Sei sulla pagina 1di 8

Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC

KOLOTELO, J. L G. Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC. Seminrio do Grupo de Estudos RBC para AGP-PR, 06.Nov.2007, FIEP, 2007.

37. GESTO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS

37.1

Gesto do Conhecimento

A estabilidade adquirida com a utilizao dos processos administrativos e modelos de gesto de outrora j no so mais suficientes, e a busca pela qualidade em si ou mesmo da eficincia operacional no diferencial competitivo suficiente, a busca pela descomoditizao (HAX, 2002), ou seja, aprender mais rpido, implementar os novos conhecimentos com maior habilidade e agilidade que os concorrentes, pode ser a nica soluo segundo Arie de Geus enquanto chefe de planejamento da Shell (MARTIN, 1996, p.22). Esta busca pelo conhecimento com o objetivo econmico trouxe mudanas significativas para as organizaes. Segundo Valeriano (1998, pg.92) e outros, organizaes perceberam que o modelo mecanicista no mais suporta as mudanas necessrias e esto adotando um modelo organicista com enfoque nas competncias, estruturas horizontalizadas, viso sistmica. Para se manterem competitivas e perenes o Gerenciamento de Projetos tido como fundamental, segundo vrios autores (TEIXEIRA FILHO, 2000; CLELAND E IRELAND, 2002; VALERIANO, 2005). De acordo com Nonaka e Takeuchi (1997, p.xii), a gesto do conhecimento consiste na capacidade de uma empresa de criar conhecimento como um ativo corporativo e entender a necessidade de administr-lo e cerc-lo do mesmo cuidado dedicado obteno de outros ativos tangveis. Esta criao se faz nas dimenses

Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC

do Conhecimento tanto Epistemolgica (Tcito e Explcito) quanto Ontolgica conforme mostra a figura 37.1.

Figura 37.1 Criao do Conhecimento Fonte: Carvalho (2003,p.22), adaptado

O conceito oriental de criao de conhecimento est enraizado no significado forte de uma cultura chamada de Ba, introduzido em 1996 por Ikujiro Nonaka e Noburo Konno. Ba um ideograma kanji onde a poro esquerda representa o crescimento, potencial e a direita da ativao, motor, assim um good ba energizam pessoas tornando-as criativas numa interao positiva e dinmica e que pode ser assimilado a um nvel de conscincia: a realidade uma sucesso de eventos que fluem sem parar. O ba uma plataforma com um contexto carregado de significados com uma indeterminao orientada, mas tacitamente vivida como num crculo de convivncia onde o cuidado, o amor, a confiana e a responsabilidade so elementos necessrios. Sua coerncia revela-se pelas interaes orgnicas, comunitria e fluda sobre o Conhecimento ao invs de mecnica e conduzida por um centro dominante. A combinao dos sinais fracos com outros dados fomenta a

Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC

tomada de deciso eficiente. Os indivduos formam os ba das equipes e essas formam o ba das organizaes (NONAKA; KONNO, 2003). O conhecimento , segundo Nonaka e Takeushi (1997), uma criao por associaes em espiral contnua envolvendo quatro ciclos no necessariamente seqenciais: Socializao, Externalizao, Internalizao e Combinao. A

socializao a converso de conhecimento individual tcito em coletivo pela troca de experincias entre os participantes por meio do compartilhamento. A externalizao se constitui nos registros, na transformao do conhecimento tcito em conhecimento explcito. A utilizao dos conhecimentos explcito em novo conhecimento explcito o processo de combinao.

Figura 37.2 Espiral do Conhecimento Fonte: Carvalho (2003,p.24), adaptado

A internalizao a absoro do conhecimento explcito em conhecimento tcito e est relacionado ao aprendizado atravs da prtica que pode ser observado na figura seguinte 32.7 (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).

Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC

Na viso ocidental a construo do conhecimento menos orgnica ou sistmica e est enraizada na evoluo de uma produo do conhecimento a partir da cincia em seu estrito senso.

