Sei sulla pagina 1di 44

CUIDADOS FARMACUTICOS

na Hipertenso Arterial e no Diabetes mellitus

Ana L.L.Caldas
Farmacutica R.T da Farmcia com Ateno Farmacutica Rio de Janeiro, 2010

Palestrante
Ana Lucia leito caldas Farmacutica RT da Pharmma's, farmcia onde implantou e desenvolve a prtica da Ateno Farmacutica. Consultora em Controle de qualidade e Implantao da Ateno Farmacutica em Farmcias e drogarias. Biloga (licenciatura e Bacharelado) especializada em fisiologia dermatolgica, responsvel pelo pr e ps operatrio do Total Rejuvenation Systems (NY/USA) no Brasil.

Ateno Farmacutica
1990 - Proviso responsvel da farmacoterapia com o objetivo de alcanar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dospacientes Hepler e Strand ( Am J Hop Pharm v.47 Mar 1990, p.533-544 ). 2002 - o modelo de prtica farmacutica (macro componentes) desenvolvida no contexto da Assistncia Farmacutica. Proposta do Consenso Brasileiro de Ateno farmacutica.
(Castro,L.L.C et al.evoluo da pesquisa em ateno farmacutica no Brasil: um estudo descritivo 1999-2003,2006)

Ateno Farmacutica
descritivo 1999-2003,2006)

Surgiu com a finalidade de acompanhar o paciente no tratamento farmacoteraputico com o objetivo de assegurar o uso racional do medicamento.(Castro,L.L.C et al.evoluo da pesquisa em ateno farmacutica no Brasil: um estudo

ETAPAS:

.Anamnese .Anlise .Orientao .Acompanhamento farmacoteraputico

CUIDADOS FARMACUTICOS
RDC ANVISA 44/ 2009 - Interao direta do 44/ farmacutico com o usurio, visando a farmacoterapia racional e melhoria da qualidade de vida. vida.

Orientao Cuidado Acompanhamento

ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO
Paciente
Atravs de visitas farmcia (agendadas ou no) Histrico - Relato registrado em fichas para que sejam arquivadas, contendo: contendo: Nome e sobrenome, data de nascimento, endereo, telefone; Patologias telefone; apresentadas ( tratadas e no tratadas), Histrico familiar; familiar; Prescritor ou rgo de sade usual.

.Registro detalhado dos medicamentos administrado, segundo prescrio ou o relato do paciente, contendo as seguintes informaes: .Nome do princpio ativo e sua dosagem, posologia e efeitos adversos; .Relatos do paciente a algum efeito indesejvel; .Motivo do uso do medicamento; .Dificuldades de administrao ( ingesto, horrios corretos, etc.)

Medicao

ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO
Parmetros fisiolgicos
farmcia: Arterial; etc. Testes realizados na farmcia: Aferio de Presso Arterial; testes de glicemia, etc. Exames mdicos existentes: exames laboratoriais, radiolgicos, etc. existentes: etc.

Anlise da relao Paciente Medicamento


Relato do paciente Avaliao de possveis problemas relacionados aos medicamentos (PRMs) e de interaes medicamentosas que possam interferir na terapia. terapia.

Comunicao e orientao
Orientaes Por escrito com o nome do paciente, endereo da farmcia, data, carimbo e assinatura do farmacutico responsvel. Caso necessrio encaminhar ao mdico, responsvel. unidades, postos de sade ou hospitais. hospitais. Comunicao - Linguagem clara e objetiva.
( MANUAL DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPUTICO; FARMACOTERAPUTICO; Grupo de Investigao em Ateno Farmacutica (CTS-131)Universidade de Granada; Verso Brasileira 2004.) (CTS-131)Universidade Granada; 2004.

ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPEUTICO

CUIDADOS FARMACUTICOS
na Hipertenso Arterial Sistmica (HAS)
Farmacutico
Estrutura fsica Documentao capacitao e perfil especfico adequada para procedimentos farmcia e farmacutico. POPs, farmacutico.

