto: constitudo por uma mistura impura de gua e lcool. O lcool bruto produzido na proporo de um a cinco litros por 100 litros de lcool, em funo da natureza da matria-prima, da qualidade do lcool a ser produzido e das condies operacionais do aparelho de destilao. O lcool bruto encontra aplicao na produo de lcoois extra-fino e neutro, sendo tambm empregado como combustvel. Levedura seca: obtida da secagem de uma parte do leite de levedura sangrado no processo de conduo da fermentao. A levedura seca, que produzida na proporo de 2,5 quilos para 100 litros de lcool, possui em sua composio 35% de protena e alto teor de vitaminas do complexo B, encontrando aplicao especialmente na composio de raes animais.

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-deacucar/arvore/CONTAG01_108_22122006154841.html

informaes complementares
UTILIZAO DE SUBSTRATO COMPOSTO POR RESDUOS DA AGROINDSTRIA CANAVIEIRA PARA PRODUO DE MUDAS DE MARACUJAZEIRO-AMARELO1 LUIZ AUGUSTO LOPES SERRANO2,3, CARLOS MAGNO MAGALHES DA SILVA3, JUARES OGLIARI3, ALMY JUNIOR CORDEIRO DE CARVALHO4, CLUDIA SALES MARINHO4, EDENIO DETMANN5 RESUMO Um substrato composto por resduos da agroindstria canavieira vem sendo utilizado com xito para a produo de mudas de algumas espcies frutferas e florestais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso deste substrato comparando-o com outros recomendados para a produo de mudas de maracujazeiro-amarelo. Foram avaliados sete substratos: 1- Bagao de cana + torta de filtro (3:2;

v:v); 2- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + pulverizao foliar semanal com NPK; 3- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + 7,3 kg m-3 de Osmocote (14-14-14); 4- Plantmax; 5- Plantmax + pulverizao foliar semanal com NPK; 6- Plantmax + 7,3 kg m-3 Osmocote (14-1414), e 7- Areia + esterco bovino + vermiculita (1:1:1; v:v:v) + NPK. De modo geral, as mudas cultivadas no substrato composto por resduos da agroindstria canavieira e no substrato comercial, ambos fertilizados com adubo de liberao lenta, foram as que apresentaram melhor estado nutricional, comprovado pelos teores de nutrientes associados ao timo crescimento. Portanto, o substrato composto pela mistura bagao de cana e torta de filtro (3:2; v:v) fertilizado com 7,3 kg m-3 de Osmocote (14-14-14) pode ser utilizado para a produo de mudas de maracujazeiro-amarelo. Termos para indexao: Passiflora edulis f. flavicarpa, propagao, adubo de liberao lenta. USE OF SUBSTRATE CONSISTING OF INDUSTRIAL SUGARCANE PLANT RESIDUES FOR PRODUCTION OF YELLOW PASSION FRUIT SEEDLINGS ABSTRACT A substrate consisting of industrial sugarcane plant residues has been used with success to the production of some fruitful and forest species seedlings. Then, the objective of this research was to evaluate the use of that substrate, comparing it with other substrates recommended to the production of yellow passion fruit seedlings. It was evaluated seven substrates: 1- Sugarcane bagasse + industrial sugarcane plant residues (3:2; v:v); 2- Sugarcane bagasse + industrial sugarcane plant residues (3:2; v:v) + NPK foliate spray weekly; 3Sugarcane bagasse + industrial sugarcane plant residues (3:2; v:v) + 7.3 kg m-3 of Osmocote (14-14-14); 4- Plantmax; 5- Plantmax + NPK foliate spray weekly; 6- Plantmax + 7.3 kg m-3 Osmocote (14-14-14) and 7- Sand + manure + vermiculite (1:1:1; v:v:v) + NPK. In general, the seedlings cultivated in the substrate consisting of industrial sugarcane plant residues and in the Plantmax, both fertilized with Osmocote, were the ones that presented better nutritional status checked by the appropriate nutrients levels associated to a great growth. Therefore, the substrate composed by the mixture sugarcane bagasse + industrial sugarcane plant residues (3:2; v:v) fertilized with 7.3 kg m-3 of Osmocote (14-14-14) can be used for the production of yellow passion fruit seedlings. Index terms: Passiflora edulis f. flavicarpa, propagation, controlledrelease fertilizer. INTRODUO O pomar de maracujazeiro, dependendo dos tratos culturais

