Sei sulla pagina 1di 60

UNIMAKE SOFTWARES 999) Sub(Exporta:Linha, Rot:Pos,

UniDANFe v.2.4
Manual de Utilizao do Software UniDANFe v.2.4 e de Integrao com Sistemas de ERP

2009

UniDANFe v.2.4 Sobre o UniDANFe v.2.4

2009

O UniDANFe foi desenvolvido pela Unimake Softwares para facilitar a impresso do documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica, bem como seu envio por e-mail para o destinatrio das mercadorias. Diferentemente do UniNFe, o UniDANFe no um projeto open source. Ele apresentado aos programadores/usurios de sistemas ERP, emitentes de Nota Fiscal Eletrnica, em duas edies: UniDANFe Free de distribuio e utilizao gratuita, possui todas as funcionalidades j existentes na verso 1.0, trazendo mais algumas, contempladas nesse documento. UniDANFe Plus possui todas as funcionalidades do UniDANFe Free, acrescidas de outras funcionalidades. Essa edio no de distribuio e/ou utilizao gratuita como a edio Free. Para sua utilizao em ambiente de produo, cada emitente de Nota Fiscal Eletrnica dever adquirir uma licena de uso especfica para seu CNPJ. Em caso de emitentes com mais de um CNPJ, cada CNPJ dever adquirir sua licena correspondente. As funcionalidades extras dessa verso estaro destacadas nesse documento com o smbolo (Plus). O arquivo executvel do UniDANFe para as duas edies o mesmo unidanfe.exe. Sempre que for utilizado para emitir um DANFE, o UniDANFe procurar na pasta LIC pela licena correspondente ao CNPJ do emitente da NF-e. Se encontrar tal licena, se comportar como UniDANFe Plus. Caso contrrio, como UniDANFe Free. Essa implementao visa facilitar o trabalho de integrao dos sistemas ERP ao UniDANFe, conquanto os programadores no precisem se preocupar se o cliente/usurio de seu sistema ir adquirir ou no a licena Plus. No entanto, caso seja preciso forar a execuo do UniDANFe em uma edio especfica, basta adicionar o parmetro Edicao=<edio> linha de comando.
Exemplo: unidanfe.exe arquivo=12394234732743874.xml edio=Free

Utilizando o UniDANFe
O UniDANFe apresentado em forma de um arquivo executvel (unidanfe.exe) que deve ser executado diretamente pelo ERP do Usurio, passando alguns parmetros atravs da linha de comando. Existem vrias maneiras de carregar o UniDANFe, passando ou no parmetros na linha de comando. Em cada uma delas o comportamento do sistema diferente. As nomenclaturas da linha de comando so:
a) b) c) d) e) f) g) h) unidanfe.exe unidanfe.exe unidanfe.exe unidanfe.exe unidanfe.exe unidanfe.exe unidanfe.exe unidanfe.exe configurar=1 licenciar=1 versao=1 emails=1 envia_email=1 upload=1 Arquivo=<caminho e nome do XML principal> [lista de parmetros ..]

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 2

UniDANFe v.2.4

2009

a) Carregando o UniDANFe sem passar parmetros


Ao carregar o UniDANFe sem passar parmetros na linha de comando, o painel de controle exibido. Atravs do painel de controle pode-se acessar todas as funes do UniDANFe, como sua documentao, configurao, gerenciador de licenas Plus e gerenciador dos e-mails gerados pelo UniDANFe. Alm disso, pode-se tambm gerar o DANFE a partir da seleo de um arquivo XML, clicando no boto Gerar DANFE, conforme mostra a figura abaixo.

Tela do Painel de Controle do UniDANFe

b) Acessando a interface de configuraes do UniDANFe


Ao carregar o UniDANFe com o parmetro configurar=1 a interface administrativa de configurao apresentada.

c) Acessando o Gerenciador de Licenas do UniDANFe


Ao carregar o UniDANFe com o parmetro licenciar=1 o gerenciador de licenas do UniDANFe Plus apresentado.

d) Consultando a verso/release do UniDANFe


Ao carregar o UniDANFe com o parmetro versao=1 o UniDANFe cria um arquivo com o nome verso.xml na mesma pasta onde estiver instalado, contendo a verso, release e compilao atual do UniDANFe.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 3

UniDANFe v.2.4
e) Consultando e-mails a enviar, enviados ou com erros
Ao acessar a interface administrativa de e-mails, possvel ver os e-mails nas pastas A Enviar, Enviados e Com Erro. e.1) A Enviar

2009

Ao gerar um e-mail para ser enviado ao destinatrio da NF-e, o UniDANFe o coloca na pasta A enviar. Concluda a operao do DANFE (impresso, gerao do e-mail, cpia do PDF ou XML para uma pasta local ou da rede, etc), o UniDANFe fechado de modo a liberar o sistema ERP que porventura estivesse preso por t-lo chamado. No mesmo momento, uma outra instncia do UniDANFe iniciada para disparar todos os e-mails da pasta A Enviar. Em caso de erro durante a tentativa de envio, a mensagem gerada gravada junto ao e-mail, e pode ser consultada pressionando-se o boto Erros. O UniDANFe faz at 50 tentativas de envio dos emails. Aps isso, ele move automaticamente a mensagem para a pasta Com Erros.
- O boto Anexos permite ver os anexos da mensagem selecionada; - O boto Editar permite editar a mensagem selecionada. Esse boto funciona apenas para mensagens nas pastas A enviar e Com erro. - O boto Excluir permite excluir a mensagem selecionada. - O boto Erros permite consultar os erros gerados nas tentativas de envio da mensagem selecionada; - O boto Enviar dispara o processo de envio das mensagens da pasta A enviar.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 4

UniDANFe v.2.4
e.2) Enviados

2009

Aps o envio com sucesso da mensagem de e-mail, a mesma movida para a pasta Enviados, onde pode ser consultada posteriormente. As mensagens desta pasta ficam didaticamente separadas pelo ms e ano da emisso da NF-e para facilitar sua consulta e localizao.
- Os botes Anexos, Editar, Excluir e Erros possuem as funes descritas no item e.1; - O boto Reenviar permite reenviar a mensagem selecionada. Ao ser pressionado, a mensagem movida para a pasta A enviar, de onde pode ser enviada pressionando-se o boto Enviar daquela pasta.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 5

UniDANFe v.2.4
e.3) Com Erro

2009

Aps 50 tentativas de envio sem sucesso, a mensagem de e-mail movida para a pasta Com Erros. Uma vez nessa pasta, o administrador do sistema pode ainda consultar os erros ocasionados durante as tentativas de envio e solucion-los. Para mover as mensagens dessa pasta para a pasta A enviar para nova tentativa de envio, basta pressionar o boto Reenviar.

f) forando o envio dos e-mails presos na caixa a enviar


Para forar o UniDANFe a enviar os e-mails presos na pasta A Enviar, basta pressionar o boto Enviar. Se uma instncia do UniDANFe j estiver enviando e-mails, outra no ser aberta, para evitar consumo de recursos da mquina.

g) Gerando o DANFE Atravs de Parmetros da Linha de Comando


Essa a forma normal que os sistemas ERP usaro para gerar o DANFE. O UniDANFe deve ser executado com a passagem de alguns parmetros, que o orientaro como se comportar na gerao do DANFE. Cada parmetro descrito a seguir, e devem ser utilizados no formato parmetro=contedo, sem qualquer espao entre o parmetro, o sinal de igualdade e o contedo do mesmo. Parmetros cujo contedo possa conter espaos (ex: nome de pastas e/ou arquivos) devem estar entre aspas, no formato parmetro=contedo completo com espaos Arquivo (obrigatrio) Nome completo do arquivo XML principal gerado pelo ERP, incluindo todo o caminho para encontr-lo. Esse arquivo XML pode ser o arquivo j autorizado pela SEFAZ. Nesse caso, a informao da autorizao ser automaticamente impressa no DANFE no campo Informaes complementares. Arquivos XML no autorizados tambm podem ser utilizados.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 6

UniDANFe v.2.4

2009
ArquivoAuxiliar (opcional) Nome completo do arquivo XML auxiliar, incluindo todo o caminho para encontr-lo. No XML auxiliar existem TAGS complementares para o UniDANFe, bem como algumas personalizaes. Se esse parmetro no for passado, o UniDANFe procurar, na mesma pasta do XML principal, um outro arquivo XML com o mesmo nome, acrescido apenas da string danfe ao final. Se encontrar tal arquivo, o usar como auxiliar, sem a necessidade de passar seu nome na linha de comando. Configuracao (opcional) Nome da configurao que ser utilizada para imprimir o DANFE. A partir da verso 2 do UniDANFe, toda sua configurao efetuada atravs de uma interface administrativa, no sendo mais necessrio passar mltiplos parmetros pela linha de comando. Se esse parmetro no for passado, o UniDANFe utilizar a configurao que estiver definida como padro, de acordo com o contedo da TAG <tpImp>. Email (opcional) E-mail do destinatrio da NF-e. Esse e-mail deve ser informado nos casos em que o UniDANFe configurado para enviar automaticamente e-mail com o DANFE e/ou com o XML anexados. O e-mail tambm pode ser gerado no XML auxiliar, ao invs de passado por parmetro, ou atravs das TAGs de uso livre, no prprio XML principal.. PastaConfiguracao (opcional) Pasta onde o UniDANFe deve ler/gravar suas configuraes. Deve ser informado o nome da pasta que ir abrigar as sub-pastas utilizadas pelo UniDANFe, como Dados, Lic, etc. Logotipo (opcional) - nome da imagem, incluindo seu caminho completo, que ser usada na impresso do DANFE. H um campo especfico da interface de configurao do UniDANFe para informar esse arquivo de imagem. No entanto, em alguns casos, deseja-se utilizar uma mesma configurao para mais de uma empresa/filial. Para esses casos, pode-se passar a imagem atravs da linha de comando, ou inform-la no XML auxiliar. Imprimir (opcional) aceitando os valores 0 para falso ou 1 para verdadeiro; informa ao UniDANFe se o DANFE deve ser impresso automaticamente ou no. Se informado, esse parmetro se sobrepe s configuraes efetuadas na interface administrativa do UniDANFe. Remetente (opcional) E-mail ou apelido do remetente de e-mail que deve ser utilizado para o envio do DANFE (ou XML) por e-mail. O remetente deve estar previamente cadastrado. possvel informar o remetente tambm no XML auxiliar ou nas TAGs de uso livre.