Protocolos, livros, fichas e carto paciente Conhecimento Implantao - Prtica

Hipertenso Arterial mmHg,) com Condio clnica multifatorial ( 140/90 140/

valores aumentados e sustentados da presso arterial (PA). (PA). Fator de risco para a evoluo de DCV, destaque para o AVC e o infarto do miocrdio. miocrdio.

Primria Fator gentico e ambiental s/ etiologia (95%) 95% Secundria Causa definida. Tratar doena de origem. definida. origem.

Brasil - + de 30 milhes (36%- homens adultos e 30% - mulheres). 36%(VI Diretrizes Brasileiras de Hipertenso, 2010)

Fatores de risco para HA


Ingesto de lcool Fatores socioeconmicos Excesso de peso e obesidade Etnia e gnero Ingesto de sal Sedentarismo Gentica Idade

Classificao dos FR
V Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial

Preveno
Preveno e a deteco precoce evitam as doenas e devem ser metas prioritrias de todos os profissionais de sade.
(VI Diretrizes Brasileiras de Hipertenso, 2010)

Medidas no medicamentosasmedicamentosasAlimentao saudvel, diminuio de sdio e de lcool, ingesto de potssio e combate ao tabagismo e ao sedentarismo. Medidas medicamentosas - Bem toleradas e previnem o desenvolvimento de HAS.

AFERIO DA PA
Deve ser realizada em toda avaliao por profissionais de sade

Preparo do paciente Roteiro recomendado V Diretrizes


Brasileiras de Hipertenso Arterial. Arq Bras Cardiol. 2007 Arterial. Cardiol.

Padronizao do procedimento Elaborao de Pop's Calibrao dos equipamentos Validados, verificados


1 vez por ano e, caso necessrio, calibrados (IPEMs estaduais, local indicado pelo Inmetro)
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/esfigmo2.asp)

Obs: Substituio dos aparelhos de coluna de mercrio por aneroides ou semiautomticos (contaminao). Punho e de dedo no so recomendados, apesar de alguns j serem validados. (SBC)

Classificao da Presso Arterial (PA)


PRESSO ARTERIAL SISTLICA
(mmHg)

DIASTLICA
(mmHg)

tima Normal Limtrofe Hipertenso Estgio I Hipertenso Estgio II Hipertenso Estgio III Hipertenso Sistlica isolada

< 120 < 130 130-139 140-159 160-179 180 140

< 80 < 85 85-89 8590-99 90100-109 110 < 90

Sons de Korotkoff
FASE I ou K1 QUALIDADE DOS SONS Som sbito, forte, bem definido, que aumenta em intensidade BASE TERICA Presso da bolsa = a presso sistlica, passagem parcial da onda de pulso arterial Mudana de calibre art.(estreito largo) criao de fluxo c/ turbilho, produo de vibrao(sangue e art.) produzindo sopros Presso na bolsa diminuda, a artria permanece aberta na sstole, mas fechada na distole tardia Presso da bolsa no nvel da presso diastlica intra-arterial intra-

II ou K2 Sucesso de sons soprosos, mais suaves e prolongados (qualidade de sopro intermitente)

III ou K3

Desaparecimento dos sons soprosos. Surgimento dos mais ntidos e intenso (= da fase I)que aumentam de intensidade

IV ou K4 Sons mais suaves, abafados e menos claros

Procedimentos para Aferio da Presso Arterial


Explicar o procedimento ao paciente; Pelo menos 30 minutos antes, estar sem fumar, beber e sem exerccios; Brao do paciente na altura do corao; Estimar o nvel da Presso sistlica, inflando o esfigmo at o som; desaparecer; Ultrapassar, de 20 a 30 mmHg e inflar para medir a PA. A Presso Sistlica detectada na audio do primeiro som; Determinar a Presso Diastlica no desaparecimento do som; som; Esperar 1 a 2 minutos e realizar nova medida; Registrar os valores e informar ao paciente .

