Sei sulla pagina 1di 26

Direito do Trabalho

- Empregado;

Trabalhador:

- genrico e uma de suas espcies empregado. - Seu nico Direito: Receber o seu dia de trabalho, exceto o voluntrio, que no recebe. - Tipos de Trabalhadores:

y Cooperado: O nico direito do Cooperado uma parcela do lucro de uma determinada cooperativa. O cooperado no tem a subordinao. y Autnomo: No existe o requisito da Pessoalidade. responsvel pelo pagamento do INSS. A Empresa fica responsvel pelo pagamento do ISS. y Diarista: ela quem escolhe os dias para prestar servios.

- Empregado:

y Qualquer direito que esteja na Constituio Federal ou na CLT, sempre aponta para o Empregado. y CTPS: Idade mnima para obter a Carteira de 14 Anos (Aprendiz) y Prazo para o empregado entregar a Carteira para o Empregador de 30 dias (Em locais de difcil acesso).

y Prazo para devolver a Carteira devidamente anotada de 48 horas. 2 dias NO! y No h prazo prescricional para pleitear a anotao em Carteira. (art. 11 CLT) y O empregado Fronteirio (de fronteira, ex : Paraguai), poder trabalhar no Brasil desde que tenha autorizao da Polcia Federal.

- Requisitos para ser Empregado: Subordinao Habitualidade Onerosidade Pessoalidade Pessoa Fsica

- Idade mnima para trabalhar no Brasil: Regra Geral: 16 anos - Exceo: Filho do Scio/Dono- No tem idade mnima. Artistas- No h idade mnima nem limite de idade.

- Tipos de Empregados;

y Domsticas

uma das nicas empregadas que NO oferecem lucro.

Ex: Motorista, Bab, Segurana Particular (Trabalham para o mbito residencial). - No tem direito: * Hora extra * Insalubridade * Adicional noturno * FGTS (Facultativo) * Pode penhorar o bem de famlia * No tem estabilidade, salvo gestante * Uma vez afastada a domstica, desde o primeiro dia o pagamento ser feito pelo INSS.

y Empregada Mulher;

- Antes de fazer hora extra tem direito a descanso de 15 minutos. - Licena Maternidade: 120 dias, podendo ser prorrogado para 180 dias, se o Patro quiser. - 2 Vantagens: Para Empresas, quando concedem direito maior empregada mulher: 1- Deduo de Imposto de Renda 2- Diploma de Benemerncia - Durante a Gravidez, a mulher pode faltar 6 vezes Durant a gravidez SEM justificativa. - Estabilidade da Gestante: da confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto, desde que o contrato seja por prazo indeterminado. - Estabilidade e Contratos Determinados NO se misturam.

- Contrato Verbal j INDETERMINADO desde o primeiro dia. - O Contrato s determinado se for escrito. - O desconhecimento da gravidez no afasta a estabilidade, mesmo que a mulher no saiba da gravidez. - No exame de demisso o exame de gravidez OBRIGATRIO. - ADOO: Ter 120 dias de licena, no importando a idade da criana. - ABORTO: Sofrendo o aborto espontneo, a empregada continua estvel. J no aborto criminoso, no. - Mulher pode carregar peso, se for habitual at 20KG, e espordico se for at 25KG. Os Homens at 60 KG.

y Aprendiz;

- 14 a 24 anos. - Contrato de Aprendizagem: Mximo de 2 anos - O aprendiz poder fazer hora extra, desde que em acordo ou em conveno coletiva. -FGTS: Apenas 2% ao Ms - O aprendiz que foi reprovado na escola poder ser dispensado por justa causa da empresa.

y Me Social;

- So pessoas contratadas pela Prefeitura sem concurso para que prestem os servios de carter social. - Idade mnima para ser Me Social: 25 anos de idade.