que recebe, pode ser explorado economicamente por mais de trs anos, sendo que a qualidade das mudas correspondente acerca de 8% do custo de implantao de um hectare da cultura torna-se um fator de suma importncia para o sucesso da produo. O maracujazeiro pode ser propagado por via sexuada ou assexuada; entretanto, quase que a totalidade dos pomares comerciais so estabelecidos por mudas obtidas de sementes, devido, principalmente, maior rapidez e facilidade na obteno das mudas (Lima, 2002). Atualmente, mudas de diversas fruteiras vm sendo produzidas em vasos, tubetes ou sacos plsticos, em sistemas protegidos e com o uso de substratos adequados a esse tipo de produo. O cultivo de plantas em substratos permite o controle mais rgido da nutrio mineral e da irrigao de forma a proporcionar melhores condies de crescimento para as plantas. Neste tipo de cultivo, tambm possvel contornar condies desfavorveis, comumente enfrentadas com o cultivo tradicional em solo, como a baixa fertilidade qumica, impedimentos fsicos, alm de problemas de salinizao, incidncia de pragas e doenas, contaminaes adversas, entre outros (Grassi Filho & Santos, 2004). Na seleo de materiais para uso como componentes ou misturas de substratos, busca-se a obteno de algumas propriedades, como a relao entre as caractersticas de aerao e drenagem, o que permitir o equilbrio entre a reteno e a liberao da gua e dos nutrientes; a adequao nos valores de pH e salinidade, para otimizar a absoro de gua e nutrientes pela raiz; a baixa densidade, importante para diminuir os custos de transporte; a ausncia de propgulos de doenas, pragas e plantas daninhas, para evitar o uso de defensivos agrcolas, e a homogeneidade, disponibilidade e manuteno da qualidade do material (Kmpf, 2004). Diversos compostos podem ser utilizados como substratos para o cultivo de espcies vegetais, porm, em algumas situaes, pode ser interessante realizar misturas destes para que se possa atingir as melhores condies qumicas e fsicas para o crescimento das plantas (Grassi Filho & Santos, 2004). Para a produo de mudas de maracujazeiro-amarelo, resultados satisfatrios foram obtidos com a utilizao de mistura de areia, vermiculita e esterco bovino (1:1:1; v:v:v) fertilizados com NPK e calcrio incorporado ao substrato (Oliveira et al., 1993) ou pulverizado semanalmente com NPK (Pereira et al., 2000); esterco bovino puro e misturado com carvo vegetal (So Jos et al., 1993); substrato comercial base de vermiculita e casca de pnus moda (Plantmax) puro (Oliveira et al., 1993) ou fertilizado com 7,3 kg m-3