Hipertenso ?
Antes de rotular algum como hipertenso, preciso analisar os valores e as condies das aferies, para evitar risco de diagnstico
t a n d o i n se g u r a n a e d i m i n u i F a r m a c u t i co . ( D H A S B C ) o d a c o n f i a b i l i d a d e d a F a r m ci a e d o p r o f i s si o n a l

falsofalso-positivo, acarretando no paciente, grande insegurana e diminuio da confiabilidade na Farmcia e no profissional Farmacutico.
(Departamento de Hipertenso Arterial Sociedade Brasileira de Cardiologia/2010)

CUIDADOS FARMACUTICOS
na Diabetes mellitus (DM)

Farmacutico Estrutura fsica Documentao

capacitao e perfil especfico adequada aos procedimentos da farmcia e do farmacutico,

Protocolos, POPs, livros, fichas e carto do paciente

Conhecimento

Implantao Prtica

Doena crnica, auto imune. Deficincia ou ausncia da produo de insulina. Atualmente principal causa de bito em pases desenvolvidos.

Diabetes mellitus

Uma ameaa mundial (OMS)

TIPOS
Tipo 1 Produo de pouca ou nenhuma insulina. Tipo 2 Fatores hereditrios, associada obesidade e a idade. (resistncia) Diabetes Gestacional Temporria e tratvel Outros tipos 5% de todos os casos. Associada a algumas doenas (ex:doenas do pncreas)

FATORES DE RISCO
Obesidade Hereditariedade Hipertenso arterial Medicamento com cortisona Idade superior a quarenta anos Falta de atividade fsica regular Aumento do colesterol e dos triglicerdeos

COMPLICAES
Nefropatia Insuficincia renal Retinopatia Com possibilidade de cegueira Neuropatia com risco de ulceras nos ps Amputaes Disfunes (Disfuno sexual)
(Sociedade Brasileira de Diabetes)

CRITRIOS CLNICOS
Sinais e sintomas:
Poliria - Aumento da diurese Polifagia - Fome excessiva Polidpsia - sensao de sede em demasia

Principais Sintomas
SINTOMAS CARDACOS SINTOMAS CIRCULATRIOS SINTOMAS VISUAIS SINTOMAS DIGESTIVOS SINTOMAS RENAIS SINTOMAS NEUROLGICOS SINTOMAS ORTOPDICOS SINTOMAS URINRIOS Hipertenso arterial, arritmias, infarto do miocrdio Arteriosclerose, obstrues venosas Diminuio da acuidade visual e Retinopatia diabtica Distenso abdominal, vmito e diarreia noturna Proteinria e edema de membros inferiores Perda do arco plantar, sensibilidade, formigamento Ps plano, dedos em garra, degenerao de articulaes Perda da funo renal, bexiga neurognica

PRPR-DIABETES
Estgio intermedirio entre normalidade e o Diabetes tipo 2, tendo risco de desenvolver a doena. Pblico alvo para preveno

Prevenes
Prtica regular de exerccios fsicos Alimentao adequada Controle do peso Controle da PA

ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO
Paciente
Atravs de visitas farmcia (agendadas ou no) Histrico - Relato registrado em fichas para que sejam arquivadas, contendo: Nome e sobrenome, data de nascimento, endereo, telefone; Patologias apresentadas ( tratadas e no tratadas), Histrico familiar; Prescritor ou rgo de sade usual;

Medicao
- Registro detalhado dos medicamentos administrado, segundo prescrio ou o relato do paciente, contendo as seguintes informaes:

.Nome do princpio ativo e sua dosagem, posologia e efeitos adversos;

.Relatos do paciente a algum efeito indesejvel; .Motivo do uso do medicamento; .Dificuldades de administrao ( ingesto, horrios corretos, etc.)

ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO
Parmetros fisiolgicos
Testes realizados na farmcia: Aferio de Presso Arterial; testes de glicemia capilar, Etc. Exames mdicos existentes: exames laboratoriais, radiolgicos, etc.