- Tem todos os direitos trabalhistas.

y Aerovirio;

1- Administrativo(Ex: Check In): Pode trabalhar at 8 hrs por dia 2- De Pista (Ex: Quem pega as malas, abastece o avio): S poder trabalhar at 6 hrs por dia, e tem direito a Periculosidade. 3- Aeronauta(Ex: Piloto da Aeronave, Aeromoas): At 48 hrs por Semana.

y Empregador Rural:

- Aviso Prvio: Mnimo de 30 dias (Urbano), sendo que pode folgar 4 dias dentro dos 30, ou 1 dia por semana. - Adicional Noturno: Recebe 25% * Agrcola- Das 21:00 as 05:00 hrs * Pecuarista- Das 08:00 as 04 hrs * Urbano- Das 22:00 as 05 hrs, e recebe 20% - A prorrogao da hora noturna dar direito ao adicional.

y Empregado em Domiclio

- Trabalha na Residncia do Empregador e oferece lucro ao mesmo - O Empregado ter todos os direitos trabalhistas sem exceo, inclusive acidente de trabalho.

y Empregado Pblico;

- aquele que prestou concurso, foi aprovado e tomou posse, regido pela CLT. - diferente de Servidor Pblico (Estatutrio).

- Empregado Pblico Irregular: aquele que fraudou o concurso. Uma vez apurada a fraude, este empregado ainda receber o saldo de salrio do ms e poder sacar o FGTS.

y Empregado Avulso;

- aquele que trabalha em Zona Porturia (Estivadores) - Tem vnculo de empregado, ou com o sindicato dos Porturios, ou com o rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO) - Se o avulso ficar sem trabalhar por 90 dias ou mais, poder sacar o FGTS. - O avulso no tem limite de trabalho, de jornada.

 Perguntas:
- Existe relao de emprego entre Cnjuges? Sim, se houver subordinao jurdica (Registro em Carteira) e econmica (O Empregador paga ao Empregado). - Existe relao de emprego entre Pais Filhos? Sim.

-Existe relao de emprego com Templos Religiosos? Sim, tendo em vista as necessidades desta empresa. - O Padre/Pastor tem vnculo de emprego com o Templo? No. Obs: Ler Art. 3 e 29 da CLT.

y Empregador (art. 2 CLT)

- Pessoa Fsica ou Jurdica que assume o risco da atividade econmica. Ex. Fsica: Domstica; Ex. Jurdica: Empresas. - Mesmo que seja uma Empresa irregular, ser responsvel pelos dbitos trabalhistas. - Mesmo que na Empresa exista prejuzo, os salrios so obrigatrios.

y Grupo Econmico;

- uma pessoa Fsica ou Jurdica que dirige vrias pessoas jurdicas distintas. Ex: Silvio Santos - A responsabilidade sempre ser solidria, podendo cobrar de qualquer um do grupo.

y Empregadores por Equiparao;

- Instituies de Beneficncia

- ONGS - Templos Religiosos - Prestadores de Servios

y Sucesso de Empregadores (Art. 10 e 448 CLT- a venda da Empresa para terceiros)

- No caso de Venda e Compra de Empresa, os contratos no podero ser alterados ponto de prejudicar os empregados. - Em caso de alterao, essas sero nulas.

y Consrcio de Empregadores;

- a reunio de vrios empregadores que buscam a contratao temporria de determinados empregados. (O contrato no poder ser superior 2 anos).

y Poderes do Empregador;

- O poder do empregador originrio da Lei (CF e CLT) - Tem 2 poderes: * Direo: - Organizao (Juz Variandi- Direito de Variar): o poder de alterar as funes dos empregados unilateralmente desde que no traga prejuzo ao empregado.

- Controle: o poder de fiscalizao do empregado. A Revista poder ser feita, desde que tenha um aviso prvio. - E-mail: Pode ser revistado somente se for corporativo. * Disciplinar: - o poder de punir um funcionrio. - So 4 formas: 1- Advertncia: Recusa de Assinatura. 2 testemunhas assinam. 2- Suspenso: No trabalha e no recebe. Suspenso poder ser de no mximo 30 dias. 3-Dispensa: 4-Multa: Aplica-se apenas aos Atletas Profissionais. Ex: Jogador de Futebol que atrasa no treino.

y Contrato de Trabalho (art. 442 CLT)