Exemplo:

c:\unimake\uninfe\unidanfe.exe arquivo=\\meuservidor\c\pasta_xml\0102012.xml pastaconfiguracao=x:\unimake\uninfe logotipo=c:\imagens\logotipo_filial_001.jpg

Compatibilidade com o UniDANFe v.1

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 7

UniDANFe v.2.4

2009

Os parmetros que eram enviados ao UniDANFe v.1 ainda podem ser utilizados, para fins de compatibilizao com as integraes desse sistema. Quando informados, cada um desses parmetros se sobrepe configurao do UniDANFe efetuada atravs da interface administrativa. Assim, cada desenvolvedor de sistema ERP deve estar atento as linhas de programao de sua aplicao, de modo a evitar que o UniDANFe no se comporte como esperado ao configur-lo pela interface amigvel, em virtude de possveis discordncias com parmetros enviados pela linha de comando. Os parmetros da linha de comando do UniDANFe v.1 que so suportados pelo UniDANFe v.2 so: Visualizar=<falso ou verdadeiro> - aceitando os valores 0 para falso ou 1 para verdadeiro; Impressora=<impressora a ser utilizada> - aceitando os valores padrao", selecionar ou <nome completo da impressora>; Copias=<nmero de cpias> - aceitando qualquer valor acima de zero; SaidaErros=<vdeo ou arquivo> - aceitando os valores V para vdeo ou A para arquivo. Para maiores detalhes a respeito do funcionamento desses parmetros, clique aqui. Forando Uma Edio Especfica do UniDANFe Caso tenha necessidade de executar o UniDANFe em uma edio especfica (Plus ou Free), voc pode adicionar o parmetro Edicao linha de comando.
Exemplo: unidanfe.exe arquivo=0100202020202.xml edio=Free

Passando arquivos externos para serem anexados ao e-mail enviado ao destinatrio da NF-e: Se precisar enviar outros arquivos anexados ao mesmo e-mail em que o DANFE enviado para o cliente, voc pode pass-los por parmetro, no mximo cinco, no seguinte formato:
Unidanfe.exe arquivo=12313123213.xml anexo1=c:\pasta\arquivo1.ext anexo2=y:\outro\xyxyxy.txt

Abreviando a Linha de Comando ao Carregar o UniDANFe Para economizar o espao de buffer da linha de comando, o integrador pode optar por utilizar os parmetros em sua forma abreviada. Assim, ao invs de fazer uma chamada ao UniDANFe dessa forma: c:\unimake\uninfe\unidanfe.exe arquivo=1232378213276.xml
arquivoauxiliar=746647467474.xml email=nomedocliente@dominio.com Por essa:

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 8

UniDANFe v.2.4
c:\unimake\uninfe\unidanfe.exe
a=1232378213276.xml au=746647467474.xml e=nomedocliente@dominio.com

2009

Tabela de Abreviao dos Parmetros Parmetro Abreviao Arquivo A ArquivoAuxiliar AU Anexo<n> X<n> Copias P Configuracao C Email E Edicao D Impressora I Imprimir M Logotipo L PastaConfiguracao PC Remetente R SaidaErros S Visualizar V

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 9

UniDANFe v.2.4
Exemplo de chamada ao UniDANFe pela linha de comando:
unidanfe.exe arquivo=c:\unimake\uninfe\nfe000100-nfe.xml arquivoauxiliar= c:\unimake\uninfe\ nfe000100danfe.xml configurao=PAISAGEM email=meucliente@dominio.com.br logotipo=c:\img\filial001.jpg arquivo=c:\unimake\uninfe\nfe000100-nfe.xml configurao=RETRATO arquivo=c:\unimake\uninfe\nfe000100-nfe.xml configurao=SEM_IPI a=c:\unimake\uninfe\nfe000100-nfe.xml e=meucliente@dominio.com r=meuemail@dominio.com

2009

unidanfe.exe unidanfe.exe unidanfe.exe

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 10

UniDANFe v.2.4 Executando o UniDANFe a Partir de Uma Aplicao ERP


Exemplo de chamadas ao UniDANFe atravs de programao na linguagem Clipper:

2009

cComando = [c:\unimake\uninfe\unidanfe.exe arquivo=c:\unimake\uninfe\51080662675686000166550010000001041671821888nfe.xml arquivoauxiliar=c:\unimake\uninfe\51080662675686000166550010000001041671821888-nfedanfe.xml configurao=PAISAGEM] RUN(cComando)

Exemplo de chamadas ao UniDANFe atravs de programao na linguagem Harbour/xHarbour:


cComando = [c:\unimake\uninfe\unidanfe.exe arquivo=c:\unimake\uninfe\51080662675686000166550010000001041671821888nfe.xml arquivoauxiliar=c:\unimake\uninfe\51080662675686000166550010000001041671821888-nfedanfe.xml configurao=PAISAGEM] RUN(cComando)

Exemplo de chamadas ao UniDANFe atravs de programao na linguagem VB6:


Shell "UniDANFe.exe " arquivo="c:\FalcaoNfe\xml\enviado\200903\31090309252646000130550010000070860000008450-nfe.xml" configuracao=RETRATO ou Shell ("C:\unimake\uninfe\UniDANFe.exe arquivo=" & variavel_nome_da_nfe.xml & " arquivoauxiliar=" & variavel_com_nome_auxiliar & " configuracao=Paisagem")

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 11

UniDANFe v.2.4 XML Auxiliar

2009

O XML principal, em sua verso atual, no contempla alguns campos que precisam ser impressos do DANFE, como Hora de Sada e CEP do Local de Entrega. Para suprimir essa deficincia, o UniDANFe busca essas informaes em um XML auxiliar. Esse arquivo XML auxiliar pode ter qualquer nome, sendo passado por parmetro no comando de chamada do UniDANFe, ou poder ter o nome padro de modo a ser encontrado automaticamente pelo UniDANFe. Nesse caso, Dever ter o mesmo nome do XML principal, acrescido da constante danfe antes da extenso do arquivo.
Exemplo: O arquivo XML Principal c:\nfe\nfe001245.xml Nesse caso, o XML auxiliar dever ter o nome c:\nfe\nfe001245danfe.xml para ser encontrado automaticamente pelo UniDANFe.

Algumas TAGs presentes no UniDANFe v.1 foram removidas do XML auxiliar, no sendo mais consideradas pelo UniDANFe. So elas:
<ModeloDANFE> <ImprimirValidadeMedicamento> <FoneDDG> <GerarIdentificacaoEmitente> <CasasDecimaisPeso> <titulocolunalivre> <posicaocolunalivre> <alinhamentocolunalivre> <larguracolunalivre>

No UniDANFe v.2 todas essas configuraes devem ser informadas diretamente atravs da interface amigvel de configurao, exceto a TAG <foneDDG> que deixou de existir. Em seu lugar foi criada a TAG <foneEmitente> que poder ser utilizada de forma mais livre. Veja a seo Estrutura do XML auxiliar para maiores detalhes. Importante observar que a gerao do XML auxiliar no obrigatria para a utilizao do UniDANFe.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 12

UniDANFe v.2.4 Estrutura do XML auxiliar


O XML auxiliar deve ter a seguinte estrutura: 1

2009

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <outrasInfDANFe> <horasaida>12:20</horasaida> <FoneEmitente>Fone: (11) 1234-1234 Fax: 1234-5678 DDG: 0800-80-8080</FoneEmitente> <nomefantasiadest>NOME FANTASIA DO DESTINATRIO</nomefantasiadest> <codigodest>01982 </codigodest> <emaildest>EMAIL DO DESTINATRIO</emaildest> <remetente>email ou apelido do remetente</remetente> <ceplocalentrega>12345123</ceplocalentrega> <nomelocalentrega>NOME ESTABELECIMENTO DO LOCAL DE ENTREGA</nomelocalentrega> <ceplocalretirada>12345123</ceplocalretirada> <nomelocalretirada> NOME ESTABELECIMENTO DO LOCAL DE ENTREGA </nomelocalretirada> <logotipo>c:\teste\imagem001.jpg</logotipo> <protocolonfe>23812738721372 de dd/mm/aaaa as hh:mm</protocolonfe> <copias>2</copias> <configuracao>RETRATO</configuracao> <textocanhoto>Recebemos de MINHA EMPRESA LTDA a Nota Fiscal 0101010 indicada ao lado</textocanhoto> <poweredby>Unimake Softwares</poweredby> <poweredsite>www.unimake.com.br</poweredsite> <produtos> <produto1> <colunalivre>300 KG</colunalivre> <infAdVeic>Nota Fiscal de Entrada: 01010101 Data: 01/01/2001 BLA BLA BLA</infAdVeic> </produto1> <produto2> <colunalivre>221 KG</colunalivre> <aux_cor>Verde</aux_cor> <aux_tamanho>P</aux_tamanho> <aux_outra_tag>Contedo de qualquer campo do cadastro do produto, ou da venda, etc</aux_outra_tag> <infAdVeic>Nota Fiscal de Entrada: 02020202 Data: 02/02/2002 BLA BLA BLA</infAdVeic> </produto2> </produtos> <fatura> <Parcela1> <nParc>001</nParc> <cFatura>009320-1</cFatura> <nValor>108.69</nValor> <dVencto>15/05/2009</dVencto> </Parcela1> <Parcela2> <nParc>002</nParc> <cFatura>009320-2</cFatura> <nValor>108.69</nValor> <dVencto>14/06/2009</dVencto> </Parcela2> </fatura> </outrasInfDANFe>

<horasaida> Hora da sada da mercadoria, para o transporte. Atualmente esse campo no existe na estrutura do XML principal. <FoneEmitente> Permite a informao de telefones do emitente de forma livre. As informaes dessa TAG, quando informadas, substituiro completamente a linha do telefone, no quadro Identificao do Emitente, no DANFE. Em contrapartida, possvel informar mais de um nmero, como por exemplo, telefone, celular, fax ou DDG. A antiga tag <foneDDG> permitia a informao de apenas um nmero de telefone.