Anlise da relao Paciente Medicamento


Relato do paciente Avaliao de possveis problemas relacionados aos medicamentos (PRMs) e de interaes medicamentosas que possam interferir na terapia. PRMs)

Comunicao e orientao
Comunicao - Linguagem clara, de forma que o paciente possa entender corretamente. corretamente. Orientaes Por escrito com o nome do paciente, nome e endereo da farmcia, data, carimbo e assinatura do farmacutico responsvel. Quando necessrio o encaminhar ao responsvel. mdico, unidades, postos de sade ou hospitais.
(MANUAL DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPUTICO; Grupo de Investigao em Ateno Farmacutica (CTS(CTS-131) Universidade de Granada; Verso Brasileira 2004.)

PROCEDIMENTO TESTE DE GLICEMIA


Explicar o procedimento ao paciente, Anotar o nome, endereo, telefone, etc, Higienizar local de apoio do brao, Separar todo material a ser utilizado, Ligar o aparelho (glicossmetro), (glicossmetro), Calar as luvas de procedimentos descartveis,

PROCEDIMENTO TESTE DE GLICEMIA


AntiAnti-sepsia da extremidade do dedo, Perfurar na lateral (agulha ou lanceta estril), Recolher o sangue e aguardar a leitura, Informar o resultado ao paciente, Anotar os valores, Orientar e caso necessrio, encaminhar.

Procedimento para aplicao de insulina


. BRAOS (parte externa e superior) . COXAS (parte anterior e lateral) . REGIO ABDOMINAL . REGIO GLTEA

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.walterminicucci.com.br; http://www.saude.rio.rj.gov.br/media/locais.pdf

Aplicao de insulina

http://www.youtube.com/ watch?v=YBS_B9I8W54

Auto aplicao

http://www.youtube.com/ watch?v=YBS_B9I8W54

VALORES RECOMENDADOS
Glicemia em jejum (8 horas) Glicemia ps prandial, at 2 horas aps alimentao Glicemia antes de deitar At 140 mg/dl 70 a 99 mg/dl 70 a 140 mg/dl

Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Sociedade Brasileira de Diabetes mellitus-2010 mellitus-

Objetivo do tratamento do DM1


Hora
Pr - Prandial

Glicemia(mg/dl)
70 a 130 mg/dl

1 hora ps prandial

100 a 180 mg/dl

2 horas ps prandial

80 a 150 mg/dl

Casos clnicos
Paciente: P.A.M, homem, 83 anos, dois filhos, ex bancrio.
No faz uso de bebida alcolica, caminha nos finais de semana. Alimentao variada com legumes,verduras e frutas. Paciente descreve Hipertenso controlada e Diabetes M II . ltima ida ao mdico em Janeiro de 2009. A dois dias sente muita tonteira e sono. Trat. Farmacolgico: Carvedilol 3,125mg 2 x dia. Glifage 500mg dia. Apresenta PA: 90/50mmHg, tonteira e perda de foras. Avaliao da Farmacoterapia Suspeita super dose do medicamento. Investigao revela que o mal estar comeou aps comear usar a caixa nova do medicamento. Compra de Carvedilol 6,25mg ( faltou informao de uso por escrito) Tratamento farmacolgico mantido, sendo o paciente informado, por escrito, a usar a metade do comprimido 2x dia. PA normalizada.

Casos clnicos
Paciente: M.R.S, mulher, 66 anos, quatro filhos, manicure.
Sedentria, faz uso de bebida alcolica nos finais de semana. No gosta de legumes, apenas batata. Consome alimentos fritos. Hipertensa + ou 3 anos. Um ano de uso de medicamentos prescritos na emergncia do UPA, do bairro da Tijuca. Apresenta dores de cabea e enjoo regularmente, atribui a problemas gstricos. Usa regularmente alguns chs. No usa o medicamento regularmente, pois tem medo de misturar lcool. Trat. Farmacolgico: losartana p. + hctz, 50mg/12,5mg 1xdia. PA: 160/90mmHg 168/100mmHg e 152/90mmHg (consecutivos) Avaliao da Farmacoterapia Suspeita de comprometimento do tratamento pela no adeso, devido a falta de informao sobre a doena e orientao no uso correto da medicao. Encaminhamento c/ Informaes por escrito ao posto de Sade. Tratamento farmacolgico mantido. Dieta de restrio de gordura e sal. Passou a caminhar todos os dias e monitora 1x por semana a PA, que se mantm a nveis de 130/80mmHg

Carto de Anotaes
Registro dos valores aferidos na farmcia, para controle do paciente, farmacutico e do mdico.

