Sei sulla pagina 1di 2

MSICA, O MELHOR MEDICAMENTO O psiquiatra ingls Robert Schauffer aplicou tcnicas de musicoterapia em manicmios para doentes mentais graves,

com excelentes resultados.Ao perceber que os doentes reagiam de diversas maneiras s msicas habitualmente tocadas em seu consultrio, Schauffer comeou a estabelecer variaes musicais, observando e acompanhando os efeitos dessas mudanas nos pacientes. Observou que a msica desarmnica e dissonante produzia agitao e despertava sentimentos negativos como medo e dio. Tambm notou que os tons graves provocavam depresso que msicas de ritmo bem marcado, como o samba e o jazz, geravam em certos pacientes um estado de agitao ou de disperso mental. J a msica suave, leve e melodiosa criava um ambiente de serenidade, favorecendo a digesto, regulando a circulao sangunea e equilibrando o metabolismo. O Dr. Schauffer comeou, ento, a utilizar sistematicamente um srie de peas de msica erudita, e acabou por desenvolver uma bem sucedida tcnica de musicoterapia. Utilizando apenas a msica e evitando as drogas psiquitricas, obteve excelentes resultados, inclusive a cura de vrios casos considerados difceis. As indicaes abaixo baseiam-se nas observaes desse trabalho. - Esgotamento fsico: O Rio Moldava, de Smetana; peas de Grieg. - Esgotamento nervoso: Preldio do Carnaval, de Dvork. - Depresso com manias: A Cavalgada das Valqurias, de Wagner. - Insnia: obras de Chopin. - Tristeza: concertos de Dvork; obras de Beethoven. - No combate inveja: Preldio dos Mestres Cantores, de Wagner. - No combate preguia: valsas, polcas e mazurcas. - No tratamento da loucura com fria: Coro dos Peregrinos, do Tanhauser, de Wagner. - No combate ao alcolismo: obras de Bach. COMO FAZER UMA SESSO INDIVIDUAL Escolher um lugar tranqilo, de preferncia sem rudos, isolado, onde no possa ser interrompido. Deixe-o na penumbra. Deite-se confortavelmente e ainda sem msica, faa um pequeno exerccio de relaxamento: estique-se e tensione todos os msculos; depois, solte-os. Faa isso algumas vezes, enquanto respira suave e profundamente, em ritmo lento, inspirando e exalando sempre pelo nariz. Procure manter sua mente livre de tenso. Para isto, basta no dar nenhuma ateno aos pensamentos que tiver: deixe que eles venham, mas no se ocupe deles. Mantendo essa disposio mental, coloque a msica que escolheu, em volume moderado. Continue deitado, feche os olhos e deixe que a melodia o envolva em uma sublime energia ao seu redor. Imagine que ela o invade, inundando seu crebro e todas as suas clulas, percorrendo a medula espinhal e espalhando-se pelo peito, como se fosse um raio de luz. Imagine ainda que, suavemente, ela penetra no trax, chega aos pulmes e depois o feixe dessa energia ao corao, cujas pulsaes distribuem essa luz e energia sonora por todo o seu organismo. Continue respirando suavemente, sempre pelo nariz.

Imagine, ento, que a msica inunda todo o seu corpo, integrando-se a ele, produzindo harmonia e equilbrio, o que se refletir em profunda sensao de paz e bem-estar. Estabelea um tempo mnimo de 20 minutos para essas sesses dirias de musicoterapia.

Potrebbero piacerti anche