1 (Trabalho 45/2005). Recebido: 28-03-2005. Aceito para publicao: 2707-2006. 2 Eng. Agr, M.Sc., Pesquisador Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistncia Tcnica e Extenso Rural - INCAPER, Centro Regional de Desenvolvimento Rural Nordeste, Rodovia BR 101 norte, Km 151, Caixa Postal 62, 29900970, LinharesES, lalserrano@incaper.es.gov.br; 3 Eng. Agr, M.Sc., Doutorando em Produo Vegetal, Bolsista CNPq, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF/CCTA/LFIT, Av. Alberto Lamego 2000, Horto, 28015-620, Campos dos GoytacazesRJ; 4 Eng. Agr, D.Sc., Professor, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF/CCTA/LFIT; 5 Zootecnista, D.Sc., Professor, Universidade Federal de Viosa UFV/DZO/LNA, Av. P.H. Rolfs, 36571-000, ViosaMG. Apoio Financeiro: CNPq, FAPERJ, Usina Barcelos S/A. 488 Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - SP, v. 28, n. 3, p. 487-491, Dezembro 2006 UTILIZAO DE SUBSTRATO COMPOSTO POR RESDUOS DA AGROINDSTRIA CANAVIEIRA PARA PRODUO... de Osmocote, frmula NPK 14-14-14 (Silva et al., 2001). No norte do Estado do Rio de Janeiro, o uso do substrato composto por resduos da agroindstria canavieira, advindo da mistura bagao de cana modo e torta de filtro, tem sido utilizado com xito para produo de mudas de cana-de-acar e eucalipto (Morgado, 1998), goiabeira (Schiavo & Martins, 2002) e citros (Serrano et al., 2004). Os resultados demonstram que este substrato adequado para essa finalidade, pois conferiu s mudas qualidades morfofisiolgicas semelhantes ou superiores s alcanadas com o uso de substratos comerciais. Este trabalho teve por objetivo avaliar a viabilidade do uso do substrato composto por resduos da agroindstria de cana-deacar para a produo de mudas de maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa DEG). MATERIAL E MTODOS O trabalho foi realizado em casa de vegetao na UENF, em Campos dos Goytacazes-RJ, entre setembro e dezembro de 2003, com temperatura mdia do perodo de 23,4C, sendo 30,0C a mdia das mximas e 19,6C a mdia das mnimas. O experimento foi instalado sob delineamento em blocos casualizados completos, com sete tratamentos e cinco blocos que continham duas repeties (parcelas) de cada tratamento. Cada parcela experimental era composta por 24 plantas, das quais seis

constituram a parcela til, totalizando 12 repeties por tratamento por bloco. Foram utilizados sete substratos (tratamentos): 1- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v); 2- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + pulverizao foliar semanal com NPK; 3- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + 7,3 kg m-3 de Osmocote (14-14-14); 4Plantmax; 5- Plantmax + pulverizao foliar semanal com NPK; 6Plantmax + 7,3 kg m-3 Osmocote (14-14-14), e 7- Areia + esterco bovino + vermiculita (1:1:1; v:v:v) + 10 kg m-3 de superfosfato simples, 6 kg m-3 de cloreto de potssio, 2 kg m-3 de uria e 8 kg m-3 de calcrio dolomtico. As caractersticas qumicas dos substratos utilizados no experimento so apresentadas na Tabela 1, sendo que as mesmas foram realizadas pelo Laboratrio de Anlises de Solos da UFRRJ. A soluo utilizada nas pulverizaes foliares foi estabelecida segundo critrios de Pereira et al. (2000), sendo a mesma composta por 1 g L-1 de sulfato de amnio, 1 g L-1 de superfosfato simples e 0,5 g L-1 de cloreto de potssio, enquanto a adubao do substrato 7 foi baseada em recomendao de Oliveira et al. (1993). O substrato composto pela mistura bagao de cana e torta de filtro (3:2; v:v) foi submetido a compostagem em julho de 2003, sendo que o mesmo foi disposto em montes de 1 m de altura por 3 m de largura, cobertos por lona de polipropileno preta. Foram realizados irrigaes e revolvimento dos montes duas vezes por semana. Ao final de 70 dias, o composto estava apto ao uso, apresentando condutividade eltrica de 4,0 dS m-1, densidade aparente de 190 g L1 e porosidade total de 90% (macroporosidade de 75% e microporosidade de 15%). As sementes utilizadas foram extradas de frutos ovais bem desenvolvidos de pomares comerciais vigorosos e produtivos da regio, sendo utilizadas trs sementes por recipiente (sacos plsticos de 15 x 27 cm), com posterior desbaste aps as plntulas terem atingido 5 cm de altura, deixando apenas uma plntula por recipiente. Foram avaliados a altura das plantas, o nmero de folhas e o dimetro do caule aos 30; 40; 50 e 60 dias aps a semeadura, com o objetivo de quantificar o diferencial de crescimento entre as pocas, sendo que, aps a ltima avaliao, foi extrada a parte area, com corte rente ao colo, e as razes foram separadas dos substratos utilizando-se de gua corrente, com posterior medio do comprimento da raiz principal. As folhas foram retiradas para avaliao da rea foliar em aparelho LI-3100 area meter e juntamente com caules e razes foram colocados para secar em estufa de circulao forada de ar (70C por 72 horas) para posterior