- documento obrigatrio para qualquer relao de trabalho, mesmo que seja de forma temporria. * Caractersticas: - Sinalagmtica: Ambas as partes tem direitos e deveres recprocos. Caso essas Clusulas sejam desobedecidas, estaremos diante de uma Justa Causa. * Requisitos: - Continuidade: Habitual - Onerosidade: $ - Pessoalidade: No se substituir

- Alteridade: Tambm chamada de Alheiabilidade, que quando o emprgado trabalha para 3 pessoa, pessoa alheia. - Subordinao: Chefia

* O contrato pode ser Prazo: - Indeterminado: Via de regra, o contrato no tem prazo final. Todo contrato verbal ser indeterminado. - Determinado: Via de regra, tem o prazo de 2 anos. - Excees: Contrato de Experincia: Mximo de 90 dias, podendo ser prorrogado, no extrapolando os 90 dias. - Contrato Temporrio: 3 meses + 3 meses. S pode ser utilizado na Zona Urbana. - O temporrio no poder pedir equiparao com funcionrios efetivos do empregador, porque o temporrio contratado por uma agncia. - Atletas Profissionais de Futebol: Mnimo- 3 meses Mximo- 5 anos - Contratado no Brasil para trabalhar no Estrangeiro: Mximo- 3 anos - Prestao de Servios: Mximo- 4 anos

y Hipteses do Contrato sem Justa Causa: Tem Direito : - Saldo de Salrio

- Frias vencidas e proporcionais com 1/3 a mais - 13 Salrio - Aviso Prvio - Guias do FGTS com a multa de 40% - Guias do Seguro Desemprego * Mais de 1 ano de empresa, a homologao dever ser feita no Sindicato.

y Pedido de Demisso; * Direitos: - Saldo de Salrio - 13 - Aviso Prvio desde que trabalhe por mais de 30 dias - Frias vencidas e proporcionais - No tem direito ao saque do FGTS e do Seguro Desemprego

y Culpa Recproca; - Ocorre quando ambas as partes derem causa resciso do contrato. Ex: Ofensas recprocas. - Obs: A Primeira ofensa/ato sempre ser do Empregador. * Direito do Empregado: Apenas receber 50% do que teria direito, caso dispensado sem justa causa.

y Factum Principes (Fator do Prncipe)

- Ocorrer quando o Poder Executivo fechar a Empresa . Ex: Desapropriao. - A Empresa paga todas as verbas rescisrias, mas a multa dos 40% do FGTS deve ser paga pelo Poder Executivo.

y Trmino do Contrato por Justa Causa;

y Direitos do Empregador; - Saldo de Salrio - Frias Vencidas - A Justa Causa deve ser imediata. O Empregador tem 30 dias para mandar o empregado embora.

Obs: Art. 482 CLT- exemplificativo, pois existem outras hipteses de Justa Causa: 1- Empregado que se recusa a usar o EPI (Equipamento de Proteo Individual). 2- Que mente sobre o Vale Transporte 3- O Bancrio que tem seu nome escrito no SPC/SERASA 4- Ferrovirio que, em caso de acidente na via, se recusa a fazer hora extra. 5- No caso de Greve abusiva 6- Empregado que pego fumando nas dependncias da Empresa

y Hipteses de Justa Causa (Art. 482 CLT)

- Improbidade: Quando o empregad o comete o ato de furto ou roubo na Empresa. No importa o valor, podendo ate ser objetos de terceiros. - Incontinncia de Conduta: Qualquer Carter de conduta sexual. Ex: Pegar fazendo sexo na Empresa. - Mal Procedimento: Qualquer ato contra a boa educa o. Ex: Pular a catraca. - Negociao Habitual: Atos de Comrcio. Ex: Vender Avon, bombom. No mnimo por 2 vezes. - Condenao Criminal transitado em julgado: No dispensa at a soluo do caso. - Desdia: Preguia, Pego dormindo, chega atrasado, desde prov ado o prejuzo pela Empresa. - Embriaguez: Qualquer Droga, no importa o nvel de lcool. - Violao de Segredo da Empresa: Divulgao de Informaes para terceiros. - Ato de indisciplina: Quando o empregado vai contra ordens gerais e escritas - Insubordinao: contra ordens especficas - Ato lesivo contra honra ou boa fama: Quando o empregado ofende o outro. - Atos lesivos de ofensa fsica: Bater no outro. - Prtica constante de jogos de azar: Durante a jornada de trabalho. - Atos atentatrios contra Segurana Nacional:

