Sei sulla pagina 1di 13

VINTE E SEIS

Maggie
Minha me vai se casar. Bom, ela vai se casar depois que Lou propor a ela em algum momento desse fim de semana. Pego alguns artigos de escritrio e me direciono ao Parque Paradise. Quero escrever uma carta para Vanessa. No quero que ela pense que me esqueci da promessa de lhe escrever. Sento-me encostada na grande rvore no parque onde Caleb e eu nos beijamos pela primeira vez. Me sinto em paz aqui, e me pergunto se Caleb est indo bem no Arizona ou onde quer que esteja. Escrevo sobre a viagem do Re-COMEAR, e digo a Vanessa sobre Lou pedindo minha permisso para casar com minha me. Pensei em escrever uma pequena nota, mas acabo me deixando levar. Falo a ela sobre Caleb, Trish e Lenny... a esta altura j preenchi frente e verso de trs pginas. Quando chego em casa, Matt liga. Ele esta realmente nervoso sobre ver sua namorada de novo. "Preciso de voc como um amortecedor," diz Matt. "Becca aceitou sair comigo amanh noite. Preciso de voc ali." "No vou ser a vela, Matt." Essa a ultima coisa que quero. "As coisas com Becca estiveram tensas desde o acidente. Sei que vocs duas vo se dar bem. S... venha, Maggie. Voc precisa me ajudar a quebrar o gelo. Poooooor favor. Sei que voc no vai para a Espanha at daqui a duas semanas. O que mais voc est fazendo alm de ficar mal-humorada por causa do Caleb?" "No estou de mau humor." Ele ri. "Ok, o que voc fez desde que chegou do Re-COMEAR?"

"Desfiz as malas." "E...? Voc est em casa h quase uma semana." "E fui ver os narcisos da Sra. Reynolds." "Soa como coisa rpida at agora. E?" "E eu acabei de escrever uma carta." Matt ri de novo. "Sim, vejo que voc tem a vida mais emocionante. Estou surpreso que voc tenha tempo pra falar comigo no telefone." Ok, ento talvez Matt esteja certo. Eu deveria sair com ele e Becca amanh, e provar para mim mesma que no estou vivendo no passado. "Ok, tudo bem" digo a Matt. "Mas quem que vou encontrar pra sair comigo?" "Tenho uma ideia." "Ah, no. Sinto uma dor de cabea chegando." "Seja aventureira," diz Matt, agora totalmente animado. "Vou te achar um par. S me d seu endereo e esteja pronta pra sair amanh noite s seis." Depois que desligo, vou pro meu quarto. H uma nota na minha cama. da minha me, me dizendo que meu pai ligou e quer falar comigo. Amasso o pedao de papel, jogo no lixo, e me sento na cama olhando o cesto de lixo. O que to importante que ele quer falar comigo agora? Eu costumava ligar e praticamente implorar por cinco minutos de seu tempo. Rogava que voltasse para casa, mas ele dizia que tinha seguido em frente. Por que agora eu deveria dar a ele algo do meu tempo? Ele no merece. Se ele planeja me dizer que sua nova esposa est gravida, ele espera que eu d pulos de alegria? Sou uma pessoa ruim por me ressentir de sua nova esposa e sua nova vida sem mim? Ele nunca me convidou nem uma s vez ao Texas para visit-lo. Ele excluiu eu e minha me ao mesmo tempo.

Mas, e se esta doente? E se no que vai ter um filho, mas sim que tem cncer ou alguma outra doena incurvel? Odeio meu pai, mas ainda o amo. Sei que no faz sentido, mas, novamente, nada na minha vida faz sentido ultimamente. Me sinto uma hipcrita dizendo minha me para dar outra chance a Caleb quando eu no estou disposta a dar outra chance ao meu pai. Pego o telefone e disco o nmero do meu pai. Prendo a respirao cada vez que o telefone toca. "Querida, voc?" Me sinto entorpecida quando ouo sua voz. No excitada, nem irritada, nem ansiosa. S entorpecida. "Sim, sou eu. Mame disse que voc ligou." Espero a grande noticia que ele precisa me dizer. "Estive tentando entrar em contato com voc por semanas. Tenho novidades," diz ele, depois faz uma pausa. Me preparo para isso. L vem... "Estou me divorciando," ele deixa escapar. Uou, eu no esperava ouvir isso. "Sinto muito." "No se preocupe. s vezes essas coisas funcionam, e s vezes no. Quer saber a melhor parte?" Estou surpresa por sua atitude indiferente. "A melhor parte?" eu ecoei. "Estou me mudando de volta com voc e sua me." O qu? No. um erro.