determinao, por gravimetria, da massa seca do sistema radicular e da massa seca da parte area. Posteriormente, as folhas secas (com pecolo) foram trituradas em moinho tipo Willey para realizao da quantificao dos teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn. No planejamento do trabalho, optou-se, para comparao das mdias, pela utilizao de testes diferenciados para cada varivel estudada (crescimento, diferencial de crescimento e teor nutricional), baseando-se nos coeficientes de variao das mesmas, obtidos em trabalhos semelhantes, visando a aumentar a confiabilidade das informaes obtidas aps anlise estatstica (Cardellino & Siewerdt, 1992). Os dados foram submetidos anlise de varincia, e as mdias de crescimento foram comparadas pelo teste SNK, as de teores foliares, pelo teste de Tukey, e as dos diferenciais de crescimento foram comparadas pelo teste de Scheff, todos a 5%, sendo utilizado o programa Statistical Analysis System (SAS, 1998). RESULTADOS E DISCUSSO Aos 60 dias aps a semeadura (DAS), as mudas produzidas nos tratamentos 3 e 6 apresentaram maiores mdias de altura, rea foliar e massa seca da parte area (Tabela 2), resultado semelhante aos obtidos por So Jos et al. (1993), ao utilizarem esterco bovino puro e misturado com carvo vegetal (50%), e por Peixoto et al. (1999), ao utilizarem 400 L de esterco avirio por m3 de solo; e superior aos obtidos por Peixoto & Pdua (1989), Borges et al. (1995) e Lima et al. (1995), que utilizaram substratos com vrias relaes de mistura entre solo e esterco. Segundo Kozlowski et al. (1991), mudas com maior rea foliar na poca de serem levadas para o campo apresentam crescimento TABELA 1 - Composio qumica dos substratos utilizados para a produo de mudas de maracujazeiro-amarelo. UENF, Campos dos Goytacazes - RJ, 2003. 1 1- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v); 2- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + pulverizao foliar semanal com NPK; 3- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + 7,3 kg m-3 de Osmocote (14-14-14); 4Plantmax; 5- Plantmax + pulverizao foliar semanal com NPK; 6Plantmax + 7,3 kg m-3 Osmocote (14-14-14) e; 7- Areia + esterco bovino + vermiculita (1:1:1; v:v:v) + 10 kg m-3 de superfosfato simples + 6 kg m-3 de cloreto de potssio + 2 kg m-3 de uria + 8 kg m-3 de calcrio dolomtico. 489 Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - SP, v. 28, n. 3, p. 487-491, Dezembro 2006