y Remunerao; - Salrios - Gorjeta

- Adicionais ( Hora Extra, Insalubridade, Periculosidade, Noturno, Penosidade, Transferncia). - Remunerao (art. 457 CLT) a soma de todos os valores que um empregado recebe. Uma vez pago, dever incidir em dois impostos, o Imposto de Renda e o INSS. - INSS: 20%, sendo: 11%- Quem paga a Empresa 9%- Quem paga o empregado, descontado de sua folha de pagamento. - Em caso de condenao trabalhista na Justia do Trabalho, a Empresa ser obrigada a arcar por todo o dbito previdencirio. Smula 386, TST. - 2 Imposto que ir incidir sobre a remunerao o Imposto de Renda. OBS: Remunerao a contra-prestao do Empregador em virtude de um trabalho realizado. Art. 457 da CLT.

y Diferenas entre Remunerao e Indenizao;

-Remunerao * IR e INSS * Contraprestao

- Indenizao * INSS * Visa c ompensar em Dano. Ex: FGTS + 40% - Salrio Famlia: o valor Pago ao empregado de baixa Renda, que tenha filhos Menores de 14 anos ou

Invlidos. O limite para 2 Filhos, e pago pelo INSS. - Dano Moral - Gueltas: So Prmios que O empregado recebe. Ex: Plus no Salrio.

y Salrio; - o valor recebido exclusivamente pelo empregado - No pode ser inferior a 1 salrio mnimo - O Salrio Mnimo s pode ser fixado por Lei Federal

y Denominaes de Salrios; - Salrio Complessivo: a no especificao de direitos no Oletire. - Salrio pago por fora: aquele que no consta no olerite. um ato ilcito por parte do Empregador. - Soldo: o valor pago aos Militares no comeo de carreira. O Militar, no comeo de carreira, pode receber menos do que 1 salrio mnimo. - Cgruas: o pagamento feito Chef e Religioso. - Benefcio: o valor pago pelo INSS. - Vencimentos: o valor pago ao Funcionrio Pblico. OBS: O salrio OBRIGATRIO! - Caso o atraso salarial seja superior 3 meses, caber Reclamao Trabalhista com Resciso Direta.

- Se for inferior 3 meses, caber Reclamao Trabalhista com Tutela Antecipada.

y Prazos de pagamento de Salrio; At o 5 dia TIL do ms subseqente - Excees: 1 O Empregado que recebe comisso poder receber at 3 meses depois. 2 Empregado Rural Safrista, o que trabalha somente na Safra, poder receber at 6 meses depois do incio das atividades, da colheita.

y Salrio Diferido: o FGTS. O valor depositado no PRESENTE para ser movimentado no FUTURO.

y Formas de pagamento de Salrio; - Dinheiro: O analfabeto, obrigatoriamente, tem que receber em espcie. - Cheque: O cheque pode ser de Terceiros. - Depsito em Conta: - Salrio In Natura (Salrio Utilidade): So 3 institutos: * Habitao: Pode descontar 25% do salrio * Alimentao: 20% * Vesturio: 25% OBS: O salrio In Natura ser pago em UMA dessas formas acima. OBS2: Poder ser descontado AT 70% de seu Salrio.

OBS3: Utilizao de roupas de uma loja no caracteriza salrio In Natura, no podendo, pois, descontar do empregado.

- Domstica: No pode receber salrio In Natura.

y Duas espcies de Salrios; - Comisses (Percentagens): Deve ser estipulado no incio da contratao. Podem mudar, desde que seja para MAIS. - Gratificao: A gratificao pode ser retirada a qualquer tempo, exceto se receber por mais de 10 anos. - Gorjeta: pagamento feito por 3, pelos clientes.

y Adicionais: 1- Hora Extra: de 50% sobre a hora normal - No mximo 2 horas extras por dia, exceto as necessidades imperiosas: a) Fora maior b) Servios Inadiveis (Mdico Operando) c) Advogado (Audincias) Obs: Uma audincia trabalhista pode durar at 5 horas.

d) Greve: Podem fazer para recuperar a produo. Obs: O nico empregado que proibido de fazer hora extra o empregado contratado em Regime Parcial, que a quele que trabalha apenas 5 horas por dia ou 25 horas por semana.