37.2

Gesto do Conhecimento em Projetos

a utilizao dos conhecimentos da organizao a favor do projeto, ou da consecuo dos objetivos deste. So meios e formas dos quais a organizao se utiliza de forma a reter o conhecimento e experincia adquiridos em um projeto em prol de outros projetos ou da organizao. Pode ser aplicada ao contexto da organizao (seja ela em seu todo ou aquela montada para o projeto - enquanto movimento temporrio para consecuo dos objetivos) com a gerao, captura, organizao, guarda, disponibilizao e utilizao do conhecimento para os propsitos da organizao.
A gesto do conhecimento busca, de forma sistemtica e otimizada, disseminar e aproveitar o conhecimento e a experincia do indivduo na organizao. Neste processo, ela estimula a colaborao e o compartilhamento de conhecimentos e experincias entre os participantes de projetos, em uma organizao. Os conhecimentos esto explcitos nas rotinas, nos repositrios, nos processos, nas prticas e nas normas (SANTOS; CARVALHO, 2005).

Segundo Valeriano (2005, p.32) os conhecimentos esto no indivduo, no grupo e na organizao como um todo e so apropriados nas fases de obteno (exgena ou endgena), coleta e disseminao e utilizao. Para entender o que ocorre nestes processos de converso e elucidar quais seriam os processos que contemplem a GCP (Gesto do Conhecimento em Projetos), o quadro abaixo mostra algumas atividades executadas em projetos e correlaciona-as segundo as etapas da converso. As atividades mostradas, como prticas da criao dos processos de GCP, no se limitam a estas.

Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC

Figura 37.3 Converso do Conhecimento Tcito versus Explcito Fonte: Gattoni et al. (2003, apud Hina, 2005. p117.)

Um modelo de GCP deve, ainda, conter vrias atividades as quais devem atender s necessidades culturais, normativas e estruturais da organizao, bem como aspectos comportamentais. importante notar que a GC tem carter inclusivo no que tange ao conhecimento disponvel e abrangncia multidisciplinar, no entanto deve ser encarada de forma exclusiva, ou seja, feita segundo o objetivo principal da organizao ou do projeto de forma que apenas as informaes e elementos necessrios ao negcio ou projeto ora em desenvolvimento (os abordados no RBC e outros j citados) sejam tratados, caso contrrio tempo e recursos estaro sendo alocados e gastos desnecessariamente e sem que estes sejam adequadamente recuperados e utilizados. A figura 37.4 mostra um modelo genrico de GC mostrando o ambiente no entorno como fatores facilitadores e os processos de gesto necessrios.

Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC

Figura 37.4 Modelo Genrico de Gesto do Conhecimento Fonte: Carvalho (2003, p.10, adaptado de Tarapanof, 2001)

O Gerente de Projetos tem o papel fundamental de promover o ambiente e a infra-estrutura adequada utilizando-se dos recursos (capital de inovao,

organizacional e processos; capital intelectual; e capital financeiro), dos aspectos considerados em cada um dos Elementos do RBC e informaes de forma a integrlos adequadamente. As seguintes responsabilidades so atribudas ao Gerente de Projetos: criao de infra-estrutura de GCP; apoio no desenvolvimento de cultura do conhecimento na equipe; estimular participantes na lide com o conhecimento. O uso da GCP no est relacionado apenas com seu objetivo ltimo da entrega do produto, mas tambm aos aspectos iniciais e intermedirios propondo-se a: diminuir o ciclo de vida do projeto, atender as necessidades das partes interessadas e promover um ambiente que suporte a execuo dos processos e atividades visando consecuo dos objetivos e sucesso do projeto.

Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC

37.3

Gesto do Conhecimento segundo o RBC

37.3.1 Descreva a GCP


A gesto do conhecimento busca, de forma sistemtica e otimizada, disseminar e aproveitar o conhecimento e a experincia do indivduo na organizao. Neste processo, ela estimula a colaborao e o compartilhamento de conhecimentos e experincias entre os participantes de projetos, em uma organizao. Os conhecimentos esto explcitos nas rotinas, nos repositrios, nos processos, nas prticas e nas normas

37.3.2 Objetivos da GCP


Identificar os conhecimentos relevantes para o desenvolvimento efetivo do projeto; Evitar que conhecimentos estranhos aos projetos sejam introduzidos durante as etapas de preparao e execuo do projeto; Formar um repositrio de conhecimentos constitudo de contribuies internas e externas para aproveitamento em futuros projetos; Melhorar o acesso ao conhecimento em funo das redes de contato com especialistas, gatekeepers e agentes informais de informao; Propiciar o desenvolvimento de um ambiente organizacional que estimule a criao, transferncia e o uso do conhecimento adquirido; Criar as condies para integrar o conhecimento individual dentro da organizao.