TABELA 2 - Valores mdios da altura (ALT), dimetro de caule (DC), nmero de folhas (NF), rea foliar (AF), massa seca da parte area (MSPA), massa seca do sistema radicular (MSSR) e comprimento de raiz (CR) de mudas de maracujazeiro-amarelo aos 60 dias aps a semeadura1. UENF, Campos dos Goytacazes - RJ, 2003. 1 Mdias na coluna, seguidas por letras diferentes, so diferentes a 5% de probabilidade, pelo teste SNK. 2 1- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v); 2- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + pulverizao foliar semanal com NPK; 3- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + 7,3 kg m-3 de Osmocote (14-14-14); 4Plantmax; 5- Plantmax + pulverizao foliar semanal com NPK; 6Plantmax + 7,3 kg m-3 Osmocote (14-14-14) e; 7- Areia + esterco bovino + vermiculita (1:1:1; v:v:v) + 10 kg m-3 de superfosfato simples + 6 kg m-3 de cloreto de potssio + 2 kg m-3 de uria + 8 kg m-3 de calcrio dolomtico. inicial mais rpido, em virtude da maior produo de fotoassimilados e posterior drenagem para outras partes da planta. J a massa seca da parte area considerada como uma boa indicao da capacidade de resistncia das mudas s condies adversas aps o plantio no campo (Morgado, 1998). Enquanto alguns autores recomendam que a muda seja transplantada para o campo quando surge a primeira gavinha (Borges et al., 1995; Lima et al., 1995), outros sugerem o transplante quando estas atingem a altura de 20 cm (Pereira et al., 2000). As mudas cultivadas nos substratos 3 e 6 foram as que atingiram mais precocemente a altura de 20 cm, sendo que, aos 50 DAS, estas apresentaram maiores mdias, 27,4 e 24,9 cm, respectivamente, enquanto Pereira et al. (2000) obtiveram, no geral, mudas aptas ao transplantio aos 66 DAS. A emisso da primeira gavinha, nos tratamentos 3 e 6, iniciou-se entre os 50 e 60 DAS. Borges et al. (1995) e Lima et al. (1995) observaram a emisso da primeira gavinha aos 79 DAS. A maior mdia para massa seca do sistema radicular foi obtida pelas mudas produzidas no tratamento 7, e as maiores mdias para o comprimento da raiz foram obtidas pelas mudas produzidas nos tratamentos 4 e 5 (Tabela 2). Entretanto, as mudas produzidas nos tratamentos 3 e 6 apresentaram bom crescimento do sistema radicular, com massa seca de 1,18 g e 1,09 g e comprimento da raiz de 36,1 cm e 36,8 cm, respectivamente. Peixoto & Pdua (1989) e Peixoto et al. (1999) observaram mxima massa seca do sistema radicular de 0,30 g e 0,69 g e mximo comprimento da raiz principal de 26,2 cm e 30,8 cm,

respectivamente. As mudas cultivadas nos tratamentos 3; 6 e 7 apresentaramse entre as de maiores mdias de incremento de altura em todos os intervalos avaliados, desde os 30 at os 60 DAS (Tabela 3). Em relao ao dimetro do caule, as mudas cultivadas nos tratamentos 3; 4; 5; 6 e 7 apresentaram maior incremento nos intervalos de 30 a 40 e de 40 a 50 DAS, e no intervalo final, de 50 a 60 DAS, o incremento foi semelhante em todos os tratamentos. Para o nmero de folhas, o incremento nas mudas foi semelhante em todos os tratamentos nos dois primeiros perodos, mas, no ltimo perodo, as mudas dos substratos 4 e 5 apresentaram os menores incrementos. Os teores foliares obtidos (Tabela 4), para todos os nutrientes analisados, esto dentro das faixas de obteno de mxima produtividade de frutos em plantas adultas de maracujazeiro-amarelo (Carvalho et al., 2001), com exceo somente para os teores de N nas mudas cultivadas nos substratos 4 e 5 e para o teor de S nas cultivadas no substrato 5, sendo observados, nestes casos, clorose uniforme nas folhas. Observa-se, na Tabela 1, que os substratos 4; 5 e 7 apresentaram os menores teores de N, porm a adubao realizada no substrato 7 supriu as mudas quanto a este nutriente, enquanto o substrato 4 no recebeu adubao, e a pulverizao no substrato 5 TABELA 3 - Diferencial de crescimento entre pocas (dias aps semeadura - DAS), para altura, dimetro do caule e nmero de folhas em mudas de maracujazeiro-amarelo1. UENF, Campos dos Goytacazes - RJ, 2003. 1 Mdias na coluna, seguidas por letras diferentes, so diferentes a 5% de probabilidade, pelo teste de Scheff. 2 1- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v); 2- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + pulverizao foliar semanal com NPK; 3- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + 7,3 kg m-3 de Osmocote (14-14-14); 4- Plantmax; 5- Plantmax + pulverizao foliar semanal com NPK; 6- Plantmax + 7,3 kg m-3 Osmocote (14-14-14) e; 7- Areia + esterco bovino + vermiculita (1:1:1; v:v:v) + 10 kg m-3 de superfosfato simples + 6 kg m-3 de cloreto de potssio + 2 kg m-3 de uria + 8 kg m-3 de calcrio dolomtico. L. A. L. SERRANO et al. 490 Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - SP, v. 28, n. 3, p. 487-491, Dezembro 2006 TABELA 4 - Teores foliares mdios de macronutrientes e micronutrientes de mudas de maracujazeiro-amarelo aos 60 dias aps a semeadura1. UENF, Campos dos Goytacazes - RJ, 2003.

