Sei sulla pagina 1di 5

nmero 06 | ano 02 abril a junho 2011 Publicao Sinepe/PR

Bull ying e cyBer Bull ying: como agir contra eles?


Entrevista Tio Rocha explica a diferena entre educao e escolarizao Hora certa Quando seu filho pode comear a pegar nibus e ir ao shopping sozinho? Escolha profissional Fazer vestibular no meio do ano vale a pena?

en.tre.vis.ta / Tio Rocha T / Marlia Bobato F / Danilo Verpa

16

educao
escolarizao
Antroplogo por formao acadmica, educador popular por opo poltica e folclorista por necessidade.
Tio Rocha o responsvel pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma organizao no governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1984, em Belo Horizonte/MG. A misso: educar. O formato: pedagogia do abrao, do brinquedo, da roda. O local: embaixo de um p de manga ou onde tiver interessados. Colecionador de prmios por sua iniciativa, Tio convida os brasileiros a sair do estado de latncia, das discusses sem fim em congressos e fruns para praticar a Educao. Em entrevista para a revista Escada, falou durante uma hora em ritmo acelerado. Ao fundo, msica instrumental que, segundo o mineiro, rege seu trabalho tanto para inspirar como para relaxar, se que isso possvel para quem quer construir cidades educativas.
Revista Escada - O folclore brasileiro muito rico e passa mensagens atravs de geraes. A educao tambm tem essa funo? Tio Rocha - O folclore uma das reas da Antropologia, cultura popular. Tem a ver com as minhas origens, ento primeiro foi uma necessidade pessoal, porque percebi que o sentido da vida est na cultura herdada e na continuidade. Depois veio como um instrumento de aprendizagem e para mim a educao isso, no plural, troca. Ento, o folclore uma bela forma de conhecimento. RE - Voc atuou durante anos como professor. Como foi a deciso de se distanciar da sala de aula? T - Tive o que os americanos chamam de insight, que para ns mineiros um claro mesmo. Na poca decidi: no quero mais ser professor, quero ser um educador. Porque professor aquele que ensina, enquanto educador quem aprende. Isso foi h quase 30 anos, eu era professor da Universidade Federal de Ouro Preto e percebi que era um tal de eu te cito, voc me cita. Os temas importantes ficavam apenas entre as pessoas que assistiam e participavam das bancas, at porque eram pagos para isso. Ento, as portas foram se fechando, enquanto eu queria que se abrissem. E decidi pedir a conta, era concursado e at ento nenhum professor nunca havia pedido demisso.

17

possvel aprender em todos os lugares, na rua, no convvio com o outro...


RE - Como v a educao brasileira hoje? T - Existe uma diferena muito grande entre educao e escolarizao. Mas importante lembrar que a escola um reflexo da sociedade. Escola o local de escolarizao, j a educao um processo permanente, at porque a aprendizagem para a vida toda. possvel aprender em todos os lugares, na rua, no convvio com o outro... Hoje escuto muita gente dizendo: estou estudando para ser algum na vida. Diploma eleva salrios, cargos... mas essa outra histria. RE - Ento possvel fazer educao sem escola? T - Sim, nas localidades que o CPCD comeou suas atividades no havia escola, ou onde existia, alguns estudantes iam e outros no. Mas frequentavam pelos mais diversos motivos, como merenda, Bolsa-Famlia. Isso faz parte de uma poltica seletiva, excludente e preconceituosa que prioriza nmeros sem qualidade e acaba gerando um processo de indiferena. RE Como ficam alunos, professores e a escola nesse cenrio? T - preciso uma mudana por parte de pais e alunos, que eles sejam aliados dos professores. E se quiserem brigar, essa briga deve ser contra o sistema. Nesse processo de mudana, a misso de toda escola seria no perder nenhum aluno. Assim, a escola vai ser referncia e encontrar seu foco: a escola quer formar cidados ou pessoas para o mercado de trabalho? Trata-se de uma mudana tica. RE Mas, como ensinar tica para uma sociedade? T - Defendo a criao do setor zero. O mundo est dividido em 1 setor que o Estado; 2 setor, o mercado e 3, a sociedade. O setor zero seria comandado pela tica, com corrupo zero, fome zero, analfabetismo zero. RE - Foi a partir disso que surgiu o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento? T - O CPCD surgiu com um grupo de amigos a partir da minha vontade de aprender. Trata-se um instituto que faz perguntas. RE - Os projetos do CPCD esto em mais de 20 cidades brasileiras e em trs pases (Angola, Moambique e Guin-Bissau). Quantas pessoas j foram beneficiadas pelo CPCD at hoje? T - So 27 anos de trabalho e cerca de 2 mil meninos por ano, o que significa mais de 50 mil alunos. Dali tambm formamos muitos educadores que do continuidade ao nosso trabalho. So pessoas generosas que aplicam a pedagogia do abrao, do brinquedo, da roda, nossa forma de ensinar. No Maranho, por exemplo, a pedagogia foi usada para salvar os meninos da mortalidade infantil. Na regio, percebemos que os mdicos entendem de doena e no de sade; l as crianas estavam morrendo aos borbotes. Foi pela tica, nosso instrumento de formao, que percebemos que d para ter sade sem mdico, sem hospitais. Pela educao foi possvel ensinar hbitos saudveis para aquela populao e diminuir os casos de mortalidade infantil. Essa nossa pedagogia. RE - O que voc espera dos cidados que participam do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento? T - Que sejam felizes. Essa nossa razo de viver, at porque vida no tem segundo turno. O que todo cidado precisa ser livre, feliz, ter sade e educao.