Devo ter ouvido errado. "Voc esta voltando pra c? Para nossa casa?" "Sabia que voc ficaria entusiasmada." "Mame sabe?" Ele d uma risada nervosa. " claro que ela sabe, sua boba. No so grandes noticias, Maggie? Vamos ser uma famlia outra vez." "Sim," digo, sem emoo. Estou atordoada, e sinto como se meu mundo inteiro acabasse de se inclinar em seu eixo. "Isso , hmm... timo." "Estarei voando na quinta-feira, e a mudana estar chegando na sexta para levar minhas coisas de volta. Tenho que fazer as malas e embalar as coisas aqui, ento vou te ver na prxima semana. Adeus, querida." Como de costume, ele desliga antes que eu possa devolver o adeus. Espero impacientemente at minha me chegar em casa s seis. Antes que ela possa tirar o uniforme de garonete, eu a encurralo no corredor. "Por que voc vai deixar papai vir morar aqui?" "Voc ligou para ele," diz ela, afirmando o bvio. Ela lentamente tira o avental e o coloca no brao. "Porque ele esta se divorciando e quer tentar de novo." "Ento voc vai deix-lo? Ele nos abandonou, mame. Nos abandonou e no olhou para trs." "Ele esta olhando para trs agora." Quero dar ao meu pai uma segunda chance, mas logo percebo que ele teve muitas chances de voltar e no fez. Tenho a sensao afundante que ele s vai ficar aqui at que venha algo melhor. "E Lou?"

Ela comea a subir as escadas. "Lou maravilhoso, mas ele no seu pai. Voc sempre disse que queria que fssemos uma famlia outra vez, Maggie. Seu pai o homem com quem casei." "Ele o homem que se divorciou de voc. E te substituiu." Ela se vira e aponta um dedo pra mim. "No me falte com o respeito. Seu pai cometeu um erro. Ele quer consertar as coisas." Lgrimas enchem meus olhos. "Lou tem sido mais um pai pra mim do que o meu prprio de sangue. Ele te faz feliz. Ele nos faz felizes. Eu no entendo, mame. Simplesmente no faz sentido." Ela para quando chega ao topo da escada. "Terminei com Lou essa noite. Contei a ele sobre seu pai estar de volta. Acabou." Isso no pode estar acontecendo. Justo quando as coisas estavam indo bem, eles fazem tudo errado. Pressiono as mos nos olhos, tentando deixar o mundo de fora. Mas no se trata de mim. Se trata da minha me. Subo mancando as escadas to rpido como posso e a envolvo em um grande abrao. Comeo a chorar. "Eu s quero que voc seja feliz, me." Ela me devolve o abrao e me aperta forte. Est chorando tambm. "Eu quero que voc seja feliz tambm." Estamos aqui, chorando e abraando uma a outra pelo que parece uma eternidade. Somos duas mulheres que foram deixadas para se virarem por si mesmas durante muito tempo. Quando a campainha toca, nos assusta. Minha me enxuga os olhos com a saia do uniforme e se dirige para baixo para abrir a porta. "Lou!" diz ela, surpresa. Lou esta segurando um enorme buqu de rosas em uma mo e uma caixa de anel na outra. Ele se ajoelha na varanda, e noto que seus olhos esto vermelhos e inchados como se tivesse chorado.

"Case comigo, Linda." Ele abre a caixa de anel e toma a mo da minha me delicadamente na sua. "Por favor, me diga que no cheguei tarde demais."

