Sei sulla pagina 1di 7

SISTEMA DE ESCRITURAO FISCAL - SEF GUIA RPIDO DE INSTALAO

SEFAZ/PE SEF (VERSO 1.0) www.sefaz.pe.gov.br sef@sefaz.pe.gov.br

MANUAL

DO

SEF
ATUALIZADO EM

SEFAZ/PE
30/06/2003

pgina 2/7

MANUAL

DO

SEF

SEFAZ/PE

1- INSTALAO 1.1- Instalando o SEF 1.1.1O SEF um aplicativo cuja instalao bastante simples (demora em mdia um minuto). O aplicativo ocupa pouco espao em disco (aproximadamente 15 MB) e se instala no diretrio C:\Arquivos de programas\Sefaz-PE\SEF. Traz tambm para o diretrio do sistema operacional MS Windows algumas bibliotecas de uso requerido. 1.1.2Algumas verses de sistema operacional, principalmente aquelas que funcionam em rede, restringem ao usurio normal o acesso a algumas funes do computador e a algumas reas do disco rgido. Somente tm privilgios irrestritos ante o MS Windows o profissional nele cadastrado como administrador de sistema. Para concluir a instalao do SEF o usurio que a realizar deve se certificar que tem autorizao (direitos, privilgios) similares ao de administrador de sistema. Podem ocorrer erros de execuo caso a instalao seja realizada por algum com direitos insuficientes. Em caso de dvida quanto ao status do usurio, faz-se necessrio contatar o profissional da administrao do sistema operacional. 1.1.3Para instalar, deve-se executar o arquivo de instalao baixado da pgina da SEFAZ e seguir as instrues apresentadas na tela. Clique em Prximo para continuar com o processo de instalao. 1.1.4O SEF est localizado na insero dos programas da Sefaz-PE, na rea de programas do MS Windows.

pgina 3/7

MANUAL

DO

SEF

SEFAZ/PE

2- UTILITRIOS 2.1- Configurao de Impressora 2.1.1Aps a instalao do aplicativo, ir ao menu Utilitrios para efetuar a configurao da impressora.

2.1.2Em Configurar Impressora apontar o computador para a impressora que suportar a impresso dos livros, guias e relatrios produzidos atravs do SEF. Selecionar o papel de tamanho A4, padro em que os livros, guias e relatrios foram desenvolvidos.

2.2- Cpia de Segurana 2.2.1Selecione Cpia de Segurana para configurar o caminho do diretrio em que sero salvos os backups dos arquivos parciais dos movimentos trabalhados.

2.2.2Caso no seja eleito algum outro diretrio de backup, o SEF indica como padro o caminho C:\Arquivos de Programas\SefazPE\SEF\Dados\Copia de Segurana.
pgina 4/7

MANUAL

DO

SEF

SEFAZ/PE

2.2.3Antes realizar a funo de gerar backups, o SEF atualiza os dados do movimento aberto, se houver.

2.2.4-

Em Cpia de Segurana pode-se:

Gerar o backup de um movimento: selecione um movimento; clique no boto Backup;

Gerar backup de vrios movimentos: segure a tecla Control e selecione os diversos movimentos; clique no boto Backup; Gerar backup de todos os movimentos: clique em Todos
pgina 5/7

os

MANUAL

DO

SEF

SEFAZ/PE

movimentos; clique no boto Backup;

O aplicativo indica o contribuinte, a Inscrio Estadual, o CNPJ, o perodo e utiliza estes dados para gerar o arquivo do movimento na data (AAAAMMDD) em que foi copiado;

A barra de progresso indica o andamento da cpia;

Para recuperar a(s) cpia(s) de segurana, selecione um, vrios ou todos os arquivos de backup existente(s) e clique no boto Recuperar Backup.

A barra de progresso indica o andamento da recuperao da cpia;

pgina 6/7

MANUAL

DO

SEF

SEFAZ/PE

Caso a cpia seja de um movimento anteriormente recuperado para um mesmo perodo, o aplicativo questionar quanto atualizao dos dados;

Ao final do processo, haver um relatrio de quantos arquivos foram recuperados.

pgina 7/7

Potrebbero piacerti anche