Obs2: Quais empregados so excludos do pagamento de horas extras, O que trabalha mas no pode receber? - Cargo de Confiana - Domstica - Empregados que exeram atividades externas

2- Insalubridade; - Percentagem de 10, 20 ou 40% sobre o Salrio Mnimo. - Caso a categoria tenha um salrio base, este ser salrio base de clculo para a insalubridade. - Mesmo que a Insalubridade seja intermitente, a insalubridade devida de forma Integral. - Mesmo com o EPI (Equipamento de Proteo Individual), a insalubridade ser devida.

3- Periculosidade; - de 30% sobre o Salrio Mnimo do Empregado. S devida em 4 hipteses: a) Explosivos b) Inflamveis c) Eletricidade: Independentemente de Voltagem d) Radiao (Fator Ionizante): Ex: Raio-X

4- Adicional de Transferncia; - de 25%, e provisrio.

5- Noturno; - Urbano: 20%- Das 22:00 hrs s 05:00 hrs - Rural: - Agrcola: 25%- Das 21:00 hrs s 05:00 hrs - Pecuria: 25%- Das 20:00 hrs s 04:00 hrs - Advogado: 25%

6- Penosidade; - No tem percentagem. uma norma de eficcia limitada. - Pode ser criado atravs de acordo ou conveno coletiva.

y Estabilidade; - o tempo que o empregado detm de garantia de emprego. - Somente devido ao empre gado regido pela CLT, desde que seu contrato seja por prazo indeterminado.

- Obs: Contrato Verbal j INDETERMINADO desde o 1 dia!

y Tipos de Estabilidade; - Legal: a que est em Lei. - Contratual: So determinadas em acordos ou convenes coletivas.

Obs: O contrato de trabalho poder criar estabilidades.

y Estabilidades Legais; - Dirigentes Sindicais: S se for eleito. Estabilidade do registro de candidatura at 1 ano aps o mandato. - Membros da CIPA: S tem estabilidade se for eleito. Estabilidade do registro de candidatura at 1 ano aps o mandato. - Membros da CCP: S se for eleito. - Membros do Conselho Curador do FGTS: S se for eleito. Da candidatura at aps 1 ano do trmino do mandato. - Membros do Conselho Nacional da Previdncia Social: S se for eleito. Da candidatura at aps 1 ano do trmino do mandato. - Diretor de Cooperativa: S se for eleito. Da candidatura at 1 ano aps o trmino do mandato. - Gestantes: Estabilidade da confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto, mesmo havendo o aborto espontneo. - Acidentados: qualquer dano fsico ou psicolgico causado ao empregado em virtude do trabalho. O empregado s ser estvel se ficar afastado por mais de 15 dias. Tempo de Estabilidade: 12 meses contados do retorno. - Empregado escolhido pelo patro: No depende de estabilidade.

Obs1: O membro da Comisso de Conciliao Prvia (CCP) ter estabilidade apenas a partir da posse no cargo. Obs2: Todos os Suplentes so estveis, EXCETO o suplente do Diretor da Cooperativa. Obs3: Qualquer empregado estvel eleito, caso cometa uma justa causa, no poder ser dispensado imediatamente. Dever ser proposta uma ao, o inqurito para apurao de falta grave. Art. 853 CLT - At 6 pessoas podem ser arroladas como testemunha

- Prazo para ingressar com a Ao: prazo decadencial de 30 dias.

y Auxlio Doena: qualquer enfermidade que o empregado sofra, no necessariamente ligado ao emprego. Ex: Diabetes, Hipertenso etc. - No gera nenhum tipo de estabilidade

y Hipteses de Trmino de Estabilidade; - Com a morte do empregado - Falncia da empresa - Fora Maior - Aposentadoria - Extino da Filial - Justa Causa

y Frias; - Objetivo: Restabelecer as energias do empregado a fim de preservar a sua sade. - Empregado no pode ser procurado durante suas frias. Caso seja, dever receber em DOBRO. - Quem escolhe as frias SEMPRE ser o empregador, mesmo que vencidas. - O empregado tem direito 30 dias. - O empregado poder vender at 10 dias dos 30 em que tem direito.

