Sei sulla pagina 1di 12

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Sistema de Registro Eletrnico de Ponto - SREP


Portaria MTE 1.510/2009

Informaes teis para o Empregador

Verso 1.0

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Sumrio 1 PONTOS IMPORTANTES DA PORTARIA 1.510/2009 ......................................................3 1.1 Definies..............................................................................................................................4 1.2 Prazos ....................................................................................................................................6 2 O REGISTRADOR ELETRNICO DE PONTO REP ......................................................6 3.1 Memrias do REP .................................................................................................................8 3.2 Dados dos empregados no REP ............................................................................................8 3.3 Conexo do REP com outros equipamentos .........................................................................8 3.4 Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador .............................................................9 3.5 Impossibilidade temporria de marcao do ponto no REP .................................................9 3.6 O Arquivo-Fonte de Dados AFD .....................................................................................10 3.7 Relao Instantnea de Marcaes......................................................................................11 4 CADASTRO DO EMPREGADOR NO MTE CAREP .....................................................11 5. PROGRAMA DE TRATAMENTO DE REGISTRO DE PONTO....................................12

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

1 PONTOS IMPORTANTES DA PORTARIA 1.510/2009


A Portaria MTE 1.510/2009 disciplina a anotao de horrio de trabalho por meio eletrnico, conforme previsto no art. 74, 2 da CLT. A empresa que possui at 10 empregados no est obrigada a utilizar nenhum sistema de controle de ponto. A empresa com mais de 10 empregados pode fazer opo por sistema manual, mecnico ou eletrnico. Pode, inclusive, adotar mais de um desses sistemas dentro da mesma empresa ou estabelecimento, tendo o cuidado de no causar discriminao dentre seus empregados. Caso opte pelo sistema eletrnico, dever obrigatoriamente seguir a Portaria 1.510/2009 integralmente para todos os empregados que usarem o sistema eletrnico. Entende-se como sistema eletrnico de registro de ponto qualquer sistema de controle de jornada que utilize meios eletrnicos para identificar o empregado, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informao de marcao de ponto. O termo CARTOGRFICO para relgio de ponto, por si s, no esclarece se o sistema manual, mecnico ou eletrnico. Para identificar a modalidade do sistema, importa saber qual a sua forma de funcionamento. A empresa que adotar o SREP poder a qualquer momento mudar para o sistema manual ou mecnico. Os rgos pblicos s esto obrigados a seguir a Portaria 1.510 se mantiverem empregados sob regime da CLT e, tambm, se fizerem opo por ponto eletrnico para esses empregados. Se desejarem, podem utilizar o ponto eletrnico, regulamentado pela Portaria 1.510, para os servidores estatutrios, desde que estes sejam separados no programa de tratamento. A Portaria trata somente do registro de ponto eletrnico, no se referindo ao controle de acesso dos empregados ao ambiente de trabalho. Tambm no probe que as empresas tenham controles de acesso. A Portaria 1.510 no afeta o poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento. O controle de jornada deve espelhar fielmente a jornada efetivamente realizada pelos empregados, ou seja, os horrios de incio e trmino de jornada e de intervalos (quando os intervalos no so pr-assinalados) para efeitos da contraprestao pecuniria e para efeitos fiscais. O controle de acesso, o controle da permanncia do empregado, assim como o controle das suas atividades na empresa decorre desse poder diretivo e deve ser exercido pelos meios legais que o empregador dispe e no pelo sistema de controle eletrnico de jornada. Fazer restries marcao de ponto, marcaes automticas e alteraes dos dados registrados sempre foi proibido ao empregador. A Portaria 1.510/2009 apenas cria formas de preservar os dados originais, permitindo ao empregador

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

fazer as eventuais correes no programa de tratamento, com as devidas justificativas. Ela estabelece requisitos para o equipamento registrador eletrnico de ponto REP e para o programa de tratamento dos dados oriundos desse equipamento. Padroniza formatos de relatrios e arquivos digitais de registros de ponto, para que sejam apresentados fiscalizao do trabalho pelo empregador. A Portaria no altera em nada os regulamentos sobre horas extras, compensao de jornada, tolerncia no registro de horrios ou qualquer outro regulamento trabalhista. Os REP utilizados pela empresa, mesmo que no estejam mais em operao, devem ser mantidos pelo prazo legal em que a empresa responsvel pela guarda dos documentos representados pelo REP (Registros de Ponto). Os dados extrados do REP, bem como os dados tratados, devem tambm ser guardados pelo perodo legal.