Com exceo das tags <?xml> e <outrasInfDanfe>, todas as outras so opcionais.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 13

UniDANFe v.2.4

2009

<nomefantasiadest> e <codigodest> - Como seus prprios nomes demonstram, servem para informar ao UniDANFe o nome de fantasia e o cdigo do destinatrio. Essas informaes, quando preenchidas, sero impressas no DANFE no campo Nome/Razo Social (do destinatrio), logo aps a razo social informada no XML principal, e tem a funo de facilitar ao transportador (entregador) a localizao dos estabelecimentos destinatrios, que raramente estampam o nome de fantasia em placas externas. <emaildest> - Email do destinatrio. Esse e-mail ser usado pelo UniDANFe para enviar e-mail ao destinatrio contendo o DANFE e/ou o XML principal, como anexo(s). <remetente> - Email ou apelido do remetente de e-mails. O contedo dessa TAG ser utilizado pelo UniDANFe para localizar o registro correspondente ao remetente desejado na tabela de remetentes cadastrados no sistema. <ceplocalentrega> - Outro campo que no existe atualmente na estrutura do XML principal. O UniDANFe imprime o local de entrega no corpo do DANFE quando informado no XML principal. No entanto, para preenchimento do CEP, necessrio inform-lo no XML auxiliar. <nomelocalentrega> - Outro campo que no existe atualmente na estrutura do XML principal. O UniDANFe imprime o local de entrega no corpo do DANFE quando informado no XML principal. No entanto, para preenchimento do NOME, necessrio inform-lo no XML auxiliar. <ceplocalretirada> - Igualmente ao CEP do local de entrega, o UniDANFe imprime o local de retirada no corpo do DANFE quando informado no XML principal. No entanto, para preenchimento do CEP, necessrio inform-lo no XML auxiliar. <nomelocalretirada> - Igualmente ao CEP do local de entrega, o UniDANFe imprime o local de retirada no corpo do DANFE quando informado no XML principal. No entanto, para preenchimento do NOME, necessrio inform-lo no XML auxiliar. <protocolonfe> - Quando a NF-e estiver autorizada, o nmero do protocolo, bem como a data e a hora da autorizao podem ser passadas nessa TAG, e o UniDANFe a imprimir no campo correspondente, no DANFE.
Ex: <protocolonfe>01023132312312, em 11/08/2009 s 09:39</protocolonfe>

<produtos> - TAGS utilizadas para informaes complementares aos produtos. um recurso especial do UniDANFe para suprir necessidades que o XML auxiliar no contempla. Atravs dessas TAGS, possvel incluir uma coluna livre (Free) no DANFe, ou definir colunas especficas (Plus) iniciadas com o prefixo Aux_ para utilizao atravs das configuraes de colunas, presentes no UniDANFe Plus. <produto?> - Abre um grupo de TAGS de produtos. Deve ser aberta uma TAG de grupo de produtos para cada produto constante no XML auxiliar. O smbolo ? presente nessa TAG deve ser substitudo pelo mesmo nmero de seqncia presente na TAG de grupo <det nItem=?> do XML principal. <colunalivre>(Free) O contedo dessa TAG ser impresso na coluna correspondente do DANFE, desde que previamente configurado na interface amigvel do UniDANFe. utilizada para imprimir contedos do cadastro de produtos ou dos itens das vendas que no estejam presentes na estrutura do XML principal. Para maiores detalhes a respeito dessa configurao, consulte a seo Configurando a Coluna Livre desse manual.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 14

UniDANFe v.2.4

2009

<aux_nnnnnn>(Plus) No UniDANFe v.2 Plus possvel configurar cada coluna que ser impressa no DANFE, como largura, fonte, tamanho, negrito, itlico, mudar sua posio, e inclusive remover colunas no utilizadas, como valor e alquota de IPI para empresas que no utilizem esse imposto, por exemplo. Tambm possvel adicionar novas colunas do DANFE. Nesse caso, podem ser adicionadas qualquer TAG do grupo <det> do XML principal, ou mesmo outras que no existam nesse XML principal. Por exemplo, para adicionar no DANFE, logo aps a descrio do produto uma coluna contendo a cor do mesmo, basta incluir a coluna <Aux_Cor> na configurao do UniDANFe, e gerar no XML auxiliar a mesma TAG com seu respectivo contedo, como pode ser visto no exemplo dado logo acima na estrutura do XML auxiliar, onde foram definidas as TAGS <Aux_Cor> e <Aux_Tamanho>. <infAdVeic>(Plus) Ao emitir DANFE de venda de veculos novos, possvel configurar o UniDANFe v.2 Plus para emitir a descrio complementar dos veculos logo abaixo da linha do produto com as informaes presentes nas TAGs especficas (grupo <veicProd>). No entanto, em havendo necessidade de destacar ali outras informaes adicionais no contempladas no conjunto de TAGs especficas, pode-se gerar o complemento da descrio nessa TAG <infAdVeic> no arquivo auxiliar, que a mesma ser adicionada descrio complementar, no ponto onde a mesma for inserida na interface de configurao do UniDANFe. <fatura> - possvel preencher as informaes de fatura do DANFE sem as declarar no XML principal, quando for desejo do emitente. Para esses casos, basta preencher as tags correspondentes, conforme pode ser visto no XML de exemplo (acima). <copias> Nmero de cpias (vias) em que o DANFE deve ser gerado/impresso; <configuracao> Configurao do UniDANFe que ser usada para a gerao/impresso do DANFE; <textocanhoto> - Redefinio do texto padro impresso no canhoto do DANFE. O texto que for definido nessa TAG ser impresso integralmente, sobrepondo-se ao padro atual do sistema.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 15

UniDANFe v.2.4 Campos no previstos no XML Principal

2009

Alm da utilizao do arquivo XML auxiliar, h a possibilidade de informar alguns campos no previstos no XML principal utilizando-se as TAGs de uso livre. Observe que a SEFAZ aceita no mximo 10 (dez) TAGs dessas no mesmo XML. Assim, fica a cargo do desenvolvedor escolher quais ir utilizar para melhor integrar seu ERP ao UniDANFe. As informaes que so previstas e que podem ser informadas nessa TAG so: Logotipo Logotipo do emitente de NF-e; Telefones_Emitente Telefones do emitente, para sair no quadro Identificao do Emitente. Utilizar quando se deseja imprimir mais de um nmero de telefone nesse quadro. Email_Destinatario E-mail do destinatrio da NF-e. Informar para automatizar processo de envio da NF-e e do XML para o destinatrio da NF-e. Remetente - Email ou apelido do remetente de e-mails. O contedo dessa TAG ser utilizado pelo UniDANFe para localizar o registro correspondente ao remetente desejado na tabela de remetentes cadastrados no sistema. Nome_Fantasia_Destinatario Ao informar esse campo, o nome fantasia impresso no DANFE direita da razo social do destinatrio da NF-e. Codigo_Destinatario Ao informar esse campo, o cdigo impresso no DANFE direita da razo social do destinatrio da NF-e. Nome_Local_Entrega Nome do estabelecimento no local de entrega. Impresso no corpo do DANFE, juntamente ao endereo de entrega. Cep_Local_Entrega CEP do local de entrega. Impresso no corpo do DANFE, juntamente ao endereo de entrega. Nome_Local_Retirada Nome do estabelecimento no local de retirada. Impresso no corpo do DANFE, juntamente ao endereo de retirada. Cep_Local_Retirada CEP do local de retirada. Impresso no corpo do DANFE, juntamente ao endereo de retirada. Hora_Saida Hora de sada. Protocolo_NFe Nmero do protocolo de autorizao da NF-e, juntamente com a data e hora da autorizao.
Exemplo da utilizao das TAGs de uso livre (obs: h um limite de utilizao, de 10 campos por XML fica a cargo do programador/emitente escolher quais campos vai utilizar): ...
<infAdic> <obsCont <obsCont <obsCont <obsCont <obsCont <obsCont <obsCont xCampo=Logotipo><xTexto>c:\imagens\logomarca.jpg</xTexto></obsCont> xCampo=Email_Destinatario><xTexto>email@dominio.com.br</xTexto></obsCont> xCampo=Remetente><xTexto>email@dominio.com.br</xTexto></obsCont> xCampo=Remetente><xTexto>apelido do remetente</xTexto></obsCont> xCampo=Telefones_Destinatario><xTexto>Fone: (nn) nnnn-nnnn Fax: nnnn-nnnn</xTexto></obsCont> xCampo=Nome_Fantasia_Destinatario><xTexto>Nome de Fantasia</xTexto></obsCont> xCampo=Codigo_Destinatario><xTexto>12345</xTexto></obsCont>

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 16

UniDANFe v.2.4
<obsCont xCampo=Nome_Local_Entrega><xTexto>NOME DO ESTABELECIMENTO</xTexto></obsCont> <obsCont xCampo=Cep_Local_Entrega><xTexto>12345-123</xTexto></obsCont> <obsCont xCampo=Nome_Local_Retirada><xTexto>NOME DO ESTABELECIMENTO</xTexto></obsCont> <obsCont xCampo=Cep_Local_Retirada><xTexto>12345-123</xTexto></obsCont> <obsCont xCampo=Hora_Saida><xTexto>10:22</xTexto></obsCont> <obsCont xCampo=protocolo_nfe><xTexto>23123123213, em 11/08/2009 s 09:40</xTexto></obsCont> <infCpl>xxxx xxx xxxxxxxx xxxxx xxxxx;xxxxx xxxx xxxx xxxxx</infCpl> </infAdic>

2009

...

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 17

UniDANFe v.2.4 Configurando o UniDANFe


A partir da verso 2 o UniDANFe conta com uma interface amigvel de configurao.

2009

Para acessar essa interface, basta executar o UniDANFe (Free ou Plus) passando o comando Configurar=1 por parmetro, ou executar o UniDANFe partir do cone criado na rea de trabalho e no menu iniciar quando da instalao do mesmo.
Exemplo: c:\unimake\uninfe\unidanfe.exe configurar=1

Ao executar o comando acima, a seguinte interface ser exibida:

As opes de configurao Retrato ou Paisagem filtram os registros mostrados no grid, de acordo com a opo escolhida. O grid Configuraes exibe as configuraes includas anteriormente, tanto para orientao em Retrato quanto Paisagem. O boto Definir como padro permite que a configurao salientada seja definida como aquela que ser utilizada pelo UniDANFe caso o parmetro Configuracao=nnnn seja omitido. Note que h uma configurao padro para configuraes do tipo Retrato e uma para Paisagem. Assim, caso o parmetro Configuracao=nnnn seja omitido ao carregar o UniDANFe, o sistema buscar a configurao padro de acordo com a TAG <tpImp> do XML principal, que define o tipo de orientao do DANFE, sendo 1-Retrato e 2-Paisagem. O boto Duplicar permite que a configurao salientada seja duplicada, sendo criada uma exatamente igual com outro nome, de modo a ser alterada pelo usurio. Os botes Incluir, Alterar e Excluir respectivamente permitem incluir nova configurao, alterar ou excluir uma configurao existente. Note que o UniDANFe no permite que a configurao padro seja excluda.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 18

UniDANFe v.2.4

2009

As opes Exportar e Importar permitem exportar e importar as configuraes, tanto em retrato quanto paisagem. Podem ser usadas pela Software House do sistema ERP para manuteno da configurao em seus clientes. A opo Remetentes, no grupo E-mail, permite a incluso, alterao ou excluso de remetentes de e-mail. Nesse mesmo grupo, a opo Manuteno permite configurar a quantia de meses que os e-mails enviados e com erros devem ficar arquivados. Findo esse prazo, so automaticamente excludos. A opo Monitor permite configurar as aes que o DANFEmon Monitor do UniDANFe executar.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 19

UniDANFe v.2.4 Editando as Configuraes do UniDANFe


Grupo Configurao Geral
Opo Impresso

2009

Ao clicar em Incluir ou Alterar, o UniDANFe apresenta a seguinte tela de configurao:

Editando as configuraes do UniDANFe

Nome da Configurao Nome da configurao, que dever ser passado ao UniDANFe quando este for executado para a impresso do DANFE. Se informado um CNPJ (completo ou raiz), no formatado (sem pontos e barras), o UniDANFe usar essa configurao sempre que for carregado para gerar o DANFE de uma NF-e emitida pelo proprietrio desse CNPJ, desde que a configurao no tenha sido passada por parmetro. Exemplos: RETRATO, PAISAGEM, CONFIG1, 12345367000100 (CNPJ 12.345.367/0001-00 completo), 01234567 (raiz do CNPJ 12.345.367/0001-00), etc. Descrio Rpida descrio sobre a configurao. Imprimir o DANFE na Impressora Opes de seleo da impressora onde o DANFE impresso, podendo ser: Impressora padro O DANFE deve ser impresso na impressora padro definida no painel de controle do sistema operacional; Selecionar no momento da impresso O UniDANFe deve solicitar ao operador do computador, no momento da impresso, a impressora que ser utilizada; Impressora especfica O DANFE deve ser impresso em uma impressora especfica do computador ou da rede. Nesse caso, essa impressora deve ser informada no campo direita deste, que ser habilitado automaticamente quando essa opo for selecionada. Orientao orientao do DANFE, podendo ser Retrato ou Paisagem; Nmero de cpias nmero de cpias (vias) em que o DANFE ser impresso;

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 20

UniDANFe v.2.4

2009

Sada de Mensagens de Erros Define onde as mensagens de erro do sistema devero ser geradas, podendo ser Vdeo ou Arquivo. Nesse ltimo caso, havendo mensagens de erro, um arquivo ser gerado na mesma pasta e com o mesmo nome do XML principal, com a extenso .err. Posio de Impresso das Linhas de Avisos Legais Define onde as linhas de avisos legais referentes ao ambiente de homologao e emisso em contingncia sero impressas, podendo ser Corpo do DANFE ou Informaes Complementares. Margens (superior, inferior, esquerda e direita) Possibilita que sejam efetuados ajustes na disposio do DANFE. Imprima a rgua para facilitar a configurao desses campos. Visualizar a impresso Se marcado esse campo, o DANFE ser exibido na tela do computador onde foi gerado antes de ser impresso. Nesse caso, sua impresso dever ser disparada manualmente pelo operador; Imprimir automaticamente Se esse campo estiver marcado e o campo visualizar a impresso no, o DANFE ser impresso automaticamente na impressora definida no momento de sua gerao, salvo a impressora definida seja selecionar no momento da impresso; Gerenciar fila de impresso interna Quando marcado esse campo, o UniDANFe utilizar um sistema de semforos para impedir que duas instncias dele prprio envie dados para a impressora ao mesmo tempo. Utilize esse recurso quando tiver problemas ao imprimir DANFEs em mais de um computador ao mesmo tempo.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 21

UniDANFe v.2.4
Opo Dados Emitente

2009

Logotipo do Emitente Imagem com a logomarca do emitente, que dever ser impressa no DANFE, no quadro Identificao do Emitente. Se tratar-se de imagem em formato retrato (altura maior que a largura), a mesma ser impressa alinhada esquerda no quadro de informaes do emitente, com as respectivas informaes (nome, endereo, etc) sua direita. Se a imagem estiver em formato paisagem (largura maior que a altura), o UniDANFe tentar disp-la alinhada ao topo do quadro, acima do texto. Se no houver espao suficiente para isso, a mesma ser impressa esquerda do texto. Nesse caso, a visualizao da imagem no muito boa, e para isso, o responsvel pelo ERP dever estar trabalhando com imagem que se adapte melhor ao caso. Preencher a identificao do emitente Se desmarcado esse campo o DANFE no preencher as informaes do emitente da NF-e no quadro Identificao do Emitente. Pode ser utilizada quando a imagem do logotipo da empresa emitente j contiver todas as informaes necessrias do emitente (nome, endereo, telefone, etc). Imprimir o Nome de Fantasia do Emitente Se desmarcado esse campo o UniDANFe no imprimir o nome de fantasia no quadro Identificao do Emitente. Imprimir texto Identificao do Emitente Se desmarcado esse campo o UniDANFe no imprimir o cabealho IDENTIFICAO DO EMITENTE no quadro correspondente.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 22

UniDANFe v.2.4
Opo Dados Destinatrio

2009

Imprimir o Cdigo do Destinatrio Se desmarcado esse campo o DANFE imprimir o cdigo do destinatrio logo aps sua razo social, desde que o mesmo tenha sido informado no XML auxiliar. Imprimir o Nome de Fantasia do Destinatrio Se desmarcado esse campo o DANFE imprimir o nome de fantasia do destinatrio logo aps sua razo social, desde que a mesmo tenha sido informada no XML auxiliar.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 23

UniDANFe v.2.4
Opo Faturas/Duplicatas

2009

Imprimir o Quadro Fatura/Duplicatas O quadro com a discriminao da fatura / duplicatas deve ser impresso no DANFE? Sim imprime sempre, mesmo que no haja a informao; No no imprime nunca, mesmo que haja a informao; Automtico Imprime apenas quando houver a informao. Quando o quadro no impresso, o espao que sobra ser utilizado para aumentar o quadro Produtos/Servios. Imprimir Cabealhos Se marcado esse campo, o UniDANFe imprimir os cabealhos Fatura, Vencimento e Valor no quadro Fatura / Duplicata. O que imprimir quando o vencimento de uma fatura for igual data de emisso Data imprime a data do vencimento; A Vista imprime o texto A Vista; C/Apresent imprime o texto C/Apresent.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 24

UniDANFe v.2.4
Opo Transp/Volumes

2009

Nmero de Casas Decimais de Peso Bruto e Peso Lquido Nmero de casas decimais com que os campos peso bruto e peso lquido do DANFE devero ser exibidos.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 25

UniDANFe v.2.4
Opo Produtos/Servios

2009

Tamanho da fonte do quadro Produtos/Servios Define o tamanho da fonte do contedo das informaes impressas nesse quadro. Anexar a origem dos produtos ao campo CST Se configurado esse campo, o cdigo da origem do produto ser adicionada ao valor do campo CST, na impresso. Pode ser impresso com ou sem a barra separadora /. Calcular automaticamente o nmero de casas decimais para a quantidade do produto Se marcado esse campo, o UniDANFe analisar em todos os produtos qual a quantidade mxima de casas decimais vlidas utilizadas, e aplicar esse nmero a todos os produtos da NF-e, como padro. Calcular automaticamente o nmero de casas decimais para o valor unitrio do produto Se marcado esse campo, o UniDANFe analisar em todos os produtos qual a quantidade mxima de casas decimais vlidas utilizadas, e aplicar esse nmero a todos os produtos da NF-e, como padro. Se esse nmero for inferior a 2, duas casas decimais sero exibidas. Incluir espao vertical extra antes dos locais de entrega e retirada Se marcado esse campo, uma linha em branco ser impressa antes das informaes dos locais de entrega e retirada, no corpo do DANFE.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 26

UniDANFe v.2.4
Opo ISSQN

2009

Imprimir o Quadro Clculo do ISSQN O quadro com a discriminao do clculo do ISSQN deve ser impresso no DANFE? Sim imprime sempre, mesmo que no haja a informao; No no imprime nunca, mesmo que haja a informao; Automtico Imprime apenas quando houver a informao. Quando o quadro no impresso, o espao que sobra ser utilizado para aumentar o quadro Produtos/Servios.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 27

UniDANFe v.2.4
Opo Dados Adicionais

2009

Altura do Quadro Informaes Complementares Define a altura, em milsimos de polegadas, do quadro mencionado. Largura do Quadro Reservado ao Fisco Define a largura, em milsimos de polegadas, do quadro mencionado.
DICA: Imprima uma rgua para facilitar a configurao desses dois campos.

Tamanho da fonte do quadro Informaes Complementares Define o tamanho da fonte do contedo das informaes impressas nesse quadro. Imprimir o contedo das TAGs de campo livre do contribuinte junto das informaes complementares- Se marcado esse campo, o UniDANFe imprimir o contedo das TAGs <obsCont> no quadro Informaes Complementares.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 28

UniDANFe v.2.4
Opo Canhoto

2009

Posio do Canhoto da NF-e Posio onde o canhoto da NF-e dever ser impresso no DANFE, podendo ser Topo da pgina, Rodap da pgina, Automtico ou No imprimir. No caso de Automtico ser selecionado, o canhoto ser impresso sempre no rodap da pgina, salvo quando o DANFE estiver sendo emitido em contingncia. No caso de No imprimir, o canhoto omitido (apenas para orientao em retrato) e o espao que sobra utilizado para aumentar a altura do quadro Produtos/Servios. Imprimir o Picote do Canhoto a linha serrilhada que identifica o ponto de corte do canhoto do comprovante de entrega dos produtos deve ser impresso no DANFE? As opes so Sim, No ou Automtico. Nesse ltimo caso, o serrilhado ser impresso sempre, salvo quando emisso do DANFE em situao de contingncia.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 29

UniDANFe v.2.4
Grupo Coluna dos Produtos
Opo Configurao

2009

Grid Tags/Colunas do DANFE Nesse grid aparecem todas as colunas que esto definidas para ser impressas no DANFE, na ordem em que nele aparecero. possvel alterar a ordem em que elas sero impressas, movendo-as para baixo ou para cima, de acordo com a necessidade. Alm disso, cada coluna pode ser configurada especificamente, alterando-se as informaes da Tag/Coluna que aparecem direita do grid, bastando selecionar no grid a coluna deseja e alterar suas informaes. Tambm possvel remover colunas desse grid selecionando-as e clicando em Excluir a TAG Selecionada, bem como possvel adicionar novas colunas fazendo uso do boto Incluir Nova TAG. Ao incluir nova TAG, podero ser utilizadas quaisquer TAGS do grupo <det> do XML principal, ou qualquer TAG que seja gerada no grupo de TAGS <produto> no XML auxiliar, desde que tenham sido geradas com o prefixo Aux_, como por exemplo <Aux_CorProduto> ou <Aux_TamanhoProduto>. Nome da Tag Nome da TAG do XML principal que ser impressa nessa coluna. No se preocupe com maisculas ou minsculas o sistema localizar a TAG correta, independente da forma como esse nome for digitado. Em caso de TAG do XML auxiliar, deve ser precedida pelo prefixo Aux_. Nesse campo somente so permitidos os caracteres de A a Z, os algarismos de 0 a 9 e o sinal de sublinhado; Cabealho da Coluna e 2 Linha do Cabealho Informaes que sero exibidas no DANFE, no cabealho de cada coluna. Podem ser informadas em duas linhas; Alinhamento define como o contedo dessas colunas deve ser alinhado no DANFE, podendo ser Esquerda, Centralizado ou Direita;