37.3.3 Principais atividades que podem ser desenvolvidas em gesto de conhecimentos em projetos
Desenvolver as bases de dados e de conhecimento atravs do registro adequado das melhores prticas em projetos e de diretrios de especialistas; Compartilhar as melhores prticas em projetos atravs da intensa utilizao de bases de dados, interao e eventos; Utilizar tecnologias colaborativas como a intranet e o groupware; Desenvolver as condies propcias para o compartilhamento e a colaborao; Mapear os conhecimentos relevantes ao projeto; Proteger as informaes, garantir a segurana de bens intelectuais e do conhecimento organizacional.

37.3.4 Responsabilidades crticas do gerente de projetos gesto de conhecimentos em projetos


A criao de infra-estrutura de Gesto do conhecimento ao longo de todo a durao do projeto; Apoio ao desenvolvimento de uma cultura do conhecimento na equipe de projeto; Estmulo dos participantes a trabalhar constantemente seus conhecimentos para o projeto e oriundos dele.

Viso ampliada da GC em Projetos luz do RBC

REFERNCIAS

CAPAVERDE, Lisiane Z. Material de apoio aos Estudos para a Certificao ABGP/ IPMA Nvel D. Disponvel em www.abgp.org.br. Julho/ 2006. CARDOSO, A. S. R. Modelagem Organizacional e Processos de Mudana. Apostila de aula, no curso de MBA Executivo Team Management, no ISAE/ FGV. Curitiba: FGV, 2001. CARVALHO, Hlio Gomes de. Gesto do Conhecimento. De citao de aula ministrada, no curso de Especializao em Gesto do Conhecimento nas Organizaes, na UTFPR, Programa de PsGraduao em Tecnologia (PPGTE): Curitiba, PR. 2005. CLELAND, David I; IRELAND, Lewis R. Gerncia de Projetos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002. 324p. FAMECOS. Comunidades Estratgicas de Conhecimento. Porto Alegre: Famecos, n. 21, 08/2003. GALBRAITH, J. R.; LAWLER III, E. E. e Associados. Organizando para competir no futuro. So Paulo: Makron Books, 1995. 287p. HAX, A. C.. Achieving the Potentials of Your Organization: How to Overcome the Dangers of Commoditization. Set. 2002. MIT Sloan Working Paper No. 4260-02. HINA, Ariane. Gesto do Conhecimento em projetos de inovao via escritrio de projetos: estudo de caso em empresa global do setor financeiro. Dissertao de mestrado (Programa de Psgraduao em Tecnolgia). Curitiba: CEFET, 2005. 213p. LERNER, Walter. Organizao Participativa, Seminrio 3M. Campinas-SP: notas manuscritas, 1998. MARTIN, James. A Grande Transio. So Paulo: Futura, 1996. 628p. NONAKA, I.; KONNO, N. Comunidades Estratgicas de Conhecimento. Traduo Alsones Balestrin. Porto Alegre, Brasil: Famecos, n. 21, agosto 2003. NONAKA, Ikujiro; TAKEUSHI, Hirotaka. Criao de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. PORTER, Michael E. Competio: Estratgias Competitivas Essenciais. 3e. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 515p. SANTOS, Amaro; CARVALHO, Hlio Gomes. RBC - Referencial Brasileiro de Competncias. Curitiba: ABGP, 2005, 126p. SATO, G. Y. Gesto Estratgica do Conhecimento. De citao de aula ministrada, no curso de Especializao em Gesto do Conhecimento nas Organizaes, na UTFPR, Programa de PsGraduao em Tecnologia (PPGTE): Curitiba, PR. 2005. TARAPANOF, Kira. Inteligncia, Informao e Conhecimento. Braslia: IBICT, UNESCO, 2006. 453p. TEIXEIRA FILHO, Jayme. Gerenciando conhecimento. Rio de Janeiro: SENAC, 2000. 191p. VALERIANO, Dalton L. Gerncia em Projetos. So Paulo, Makron/CTA, 1998. VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de Projetos. So Paulo: Prentice Hall, 2005. 254p.

Potrebbero piacerti anche