- Os 20 dias restantes poder ser divididas em 2 vezes, mas tem que ter no mnimo 10 dias de frias/folga. - Os menores de 18 anos e maiores de 50 anos OBRIGATORIAMENTE devero tirar os 30 dias de frias. - Prazo de pagamento das frias: Devero ser pagas em at 2 dias de antecedncia.

y Frias Coletivas; - Devem ser ratificadas pelo Sindicato. - Podem ser parciais (em alguns setores da empresa). - Devem ser avisadas com antecedncia mnima de 15 dias. - S devem ser anotadas na CTPS se sarem de frias acima de 300 empregados. - As frias coletivas interrompem o prazo para novas frias, ou seja, o empregado dever reiniciar num novo perodo aquisitivo.

y FGTS; - de carter obrigatrio todos os empregados, exceto s Domsticas e Diretor de Cooperativa. - depositado 8% sobre o salrio mnimo, exceto o Aprendiz (2%) e os Contratados por tempo determinado (2%). - Natureza do FGTS: de INDENIZAO. FGTS salrio Diferido. - Valor da multa que o Patro paga: 50%, sendo 40% para o empregado e 10% para o empregador.

y Levantamento do FGTS;

- Quando houver dispensa por justa causa. - Mesmo havendo saque na conta, o empregado dever receber a multa sobre o valor total.

y Pedido de Demisso; - O empregado poder sacar o FGTS aps 3 anos.

y Dispensa COM justa causa; - S aps 3 anos para sacar. - Aposentadoria: Pode sacar - Completa 70 anos de idade: Pode sacar, apenas apresentando o RG - Na compra da casa prpria - Compra de Aes - Doenas Graves (AIDS, Cncer, Doenas Degenerativas) - Caso de calamidade pblica, desde que tenha autorizao expressa do Governo Federal

y Direito Sindical; art. 8 e 9, CF. - Para criar o Sindicato necessrio registro nos rgos competentes (Cartrio de Pessoas Jurdicas e Ministrio do Trabalho). - Princpio da Unidade Sindical: S pod e ter 1 sindicato na rea de um municpio. - Exceo: As Centrais Sindicais (Ex: CUT) - Centrais Sindicais tem Natureza Sindical, mas no pode ser considerada um Sindicato.

y rgos do Sindicato; - Assemblia Geral - Diretoria: Tem no mnimo 3 e no mximo 7 membros - Conselho Fiscal: No mximo 3 membros

y Contribuies Sindicais; So 4: - Confederativa - Assistencial - Mensalidade Sindical - Sindical

- Quais so as contribuies facultativas? R: Confederativa, Assistencial e Mensalidade Sindica l. - E as Obrigatrias? R: A Sindical, considerada um tributo. Est em Lei.

y Greve; - direito de todos os trabalhadores. - uma paralisao de carter coletivo. - A greve deve ser avisada com 48 horas de antecedncia se for em servios normais. - Se for em servios essenciais com 72 hrs de antecedncia. - Servios Essenciais:

* Transporte Pblico * gua, Luz, Telefone * Coleta de Lixo * Hospitais * Trabalhos Radioativos etc. - Nos servios essenciais NO pode parar 100%, tem que ter no mnimo 30% trabalhando.

y Lock Out; - a greve do Empregador - proibido no Brasil

y Diferenas entre Acordo e Conveno Coletiva; - de quem elabora: * Acordo: Entre Sindicais e Empresa * Conveno Coletiva: Sindicato e Sindicato - apenas para melhorar os direitos que j tem na CLT - 2 anos, podendo ser renovado por mais 2 anos. Caso as partes no consigam chegar a um acordo, dever ser proposta uma ao chamada de Dissdio Coletivo.

Potrebbero piacerti anche