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 30

UniDANFe v.2.4

2009

Mscara de formatao define a mscara de formatao com que o contedo dessa coluna ser exibido no DANFE. Para exemplos de mscaras, clique no boto de ajuda (?) logo a seguir;
NOTA: Na edio 2.1 do UniDANFe era possvel configurar a fonte e tamanho da fonte com que os dados seriam impressos. partir da edio 2.2.0 essa opo deixou de existir, uma vez que esses detalhes foram normatizados pela SEFAZ. Quanto largura da coluna, o UniDANFe partir da verso 2.2.0 calcula-a automaticamente, maximizando a utilizao dos espaos horizontais.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 31

UniDANFe v.2.4
Opo Coluna Livre

2009

No UniDANFe v.1 havia uma coluna extra no DANFE, chamada de pDesc. Essa coluna no existe mais no UniDANFe. Se houver necessidade de utiliz-la, bem como qualquer outra coluna adicional, dever ser utilizado o recurso de Coluna Livre do UniDANFe Free, que possibilita a incluso de uma coluna adicional ao DANFE, logo direita da descrio do produto. Para tanto, basta configurar corretamente os campos dessa tela e gerar no XML auxiliar, no grupo de TAGS <produto>, a TAG <colunalivre> contendo as informaes que devero ser impressas nessa coluna. Note que no possvel configurar ao mesmo tempo mais de uma coluna livre para o DANFE. Se houver essa necessidade, o emitente de NF-e dever adquirir uma licena do UniDANFe Plus. Veja como licenciar o UniDANFe Plus na seo Gerenciando licenas do UniDANFe Plus. Cabealho da Coluna - Informaes que sero exibidas no DANFE, no cabealho da coluna livre. Podem ser informadas duas linhas. Se nada for informado nesses dois campos, a coluna livre no ser impressa no DANFE, mesmo que existam informaes no XML auxiliar. Alinhamento define como o contedo dessa coluna deve ser alinhado no DANFE, podendo ser Esquerda, Centralizado ou Direita; Posio da Coluna no DANFE define a posio (ordem) em que a coluna livre aparecer no DANFE, na linha de produtos.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 32

UniDANFe v.2.4
Grupo E-mail

2009

Nesse grupo possvel configurar como os e-mails sero enviados para o destinatrio da NF-e. Opo Envio de E-mail

Enviar o e-mail automaticamente Se esse campo estiver marcado e o e-mail do destinatrio for informado, o UniDANFe enviar um e-mail para o destinatrio da NFe automaticamente no momento da gerao do DANFE, contendo em anexo, opcionalmente, o prprio DANFE gerado e o arquivo XML principal. O campo seguinte define se o e-mail ser enviado Antes de visualizar/imprimir ou Aps de visualizar/imprimir. Anexar o DANFE Se marcado esse campo, o DANFE ser enviado junto com o e-mail, como anexo. No UniDANFe Free esse anexo gerado em formato WMF, sendo um arquivo para cada pgina do DANFE. No UniDANFe Plus o anexo gerado em formato PDF, sendo enviado um nico arquivo PDF contendo todas as pginas do DANFE. Anexar o arquivo XML principal Se marcado esse campo, o XML principal ser enviado junto com o e-mail, como anexo. Anexar o arquivo XML auxiliar Se marcado esse campo, o XML auxiliar, se houver, ser enviado junto com o e-mail, como anexo.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 33

UniDANFe v.2.4
Opo Personalizao

2009

Assunto do E-mail Assunto (subject) do e-mail. Podem ser utilizados os campos variveis na composio desse campo; Corpo do E-mail Texto que ser enviado no corpo do e-mail. Podem ser utilizados os campos variveis na composio desse campo; Campos variveis Recurso especial do UniDANFe que permite a personalizao do assunto e do texto do corpo do e-mail. Esses campos so digitados nos campos utilizando-se o delimitador # antes e depois do nome do campo. No momento do envio do e-mail, o UniDANFe substitui automaticamente todos os campos variveis pelo contedo correspondente. Exemplos: #nome_emitente#, #cnpj_emitente#, #numero_nota#, #chave_acesso#, etc.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 34

UniDANFe v.2.4
Grupo Opes de PDF

2009

Atravs deste grupo possvel configurar o UniDANFe a gerar cpia do DANFE em formato PDF, alm de o instruir a efetuar backups desses arquivos PDF para uma pasta local ou da rede, e at mesmo para um servidor FTP. Opo Configurao

Salvar o DANFE em PDF em uma pasta local ou da rede se marcado esse campo, o UniDANFe gerar a imagem do DANFE em formato PDF, e o salvar em uma pasta do computador local ou da rede. Separar os arquivos PDF por ms na pasta local ou da rede se marcado esse campo, o UniDANFe Plus criar automaticamente sub-pastas separadoras por ms, dentro da pasta configurada para a gerao dos arquivos PDF, no formato AAAA-MM, onde AAAA o ano da emisso da NF-e, e MM o ms. Pasta local ou da rede onde o arquivo PDF deve ser salvo caminho completo, do disco local ou da rede, onde os arquivos PDF gerados pelo UniDANFe Plus sero gerados. Fazer o upload do PDF para um servidor FTP se marcado esse campo, o UniDANFe Plus enviar o arquivo PDF via FTP (File Transfer Protocol) para um servidor de internet, de modo que o emitente de NF-e possa criar em seu site links para que o destinatrio da NF-e possa fazer consultas on-line. Separar os arquivos PDF por ms na pasta remota se marcado esse campo, o UniDANFe Plus criar automaticamente sub-pastas separadoras por ms, dentro da pasta configurada para o envio dos arquivos PDF, no formato AAAA-MM, onde AAAA o ano da emisso da NF-e e MM o ms. Pasta do servidor FTP onde o PDF deve ser copiado caminho completo da pasta remota para onde os arquivos PDF gerados sero enviados. Como deve ser o nome do arquivo PDF - Opes disponveis: Chave de acesso da NF-e o nome do arquivo PDF ter o formato fffff.pdf, onde fffff o nmero da chave de acesso da NF-e; Nmero/Srie da NF-e o PDF ter o nome no formato nfe-nnnnnn-ss.pdf, onde

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 35

UniDANFe v.2.4

2009

nnnnnn o nmero da NF-e e SS a srie; e Igual ao nome do XML principal, onde o arquivo PDF ter exatamente o mesmo nome do arquivo XML, com a extenso .pdf. Configurao de FTP acessa a tela de configurao do servidor de FTP para onde os arquivos PDF gerados sero enviados.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 36

UniDANFe v.2.4
Grupo Opes de XML

2009

Atravs deste grupo possvel configurar o UniDANFe a efetuar backups do XML principal para uma pasta local ou da rede, e at mesmo para um servidor FTP. Opo Configurao

Salvar o arquivo XML em uma pasta local ou da rede - se marcado esse campo, o UniDANFe Plus salvar o arquivo XML principal em uma pasta do computador local ou da rede. Salvar tambm o arquivo auxiliar se marcado esse campo, o arquivo XML auxiliar tambm ser copiado para a pasta local ou da rede, juntamente ao arquivo XML principal. Separar os arquivos XML por ms na pasta local ou da rede se marcado esse campo, o UniDANFe Plus criar automaticamente sub-pastas separadoras por ms, dentro da pasta configurada para a cpia dos arquivos XML (principal e auxiliar), no formato AAAA-MM, onde AAAA o ano da emisso da NF-e, e MM o ms. Pasta local ou da rede onde os arquivos XML devem ser salvos caminho completo, do disco local ou da rede, onde os arquivos XMLs devem ser copiados. Fazer upload do XML para o servidor FTP se marcado esse campo, o UniDANFe Plus enviar o arquivo XML principal via FTP (File Transfer Protocol) para um servidor de internet, de modo que o emitente de NF-e possa criar em seu site links para que o destinatrio da NF-e possa fazer consultas on-line. Fazer upload tambm do XML auxiliar se marcado esse campo, o arquivo XML auxiliar ser igualmente enviado ao servidor FTP. Separar os arquivos XML por ms na pasta remota se marcado esse campo, o UniDANFe Plus criar automaticamente sub-pastas separadoras por ms, dentro da pasta configurada para o envio dos arquivos XML, no formato AAAA-MM, onde AAAA o ano da emisso da NF-e e MM o ms.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 37

UniDANFe v.2.4

2009

Pasta do servidor FTP para onde os XMLs devem ser enviados caminho completo da pasta remota para onde os arquivos XML sero enviados. Como deve ser o nome do XML - Opes disponveis: Chave de acesso da NF-e o nome do arquivo XML salvo ter o formato fffff.pdf, onde fffff o nmero da chave de acesso da NF-e; Nmero/Srie da NF-e o XML salvo ter o nome no formato nfe-nnnnnn-ss.pdf, onde nnnnnn o nmero da NF-e e SS a srie; e Manter o nome original, onde o arquivo XML manter seu nome tal qual foi gerado pelo sistema ERP.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 38

UniDANFe v.2.4
Grupo Ramos Especficos

2009

Permite configuraes especficas para cada ramo de atividades, de acordo com a nomenclatura prpria do SEFAZ. Opo Medicamentos

Em caso de DANFE de medicamentos, possvel configurar no UniDANFe quais informaes dos produtos devem ser impressas logo abaixo a descrio do produto, na mesma coluna. O UniDANFe imprimir apenas os campos que estiverem marcados. No exemplo acima, apenas a data de fabricao do produto no ser impressa.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 39

UniDANFe v.2.4
Opo Veculos Novos

2009

Em caso de DANFE de veculos novos, possvel configurar no UniDANFe quais informaes dos produtos devem ser impressas logo abaixo a descrio do produto, na mesma coluna. O UniDANFe imprimir apenas as TAGs que estiverem configuradas no campo detalhamento. Gerar detalhamento automtico para veculos novos Se marcado esse campo, e se houver, no XML principal, a informao das TAGs especficas para veculos novos, as mesmas sero impressas no DANFE, de acordo com a formatao contida no campo detalhamento. Posio do detalhamento Posio, aps a impresso da linha do produto, onde o detalhamento deve ser impresso no DANFE, podendo ser Antes das informaes adicionais do produto ou Aps as informaes adicionais do produto. Detalhamento Formatao da descrio especfica do veculo novo. Para adicionar TAGs, basta clicar no boto correspondente presente no grupo TAGs disponveis e em seguida, colar o contedo da rea de transferncia (clipboard) no campo detalhamento, na posio desejada. Adicionar rtulos Se esse campo estiver marcado, ao clicar nos botes correspondentes s TAGs, alm do nome da TAG, o UniDANFe coloca na rea de transferncia tambm uma breve descrio sobre a TAG. Informaes adicionais Alm das TAGs presentes no arquivo XML principal, possvel incluir outras informaes no previstas juntamente ao detalhamento do veculo novo. Para tanto, basta adicionar a TAG <infAdVeic> no arquivo XML auxiliar, no grupo <produtos>. Para maiores informaes, consulte a seo XML auxiliar deste manual.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 40

