Sei sulla pagina 1di 3

Domin - Regras do Trem mexicano

Esta verso de regras do Trem Mexicano baseada no original, regras "oficiais" por Roy e Katie Parsons 1994, e cujos direitos autorais pertencem Puremco, Inc. em 2005. Elas foram escritas por David Bauguess em 2007 para facilitar seu uso. Estas regras usam uma regra popular alternativa para jogar vrias peas duplas, o que acrescenta interesse estratgico para o jogo. O Trem Mexicano pode ser jogado com conjuntos de vrios tamanhos de domin (dupla-6, duplo-9, duplo-12, etc.) Estas normas pressupem que voc esteja usando um double-12 ou duplo-9 set. (Para um jogo mais rpido, com 2-4 jogadores, use um conjunto duplo-9, ou remova 36 peas com 10 ou mais pontos de um domin de 12 duplos).

Objetivo do Jogo Ser o primeiro a jogar todos os seus domins, ou o mximo possvel de domins com pontuao mais alta, em cada rodada. A menor pontuao total no final de todas as rodadas vence o jogo. Dependendo de qual jogo de domin voc est usando, encontre e separe o duplo-12 ou o duplo-9. Vire os outros domins com a face para baixo e embaralhe-os. Cada jogador, em seguida, pega o nmero de peas acordado. As peas restantes so reunidas em um morto" que usado para "compra" durante o jogo. Coloque o ponto de partida (duplo-12 ou duplo-9) sobre a mesa, centrado entre os jogadores. Em seguida, cada jogador usa suas peas para formar um trem de pessoal. Faa isso colocando uma pea que combine com a pea dupla que est no centro. Se no houver nenhuma pea na mo que coincida com a pea central, a formao do trem pessoal pode ter que esperar. Domins que no se encaixam no trem pessoal permanecem na mo do jogador como "extras".

Comeando Designe um jogador para iniciar o jogo. A partir da, em sentido horrio, a cada rodada um novo jogador inicia a partida. Se voc for o primeiro a jogar e tiver uma pea que combine com a pea inicial (central), voc tem duas opes de jogo: iniciar a sua formao pessoal ou iniciar o Trem Mexicano, uma linha de domins que deve comear com uma pea que combine com a pea central. Uma vez que o Trem Mexicano foi iniciado, ele normalmente um trem elegvel para todos os jogadores. (Se voc no conseguir jogar, veja a seo abaixo). Depois de ter jogado uma pedra, ser a vez do prximo jogador no sentido horrio. Os jogadores subsequentes iniciam seu jogo de forma semelhante. Se o trem mexicano no foi iniciado, qualquer jogador pode inici-lo durante sua vez. Outras opes de jogo esto abrangidos na prxima seo.

Jogando Com a exceo das peas duplas (explicado abaixo), voc pode jogar uma pea em cada turno, se voc tiver. Supondo que voc tenha uma ou mais peas para jogar, os trens em que voc pode jogar so: o seu trem pessoal, o trem mexicano, ou qualquer trem com um "marcador" (explicado abaixo). Se voc no tiver uma pea para jogar, compre uma do "morto" e jogue-a se possvel. Se voc tem uma pea para jogar, voc tem que jog-la, mesmo se esta pea estiver na sua mo como parte de uma estratgia. No existe a opo de no jogar quando voc tem uma pea adequada nas mos.

Passando e colocando o marcador Se voc ainda no conseguiu jogar depois de comprar uma pea, coloque um marcador (Por exemplo, uma moeda de 1 centavo ou outro marcador pequeno) em seu trem pessoal ou onde o seu trem comear, se ainda no tiver sido iniciado. Sua rodada ento encerrada e ser a vez do prximo jogador. Um marcador em um trem significa que esse trem elegvel para ser jogado pelos outros jogadores. Enquanto houver um marcador no seu trem, voc ainda pode jogar em qualquer trem elegvel durante seus turnos subsequentes.