1.1 Definies
SREP Sistema de Registro Eletrnico de Ponto o conjunto de equipamentos e programas utilizados para o registro eletrnico de ponto. Enquadram-se como SREP, e consequentemente na Portaria 1.510/2009, todos os casos em que sejam usados meios eletrnicos para identificar o trabalhador, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informao de marcao de ponto. REP Registrador Eletrnico de Ponto o equipamento (hardware) de ponto eletrnico em conformidade com a Portaria 1.510/2009, que registra e armazena os dados originais das marcaes realizadas pelo empregado. Programa de Tratamento de Registro de Ponto o software que, preservando os dados originais do REP, permite ao empregador fazer as incluses e excluses de forma justificada, e gera relatrios e arquivos padronizados. CAREP - Cadastro do Registro Eletrnico de Ponto sistema de cadastro previsto no art. 20 da Portaria 1.510 onde os empregadores que utilizam o sistema de registro de ponto eletrnico devem informar, por meio da Internet, seus dados cadastrais, os relativos ao REP e ao programa de tratamento. O acesso a esse cadastro feito pelo endereo eletrnico do Ministrio do Trabalho e Emprego: http://portal.mte.gov.br/pontoeletronico/. Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade o documento que o fabricante do REP e/ou o desenvolvedor do programa de tratamento deve entregar ao empregador usurio garantindo que seu equipamento e/ou software atende integralmente legislao, em especial Portaria 1.510/2009. Certificado de Conformidade o documento emitido por rgo credenciado pelo MTE para certificao de equipamento para garantir a conformidade do modelo de REP legislao, em especial Portaria 1.510/2009.

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador o documento emitido pelo REP, para o trabalhador, onde constam os dados da marcao de ponto. MRP - Memria de Registro de Ponto o dispositivo eletrnico, componente do REP, onde ficam guardadas as marcaes de ponto e os registros das operaes efetuadas no equipamento, como, por exemplo, ajuste no relgio. No pode ser apagada ou alterada em nenhuma hiptese. MT - Memria de Trabalho onde ficam armazenados os dados necessrios operao do REP, tais como: identificao do empregador e do empregado AFD Arquivo-Fonte de Dados o arquivo eletrnico gerado pelo REP contendo todas as informaes armazenadas na MRP e disponvel para a fiscalizao. Porta fiscal a porta USB existente no REP que permite que a fiscalizao do trabalho extraia o AFD. AFDT Arquivo-Fonte de Dados Tratados o arquivo eletrnico gerado pelo programa de tratamento onde esto as marcaes de ponto devidamente tratadas. ACJEF Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais o arquivo eletrnico gerado pelo programa de tratamento que contm a apurao das jornadas efetuadas pelos empregados. Identificador do empregador o nmero de CNPJ ou CPF que identifica o empregador. Identificador do estabelecimento o nmero do CNPJ quando o empregador/estabelecimento no tiver nmero de CEI. Ser a composio CPF+CEI ou CNPJ+CEI quando o estabelecimento tiver CEI. Exemplo deste caso so obras de construo civil. Relao Instantnea de Marcaes o relatrio impresso pelo REP com as marcaes efetuadas nas vinte e quatro horas precedentes. rgo Tcnico Credenciado a entidade credenciada pelo MTE para realizar a anlise de conformidade tcnica de REP legislao. Deve ser entidade da administrao pblica direta ou indireta ou entidade de ensino, pblica ou privada, sem fins lucrativos e, ainda, realizar pesquisa ou desenvolvimento e atuar nas reas de engenharia eletrnica ou de tecnologia da informao. Fabricante de REP a empresa que fabrica o equipamento REP nos termos da Portaria 1.510/2009. Fabricante de programa de tratamento a empresa, desenvolvedor independente ou o prprio empregador que cria o programa de tratamento conforme a Portaria 1.510/2009. Empregador para efeito da Portaria 1.510/2009 a pessoa fsica ou jurdica que emprega trabalhadores sujeitos ao controle de ponto eletrnico.

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Empresa para efeito da Portaria 1.510/2009 a unidade empresarial responsvel por todos os empregados contratados, independente do local de trabalho. identificada pelo CNPJ bsico (os 8 primeiros caracteres do CNPJ). identificada pelo CPF, quando associado apenas ao CEI. Estabelecimento para efeito da Portaria 1.510/2009 a unidade do local de trabalho, matriz, filial, canteiro de obra, etc., identificado pelo CNPJ completo (14 caracteres) quando o empregador/estabelecimento no tiver nmero de CEI ou pela a composio CPF+CEI ou CNPJ+CEI quando o estabelecimento tiver CEI.

