Sei sulla pagina 1di 4

4

INTRODUO
A pesquisa abordar a atuao dos atores no estatais na Governana Global do Clima, especialmente os jovens. Com isso, visa-se analisar suas formas de atuao, valores, interesses, objetivos e perspectivas, a fim de se identificar linhas de aes destes atores dentro da governana. Objetiva-se igualmente traar um paralelo entre interveno do jovem no contexto global e local, comparando a ao nos dois nveis e as dinmicas no contexto internacional e na realidade local.

METODOLOGIA
Para o desenvolvimento da pesquisa e alcance dos objetivos, inicialmente haver uma pesquisa qualitativa de carter exploratrio, a qual segundo Neves tem por essncia a obteno de dados descritivos mediante o contato direto do pesquisador com a situao objeto de estudo, sendo freqente que ele procure entender os fenmenos, segundo as perspectivas dos participantes da situao estudada e a partir da situe sua interpretao dos fenmenos estudados. (NEVES, 1996). Partindo da anlise do jovem como ator no-estatal das Relaes Internacionais, busca-se localizar as redes de atuao local no regime de mudana climtica e a dinmica de ao das mesmas. Para tanto, ser realizado um levantamento bibliogrfico e documental. Esta coleta de dados se utilizar de livros, artigos cientficos, relatrios disponibilizados pelos rgos da Organizao das Naes Unidas (ONU) e peridicos. A pesquisa documental e bibliogrfica pretende oferecer base til para outros tipos de estudo qualitativos (NEVES, 1993, p. 3), j que o tema da pesquisa pouco explorado no campo de estudo das Relaes Internacionais. Em adio, realizar-se- entrevistas com organismos, redes e atores relevantes da sociedade civil organizada, com a finalidade de entender melhor o perfil e as motivaes dos jovens que ingressam em uma organizao. Pretende-se seguir um modelo de entrevista despadronizada, isto , aquela que no possui perguntas fechadas e o entrevistador capaz de moldar o formato dos questionamentos de acordo com o decorrer da entrevista, se necessrio (RAMPAZZO, 2002). A escolha pelo modelo despadronizado, ao invs da entrevista padronizada, foi feita por permitir uma maior flexibilidade das perguntas, deixando o

entrevistado responder livremente e emitir suas opinies de maneira mais informal, o que se mostra benfico para a pesquisa que ser desenvolvida. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, a fase inicial do projeto ser descritiva e servir de embasamento para a formulao de uma posterior anlise interpretativa e qualitativa. O estudo ter base indutivista, pretendendo estabelecer proposies mais amplas e gerais a partir de fatos particulares (RAMPAZZO, 2002). Desta forma, ser utilizada a pesquisa documental, como j explicitado, e o estudo de caso. O mtodo etnogrfico, recorrente na Antropologia, que tem como caracterstica principal o pesquisador fixar residncia em uma comunidade e passar a usar tcnicas de observao, contato direto e participao em atividades (NEVES, 1993, p.3) no ser necessrio a pesquisa. Tendo como base a metodologia indutivista, a pesquisa ir partir de casos particulares de atuao de jovens em organizaes no-governamentais (ONGs) com o intuito de levantar informaes sobre o modo de atuao, isto , estratgias e formas de interveno, bem como a quantidade e tipo de projetos, as organizaes mais expressivas e as redes formadas. Buscar-se- mapear certo nmero de organizaes e grupos que atuam no Brasil, assim como em outros pases. O indutivismo, de acordo com Chalmers, tem enfrentado problemas ao tentar construir cincia como um conjunto de afirmaes que podem ser estabelecidas como verdadeiras luz da evidncia dada. (CHALMERS, 1993, p. 43). O projeto de pesquisa presente no intenta ir to longe e penetrar na seara do fazer terico, j que o trabalho possui em sua essncia o objetivo de mapeamento e explorao de uma rea largamente trabalhada na Sociologia e Pedagogia, mas pouqussimo pesquisada em Relaes Internacionais. Assim sendo, o indutivismo ser bem aplicado como metodologia. O processo dedutivo conduz o pesquisador ao conhecimento de uma rea que antes lhe era desconhecida, com uma propenso baixa ao erro (CERVO, BERVIAN E DA SILVA, 2006). Por outro lado, de alcance limitado, pois a concluso no pode possuir contedos que excedam o das premissas (CERVO A.; BERVIAN P.; DA SILVA, R. 2006, p. 46). Sendo assim, o dedutivismo, que explicita verdades particulares contidas em verdades universais (RAMPAZZO, 2002, p. 38), no ser utilizado como mtodo, uma vez que se pretende partir de casos particulares para inferncias generalizantes.

O mtodo da falseabilidade proposto por Karl Popper, ao qual rejeita a induo, ser igualmente inutilizado na pesquisa. Popper prope o saber cientifico desenvolvido no critrio da no-refutabilidade, optando por uma prova dedutiva de teorias.
Contudo s reconhecerei um sistema como emprico ou cientfico se ele for passvel de comprovao pela experincia. Essas consideraes surgerem que deve ser tomado como critrio de demarcao, no a verificabilidade, mas a falseabilidade de um sistema. (POPPER, 1993, p.42).

Em suma, o mtodo utilizado envolve descrio e anlise qualitativa dos dados a partir da construo de um marco terico-conceitual sobre governana global de mltiplas dimenses e nveis (camadas), que reconhece mltiplos atores, nveis de anlise e redes. As tcnicas de pesquisa pautadas no indutivismo sero: reviso bibliogrfica, pesquisa documental e entrevistas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 162 p. COSTA, Marco Antnio F. da; COSTA, Maria de Ftima Barrozo da. Metodologia da pesquisa: conceitos e tcnicas. Rio de Janeiro: Intercincia, 2001. 135 p. CHALMERS, Alan F. O que cincia, afinal? So Paulo: Ed. Brasiliense, 1993. 224 p. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14. ed. So Paulo: Perspectiva, 1996. 170 p. NEVES, Jos Luis. Pesquisa qualitativa: caractersticas, usos e possibilidades. In Caderno de Pesquisas em Administrao, vol. 1, no. 3, So Paulo: 2 Sem/1996. PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antonio Paulo F. de. Projeto de pesquisa: o que ? como fazer? : um guia para sua elaborao. [6. ed.]. So Paulo: Olho D'Agua, 2010. 98 p. POPPER, Karl Raimund. A lgica da pesquisa cientfica. 10. ed. So Paulo: Cultrix, 2003. 567 p. RAMPAZZO, Lino. Metodologia cientifica: Para alunos dos cursos de graduao e ps-graduao. So Paulo: Loyola, 2002. 139 p.

Potrebbero piacerti anche