Sei sulla pagina 1di 4

Monitoria de Filosofia Geral e do Direito

#IMMANUEL KANT
Kant juntamente com Aristteles so os dois maiores filsofos da histria. Ficou famoso depois de velho, levou uma vida simples at completar 60 anos e editar sua obra:
 Crtica da razo pura  Crtica da razo prtica  Critica do juzo

At os 60 anos era racionalista, seguidor de Leibniz, depois de ler David Hume adota o criticismo. Crtica da razo pura dividido em trs captulos: I Esttica Transcendental II Lgica Transcendental III Dialtica Transcendental *Sua obra no fcil de entender. MINI DICIONRIO DE KANT Todo conhecimento transcendental, transcendental algo que no imanente nem transcendente. Movimento de dentro (inato do sujeito) Racionalismo Movimento de fora (objetos) Empirismo

Transcendental Imanente Transcendente

O conhecimento sempre transcendental, ou seja, o conhecimento est nos fenmenos (meio), no est no sujeito (imanente/dentro) e nem no objeto (transcendente/fora).
y y

Fenmeno - aquilo que o objeto mostra para o sujeito. Objeto a coisa em si (nomeno). No se pode conhecer, incognoscvel. CRTICA DA RAZO PURA

I- ESTTICA TRANSCENDENTAL Alguns filsofos consideram o captulo mais importante. Estudo do sentido no papel, transformao dos fenmenos. O conhecimento sensvel estudado por Kant baseado em David Hume, diz: os sentidos no lhe dizem conceitos, ideias, nada. Aquilo que os sentidos nos ensinam so massas desorganizadas de informaes. A sensao, intuio cega. David Hume j dizia: a sensao sozinha no diz nada. Kant tenta buscar o conhecimento cientfico/verdadeiro. O conhecimento cientfico deve apresentar as seguintes caractersticas:

Monitoria de Filosofia Mayara Ferreira

Pgina 1

Monitoria de Filosofia Geral e do Direito


*tenta dar base filosfica ao conhecimento de Newton. Apenas a partir do espao e do tempo pode haver: #Juzo sinttico a priori 1 a sensao, 2 o nome, 3 o juzo = a unio dos conceitos. Um conceito solto no nada. H dois tipos de juzo: Juzo analtico Juzo sinttico O contedo do predicado j est presente no sujeito. No traz informaes novas. Ex: a bola redonda. O contedo do predicado acrescenta informaes sobre o sujeito. Ex: a bola vermelha.

Para Kant o nico juzo que importa o sinttico porque traz informaes novas. *A priori antes da experincia, condio de possibilidade. No existe conhecimento sem a experincia. No temporal, ontolgico, ou seja, preciso que haja espao para existir a experincia. *A posteriori depois da experincia Para Kant s h dois tipos de juzo sinttico a priori/cincia: - matemtica -fsica As outras matrias no so cincias so metafsicas. Na verdade ele preocupa-se com a fsica de Newton. Concluso: formas puras de sensibilidade As formas puras de sensibilidade so:
y y

Espao permite encontrar juzos sintticos a priori. Estudo do espao: matemtica. Tempo o homem s pode entender o mundo a partir do espao e do tempo. Estudo do tempo: fsica.

O homem organiza as suas sensaes a partir das formas puras de sensibilidade. II DIALTICA TRANSCENDENTAL Possibilidade do conhecimento metafsico. Estuda o ser, a existncia. O conhecimento metafsico divide-se em trs:
y y y

Cosmologia Racional mundo Psicologia Racional alma Teologia Racional Deus

Nenhum desses trs objeto (mundo, alma e Deus) so possveis de se conhecer atravs da cincia. Pois, no h experincia correspondente a estes objetos.

Monitoria de Filosofia Mayara Ferreira

Pgina 2

Monitoria de Filosofia Geral e do Direito


Para a crtica da razo pura, todo conhecimento aparece atravs da experincia. Concluso: impossvel fazer uma cincia para o mundo, para a alma e para Deus, ou seja, metafsica no cincia. Se estes objetos no so cincia, como saber que eles existem? Soluo: mundo, alma e Deus so ideias puras, so iluses, Ideias Transcendentais. Todos desenvolvem essas ideias porque precisam delas para usar na Razo Prtica. Para Kant, a metafsica no conhecimento cientfico. Se no h matemtica no h cincia. *A METAFSICA serve para a CRTICA DA RAZO PRTICA, pois a RAZO PURA lida com o MUNDO DA CAUSALIDADE, e a PRTICA com a LIBERDADE, pois o homem livre. *Conceitos que servem como guia para a RAZO PRTICA: mundo, alma e Deus. Estudando a Crtica da Razo Prtica descobre-se a origem das decises. A filosofia se resume na seguinte pergunta: O QUE O HOMEM?

#A TICA KANTIANA
Para Kant, as aes humanas distinguem-se em duas: Certo X Errado (tica kantiana) tica kantiana: Distingue a ao tica em duas: *aes por dever: ao correta, com inteno de agir corretamente. *aes conforme o dever: ao correta, no entanto, com intenes incorretas. Para Kant, a ao que interessa ao por dever, essa a tica kantiana: fazer porque acha correto. O motivo pelo qual voc segue a norma moral a prpria norma moral. Kant funda, portanto, uma tica autnoma. O contedo da ao moral o imperativo categrico: a ao deve poder ser generalizada para todos. Uma norma, uma regra para descobrir se a ao est errada. O imperativo categrico a regra pela qual se identifica a ao correta e a ao incorreta. Quando a ao puder ser generalizada para todos esta ser correta. No se pode julgar as intenes coisas que voc no v. O Direito heternomo e a moral autnoma. #Problemas: 1- No podemos conhecer as intenes e nem julg-las. 2- Imperativo Categrico: ao deve poder ser generalizada para todos. (ex.: mentir errado, se todos mentissem o mundo seria sempre irracional)

Monitoria de Filosofia Mayara Ferreira

Pgina 3

Monitoria de Filosofia Geral e do Direito


A tica para Kant se resume em dois elementos: #Ao por dever e conforme o dever #Imperativo categrico.

Monitoria de Filosofia Mayara Ferreira

Pgina 4

Potrebbero piacerti anche