Sei sulla pagina 1di 6

Pea do Encontro

Personagem: Me Terra: Ingrid Testemunhas de acusao: gua: Barbara Floresta e Ar: Liebert Ser Humano: Adriano Testemunhas de defesa: Lenhador e Empresrio: Weymeson Juiz: Palestrante Promotor: Laildson

CENA I Promotor: Domingo, 20 / 03 / 2011, Processo numero 1/2010, Acusao: Destruio do Planeta Terra, Acusante: Me Terra, Acusado: Ser humano. Todos de p para recebermos o excelentssimo senhor JUIZ da primeira vara de direito penal e defesa da natureza. Juiz: Pode sentar, declaro essa seco aberta. Promotor: Iniciemos nosso jri, com as acusaes e as devidas testemunhas, contra o ru: O Ser Humano. Me Terra: estou aqui para acusar esses infratores, por todos os males que andam me causando, como a poluio do AR um elemento essencial para a sua sobrevivncia, o desmatamento das florestas destruindo a FAUNA E A FLORA geradores e conservadores da vida e o pior a poluio do bem mais precioso, o nctar divino o qual 7 dias no passar sem ele, porm, em um dia o destri, a gua. Promotor: (Olhando para o ru) o que tens a dizer em sua defesa, ser humano?! Ser Humano: Nada disso eu fiz, so acusaes incrdulas, as quais a mim no se dirigem. Me Terra: como assim no se dirigem a voc, por acaso a poluio do AR e culpa dos animais que somente embelezam a natureza, ou da fumaa negra expelida pelos seus veculos automotores, bens de luxo utilizados somente para a sua satisfao.

Ser Humano: como ousa falar das minhas obras de criao, foram meios encontrados para facilitar os transportes de grande distncia, ou voc acha melhor maltratar as belezas da natureza com veculos de trao animal. Promotor: (olhando para a me terra) Me terra, voc tem alguma prova das acusaes contra o ru. Me Terra: sim, tenho. Aqui esto algumas fotos da destruio do AR, Causada pelo ser humano, e tenho tambm testemunhas que podem falar sobre a destruio causada pelo ser humano. Promotor: pois que entre a testemunha da acusao O AR. Promotor: AR o que tens a dizer sobre o acusado? AR/floresta: Desde o sculo XVIII venho sofrendo com essa poluio, a fumaa dos carros, das indstrias, a queima do carvo mineral, e vrios outros gases poluentes fazem com que eu me torne SUJO, e deixe de ter a essncia e a eficcia para a qual fui criado, deixo de ser VIDA. Esta poluio tem gerado diversos problemas, a sade do ser humano, por exemplo, a mais afetada, doenas respiratrias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de pessoas aos hospitais por ano, at o clima est sendo afetado, por causa da poluio o efeito estufa est aumentando a temperatura do nosso planeta. (Olhando para o ser humano) O mau que voc est causando retornar em dobro para voc. Promotor: Diante da acusao da me terra, voc tem algo a falar sobre isso ou algum que possa te defender? Ser Humano: Sim, tenho. Tambm possuo fotos que trazem os benefcios gerados com essa destruio, e testemunhas que podem falar a meu favor. Promotor: pois que entre a testemunha de defesa O EMPRESRIO. Promotor: o que tens a dizer em defesa do acusado? Empresrio: em nenhum momento o ser humano destruiu o ar, simplesmente encontrou meios que facilitaram sua vida, como a criao dos carros e das motos para transporte individual, dos nibus e avies para o uso coletivo e para percorrer grandes distncias. Me terra: (Me terra o interrompe e fala) Mas e as florestas que voc destruiu? Com queimadas e desmatamento, acabando com a fauna e a flora que s trs beleza aos olhos de quem as v. AR/floresta: O crescimento das cidades tem provocado a diminuio das reas verdes, o crescimento populacional e o desenvolvimento das indstrias demandam reas amplas nas cidades, reas estas derrubadas e desmatadas para construo de condomnios residenciais e plos industriais, a construo de rodovias, as queimadas e os incndios so tambm problemas que ocorrem e muitos deles por motivos econmicos. Promotor: esta acusao grave, o que voc tem a falar sobre isso?!