UniDANFe v.2.4
Grupo Sistema
Opo Informaes de Rodap

2009

possvel personalizar o texto que impresso no rodap do DANFE. Para isso, basta informlo nessa aba.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 41

UniDANFe v.2.4 Exportando e/ou Importando as Configuraes do UniDANFe


Grupo Transferncias
Opo Exportar

2009

possvel exportar as configuraes do UniDANFe. Esse recurso til quando uma empresa de softwares quer, por exemplo, manter uma cpia da configurao de seus clientes, ou quando quer criar uma configurao nova em seu ambiente de testes para posteriormente enviar ao cliente. Tambm til para enviar configuraes para outros programadores auxiliarem em testes de rotinas. possvel selecionar quais configuraes devem ser exportadas, podendo variar de uma, duas, etc., ou todas. Aps a exportao, um nico arquivo no formato XML gerado na pasta TMP onde o UniDANFe estiver instalado. O nome desse arquivo definido automaticamente pelo UniDANFe, sendo:
unidanfe_config.xml se mais de uma configurao foi exportada ou unidanfe_xxxxx.xml se apenas uma configurao foi selecionada, sendo que xxxxx equivale ao nome da configurao exportada (ex: unidanfe_retrato.xml).

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 42

UniDANFe v.2.4
Opo Importar

2009

Para importar configuraes anteriormente exportadas pelo UniDANFe, basta selecionar o arquivo XML que contm a importao e clicar no boto Importar.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 43

UniDANFe v.2.4

2009

Configurando as Contas de Remetentes e a manuteno de E-mails


Grupo E-mail
Opo Remetentes

possvel configurar mltiplas contas de remetentes de e-mail. O UniDANFe, ao enviar um email, utilizar algumas regras de seleo do remetente, a seguir: 1. Utilizar a conta cujo campo apelido ou email seja igual ao contedo do campo Remetente passado por parmetro na chamada do programa, ao informado na TAG respectiva do arquivo XML auxiliar. 2. Se no satisfeita a regra acima, o UniDANFe utilizar a conta de remetente cujo campo apelido seja igual ao CNPJ do emitente da NF-e em questo. Com esse recurso, pode-se automatizar a escolha dos remetentes para cada emitente, bastando que o CNPJ do mesmo seja informado no campo apelido. 3. Se nenhuma das regras anteriores for satisfeita, o UniDANFe utilizar a conta de remetente padro. O boto Definir como Padro seta a conta selecionada como padro para o envio de e-mails. Os botes Incluir, Alterar e Excluir possibilitam a edio/manipulao de contas de remetentes.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 44

UniDANFe v.2.4
Editando Contas de Remetentes

2009

Apelido/Id apelido do remetente de e-mails. Pode ser informado nesse campo qualquer texto que se deseje, como no exemplo acima, ou ainda informar o CNPJ de um emitente de NF-e, para que essa conta de remetente seja automaticamente selecionada quando do envio de e-mails gerados por esse emitente. Os demais campos so auto-explicveis, e devem ser configurados pelo administrador da conta de e-mail correspondente.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 45

UniDANFe v.2.4
Opo Remetentes

2009

Permite configurar a manuteno (limpeza) automtica dos e-mails enviados e com erros. Para que o UniDANFe no realize automaticamente a limpeza, configure a opo desejada com o valor 999.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 46

UniDANFe v.2.4 Configurando o DANFEmon Monitor do UniDANFe


Grupo Monitor
Opo Configurar

2009

A partir da verso 2.3.1, o UniDANFe conta com o componente DANFEmon Monitor do UniDANFe. Suas principais funes so a de monitorar uma pasta do HD espera de arquivos XML para imprimir/gerar DANFE automaticamente, fazer backup dos arquivos de configurao do UniDANFe e atualizar automaticamente o UniDANFe e ele prprio, atravs do Autoupdate. Cada uma dessas opes podem ser utilizadas individualmente, no sendo necessrio usar todos os recursos simulteneamente.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 47

UniDANFe v.2.4 Imprimindo uma Rgua para Configurao dos Campos

2009

Para configurar corretamente a largura de todos os campos da linha de detalhe dos produtos do DANFE, bem como a altura dessa mesma linha, necessrio que seja impressa, na mesma impressora onde o DANFE ir ser emitido, a rgua auxiliar, contendo mtricas horizontais e verticais. Para tanto, basta clicar em qualquer dos botes Imprimir Rgua que aparecem nas diversas abas da tela de configuraes do UniDANFe, ou executar o mesmo passando o parmetro Regua=1.
Exemplo: c:\Unimake\UniNFE\Unidanfe.Exe Regua=1

Nesse caso, aps ser questionar qual impressora deve ser usada na impresso, o UniDANFe gera e imprime uma rgua parecida com a imagem abaixo:

Exemplo parcial de rgua auxiliar gerada pelo UniDANFe

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 48

UniDANFe v.2.4 Gerenciando Licenas do UniDANFe Plus

2009

Cada emitente de NF-e que pretenda utilizar o UniDANFe Plus para imprimir ou enviar por email a seus clientes o DANFE, deve adquirir a licena correspondente. Caso um mesmo sistema ERP integrado emita, em uma s instalao de seu sistema e/ou do UniDANFe Plus, NF-es de diversos emitentes, como por exemplo as diversas filiais de uma mesma empresa instalada em uma rede de computadores, deve adquirir uma licena especfica para cada CNPJ emitente. Para tanto, basta acessar o site http://www.unidanfe.com.br ou executar a interface de licenciamento do UniDANFe Plus, chamando esse sistema com o parmetro Licenciar=1.
Exemplo: c:\Unimake\UniNFE\Unidanfe.Exe Licenciar=1

Interface de Licenciamento

Nessa tela estaro relacionados todos os CNPJs j licenciados, bem como a razo social do emitente. Cada licena , na realidade, um arquivo especfico que contm as informaes do CNPJ licenciado, e estar disponvel na pasta LIC imediatamente abaixo da pasta onde o UniDANFe estiver instalado.
Exemplo: c:\unimake\uninfe\lic

Se houver a necessidade de utilizao do UniDANFe Plus simultaneamente em diversos computadores/redes para a emisso de NF-e para um mesmo CNPJ no necessrio adquirir vrias licenas. O arquivo de licena pode ser copiado livremente para cada computador que far a emisso, sem restries. No entanto, note que um arquivo de licena s funcionar para emitir DANFE emitido pelo CNPJ especfico para o qual foi criado, no sendo possvel sua transferncia. Para acessar o site e adquirir a licena do UniDANFe Plus, basta clicar no boto Adquirir Nova Licena.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 49

UniDANFe v.2.4

2009

Aps a aquisio da licena e respectiva baixa efetuada pelo setor financeiro da Unimake, o arquivo contendo a licena para o CNPJ licenciado ser arquivado em nosso servidor de internet, e um e-mail ser enviado para o cliente com o link para download. Em caso de perda desse arquivo, o mesmo pode ser baixado novamente pelo link contido no email. Se o link no funcionar, basta entrar em contato com a Unimake que esta enviar novamente o arquivo especfico para seu servidor, ou para o endereo de e-mail informado no momento da compra.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 50

UniDANFe v.2.4 Base de Dados e Licenas

2009

As tabelas de dados do UniDANFe que guardam todas as configuraes desse sistema ficam armazenadas na sub-pasta Dados, dentro da mesma pasta onde o UniDANFe estiver instalado.
Exemplo: c:\unimake\uninfe\dados

Tambm as licenas do UniDANFe Plus ficam nessa pasta, na sub-pasta Lic.


Exemplo: c:\unimake\uninfe\lic

possvel alterar a pasta onde a base de dados e as licenas so gravadas, passando o parmetro PastaConfiguracao=<caminho completo> pela linha de comando. Note que deve ser passada a pasta que receber as sub-pastas Dados e Lic, alm de outras.
Exemplo: c:\unimake\uninfe\unidanfe.exe arquivo=2321387239821739128.xml PastaConfiguracao=c:\OutraPasta

de responsabilidade do usurio do UniDANFe providenciar sistema de cpia de segurana (backup) de todo contedo dessa pasta, bem como sua regular execuo. Em nenhum momento a Unimake Softwares ser responsabilizada por qualquer perda dessas informaes, por qualquer motivo que seja. Para facilitar o trabalho de Backups, sugerimos a utilizao do utilitrio DANFE Mon, que realiza tarefas automaticamente em conjunto com o UniDANFe.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 51

UniDANFe v.2.4 Gerenciando E-mails

2009

Interface de gerenciamento de e-mails

O UniDANFe possibilita o gerenciamento dos e-mails gerados por ele. Para acessar a interface de gerenciamento, acesse o painel de controle do UniDANFe e clique no boto E-mails. Ao gerar um e-mail, o UniDANFe o coloca na pasta A Enviar, e tenta envi-lo imediatamente. Em obtendo sucesso, o transfere para a pasta Enviados. Em caso de falha, o mesmo permanecer ainda na pasta A Enviar at que 50 tentativas de envio sejam realizadas. Aps as tentativas, em caso de insucesso, a mensagem movida para a pasta Com Erro, e o UniDANFe no mais tentar envi-la. As opes dessa interface so: Editar Acessa a tela de edio da mensagem, permitindo alterar os campos Destinatrios, Assunto e Corpo do Texto. Excluir Exclui a mensagem. Erros consulta os erros ocorridos em todas as tentativas de envio. Essa opo pode ser consultada enquanto a mensagem ainda est na pasta A enviar, para saber o motivo de a mesma no ter sado ainda dessa pasta, ou quando a mensagem estiver na pasta Com erro. Ao adentrar pasta Enviados, o histrico de erros da mensagem automaticamente excludo. Reenviar Move a mensagem da pasta Com erro para A enviar, limpando todo o histrico de erros de tentativas anteriores.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 52

UniDANFe v.2.4 Layout Do Arquivo XML Principal

2009

O layout do arquivo XML Principal deve ser retirado do Manual de Integrao da NF-e na verso que est em vigor. O manual se encontra no portal da nota fiscal eletrnica. Portal da Nota Fiscal Eletrnica: www.nfe.fazenda.gov.br

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 53

UniDANFe v.2.4 Perguntas Freqentes

2009

Qual arquivo XML devo passar ao UniDANFe? Quando em ambiente de produo, deve-se passar ao UniDANFe o arquivo de distribuio da NF-e, que o arquivo XML que possui ao final de seu nome a string -procnfe.xml. Esse o arquivo que contm as informaes do protocolo de autorizao da NF-e e, portanto, o mesmo que deve ser enviado ao UniDANFe para que este, por sua vez, o envie ao destinatrio atravs de e-mail ou gravando-o em algum servidor de internet via FTP. O que preciso para que o UniDANFe imprima o nmero do protocolo de autorizao de uso? Para que o nmero do protocolo de autorizao de uso seja impresso no DANFE, o UniDANFe tem que ter essa informao. Para inform-lo ao UniDANFe existem trs opes:
1) Enviar para o UniDANFe o arquivo XML de distribuio (aquele que termina com procNfe.xml) - esse XML j tem em seu interior as informaes do protocolo; 2) Gravar as informaes do protocolo no arquivo auxiliar (consulte a seo "XML Auxiliar" deste manual); 3) Gravar as informaes do protocolo no prprio XML enviado ao UniDANFe utilizando a TAG <obsCont> (consulte a seo "Campos no previstos no XML principal" deste manual).