18

Conhea alguns projetos sociais do Centro Popular de Desenvolvimento e Cultura: Projeto sementinha [Escola debaixo do p de manga] Foi o primeiro projeto desenvolvido pelo CPCD. Teve inicio em 1984 na cidade de Curvelo (MG). destinado a crianas de 4 a 6 anos, no atendidas pela rede pblica e particular. O projeto desenvolve a auto-estima e a identidade, trabalha a conscincia corporal e cuidados da higiene e sade. Procura cultivar em cada criana a semente dos valores de cidadania. O Sementinha, dentro da sua concepo de um projeto itinerante, desenvolve a maioria das atividades na prpria comunidade por meio de passeios e excurses com o objetivo de melhor conhecer e engajar a cultura local. Transforma todos os espaos em escola e toda escola em centro de cultura comunitria. cidade educativa [De UTI Educacional Cidade Educativa] O princpio norteador da proposta baseia-se na crena e na convico que, mais do que a denncia de nossas mazelas sociais e exposio dos retratos de nossas misrias econmicas e de nossas injustas relaes humanas, temos em cada comunidade, por mais distante, pobre, longnqua ou carente que seja, um acervo significativo de respostas e alternativas, capazes de mudar radicalmente o quadro da desigualdade social e o status de imobilismo em que se encontra. A proposta dar a todos os saberes, fazeres e quereres sociais existentes nas diversas comunidades rurais e perifricas de Araua, o espao privilegiado do conhecimento a ser apreendido, ou, em outras palavras, pensar e agir para transformar cada uma destas microcomunidades em ncleos geradores de aprendizagem permanente para todos os meninos e jovens da cidade.

RE - Voc j provou que possvel fazer educao em baixo de um p de manga com o Projeto Sementinha, alm de outros inmeros projetos do CPDC. Onde vocs desejam chegar? T - Tenho pressa, meu tempo reduzido e minha misso maior. Quero praticar projetos abrangentes, precisamos construir cidades educativas. Cidades com oportunidades de aprendizado, com bibliotecas 24 horas que seriam to importantes quanto os hospitais 24 horas. A lgica hoje so plataformas, no mais projetos. Uma plataforma sustentvel que possvel em cidades com at 50 mil habitantes, que 95% do Brasil.

Semelhante UTI mdica, a UTI educacional tambm pressupe a existncia de uma srie de procedimentos: urgncia do atendimento, eficcia das condutas, ateno e cuidados redobrados, convocatria do que h de melhor em termos de recursos, competncias e especialidades, e atuao coordenada em funo do objetivo: evitar a morte. No caso, a morte-cidad, provocada pelo analfabetismo e por todas as doenas e molstias sociais, polticas e econmicas que ela produz e alimenta. Projeto ser criana [Educao pelo brinquedo ou Brinquedoteca] Estudar brincando, plantar e comer, conversar e aprender, jogar e cantar, criar e ensinar, pintar e limpar, fazer e reciclar, danar e sonhar, ser e ousar, respeitar e crer, rir e cuidar-se so alguns dos muitos verbos praticados no dia-a-dia desse projeto por centenas de meninos e meninas, em horrios complementares escola formal e em espaos comunitrios repletos de alegria, prazer e generosidade. O projeto implementa aes educativas e de formao humana, provocando uma interferncia positiva e modificadora na vida das crianas e adolescentes participantes. Todas as pessoas participantes da vida das crianas so consideradas educadoras, independentemente de idade ou funo, sejam eles pais, outros alunos, alm dos professores. A regra geral na aplicao dessa filosofia o respeito s diferenas e singularidades individuais: cada ritmo, cada fazer, cada saber. O projeto, mais do que uma iniciativa social, tornou-se uma tecnologia educacional ao ser implantado, atravs da Lei Municipal de Educao, em municpios como So Francisco e Araua/MG, multiplicando seu alcance. Para saber mais: www.cpcd.org.br

19

Potrebbero piacerti anche