1.2 Prazos
As disposies da Portaria entraram em vigor a partir de sua publicao, 25/08/2009, exceto em relao obrigatoriedade de utilizao do REP, que s ser exigvel a partir de 01/09/2011. Sendo assim, o empregador que adota o controle eletrnico de ponto: o desde 25/08/2009, o programa de tratamento deve emitir o relatrio de espelho de ponto no formato padronizado e gerar os arquivos AFDT e ACJEF. Alm disso, o empregador deve efetuar seu cadastramento no CAREP e possuir, desde essa data, o Atestado Tcnico e o Termo de Responsabilidade referente a esse programa. o a partir de 01/09/2011, o empregador optante pelo ponto eletrnico ter que utilizar o REP e possuir o Atestado Tcnico e o Termo de Responsabilidade referente a esse equipamento, alm de lanar, no CAREP, os dados referentes ao REP.

2 O REGISTRADOR ELETRNICO DE PONTO REP


Equipamento eletrnico exclusivo para o registro de ponto, no podendo ter outras finalidades como controle de acesso, acionamento de sirenes, etc. No deve depender de ligao a nenhum equipamento ou sistema externo para efetuar a marcao de ponto. No pode limitar os perodos de marcao de ponto. No pode fazer marcaes automticas. Os dados da marcao no podem ser alterados ou apagados. Em cada marcao deve ser emitido o comprovante do trabalhador. O REP no efetua o registro se no houver papel na impressora, para a emisso do comprovante. 6

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

O REP no pode ter funes que permitam configuraes estranhas ao que prescreve a Portaria 1.510, por exemplo: o no permitir a cpia do AFD por meio da porta fiscal; o no imprimir o comprovante do trabalhador; o no imprimir a Relao Instantnea ou para exigir senha para essa impresso.

A Portaria d as diretrizes as quais o equipamento deve seguir para ser enquadrado como REP. O MTE no define como o equipamento deve ser construdo. Por exemplo, o fabricante pode implementar o processo impresso que julgar mais adequado, desde que atenda ao determinado na Portaria. O MTE no avalia os equipamentos, esse trabalho feito pelos rgos tcnicos credenciados, que verificam a conformidade do modelo de REP aos ditames da Portaria 1.510. O MTE apenas registra os equipamentos certificados, com base em anlise formal de documentos, e d publicidade desses registros, por meio de Portaria publicada no Dirio Oficial da Unio e do seu stio na Internet. A Portaria no especifica o mecanismo de identificao do trabalhador no REP. O fabricante pode utilizar qualquer meio ou combinao de meios que julgar mais adequado, como por exemplo, carto magntico, carto com cdigo de barras, biometria, teclado etc. Cada REP somente poder conter empregados de um mesmo empregador, excetuados os casos abaixo indicados, devendo o Programa de Tratamento de Registro de Ponto identificar o empregado e considerar as respectivas marcaes para o controle de ponto da empresa empregadora: o registro de jornada do trabalhador temporrio regido pela Lei n 6.019, de 3 de janeiro de 1974 no REP do tomador de servios; e o empresas de um mesmo grupo econmico, nos termos do 2 do art. 2 da CLT, que podem determinar a consignao das marcaes de ponto no mesmo REP dos seus empregados que compartilhem o mesmo local de trabalho ou que estejam trabalhando em outra empresa do mesmo grupo econmico.

O empregador pode dimensionar a quantidade de REP que necessitar, para o registro de ponto dos seus empregados. Para tanto, pode levar em conta a quantidade de empregados que registram o ponto no mesmo horrio e o tempo que cada equipamento leva para efetivar esse registro. Como nos equipamentos anteriores Portaria 1.510, h REP mais rpidos e REP mais lentos, por exemplo, os REP que utilizam a identificao biomtrica so em regra mais lentos. possvel, porm, que um fabricante desenvolva tecnologia para leitura rpida das digitais. importante analisar os vrios modelos disponveis para encontrar o que melhor atenda s suas necessidades. Em mdia, os REP possuem velocidade semelhante aos relgios anteriores, o que no acarretar diminuio do fluxo de trabalhadores, no momento da marcao do ponto.

