Sei sulla pagina 1di 3

Engenharia Alimentar Direito Alimentar e do consumidor

Mrio Andr Neves Vicente n7292

1 caso

1. Joo decidiu abrir uma salsicharia, com venda ao pblico, em Safara. Assim, enviou um e-mail Direo Regional de Agricultura do Alentejo e Cmara Municipal de Moura dando conta de tal inteno. No tendo obtido qualquer resposta, acondicionou um armazm que tinha no campo e um dos quartos de sua casa como loja. Assim que ficaram prontos os primeiros en chidos e presuntos, abriu as portas e colocou letreiros indicando os produtos como "Presunto tipo Barrancos", "Presuntos e Paletas do Alentejo" ou "Linguia do Baixo -Alentejo", salientando que os mesmos eram to bons mas mais baratos que os certificados co mo DOP ou IGP. QVID IVRIS?

De acordo com Decreto-Lei n. 48/2011de 1 de Abril no Artigo 4 do regime geral 1 A instalao de um estabelecimento abrangido pelos n.os 1 e 2 do artigo 2. est sujeita ao regime de mera comunicao prvia dirigida ao presidente da cmara municipal respectiva e ao director -geral das Actividades Econmicas, obrigatoriamente efectuada pelo titular da explorao ou por quem o represente no Balco do empreendedor. 2 A mera comunicao prvia consiste numa declarao que permite ao interessado proceder imediatamente abertura do estabelecimento, explorao do armazm ou ao incio de actividade, consoante os casos, aps pagamento das taxas devidas.
O senhor Joo no se encontra em comprimento da Lei pois s comunicou a que iria abrir uma salsicharia, e como no obteve resposta da Cmara Municipal de Moura deu seguimento ao processo sem que tenha pago as respectivas taxas. Mas tambm como enviou um e-maild dando conta da sua inteno direo Regional de Agricultura do Alen tejo em vez de o fazer a Direo das actividades econmicas No que diz respeito aos letreiros colocados onde faz referncias a "Presunto tipo Barrancos", "Presuntos e Paletas do Alentejo" ou "Linguia do Baixo-Alentejo" sendo denominaes de produtos certificados, de acordo com Decreto-Lei n. 57/2008, de 26 de Maro, aprova o Regime aplicvel s prticas comerciais desleais das empresas nas rela com os es consumidores. O senhor Joo esta a praticar um desleal para com os possveis consumidores de acordo com o disposto no Artigo 7. Aces enganosas 1 - enganosa a prtica comercial que contenha informaes falsas ou que, mesmo sendo factualmente correctas, por qualquer razo, nomeadamente a sua apresentao geral, induza ou seja susceptvel de induzir em erro o consumidor em relao a um ou mais dos elementos a seguir enumerados e que, em ambos os casos, conduz ou susceptvel de conduzir o consumidor a tomar uma deciso de transaco que este no teria tomado de outro modo:

a) A existncia ou a natureza do bem ou servio; b) As caractersticas principais do bem ou servio, tais como a sua disponibilidade, as suas vantagens, os riscos que apresenta, a sua execuo, a sua composio, os seus acessrios, a prestao de assistncia ps-venda e o tratamento das reclamaes, o modo e a data de fabrico ou de fornecimento, a entrega, a adequao ao fim a que se destina e as garantias de conformidade, as utilizaes, a quantidade, as especificaes, a origem geogrfica ou comercial ou os resultados que podem ser esperados da sua utilizao, ou os resultados e as caractersticas substanciais dos testes ou controlos efectuados ao bem ou servio; O senhor Joo esta tambm em incumprimento com Regulamento (CE) n. 510/2006 , do Conselho de 20 de Maro de 2006 , relativo proteco das indicaes geogrficas e denominaes de origem dos produtos agrcolas e dos gneros alimentcios; mais especificamente com Artigo 13.o
Proteco 1. As denominaes registadas so protegidas contra: a) Qualquer utilizao comercial directa ou indirecta de uma denominao registada para produtos no abrangidos pelo registo, na medida em que esses produtos sejam comparveis a produtos registados sob essa denominao, ou na medida em que a utilizao dessa denominao explore a reputao da denominao protegida; b) Qualquer usurpao, imitao ou evocao, ainda que a verdadeira origem do produto seja indicada ou que a denominao protegida s traduzida ou acompanhada eja por termos como "gnero", "tipo", "mtodo", "estilo" ou "imitao", ou por termos similares;

2 Caso
2. Joaquim e Loureno, incomodados com o cheiro proveniente da salsicharia de Joo, pretendem responsabiliz -lo pelas descargas peridicas de resduos efectuadas a partir da instalao para a Ribeira de Safara e na qual vivem diversas espcies pisccolas j afectadas pela poluio, e que conduziu tambm a uma degradao significativa da qualidade de vida daqueles. QVID IVRIS ?
O senhor Joo efectua descargas ilegais de resduos para o meio Ambiente e ter de ser responsabilizado por isso no ponto de vista do senhor Joaquim e Loureno e de acordo com Decreto-Lei n. 147/2008 artigo 7 Quem, em virtude do exerccio de uma actividade econmica enumerada no anexo III ao presente decreto -lei, que dele faz parte integrante, ofender direitos ou interesses alheios por via da leso de um qualquer componente ambiental obrigado a reparar os danos resultantes dessa ofensa, independentemente da existn de culpa cia ou dolo. O que ira intreferir com a qualidade da gua da ribeira, e com as espcies nela existentes de acordo com o artigo 10 Danos causados s espcies e habitats naturais protegidos quaisquer danos com efeitos significativos adversos para a consecuo ou a manuteno do estado de conservao favorvel desses habitats ou espcies, cuja avaliao tem que ter por base o estado inicial, nos termos dos critrios constantes no anexo IV ao presente decreto --lei, do qual faz parte integrante, com excepo dos efeitos adversos previamente identificados que resultem de um acto de um operador expressamente autorizado pelas autoridades competentes, nos termos da legislao aplicvel;

ii) Danos causados gua quaisquer danos que afectem adversa e si nificativamente, nos g termos da legislao aplicvel, o estado ecolgico, ou o potencial ecolgico, e o estado qumico e quantitativo das massas de gua superficial ou subterrnea, designadamente o potencial ecolgico das massas de gua artificial e muito modificada, com excepo dos danos s guas e os efeitos adversos aos quais seja aplicvel o regime da Lei n. 58/2005, de 29 de Dezembro, e respectiva legislao complementar; De acordo com o presente diploma a ao do senhres Loureno e Joaquim esto corretas baseadas no Artigo 18.
Pedido de interveno

1 Todos os interessados podem apresentar autoridade competente observaes relativas a situaes de danos ambientais, ou de ameaa iminente desses danos, de que tenham tido conhecimento e tm o direito de pedir a sua interveno nos termos do presente decreto -lei, apresentando com esse pedido os dados e informaes relevantes de que disponham.

Potrebbero piacerti anche