O fim do turno Para evitar qualquer dvida quanto ao momento em que um turno concludo, cabe aos jogadores acordarem uma "regra" que defina o fim do turno. Por exemplo, uma vez que a mo do jogador tenha soltado a pea jogada, acabou o turno do jogador e ento o prximo dever jogar.

A remoo de um marcador Um marcador no seu trem pessoal permanece l at que voc jogue nele em um turno subsequente. Depois de ter jogado, voc obrigado a retirar o seu marcador, fazendo o trem inelegvel para os outros jogadores.

Peas duplas Existem regras especificar para se joga peas duplas: - Uma pea dupla colocada de lado no trem. - Quando voc joga uma pea dupla, voc tambm deve jogar uma pea adicional que no seja uma pea dupla (a menos que a dupla seja a sua ltima pea, caso em que o seu turno termina). Voc pode jogar a sua pea adicional na sua pea dupla ou em qualquer outro trem elegvel. Se voc no tiver uma pea adicional para jogar, deve comprar uma e jogar se for possvel. Se voc no puder jogar peas adicionais, coloque o marcador em sua formao pessoal. O jogo ento passa para o prximo jogador.

- Se o jogador completar a sua vez e a pea dupla permanecer aberta, todos os outros trens tornamse inelegveis para todos os jogadores at que um jogador jogue na dupla aberta, ou seja, as peas duplas devem ser satisfeitas (fechadas) antes que se jogue em qualquer outro trem, marcado ou no. Se os jogadores subsequentes no puderem jogar na pea dupla depois de comprar, eles devem colocar um marcador nos seus trens pessoais. Quando um jogador fechar uma pea dupla (jogando nela), todos os jogadores so, ento, livres para jogar em qualquer trem elegvel. - Durante o seu turno, voc pode jogar duas ou mais duplas em sucesso. Aps sua ltima dupla ser jogada, voc deve jogar uma pea adicional, que no deve ser uma dupla, em qualquer trem elegveis. Observao: As peas duplas devem ser preenchidas na ordem em que foram jogadas, por isso a nica pea dupla elegvel para a sua pea adicional a primeira dupla que voc jogou. Considere isto quando voc jogar as duplas! - Como voc obrigado a terminar o seu turno jogando um no-dupla, voc deve comprar uma pea se voc no tiver uma apropriada em mos. Se a pea comprada uma dupla possvel de ser jogada, voc deve jog-la e comprar uma nova pea. No h limite para o nmero de duplas que voc pode jogar em sucesso. O seu turno termina quando voc jogar uma pea no-dupla ou passar a vez. Se voc no puder jogar uma pea no-dupla, coloque o marcador em seu trem. - Se depois do seu turno, uma dupla permanecer insatisfeita, cada jogador subsequente (inclusive voc) obrigado a satisfaz-la se puder. Se houver duas ou mais duplas em aberto, elas devem ser fechadas (uma por vez) na ordem em que foram jogadas. Se os jogadores subsequentes no puderem satisfazer a dupla, eles devem colocar um marcador nos seus trens pessoais. Se no for possvel fechar um dupla porque todas as outras peas da pontuao j foram jogadas, aquela dupla no fechada j no restringe mais a se jogar nos trens elegveis. No entanto, se qualquer outra pea dupla estiver aberta, a restrio continua em vigor at que seja fechada.

Terminando o seu turno Quando no houver mais peas no "morto" e o jogador no tiver uma pea adequada em mos, deve passar a vez e colocar um marcador no seu trem. Quando um jogador tem apenas uma pea, deve notificar os outros jogadores tocando-a na mesa. (Pode-se combinar tambm que a notificao seja verbal ou de qualquer outra forma) A rodada termina quando um jogador jogar a sua ltima pedra, mesmo se for uma pea dupla, ou quando acabar o "morto" e ningum mais puder jogar (jogo est completamente parado).

Prximas rodadas Cada nova rodada iniciada com a pea dupla que um nmero menor do que a pea dupla rodada anterior (9, depois 8, 7, 6 e assim por diante).

Potrebbero piacerti anche