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

3.1 Memrias do REP


O REP tem internamente dois tipos de memria: MRP e MT. MRP Memria de Registro de Ponto um meio eletrnico de armazenamento de dados onde ficam guardadas as marcaes de ponto de maneira que no possam ser apagadas ou alteradas de nenhuma forma. Guarda, ainda, os registros das operaes efetuadas no equipamento, por exemplo, ajuste no relgio. O fabricante do REP escolher a forma de proteo dos dados contidos na MRP e ser responsvel por sua efetividade. A MT Memria de Trabalho um meio eletrnico de armazenamento de dados onde residem as informaes necessrias operao do REP, sejam informaes do empregador ou dos empregados. No existe restrio quanto ao apagamento ou alterao dos dados da MT. Entretanto, as incluses e alteraes nos dados do empregador ou dos empregados, bem como o ajuste do relgio interno, sero gravados permanentemente na MRP.

3.2 Dados dos empregados no REP


O REP no pode depender de conexo externa para realizar sua funo de marcao de ponto, logo, os dados dos trabalhadores devem estar contidos no equipamento. Se uma empresa tem diversos REP, o empregador pode definir se um empregado pode fazer o registro de ponto em um ou mais equipamentos. O empregado deve ser claramente informado em quais equipamentos possvel fazer a marcao do seu ponto. Se o empregador possui diversos REP, os dados de todos os equipamentos sero transferidos e consolidados no programa de tratamento para a apurao das jornadas.

3.3 Conexo do REP com outros equipamentos


O REP pode se comunicar com outros equipamentos, inclusive por meio de rede de computadores. Porm, no permitida a comunicao durante o processo de

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

marcao de ponto, que segue os passos descritos no art. 7, inciso I, da Portaria 1.510/2009: a) receber diretamente a identificao do interposio de outro equipamento; b) obter a hora do relgio interno; c) registrar a marcao de ponto na MRP e d) imprimir o comprovante do trabalhador. Ou seja, o REP no pode se comunicar com outros equipamentos no momento em que efetua uma das operaes acima descritas. Pode, todavia, finalizado o processo de marcao do ponto, enviar o registro da batida para um computador. trabalhador, sem

3.4 Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador


Documento destinado ao trabalhador, emitido em cada marcao de ponto. Contm identificao do estabelecimento, do empregado, do REP e a data e o horrio do registro. O comprovante deve ser emitido automaticamente, no momento em que o empregado efetua o registro de sua jornada, sem que seja necessrio qualquer acionamento. O REP no pode ter funes que permitam configurao para no imprimir o comprovante do trabalhador. A marcao de ponto sem emisso de comprovante configura fraude no REP. responsabilidade do empregador manter o REP alimentado com o papel recomendado pelo fabricante do REP, para permitir a emisso do comprovante. Em caso de falta de papel, o REP dever interromper as marcaes, podendo os empregados efetuar suas marcaes no sistema manual ou mecnico, sendo essas marcaes includas, posteriormente, no sistema de tratamento de dados. Sem a emisso do comprovante do trabalhador, no h registro da jornada. responsabilidade do empregador utilizar o papel recomendado pelo fabricante do REP, com as caractersticas necessrias para atender a durabilidade exigida pela Portaria 1.510.

3.5 Impossibilidade temporria de marcao do ponto no REP

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

possvel que ocorram eventos que impeam temporariamente a marcao de ponto no REP, tais como falta de energia eltrica, falha no equipamento, ausncia de papel no REP etc. Nesses casos a marcao pode ser feita manualmente ou mecanicamente e posteriormente inserida no programa de tratamento, indicando-se na justificativa que se trata de registro manual por falta de energia. Esses registros devero permanecer arquivados na empresa. Em uma empresa que adote o SREP, caso um empregado no esteja cadastrado em nenhum dos equipamentos (por exemplo, no caso de empregado recm-admitido), poder a empresa fornecer outro meio, manual ou mecnico, para o registro da sua jornada. Uma empresa que contrate um trabalhador no seu primeiro emprego pode adotar a marcao manual ou mecnica para esse empregado enquanto ele no possuir o nmero de PIS.