1 Mdias na coluna, seguidas por letras diferentes, so diferentes a 5% de probabilidade, pelo teste Tukey. 2 1- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v); 2- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + pulverizao foliar semanal com NPK; 3- Bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) + 7,3 kg m-3 de Osmocote (14-14-14); 4Plantmax; 5- Plantmax + pulverizao foliar semanal com NPK; 6Plantmax + 7,3 kg m-3 Osmocote (14-14-14) e; 7- Areia + esterco bovino + vermiculita (1:1:1; v:v:v) + 10 kg m-3 de superfosfato simples + 6 kg m-3 de cloreto de potssio + 2 kg m-3 de uria + 8 kg m-3 de calcrio dolomtico. parece no ter surtido efeito. As mudas que apresentaram altos teores de N na matria seca foliar foram as cultivadas no substrato 6, que recebeu adubao com fertilizante de liberao lenta (Tabela 4), e no substrato composto por resduos da agroindstria canavieira, que apresenta alto teor de N (Tabela 1), porm o crescimento das mudas neste ltimo s foi satisfatrio quando se utilizou fertilizante de liberao lenta (Tabela 2). A maior extrao de macronutrientes foi observada para N, K e Ca, confirmando Lima (2002), e com relao aos micronutrientes, os mais extrados foram Mn e Fe, entretanto os nveis de B, Zn e Cu estiveram acima da faixa citada por Carvalho et al. (2001). importante destacar o alto teor de P no substrato composto por resduos da agroindstria canavieira (Tabela 1), o que conferiu alto teor deste macronutriente nas mudas cultivadas neste substrato, mesmo quando no houve adubao (Tabela 4). As mudas cultivadas nos substratos 3 e 6 foram as que apresentaram melhor estado nutricional comprovado pelos teores de nutrientes associados ao timo crescimento, em virtude de o Osmocote permitir a disponibilidade contnua de nutrientes para as mudas, minimizando, assim, a probabilidade de ocorrer deficincias nutricionais durante o perodo de formao das mudas em comparao utilizao de fertilizantes solveis, os quais podem ser lixiviados mais rapidamente. CONCLUSES 1) O substrato composto pela mistura de bagao de cana + torta de filtro (3:2; v:v) e o substrato comercial, ambos fertilizados com adubo de liberao lenta, foram os que conferiram maior crescimento e melhor estado nutricional s mudas de maracujazeiroamarelo, comprovado pelos teores de nutrientes associados ao timo crescimento.

2) O substrato composto por resduos da agroindstria canavieira, fertilizado com adubo de liberao lenta, pode ser utilizado para a produo de mudas de maracujazeiro-amarelo.

