Sei sulla pagina 1di 2

INFORMATIVO TCNICO

MIRRAX ESR
Ao Ferramenta para aplicaes crticas

O que MIRRAX ESR


Nova qualidade "premium" de ao inoxidvel indicado para moldes de grande porte, fabricado pelo processo ESR que confere alta tenacidade, alta polibilidade e baixssima manuteno do molde, sendo a segunda gerao do Stavax-ESR. Tem aplicaes tambm nos setores alimentcios e farmacuticos, possui certificado NormPack (assegurando a qualidade do material)

Propriedades que solucionam


Boa resistncia corroso; Excelente temperabilidade total; Boa ductilidade e tenacidade; Boa resistncia ao desgaste; Excelente polibilidade.

Composio Qumica
Ligado ao Cr - Ni - Mo - V - Patente mundial exclusiva
Fornecido no estado recozido, ~ 250 HB

Similaridades
AISI 420 modificado , DIN 1.2083

Aplicaes
Embora o MIRRAX ESR seja recomendado para todos os tipos de moldes, suas propriedades o tornam particularmente indicado para moldes com as seguintes exigncias: Aplicaes Tpicas Resistentes a corroso/manchas, isto , para a moldagem de materiais corrosivos, como PVC, acetatos e para moldes sujeitos a condies midas de trabalho/estocagem; Alto acabamento superficial, por exemplo para a produo de partes pticas, como lentes de cmeras e culos de sol, e para componentes mdicos ex. seringas, tubos de ensaio, etc; Tenacidade/ductilidade isto , para moldes complexos e de grande porte; Caracterstica de total temperabilidade acima do usual, isto , alta temperabilidade importante para grandes moldes.

Tabela Comparativa de propriedades e mecanismos de falha


Produto UDDEHOLM Calmax/Carmo Corrax Elmax Impax Sup. Orvar Sup. Ramax HH Rigor Mirrax ESR Resistncia ao Desgaste Tenacidade Resistncia a Compresso Resistncia a Usinabilidade Corroso Polimento Estabilidade Dimensional

Pr-Temperado Pr-Temperado

A mais alta tecnologia em aos especiais

INFORMATIVO TCNICO

MIRRAX ESR
Tratamento Trmico
Ao Ferramenta para aplicaes crticas

Recozimento
Proteja o ao e aquea totalmente at 740C. Ento resfrie com o forno a 15C por hora at 550C e depois ao ar.

Alvio de Tenses
Aps usinagem de desbaste a ferramenta deve ser aquecida totalmente ate 650C, com 2h de encharque. Resfrie lentamente at 500C e depois ao ar.

Tmpera
Temperatura de pre-aquecimento: Temperatura de austenitizao: 600-920C (Normalmente duas etapas de reaquecimentos) 1000-1025C, Normalmente 1020C. Para ferramentas muito grandes utilizar 1000C Tempo de encharque: mnimo de 30 minutos. Temp. de Austenitizao Dureza antes do revenimento 1000 / 1020C 54 / 55 (+/- 2 HRC) Nota 1 - Tempo de encharque = tempo de manuteno a temperatura escolhida quando toda a seo da ferramenta atingir a temperatura. Nota 2 - Proteger a ferramenta da descarbonetao e oxidao durante a tmpera

Resfriamento

A vcuo (4-5 bars mnimo de presso) Leito fluidizado ou banho de sal a 350-500C depois em ar soprado. Gs / Ar a alta velocidade. Nota 1 - Revenir assim que a ferramenta atingir 50-70C Nota 2 - Para se obter uma propriedade otimizada, o resfriamento deve ser o mais rpido possvel mantendo-se um nvel de distoro aceitvel.

Revenimento

Para ferramentas usinadas ou sem cobertura superficial, recomendamos no mnimo 2 revenimentos 250C por 2 horas cada, com resfriamento at a temperatura ambiente entre os revenimentos. Para ferramentas que recebero tratamento trmico superficial posterior, como por exemplo nitretao, deve-se proceder um ajuste da temperatura de revenimento. Para esse ajuste consultar nosso departamento tcnico. Nota 1 - Revenir a 250-300C resulta, na melhor combinao de tenacidade, dureza e resistncia a corroso. Porem, para moldes muito grandes e/ou com desenhos complicados, e recomendado utilizar revenimentos a altas temperaturas para reduzir a tenso residual ao mnimo.

Dureza Final
Para aplicaes gerais Objetivando maior tenacidade Objetivando maior resistncia abraso Revenir 280 - 300C 300C 510C Dureza Final 50 - 52 HRC 50 - 52 HRC 49 - 51 HRC

Objetivando uma dureza superior ao recomendado: Solicitamos consultar nosso departamento tcnico para uma definio de qual a melhor curva a ser utilizada para a sua aplicao.

Para maiores informaes, consulte nosso departamento tcnico


A mais alta tecnologia em aos especiais
UDDEHOLM Est. Yae Massumoto, 353 09842-160 S.B.C SP (11) 4393 4560 Fax.: (11) 4393 4561 uddeholmvendas@steelcenter.com.br www.uddeholm.com.br

Edio 1, 2008

Potrebbero piacerti anche