3.6 O Arquivo-Fonte de Dados AFD


Deve ser gerado em cada REP um arquivo chamado Arquivo-Fonte de Dados AFD com todo o contedo da Memria de Registro de Ponto MRP e gravado diretamente no pen drive do Auditor-Fiscal do Trabalho atravs da porta fiscal. Esse procedimento feito automaticamente pelo REP, quando o Auditor-Fiscal do trabalho introduz o pen drive na porta fiscal. Se um empregador utiliza diversos REP, cada um deles gerar um AFD. Cada AFD dever ter seu nome de arquivo composto do prefixo AFD seguido do nmero de registro do REP do qual foi gerado. A empresa tratar os dados originrios dos AFD no AFDT e no ACJEF. o Observao: no endereo eletrnico do Ministrio do Trabalho e Emprego: http://portal.mte.gov.br/pontoeletronico/, na rea destinada ao Ponto Eletrnico, no item Informaes teis para o Fabricante de Programa de Tratamento de Registro de Ponto encontram-se informaes, direcionadas s empresas desenvolvedoras de Programa de Tratamento de Registro de Ponto, visando evitar a ocorrncia dos principais erros encontrados em algumas empresas pela Auditoria-Fiscal do Trabalho, nos arquivos AFDT e ACJEF. O REP no pode ter funes que permitam configurao que impeam a cpia do AFD por meio da porta fiscal.

10

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

3.7 Relao Instantnea de Marcaes


O REP deve estar sempre disponvel para impresso da Relao Instantnea de Marcaes com as marcaes efetuadas pelos empregados nas vinte e quatro horas precedentes, sem depender de senhas para essa impresso. A mesma impressora que o REP utiliza para emitir o comprovante do trabalhador utilizada para emitir a Relao Instantnea de Marcaes, a qual gerada a partir de um comando efetuado pelo Auditor-Fiscal do Trabalho, no REP. O REP no pode ter funes que permitam configurao para no imprimir a Relao Instantnea de Marcaes.

4 CADASTRO DO EMPREGADOR NO MTE CAREP


O empregador que optar pelo uso do SREP deve obrigatoriamente cadastrar-se no MTE por meio do seu stio na internet. Para o primeiro acesso ao CAREP, o usurio responsvel pelo empregador deve estar de posse das seguintes informaes: o CPF do Responsvel pelo CNPJ da empresa perante a Receita Federal; o data em que o CNPJ foi aberto na Receita Federal; o nmero de recibo da RAIS 2009. Caso a empresa ainda no tenha o nmero do recibo da RAIS 2009 pode obt-lo pela Internet, no endereo eletrnico: www.rais.gov.br opo "Impresso de Recibo". Para a impresso do recibo ser necessrio o nmero do CREA. Deve ser feito apenas um cadastro para a matriz. Nesse cadastro, sero informados os locais de instalao dos REP, inclusive das filiais, se for o caso. Nesse cadastro, devem ser informados os dados cadastrais do empregador, os dados relativos ao REP e ao programa de tratamento. Quanto ao REP, devem ser informados os locais de instalao de todos os REP utilizados pelo empregador, inclusive os das filiais. No momento do cadastramento, no emitido comprovante dessa operao. Os dados cadastrais podem ser verificados pelo empregador a partir do menu Incluir/Atualizar Cadastro do CAREP.

11

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO


SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

O Auditor-fiscal do trabalho, quando da realizao de fiscalizao no empregador ir consultar o CAREP e verificar se o cadastro foi feito e se os dados esto corretos.

5. PROGRAMA DE TRATAMENTO DE REGISTRO DE PONTO


O programa de tratamento no ser objeto de certificao, nem de registro no MTE. O desenvolvedor do programa de tratamento dever entregar ao empregador usurio o Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade previsto na Portaria 1.510/2009. A Portaria no descreve a forma de funcionamento do programa ou como os seus dados sero armazenados, apenas prescreve caractersticas que o programa dever ter e arquivos e relatrios que dever gerar. O programa de tratamento deve preservar os dados do AFD e gerar o AFDT com todos os tratamentos (incluses e desconsideraes justificadas). O programa de tratamento pode ser fornecido pelo fabricante do REP, por uma empresa fabricante de software, por um desenvolvedor independente ou desenvolvido internamente pelo empregador. O Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade emitido pelo desenvolvedor do programa de tratamento, mesmo que seja desenvolvido pela prpria empresa empregadora, dever ser mantido disposio da Auditoria-Fiscal do Trabalho. Para empregadores com diversos estabelecimentos, o programa de tratamento pode ser nico e centralizado, mas dever gerar arquivos e relatrios separados por estabelecimento. Neste caso, bastar um Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade do desenvolvedor. No caso do mesmo sistema de tratamento de dados ser utilizado para empregadores distintos, inclusive componentes do mesmo grupo econmico, cada um desses empregadores deve possuir o Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade, emitido pelo desenvolvedor do sistema.

12

Potrebbero piacerti anche