Como posso configurar o UniDANFe com margens menores? O UniDANFe possui, em sua configurao, opo para configurar as margens esquerda, direita, superior e inferior do impresso (consulte a seo Editando as configuraes do UniDANFe, grupo Configurao Geral, opo Opes Avanadas. Quais os formatos de arquivo de imagem que podem ser utilizados para imprimir o logotipo do emitente no DANFE? So permitidos os formatos BMP, GIF, JPG e TIF. Por que a imagem do logotipo do emitente no impressa do DANFE se ela est definida corretamente nas configuraes? Primeiramente verifique se ela pertence aos formatos permitidos. Caso seja um dos formatos descritos acima, tente abrir o arquivo de imagem com o Paint do Windows e salv-lo novamente. Por razes que desconhecemos, algumas imagens no todas gravadas utilizando-se o Adobe Photoshop ou o Corel Draw ficam com esse problema. Como forar uma quebra de linha (CR+LF) na descrio do produto ou nos campos de informaes complementares? Para forar uma quebra de linha nesses campos basta usar o caractere ponto-e-vrgula ; no ponto onde se deseja a quebra do texto. Existe alguma configurao de computador exigida para executar o UniDANFe? A nica limitao conhecida at o momento com relao configurao de pontos por polegada (ppp) do vdeo. Testes mostraram que arquivos PDF gerados em computadores configurados com valores diferentes de 96ppp (ex: 120ppp) ficam distorcidos. Nesse caso, basta retornar a configurao para 96ppp.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 54

UniDANFe v.2.4

2009

Por que h uma edio paga do UniDANFe? Desde o incio a Unimake Softwares criou e tem mantido o projeto UniDANFe, de livre distribuio e utilizao. Esse projeto continua em sua verso Free. Com a implantao do UniDANFe Plus, espera-se um retorno a mdio prazo que possibilite a Unimake dedicar mais tempo ao projeto UniDANFe (Free e Plus), viabilizando-o para a grande comunidade de programadores de nosso pas, implementando as modificaes necessrias impostas pelo SEFAZ ou operacionais, bem como aperfeioando-o e prestando a manuteno de suas rotinas. Os Desenvolvedores Empresas ou Autnomos devero adquirir licenas do UniDANFe Plus para integrarem seus sistemas ERP ele? No. As empresas de desenvolvimento de sistemas ERP e/ou programadores autnomos no necessitam adquirir licenas para implementar a integrao entre o UniDANFe Plus e seus sistemas, nem para efetuar testes de emisso. O UniDANFe Plus no exige licenciamento para emisso de DANFEs em ambiente de homologao (testes). Assim, basta gravar a TAG <tpAmb> do XML principal com o contedo 2 para utiliz-lo sem necessidade de licenciamentos.
Exemplo: <tbAmb>2</tpAmb>

Vale lembrar que os DANFEs emitidos nessa condio no tm validade legal, e que em seu impresso ter a observao Ambiente de Homologao Este documento no tem valor fiscal. possvel instalar a mesma licena do UniDANFe Plus em mais de um computador e/ou rede ao mesmo tempo? Sim. O UniDANFe Plus possui licenciamento para cada CNPJ emitente de NF-e. No entanto, no h qualquer limitao quanto ao nmero de computadores que possam emitir NF-e simultaneamente. Para tanto, basta copiar a licena que fica na sub-pasta Lic da pasta onde a configurao do UniDANFe estiver gravada. Importante destacar que no possvel utilizar uma licena gerada para um CNPJ emitente de NF-e para gerar o DANFE de outro CNPJ/CPF. As configuraes do UniDANFe verso 2.1 sero automaticamente importadas para a verso 2.2 ? Sim. No haver qualquer perda de informaes na migrao da verso 2.1.x para a verso 2.2.x. De qualquer forma, recomendamos que seja realizado um backup antes da atualizao, de modo a se precaver de possveis erros imprevistos no desenvolvimento do sistema. Dessa forma, em havendo problemas na migrao, as informaes da verso anterior podem ser consultadas para a criao na nova verso. Como imprimir o DANFE automaticamente sem abrir a tela de visualizao do DANFE? Na configurao do UniDANFe, grupo Configurao Geral, opo Impresso, desmarque o campo Visualizar a impresso e marque o campo Imprimir automaticamente. Como enviar e-mails automaticamente pelo UniDANFe sem abrir a tela de visualizao do DANFE? Siga os passos: a) Na configurao do UniDANFe, grupo Configurao Geral, opo Impresso, desmarque o campo Visualizar a impresso;

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 55

UniDANFe v.2.4

2009

b) Na mesma configurao, grupo E-mail, opo Envio de e-mail, marque o campo Enviar e-mail automaticamente. c) Escolha uma das trs formas de passar o endereo eletrnico do destinatrio para o UniDANFe: Atravs da linha de comando, ao carregar o UniDANFe (veja como) Atravs de uma TAG no XML Auxiliar (veja como) Atravs de uma TAG no XML Principal (veja como) Como funciona o envio de e-mails pelo UniDANFe? Sempre que o UniDANFe estiver configurado para enviar e-mails automaticamente, e o endereo de e-mail do destinatrio for informado, um e-mail com o texto e anexos configurados ser criado e colocado na pasta A Enviar. Aps concluir todos os processos envolvidos na gerao do DANFE (impresso, gerao do e-mail, cpia do XML e/ou PDF em uma pasta local ou da rede, envio para FTP, etc.), a instncia atual do unidanfe.exe que estiver sendo executada encerrada, liberando o aplicativo chamador (ERP), ao mesmo tempo em que uma nova instncia do unidanfe.exe criada em background, para enviar todos os e-mails da pasta A Enviar. Se j houver uma instncia criada anteriormente e enviando e-mails, a nova instncia no ser criada, ficando apenas uma enviando e-mails, para no esgotar os recursos do computador. Caso algum problema acontea durante o envio do e-mail (conexo SMTP, falha na internet, etc.), um contador interno de erros incrementado no e-mail, e a mensagem do erro gravada, podendo ser consultada pelo boto Erros da interface de gerenciamento dos e-mails disponvel no painel de controle do UniDANFe. Aps 50 tentativas fracassadas de envio, o e-mail automaticamente movido para a pasta Com Erros, onde permanecer at que seja excluda pelo administrador do sistema, ou at que seja movida novamente para a pasta A Enviar, ao executada quando se seleciona a mensagem desejada e clica-se no boto Reenviar. Aps o UniDANFe ser fechado, o mesmo permanece em execuo por mais algum tempo em background, podendo ser visto no Gerenciador de Tarefas do Windows. O que ele est fazendo? Consulte o item Como funciona o envio de e-mails pelo UniDANFe, acima.

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 56

UniDANFe v.2.4 Controle de Atualizaes do Software

2009

Na tabela abaixo esto contempladas as ltimas modificaes efetuadas nesse sistema, em ordem cronolgica. Data Verso Histrico
03/08/2009 03/08/2009 2.2.0 2.2.1 Lanamento da verso beta. As modificaes devero ser consultadas ao longo do manual. Corrigido bug que fazia com que em alguns casos, quando executado de uma pasta diferente de onde o UniDANFe est instalado, ocorresse a mensagem de erro O arquivo "dados\config.tps" no pde ser aberto. Erro: Path Not Found (3) Removida a tela de dilogo que aparecia quando o UniDANFe gerava o arquivo PDF Corrigido bug que fazia com que, em alguns casos, no conseguisse gerar o PDF, dando a mensagem Path not found Corrigido bug que fazia com que o ano do vencimento da duplicata sasse truncado quando buscasse esses valores do XML auxiliar Corrigido bug que fazia com que a origem do produto no fosse impressa em anexo ao CST Corrigido bug que fazia com que o UniDANFe ignorasse quebras de linha no incio do texto de detalhamento de veculos novos. Resolvido bug que em alguns casos no enviava os anexos junto ao email. Corrigido bug, que fazia com que apenas uma das mensagens fosse impresso quando uma NF-e fosse emitida simultaneamente em ambiente de homologao e em contingncia. Ajustado impresso automtica do ticket para o topo da pgina quando configurao estiver em automtico e DANFE impresso em contingncia tipo 3 (scan). Criado TAG para informao do protocolo de autorizao da NF-e no arquivo XML auxiliar (Ver seo XML Auxiliar) Criado campo para informao do protocolo de autorizao da NF-e na TAG <obscont> do XML principal (ver seo Campos no previstos no XML Principal) Corrigido BUG que fazia com que os textos Vista e C/Apresent no fossem impressos no campo vencimento da duplicata quando configurados para isso. Corrigido bug que fazia com que o UniDANFe no respeitasse quebras de linha ; informados no incio do texto de informaes complementares. Corrigido bug que fazia com que o texto do e-mail fosse enviado truncado Modificado UniDANFe para incluir no quadro Informaes Complementares o contedo da TAG <infAdFisco> Corrigido bug que fazia com que o UniDANFe enviasse mais de uma cpia da mesma folha do DANFE por e-mail. o Painel de Controle agora memoriza a pasta onde foi aberto o ltimo XML (opo Gerar DANFE) Corrigido bug que fazia com que o nmero do endereo do destinatrio no fosse impresso quando o primeiro caractere do nmero no fosse um algarismo. Criado opo na configurao para, ao adicionar a origem do produto ao campo CST, no incluir a barra separadora. Criado opo para configurar as margens do DANFE, de modo a atender o tamanho mnimo e mximo das margens, de acordo com o novo layout que passa a vigorar em setembro. Quadro Transportador / Volumes Transportados: o UniDANFe passa a redimensionar automaticamente os campos espcie/marca/nmero, de modo a distribuir o espao utilizado em cada um deles, maximizando seu aproveitamento. Em caso de a informao no caber em apenas uma linha, automaticamente aumenta a altura do quadro, aumentando mais uma linha para impresso desses campos (recurso disponvel apenas na edio Plus). Quadro Fatura / Duplicata: O UniDANFe passa a redimensionar automaticamente os campos impressos nesse quadro, de modo a distribuir o espao utilizado em cada um deles, maximizando seu aproveitamento. Em caso de impresso em orientao Retrato, se as duplicatas/vencimentos/valores ocuparem menos que as quatro linhas disponveis no layout padro, o UniDANFe automaticamente diminui a altura do quadro, aumentando a mesma quantidade no quadro Produtos/Servios (recurso disponvel apenas na edio Plus). Corrigido bug que fazia com que a 7 linha das informaes complementares no fosse