VINTE E SETE

Caleb
Sim, Lenny e eu estamos sentados na sala dos meus pais, esperando meu pai voltar para casa. Leah tem seus dedos cuidadosamente dobrados no colo e Lenny est olhando para ela com uma sobrancelha erguida. Eu o treinei infinitamente antes de virmos para c, at ter certeza que eu tinha a sua palavra de que ele no falaria sobre o acidente ou o fato de que ele sabe que no fui eu quem realmente atingiu Maggie. "Ento, Leah," Lenny diz enquanto olha para o outro lado da sala em direo a Leah com uma sobrancelha erguida. "Voc tem namorado?" Eu bati no peito de Lenny com a palma da minha mo. "O que est fazendo?" Ele olhou para mim como se eu fosse louco. "Conversando, Caleb. Algum aqui tem que preencher o ar morto. Nenhum de vocs est fazendo um trabalho brbaro para isso." "Voc no tem que preencher o ar com besteira," digo a ele. Lenny revira os olhos. "Ok, Sr. Resmungo." "Ningum nunca lhe disse para falar somente se tiver algo para dizer?" "No," Leah interrompe, sua voz quase um sussurro. Lenny e eu olhamos para minha irm. Ela olha para o carpete. "Eu quis dizer no, eu, uh, no tenho namorado." Lenny se inclinou para frente. "Por que no?"

Ela encolhe os ombros. "Talvez ajudasse se voc sorrisse." O que isso, o Show de Auto-Ajuda do Lenny? "Srio, cara, cala a merda da boca. O que voc sabe sobre as meninas, afinal? Voc est apaixonado por Trish e tudo que voc pode fazer irrit-la e jog-la em um lago. Voc no sabe nada sobre as meninas." "E voc?" Lenny ri. Seus estpidos cabelos longos caem em seus olhos e ele os joga de volta. "Eu tenho uma palavra para o senhor, Sr. Resmungo Maggie." meno de Maggie, os olhos de minha irm encontram os meus. Aposto que ambos estamos pensando em nossa pequena trapaa que bagunou nossas vidas. "Eu vou pegar um pouco de gua," resmunga Leah, ento saiu apressada. Assim que ela desaparece, a porta se abre. Eu levanto, rigido em ateno, enquanto o meu pai entra pela porta da frente. Ele est vestindo um terno, carregando a pasta que ele teve durante os ltimos dez anos, e ostentando o mesmo bigode que ele teve durante os ltimos 20 anos. Quando ele me v, ele muda de inexpressivo para em choque. Ele congela em seu caminho. "Ei, pai," eu consigo dizer. "Caleb." Eu caminho em direo a ele, sem saber se eu deveria abra-lo ou apertar sua mo ou dar um tapinha nas costas dele ou... no fazer nada. triste quando o seu prprio pai se torna um estranho.

Eu paro na frente dele. Ele ainda est segurando a mala e me encarando. O que eu digo para ele agora? Eu deixo escapar: "Eu sei que eu provavelmente deveria ter ligado e dito que eu estava vindo, mas" "Ns no ouvimos falar de voc h meses, Caleb." "Eu sei. Eu no podia mais ficar aqui, pai. No do jeito que as coisas estavam." "Sua me est doente," diz ele. "Ela est indo e voltando do hospital h meses." Ele diz isso como se ela tivesse uma doena terminal. Aposto que cham-la de "doente" a desculpa padro que ele decidiu usar, em vez de dizer "ela est numa clnica de reabilitao" ou "ela uma viciada em remdios". "Eu sei." Eu dou um passo para trs, percebendo que essa no vai ser uma reunio feliz, onde meu pai me receber de braos abertos. Eu deveria ter tido um indcio de que seria desta maneira quando vi que o meu quarto tinha sido transformado em escritrio e todos os sinais de que eu existira tinham desaparecido. Ele est segurando sua maleta na frente dele, quase como uma barreira entre ns. "No sabamos se voc estava vivo ou morto. Sua me teve que inventar uma histria." Eu no deveria estar surpreso. Minha me a rainha de inventar histrias para fazer a nossa famlia parecer boa. "O que ela disse?" "Ela disse que ns o enviamos para um colgio interno particular em Connecticut."

