Sei sulla pagina 1di 3

Apresentao Justificada do Tema e do Problema.

Ausncia a sua importncia de estabelecer limites na Educao Infantil, este tema, que possivelmente ser investigado no decorrer do campo de estudo, ao ser uma temtica que est em diversas reas, mas iniciada pela Educao Infantil, ainda retratada nas discusses nos variados contextos das disciplinas que tratam sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem numa educao moral que serve como critrio para a colocao de limites s crianas ao exigir a escolha refletida de valores ticos ou morais, de finalidade e de meios, e nas inquietaes da atualidade na importncia de ajudar a criana a transpor limites, aguando-me o que Limite? E Limite uma punio? Conforme o contexto que a criana vive em busca do prazer e satisfao imediata de seus desejos e necessidades e com amor os filhos podem ser bem criados, ou melhor, eles se criam se os pais no atrapalharem. No amor um filho se cria sozinho, mas por mais amado que ele seja no se educa sozinho. Quando vem em mente a pergunta: Como seus pais do limite para seus filhos? Ao imaginar que todas as coisas e pessoas existe para satisfazer suas vontades, as crianas esto imersas num universo dos quais as regras sociais so parte integrante no processo de desenvolvimento e aprendizado na educao, convivio familiar e na sua vida social, nas novas concepes sobre a infncia e nas mudanas ao repercutir diretamente no funcionamento familiar e ocasionando modificaes nos papeis de todos os membros da famlia e em suas formas de interao e um dos pilares fundamentais no trabalho sobre limites a parceria com os pais. Uns dos pontos em questo qual a origem da ausncia do limite? E Como os pais, educadores e a instituio vm enfrentando essa parceria? No qual causa muita inquietao. Percebe-se que a Educao Infantil vem constituindo como espao de educao coletiva no mundo comtemporneo, onde as instituies passam cada vez mais a partilhar com a familia a tarefa de educar a criana.

A educao com vistas formao do carter, da auto-estima e da personalidade da criana ainda , na maior parte, responsabilidade dos pais.(Iami

Tiba, 2002, p.180)

Para superar essa barreira da ausncia dos pais para com seus filhos, ao deixar a misso de educar a terceiros que vem vigorando na Educao Infantil. Conforme Iami Tiba: A escola sozinha no responsavel pela formao da personalidade, mas tem papel complementar ao da familia. Por mais que a escola infantil propicie um clima familiar criana, ainda assim apenas uma escola. (Iami Tiba, 2002, p.181). A inexistncia de regras claras na educao da criana pode gerar na prpria uma lacuna emocional que tende a desenvolver um quadro de dificuldade de relacionamento, ocasionando, a falta de adequao para viver em sociedade, ao perguntar-se: Atualmente d limite importante? E como estabelecer esse limite?
O que importante equiparmos nossos filhos com um instrumental de relacionamento social que lhes permita interagir positivamente com o mundo.

(Tnia Zagury, 2003,

p47.) Onde que limites e regras so necessrios para o convvio familiar, escolar e social. Outro problema em que surgi Como trabalhar com crianas sem limites? Aonde no mundo tudo regulado por regras, preciso ter clareza sobre quais so os limites para que a criana possa experimentar essas regras, buscando construir com autonomia, sua identidade e suas possibilidades de interao com o meio em que est inserida. Surgindo assim a necessidade de investigar a ausncia e a importncia de estabelecer limites, sendo este um objeto de pesquisa e estudo.

Referncias Bibliogrficas:

Monte,

Jaime

Bezerra

Sandra

Adriana

Neves

Nunes

Brigo,

Desenvolvimento Infantil. Caderno Pedaggico, 2005. Ptio, Educao Infantil. Revista, ano VIII, n 23, 2010. Tiba, Iami, Quem Ama, Educa! Editora Gente, So Paulo/SP, 2002. Zagury, Tnia, Limites sem Trauma, 48 edio, Editora Record, Rio de Janeiro/RJ, 2003.

Potrebbero piacerti anche