Empresrio: os seres humanos precisam de moradia, um local onde possam se proteger das chuvas e do SOL. Precisam tambm de mveis para se organizar, as indstrias precisam de espao para a construo desses mveis, os carros para trafegarem precisam de rodovias, ou voc que o ser humano poderia viver sem isso? No somos animais. AR/FLORESTA: mas precisam de ar para viver! Promotor: Agradeo as testemunhas de acusao e defesa, prossigamos com o Julgamento. Me terra mais alguma Acusao? Me terra: Sim, excelentssimo, creio eu que esta uma das piores. Acuso este ser de poluir o bem mais precioso que Deus criou, A GUA. Promotor: voc tem alguma testemunha? Me terra: Sim Promotor: Pois que entre a testemunha gua. gua: As principais causas de deteriorizao dos rios, lagos e oceanos, so: poluio e contaminao por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuzo a natureza, atravs dos lixos, esgotos, dejetos qumicos e industriais e minerao sem controle. Cerca de 3 bilhes de habitantes em nosso planeta esto vivendo sem o mnimo necessrio de condies sanitrias. 1 milho no tem acesso a gua potvel. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenas como diarria, esquistossomose, hepatite e febre tifide, que matam mais de cinco milhes de serem humanos por ano, sendo que o nmero maior de doentes sobre-carregam os precrios sistemas de sade deste pas. Promotor: Ser humano, no acredito que sua incredulidade chegou a um ponto to elevado, seus atos corroem o corao e embaam a viso daqueles que amam a DEUS. Ser humano: A histria no termina assim, ainda tenho defesas em favor de mim. Promotor: Que entre suas defesa, mesmo achando o caso esteja encerrado. Dona de casa: Como que pode, ser possvel que as roupas e loua de casa, pelo menos de quem num tem casa chique, num pode ser lavada. E as industrias vo jogar a sujeira aonde? Na gua se dissolve. No justo o ser humano, ser acusado assim. Promotor: Diante dos argumentos apresentados pela defesa, e das provas propostas pela acusao, opino em favor da me terra, com o intuito de acusar e condenar o ser humano, por ser declarado culpado, de ter poludo o meio ambiente, e aps isso nada ter feito para salv-lo. Ao desmatar, poderia eles mesmo replantar, ao poluir, por que no limpar. Com a palavra o Excelentssimo Senhor Juz _____________________________________ para proferir a sua opinio em relao a este assunto. (Neste momento o Palestrante ir falar sobre o assunto, aps isto o promotor fala) Promotor: Neste momento, aps a ilustre oratria do presidente da sesso inicia neste -se momento o debate do jri.

Perguntas para o Debate: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Voc concorda com os argumentos da Me Natureza? E do Ser Humano? Os carros poderiam existir sem a poluio? Os argumentos do Ser humano esto corretos? O ser humano viver com a poluio por muito tempo? Esta poluio realmente necessria? O que podemos fazer para reverter esta situao? Como podemos fazer isso?

Vamos dividir em cinco grupos e responder estas perguntas, ao final uma pessoa ir expor as idias do grupos, e responder as seguintes pergunta: O SER HUMANO CULPADO E DEVE SER CONDENADO, OU MERECE UMA SEGUNDA CHANCE? Ao final sero recolhido as folhas com as respostas e o juiz dar o veredicto final.

Veredicto Final

Diante das acusaes da Me Terra e as defesas do Ser

humano, em concordncia com as decises implementadas pelo

jri popular, de acordo com o que rege a lei do homem, e a

prpria lei de Cristo, Nosso Senhor o ru declarado

_______________________________.

Juri Popular 1. 2. 3. 4. 5. 6. Voc concorda com os argumentos da Me Natureza? E do Ser Humano? Os carros poderiam existir sem a poluio? Os argumentos do Ser humano esto corretos? O ser humano viver com a poluio por muito tempo? Esta poluio realmente necessria? O que podemos fazer para reverter esta situao? Como podemos fazer isso?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ __________________________________________ ___________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

O SER HUMANO CULPADO E DEVE SER CONDENADO, OU MERECE UMA SEGUNDA CHANCE? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________ ________________________________________________ ( ) Culpado ( ) Inocente

Potrebbero piacerti anche