REFERNCIAS
BORGES, A.L.; LIMA, A.A.; CALDAS, R.C. Adubao orgnica e qumica na formao de mudas de maracujazeiros. Revista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas, v.17, n.2, p.17-22, 1995. CARDELLINO, R.A.; SIEWERDT, F. Utilizao correta e incorreta dos testes de comparao de mdias. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Viosa, v.21, n.6, p.985-995, 1992. CARVALHO, A.J.C.; MARTINS, D.P.; MONNERAT, P.H.; BERNADO, S.; SILVA, J.A. Teores de nutrientes foliares no maracujazeiro amarelo associados estao fenolgica, adubao potssica e lminas de irrigao. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.23, n.2, p.403-408, 2001. GRASSI FILHO, H.; SANTOS, C.H. Importncia da relao entre os fatores hdricos e fisiolgicos no desenvolvimento de plantas cultivadas em substratos. In: BARBOSA, J.G.; MARTINEZ, H.E.P.; PEDROSA, M.W.; SEDIYAMA, M.A.N. (Eds.) Nutrio e adubao de plantas cultivadas em substrato. Viosa: UFV, 2004. p.78-91. KMPF, A. Evoluo e perspectivas do crescimento do uso de substratos no Brasil. In: BARBOSA, J.G.; MARTINEZ, H.E.P.; PEDROSA, M.W.; SEDIYAMA, M.A.N.(Eds.) Nutrio e adubao de plantas cultivadas em substrato. Viosa: UFV, 2004. p.03-10. KOZLOWSKI, T.T.; KRAMER, P.J.; PALLARDY, S.G. The physiological ecology of woody plants. New York: Academic Press, 1991. 657p. LIMA, A.A.; BORGES, A.L.; CALDAS, R.C. Substratos para produo de mudas de maracujazeiro. Revista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas, v.17, n.2, p.127-129, 1995. LIMA, A.A. Maracuj produo: aspectos tcnicos. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, Braslia: Embrapa Informao Tecnolgica, 2002. 104p. MORGADO, I.F. Resduos agroindustriais prensados como substrato para a produo de mudas de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden e Saccharum spp. 1998. 102f. Tese (Doutorado em Produo Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 1998. OLIVEIRA, R.P.; SCIVITARO, W.B.; VASCONCELLOS, L.A.B. Avaliao de mudas de maracujazeiro em funo do substrato e do tipo de bandeja. Scientia Agricola, Piracicaba, v.50, n.3, p.261266, 1993. PEIXOTO, J.R; PDUA, T. Efeito da matria orgnica, do superfosfato simples e do cloreto de potssio na formao de mudas do maracujazeiro amarelo. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v.24, n.4, p.417-422, 1989. PEIXOTO, J.R.; PAIVA JR., M.C.; ANGELIS, B.; OLIVEIRA, J.A. Adubao orgnica e fosfatada no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deneger). Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.21, n.1, p.49-51, 1999.

UTILIZAO DE SUBSTRATO COMPOSTO POR RESDUOS DA AGROINDSTRIA CANAVIEIRA PARA PRODUO...

491
Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - SP, v. 28, n. 3, p. 487-491, Dezembro 2006

PEREIRA, W.E.; LIMA, S.F.; PAULA, L.B.; ALVAREZ, V.H.V. Crescimento e composio mineral de mudas de maracujazeiro em funo de doses de osmocote em dois tipos de substratos. Revista Ceres, Viosa, v.47, n.271, p.311-324, 2000. SO JOS, A.R.; SOUZA, I.V.B.; LEITE, M.J.N.; DUARTE FILHO, J.; ATADE, E.M.; ANJOS, D.A. Influence of four substracts on growth and vigour of passion fruit (P. edulis Sims f. flavicarpa Deg.) seedlings. In.: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TROPICAL FRUITS, 1, Vitria-ES, 1993. Anais SBF/ISHS, 1993. CD Rom. SAS Institute. SAS users Guide: statistical analysis system (6.12). Cary, 1998. 846p. SCHIAVO, J.A.; MARTINS, M.A. Produo de mudas de goiabeira (Psidium guajava L.) inoculadas com o fungo micorrzico arbuscular Glomus clarum em substrato agro-industrial. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.24, n.2, p.519-523, 2002. SERRANO, L.A.L.; MARINHO, C.S.; CARVALHO, A.J.C.; MONNERAT, P.H. Efeito de sistemas de produo e doses de adubo de liberao lenta no estado nutricional de porta-enxerto ctrico. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.26, n.3, p.524-528, 2004. SILVA, R.P.; PEIXOTO, J.R.; JUNQUEIRA, N.T.V. Influncia de diversos substratos no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro azedo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa DEG). Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.23, n.2, p.377381, 2001.

Potrebbero piacerti anche