Sei sulla pagina 1di 4

Reflexo da Luz - Fundamentos

Reflexo o fenmeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, aps incidir sobre um objeto ou superfcie. possvel esquematizar a reflexo de um raio de luz, ao atingir uma superfcie polida, da seguinte forma:

AB = raio de luz incidente BC = raio de luz refletido N = reta normal superfcie no ponto B T = reta tangente superfcie no ponto B i = ngulo de incidncia, formado entre o raio incidente e a reta normal. r = ngulo refletido, formado entre o raio refletido e a reta normal.

Leis da reflexo
Os fenmenos em que acontecem reflexo, tanto regular quanto difusa e seletiva, obedecem a duas leis fundamentais que so:

1 lei da reflexo
O raio de luz refletido e o raio de luz incidente, assim como a reta normal superfcie, pertencem ao mesmo plano, ou seja, so coplanares.

2 Lei da reflexo

O ngulo de reflexo (r) sempre igual ao ngulo de incidncia (i). i=r

Associao de dois espelhos planos


Dois espelhos planos podem ser associados, com as superfcies refletoras se defrontando e formando um ngulo entre si, com valores entre 0 e 180. Por razes de simetria, o ponto objeto e os pontos imagem ficam situados sobre uma circunferncia. Para se calcular o nmero de imagens que sero vistas na associao usa-se a frmula:

Sendo

o ngulo formado entre os espelhos.

Por exemplo, quando os espelhos encontra-se perpendicularmente, ou seja =90:

Portanto, nesta configurao so vistas 3 pontos imagem.

Espelhos esfricos
Chamamos espelho esfrico qualquer calota esfrica que seja polida e possua alto poder de reflexo.

fcil observar-se que a esfera da qual a calota acima faz parte tem duas faces, uma interna e outra externa. Quando a superfcie refletiva considerada for a interna, o espelho chamado cncavo, j nos casos onde a face refletiva a externa o espelho chamado convexo.

Reflexo da luz em espelhos esfricos


Assim como para espelhos planos, as duas leis da reflexo tambm so obedecidas nos espelhos esfricos, ou seja, os ngulos de incidncia e reflexo so iguais, e os raios incididos, refletidos e a reta normal ao ponto incidido.

Focos dos espelhos esfricos


Para os espelhos cncavos de Gauss pode ser verificar que todos os raios luminosos que incidirem ao longo de uma direo paralela ao eixo secundrio passam por (ou convergem para) um mesmo ponto F - o foco principal do espelho.

No caso dos espelhos convexos a continuao do raio refletido que passa pelo foco. Tudo se passa como se os raios refletidos se originassem do foco.

Determinao de imagens
Analisando objetos diante de um espelho esfrico, em posio perpendicular ao eixo principal do espelho podemos chegar a algumas concluses importantes. Um objeto pode ser real ou virtual. No caso dos espelhos, dizemos que o objeto virtual se ele se encontra atrs do espelho. No caso de espelhos esfricos a imagem de um objeto pode ser maior, menor ou igual ao tamanho do objeto. A imagem pode ainda aparecer invertida em relao ao objeto. Se no houver sua inverso dizemos que ela direita.

Equao fundamental dos espelhos esfricos

Dadas a distncia focal e posio do objeto possvel determinar, analiticamente, a posio da imagem. Atravs da equao de Gauss, que expressa por:

Potrebbero piacerti anche