04/08/2009 06/08/2009

2.2.2 2.2.3

11/08/2009

2.2.4

12/08/2009

2.2.5

18/08/2009

2.2.6

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 57

UniDANFe v.2.4

2009
impressa. Aperfeioado sistema de redimensionamento automtico da logomarca do emitente, quando se tratar de imagem em formato paisagem, maximizando o aproveitamento do espao do quadro Dados do Emitente. Incluso das informaes de consulta de autenticidade no campo do segundo cdigo de barra, quando no se tratar de DANFE emitido em contingncia. Corrigido bug que fazia com que, em alguns casos, a continuao das informaes complementares sasse no meio dos itens, ao invs de sair ao final dos produtos. Implementada funcionalidade do boto Selecionar pasta local para salvar o XML. Corrigido link do boto Documentao do painel de controle, que consultava a verso anterior do manual do UniDANFe. Ao incluir nova configurao, os campos padro dos produtos j vem preenchidos. Configurao: criado opo para imprimir os cabealhos das colunas do quadro Fatura/Duplicata Corrigido bug que fazia com que, em alguns casos, um pedao do valor contido nas colunas do produto era cortada. A partir dessa compilao, ao enviar e-mail automaticamente pela tela de visualizao do DANFE, o e-mail colocado na pasta A enviar da mesma forma como quando o envio automatizado. Corrigido bug que fazia com que a cst , base de calculo e valor do imposto no fosse impresso no DANFE. Criado interface de configurao do Monitor do UniDANFe (ainda sendo implementado) Corrigido bug que fazia com que, em alguns casos, os campos da linha de detalhes dos produtos sassem desconfigurados. Melhorado sistema de distribuio de espaos automaticamente nas colunas dos produtos. Criado opo para gerenciamento interno da fila de impresso de DANFEes, para impedir que duas instncias do UniDANFe enviem dados para o spool do Windows exatamente ao mesmo tempo. Alterado limite das margens inferior e superior do impresso para at 1200 milsimos de polegadas. Corrigido bug que fazia com que, ao cancelar a incluso de um remetente, fosse criado um registro em branco do mesmo. Includo , antes do nmero, nos campos de endereo (emitente, destinatrio, local de entrega e de retirada) Incluso das TAGS <nomelocalretirada> e <nomelocalentrega> no XML auxiliar. Incluso dos campos Nome_Local_Retirada e Nome_Local_Entrega nas TAGs <obsCont> do XML principal; Corrigido bug que criava pasta vazia no formato AAAA-MM-DD_HHMM_NNNNNNNN dentro da pasta tmp quando acessava o painel de controle. Corrigido bug que fazia com que o XML no fosse salvo na pasta indicada, quando a opo de nomenclatura do nome fosse Manter o nome original. Includa, nas configuraes da coluna livre, opo para alterar a posio da coluna dentro do DANFE. Desativado o recurso de o prprio UniDANFe fazer o download do arquivo de licena. Percebemos que esse recurso, em alguns casos, fazia o UniDANFe travar. Corrigido bug que fazia com que o UniDANFe travasse em alguns casos, ficando preso no gerenciador de processos do Windows. Corrigido bug que fazia com que o cdigo de barras fosse impresso incorretamente em alguns casos Corrigido bug que fazia com que a UF da placa do veculo do transportador sasse incorreto, quando houvesse reboque informado no XML. Corrigido bug que fazia com que o envio de e-mails no funcionasse quando a pasta de configurao fosse outra que no a mesma pasta onde o UniDANFe estivesse instalado. Includa a formatao das Inscries Estaduais na impresso do DANFE. Criado opo para imprimir o contedo das TAGs de uso livre do contribuinte (obsCont) junto das informaes complementares no DANFE. Criado opo para configurar o tamanho da fonte do quadro Produtos e Servios Criado opo para configurar o tamanho da fonte do quadro Informaes Complementares Implementado a impresso de casas decimais nas alquotas de ICMS e IPI na edio Free, quando ocorrer.

18/08/2009

2.2.7

21/08/2009

2.2.8

22/08/2009 25/08/2009

2.2.9 2.2.10

26/08/2009 27/08/2009

2.2.11 2.3.1

02/09/2009

2.3.2

02/09/2009 30/09/2009

2.3.3 2.3.4

29/10/2009

2.4.0

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 58

UniDANFe v.2.4

2009
Criado opo para configurar a largura do quadro Reservado ao Fisco Criado opo para configurar a altura do quadro Informaes Complementares Corrigido bug que fazia com que os termos A Vista e C/Apresent no fossem impressos no DANFE quando configurados. Criado configurao para imprimir ou no o nome de fantasia do emitente Criado configurao para imprimir ou no o nome de fantasia do destinatrio Criado configurao para imprimir ou no o cdigo do destinatrio Corrigido bug que fazia com que as linhas separadores horizontais fossem impressas sempre no DANFE Incluso da TAG <copias> no XML auxiliar, para redefinir o nmero de cpias do DANFE que devem ser impressas, sobrepondo-se ao nmero de cpias definido pela interface de configurao do UniDANFe (opcional) Incluso da TAG <configuracao> no XML auxiliar, para indicar ao UniDANFe qual configurao deve usar para gerar/imprimir o DANFE (opcional) Incluso da TAG <textocanhoto> no XML auxiliar, para redefinir o texto padro que impresso no canhoto do DANFE (opcional) Otimizado texto padro do corpo do e-mail. Alterado texto Fone/fax dos dados do emitente para Fone Corrigido bug que impedia a incluso de uma linha em branco na tag <infAdProd> Email do destinatrio: priorizado e-mail passado por parmetro. Quando isso acontece, o email informado no XML ignorado. Criado opo na configurao para anexar tambm o XML auxiliar ao e-mail Implementado tratamento de mltiplas informaes de volumes transportados. Padronizada a posio de impresso do bairro nos endereos de entrega e retirada Criado configurao para definir onde os avisos legais (homologao/contingncia) sero impressos Criado configurao para adicionar espao extra antes de imprimir os endereos do local de entrega e de retirada Criado configurao para excluso automtica dos e-mails enviados e com erro aps perodo informado. Corrigido bug que fazia com que o e-mail fosse enviado em duplicidade quando disparado manualmente na tela do visualizador Corrigido bug que fazia com que a pasta de anexos dos e-mails fosse criada com o nome 1801-01 Corrigido bug que fazia com que os anexos do e-mail no fossem efetivamente anexados e enviados DANFEMon 1.0.7: agora, gera uma pequena pausa antes de carregar o UniDANFe, para dar tempo ao ERP para gerar o arquivo XML auxiliar, caso esse seja gerado aps o XML principal na pasta monitorada Criado configurao para escolher se deseja imprimir a linha separadora horizontal dos produtos Sempre ou Quando necessrio Criado configurao para imprimir automaticamente as Informaes de Compras (nota de empenho, pedido e contrato) Corrigido bug que fazia com que o ttulo do quadro Dados Adicionais no fosse impresso corretamente em impresso do tipo Paisagem DanfeMon corrigido bug no Autoupdate. Corrigido BUG que fazia com que o contedo da TAG <InfAdProd> sasse truncado no DANFE Includa mensagem de alerta na tela de consulta de erros ocorridos na tentativa de enviar e-mails, para a necessidade de desbloquear o UniDANFE nas configuraes dos programas anti-vrus. Criado verificao de segurana para assegurar que o PDF enviado por e-mail seja o equivalente NF-e gerada, para corrigir bug que fazia com que, em alguns casos, o PDF enviado no fosse o correto. Transferido a impresso do local de entrega e local de retirada para as informaes complementares Configurao: criado opes 9 e 10 para o tamanho da fonte do quadro Produtos e Servios Criado parmetro imprimir=0 ou 1 na linha de comando da chamada do UniDANFe, que se sobrepe ao campo Imprimir automaticamente da configurao do mesmo. Configurao: criado opo para no imprimir o texto Identificao do Emitente no quadro correspondente

06/11/2009

2.4.1

10/11/2009

2.4.2

14/11/2009

2.4.3

24/11/2009

2.4.4

26/11/2009

2.4.5

30/11/2009 07/12/2009

2.4.6 2.4.7

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 59

UniDANFe v.2.4

2009
Informaes complementares: quando no couberem no campo correspondente e tiver continuao no corpo do DANFE, ir ocupar toda a linha, at o final do impresso, no se limitando mais largura da coluna da descrio do produto Configurao: se cadastrada uma configurao cujo nome seja igual ao CNPJ do emitente da NF-e (com pontos e barras), o UniDANFe a utilizar como configurao sempre que uma NF-e seja emitida por esse CNPJ, desde que a configurao no seja passada por parmetro. possvel tambm informar apenas a raiz do CNPJ para criar uma configurao vlida para matriz e filiais. Upload de arquivos XML e PDF: criado sistema de controle de falhas. Antes de fazer o upload, esses arquivos sero depositados na pasta upload, onde ficaro at que seu upload seja efetivamente realizado. Parmetros da linha de comando: includo parmetro upload=1 para forar o UniDANFe a fazer o upload dos arquivos da pasta upload. Corrigido problema na impresso da continuao das informaes complementares no corpo do DANFE, que transcendia a largura do DANFE Criado rotina de segurana para prevenir mensagem Error: (3) Path not Found que ocorre esporadicamente na criao do pdf Corrigido formato da inscrio estadual do Estado do RS Aperfeioado rotinas internas de integrao ao DANFE View Criado opo para enviar anexos externos junto ao e-mail que enviado para o cliente Criado TAGs no XML auxiliar para informar ao UniDANFe o contedo da string que vai ser impressa no rodap da primeira folha do DANFE powered. Corrigido bug que fazia que, em alguns casos, no funcionasse o upload de arquivos para servidor FTP. Corrigido bug que fazia que, em alguns casos, as informaes complementares no fossem impressas corretamente.

11/12/2009

2.4.8

04/01/2010 08/01/2010

2.4.9 2.4.10

Unimake Softwares Solues Corporativas

Pgina 60

Potrebbero piacerti anche