Autorizao de seguimento farmacutico


1. Identificao do paciente ou representante legal Nome:__________________________________________________Idade: Nome:__________________________________________________Idade: ____________ Endereo: Endereo: _________________________________________________________________ Telefone: Telefone: ___________________________ Registro: ______________________________ Registro: CPF: CPF: _________________________ Identidade: _________________________________ Identidade: 2. Declaro para os devidos fins que eu,____________________________________, e/ou representante abaixo assinado fomos esclarecidos(as), de maneira clara e compreensvel, pelo(a) Dr(a) _______________________________, CRF n _________ a proposta de seguimento farmacoteraputico. farmacoteraputico. Declaro estar ciente, informado(a) e entender que o objetivo desse atendimento orientar usurios de medicamentos em relao ao uso correto, cuidados na administrao e guarda domiciliar dos mesmos, bem como para conhecer o significado do uso de medicamentos a fim de alcanar e obter o melhor resultado no meu tratamento. tratamento. Declaro estar ciente que minha participao no atendimento voluntria, portanto no sou obrigado(a) a participar e posso desistir no momento que quiser. Declaro que autorizo a utilizao de material e documentao sem identificaes pessoais, relativos minha patologia, para integrar artigos cientficos publicados, ou apresentaes em congressos, palestras, aulas, reunies cientficas ou outro meio de divulgao tcnico cientfica que vise aprofundar o conhecimento de minha patologia, pelos demais profissionais de sade. Declaro que tive a oportunidade de fazer perguntas e todas elas foram respondidas satisfatoriamente. Declaro ainda que estou satisfeito(a) com as informaes recebidas e que compreendo o objetivo desse atendimento. Dou o meu consentimento para que o mesmo seja realizado. A presente declarao foi lida e compreendida em todos os seus termos. Rio de Janeiro,______ de __________________ de _________ . Hora_____: _____ ______________________________ _______________________________________ Assinatura do Farmacutico Assinatura do Usurio ou Responsvel
GRUPO DE ESTUDOS DE SERVIOS FARMACUTICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Termo de Consentimento Livre Esclarecido

Pacientes especiais
Idosos Crianas Gestantes Patologias especiais Suporte ao tratamento Uso correto Equipe multidisciplinar Qualidade Atendimento em domiclio

REFERNCIAS

MACHUCA, M.; FERNNDEZ-LLIMS, F.; FAUS, M.J. Mtodo Dder. Gua de seguimiento Frmacoteraputico. Grupo de Investigacin en Atencin Famacutica Universidade de Granada, 2003. MANUAL DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPUTICO; Grupo de Investigao em Ateno Farmacutica (CTS-131) Universidade de Granada; Verso (CTSBrasileira 2004.) Pharmma's farmcia com ateno Farmacutica - Pops e Relatrios/2010

Encaminhamento mdico
Hipertenso Arterial (acima de 160/100mmHg) Dor de cabea forte + Hipertenso Enjoo e/ou vmito + Hipertenso Dormncia + Hipertenso Dor no peito, cabea ou nas costas + Hipertenso Viso turva + Hiper/Hipoglicemia Desmaios frequentes Edemas sbitos nos membros inferiores E outros

"A Ateno Farmacutica previne e soluciona problemas relacionados com medicamentos, se posta em prtica constitui a grande esperana de dar sentido nossa profisso. profisso.

Peretta, MD &C iccia GN(1998)"Reinge nierade la Prctica Farmacutica"Editorial Mdica Panamericana SA)

Muito Obrigado !
analu@pharmmas.com.br www.pharmmas.com.br

Potrebbero piacerti anche