Um riso audvel e desdenhoso vem do sof. Ou, para ser exato, ele vem de Lenny que est sentado no sof. "Quem esse?" meu pai pergunta. "Lenny." Lenny salta do sof e envolve meu pai em um enorme abrao de urso. Meu pai d um passo para trs, totalmente pego de surpresa, mas mantm o seu equilbrio. Aposto que ele est silenciosamente agradecendo ao seu tcnico de futebol americano pelos exerccios de equilbrio no ensino mdio. "Prazer em conhec-lo, papai," diz Lenny. "Ou devo cham-lo Dr. Becker? Ou Dr. B., ou simplesmente Doutor?" Eu empurro Lenny para soltar meu pai. "Lenny meio que um amigo meu," eu digo ao meu pai. " mais um companheiro." Eu acho que melhor do que explicar que Lenny um delinquente que pensa que engraado e no tem um filtro quando se trata de sua boca. Meu pai coloca sua mala no armrio do corredor e diz a Lenny: "Voc pode me chamar de Dennis." "Legal. Me d uma batida de punho, Dennis". Lenny estende seu punho no ar e aguarda meu pai fazer o mesmo. Meu pai no faz. Eu no tenho certeza se ele alguma vez j deu a algum uma batida de punho. No que meu pai seja estpido ou antiquado. Ele s... correto. Ele no se afasta da norma, porque gosta de sua vida limpa e arrumada. Eu estar em casa est atrapalhando a sua vida arrumada.

Tenho certeza de que minha me estar na reabilitao o est matando. Ele provavelmente no sabe o que fazer sobre isso, e no h nenhum livro de regras ou plano de jogo quando se trata da dura realidade de nossas vidas. "Vocs esto, uh, na cidade por um tempo?" Pergunta meu pai. "Ou vocs esto s de passagem?" uma pergunta que voc faria para um conhecido, e no para seu filho. Leah est encostada na escada, esperando atentamente a minha resposta. Estou tentado a dizer que estou s de passagem. Seria mais fcil do que dizer a verdade, que a histria de Lenny me fez perceber que precisava voltar e fazer as pazes com a minha famlia. "Eu estava pensando em ficar por algumas semanas," murmuro. "Em um hotel, ou..." papai perde a voz. "Eu estava esperando ficar aqui, papai." Lenny gruda o queixo no meu ombro. "Eu tambm, Dennis. Meu pai coa a cabea. "Umm... Eu acho que, umm... ns realmente no temos camas de sobra. Transformamos o seu quarto em um escritrio." "Eu vou dormir no sof", eu digo a ele, sentindo como se estivesse implorando por um lugar para ficar em minha prpria casa. Isso no assenta bem na minha barriga. "Eu vou dormir no cho," Lenny acrescenta, aparentemente sem problemas de mendigncia. "A menos que voc queira que eu durma na cama com Leah." Lenny levanta suas mos quando todas as nossas cabeas levantaram para seu ltimo comentrio. "Brincadeira." Minha irm d um passo frente e diz: "Eu vou pegar alguns lenis e cobertores no armrio do corredor."

"Ok," meu pai diz. "Mas meninos, melhor manter a casa limpa. Minha mulher odeia uma casa bagunada." "Entendi," eu digo a ele, querendo saber se eu preciso lembr-lo que "sua esposa" minha me. E que ela est numa clnica de reabilitao, no aqui. O som alto de Lenny batendo palmas nos faz virar para ele. "Agora que isso est resolvido, que tem para o jantar?" "Talvez devssemos pedir pizza", diz meu pai enquanto ele sobe para cima. Ele sempre coloca um jeans e uma camiseta depois do trabalho. o seu ritual. Quando minha irm e meu pai esto fora do alcance da audio, eu deixo escapar uma respirao lenta. Estou em casa. Entretanto, no parece minha casa. Eu me pergunto se eu conseguiria uma melhor recepo se aparecesse na casa de Maggie. A quem estou enganando? A me dela iria me jogar para fora ou chamar a polcia para me jogar de volta na priso. "Seu pai um cara estranho," diz Lenny. "Mas eu gosto dele." No jantar, quando Lenny pede licena para ir ao banheiro, eu pergunto: "Ento, eu posso ir ver a mame?" Meu pai coloca sua pizza na mesa. "Acho que no, Caleb." "Por que no?"

"Porque ela est frgil. Eu no tenho certeza se ela poderia suportar isso nesse momento." "Eu sou seu filho," digo com os dentes cerrados. "Depois que voc partiu, ela disse que voc estava morto para ela." Eu olho para a minha irm esperando a confirmao, mas ela est olhando para seu prato. A raiva comea a disparar em minhas veias. "Leah!" Ela olha para cima. "O qu?" O qu? Tudo o que ela pode dizer o qu? Eu fico de p, minha cadeira arrastando pelo cho. "Muito obrigado, Leah," eu solto. "Muito obrigado por nada."

Potrebbero piacerti anche