Sei sulla pagina 1di 2

TEORIA DA COMUNICAO

Emissor, mensagem e receptor


Suely Amaral* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Nas situaes de comunicao, alguns elementos so sempre identificados. Isto , sem eles, pode-se dizer que no h comunicao. o que diz a teoria da comunicao. Os elementos da comunicao so: Emissor ou destinador: algum que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituio. Receptor ou destinatrio: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um co, por exemplo. Cdigo: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O cdigo formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relao com os demais. Pode ser a lngua, oral ou escrita, gestos, cdigo Morse, sons etc. O cdigo deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatrio. Canal de comunicao: meio fsico ou virtual, que assegura a circulao da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor. Mensagem: o objeto da comunicao, constituda pelo contedo das informaes transmitidas. Referente: o contexto, a situao aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situao, nas circunstncias de espao e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Pode tambm dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem. Veja os dois textos a seguir: Texto A Texto B

Caro Jorge, Amanh no poderei ir aula. Por favor, avise o professor que entregarei o trabalho na semana que vem. Joaquim

Nos dois exemplos de comunicao, podemos perceber que uma pessoa (o emissor) escreveu alguma coisa a outra ou outras (o destinatrio), dando uma informao (a mensagem). Para isso precisou de papel ou da tela do computador, transformou o que tinha a dizer em um cdigo, (a lngua - no texto A, a lngua portuguesa; no texto B, a lngua russa). Alm disso, o emissor, precisou selecionar um conjunto de vocbulos (ou de sinais) no cdigo que escolheu. Todo sistema de comunicao constitudo por esse conjunto de elementos, que entra em jogo em cada ato de comunicao para assegurar a troca de informaes. Em um esquema, os elementos da comunicao podem ser representados assim:

Nem sempre a troca de informaes bem sucedida. Denomina-se rudo aos elementos que perturbam, dificultam a compreenso pelo destinador, como por exemplo, o barulho ou mesmo uma voz muito baixa. O rudo pode ser tambm de ordem visual, como borres, rabiscos etc. *Suely Amaral professora universitria, consultora pedaggica e docente de cursos de formao continuada para professores na rea de lngua, linguagem e leitura.

Potrebbero piacerti anche